16/06/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 ..

XXXVII-OS RIOS E A VIDA
8- RIO ZÊZERE
O rio errático e das cigarras 


(E ASSIM NOS DESPEDIMOS DO RIO ZÊZERE)

FONTE:  tubedorui
.

 .

VERSACE 
FASHION SHOW
PRIMAVERA/VERÃO
2021


FONTE:  Versace

.

 .

1-SALMONELA

O MAL DOS FRANGOS

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)

FONTE:   DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.

MARGARIDA BENTES PENEDO

 .





O CDS que o regime

 não quer ouvir

O CDS sabe que destituir o PS é em si próprio um programa político a submeter ao país. Começar a arrancar o PS do aparelho de Estado é o maior serviço que a direita pode fazer a Portugal.

Segunda semana de Junho. Pedro Adão e Silva vai tomar posse como ministro da propaganda – é o que se conclui da nomeação com que o governo agradece a lealdade ao comentador, e delega nele a desgraçada missão de passar cinco anos e meio a fixar no país a versão que a esquerda conta do 25 de Abril. Ainda atordoado, o Portugal das “transições” – climática, digital, sanitária, e todo o baixo calão do PS – toma conhecimento de Fernando Medina na câmara de Lisboa, deste vez no nobre papel de cúmplice, responsável por entregar a Putin os pescoços de três activistas da oposição russa. É este o partido que manda, o PS que temos. Não há nem nunca houve outro PS e tudo indica que, se mudar, é para se tornar ainda mais prepotente e esquerdista.

Novembro de 2020. Perante o resultado das eleições regionais, o novo CDS negociou um acordo nos Açores acabando com mais de vinte anos de poder socialista. Mas não acabou só com o governo do PS; essa aliança acabou também com o período de entorpecimento e impotência em que a direita ficou quando António Costa e os seus camaradas montaram a geringonça, em 2015. Foi um alívio para os açorianos, um sinal de esperança para a direita portuguesa e uma saborosa cotovelada na sobranceria do regime. Correu por essa altura um esclarecimento lateral que sugeria a impossibilidade de convivência com o Chega, um papelinho de redacção confusa que a direita dos partidos e da opinião tratou rapidamente de repudiar. Compreende-se o receio de que o Chega possa apresentar sarilhos aos velhos partidos da democracia, pela inconsistência ou estranheza da sua estrutura retórica e pelo carácter imprevisível do seu líder. Mas o grande ponto, neste caso, foi o dano simbólico e real que o acordo conseguiu contra o PS. O acordo dos Açores e a aliança entre os partidos da direita provocou um autêntico desconforto entre os senhores do regime, não pela convivência com o Chega, mas pela exclusão do PS.

Era preciso pôr uma tampa em cima deste processo para o asfixiar antes dele crescer; era preciso impedir o país de ganhar uma perspectiva nova sobre o seu governo, a sua pobreza, a banalidade preguiçosa da esquerda e a sua escuridão, e compreender que, afinal, contra o que lhe diziam, havia uma alternativa e uma certa luz. Com um presidente recém eleito no CDS, partido histórico na democracia e nuclear à formação de uma alternativa de direita, bastava calar Francisco Rodrigues dos Santos. Ou não o comentar, a ele nem aos novos dirigentes, como se o que eles dizem fosse irrelevante. A estratégia tem a sua lógica, uma espécie de profecia auto-realizável; enquanto o regime conseguir que o país veja o CDS como irrelevante, o país não entende o CDS como núcleo de uma alternativa. Sucede que o jornalismo ainda não está todo subsidiado pelo PS; algum jornalismo ainda não cedeu à indisfarçável reverência. Sucede também que esta maneira que o regime tem de lidar com a oposição, e cada vez mais, a pouco e pouco, à medida que se torna mais hegemónico, menos escrutinado, mais desesperado e autoritário, escorrega da manipulação política para a simples fraude. O CDS existe e está vibrante, atento a Portugal e empenhado no seu bem estar. A nova direcção do partido sabe que o PS é o problema e não está disposta a qualquer compreensão ou complacência. Francisco Rodrigues dos Santos e os novos dirigentes, nos quais me incluo, e cuja responsabilidade aceito, desenham a linha vermelha na fronteira do PS.

Há duas semanas deu-se a terceira convenção do MEL, e vale a pena relembrar o que esta convenção deixou exposto. Nos vários painéis, a direita trouxe à conversa uma série de assuntos, e os mais nucleares para a política portuguesa, matérias sobre as quais havia gente preparada, estudos e números, perspectivas preocupantes, caminhos de solução e propostas viáveis. Maneiras de contrariar, acima de tudo, a maldição de pobreza a que a esquerda condena o país, e que está na base de todos os limites à liberdade e criatividade.

No fim do primeiro dia, Francisco Rodrigues dos Santos fez o discurso que a direita esperava há muitos anos. Definiu o Partido Socialista como o grande adversário. Explicou, ponto por ponto, onde estavam os erros e de que maneira estes erros agridem o país. Mostrou abertura à direita, conversa à direita, negociação à direita, e combate à esquerda.

De resto, o diagnóstico não é novo nem surpreendente. Foi Paulo Portas quem percebeu primeiro, e disse em discurso na sede do Caldas, em 2016, antes de abandonar a presidência do partido, que a direita não voltaria a ser governo se não fizesse uma grande coligação com maioria absoluta. A nova direcção do partido quer formar governo e quer tirar o poder das mãos do PS; não quer, porque não lhe basta, dar aos portugueses as sobras que o PS interessadamente concede. Compreende que existe uma direita de base social com necessidade de ser representada civilizadamente, e que o CDS tem essa obrigação. Sabe que destituir o PS é em si próprio um programa político a submeter ao país. Começar a arrancar o PS do aparelho do Estado, das instituições do regime, dos órgãos da república, mesmo aqueles que só servem a democracia se forem independentes; desincrustar o PS dos órgãos reguladores, dos grupos de comunicação social, do ensino, da academia e do mundo editorial – a que o PS só trouxe mediocridade –, e de todas as áreas da vida pública que o PS parasitou e estragou, este exercício é, neste momento, o maior serviço que a direita pode fazer a Portugal.

Existe um CDS actual, moderno, atento e capaz. Neste CDS convive a experiência e a inexperiência, sabendo que nem toda a experiência é vício e a inexperiência, com talento e orientação, só precisa de oportunidade; convive a moderação e a intransigência, no sentido em que a medida de todas as coisas vem do contacto com o humano e o possível, e a tolerância só existe quando se conhecem os limites; convive a maturidade e a juventude, o liberalismo, o conservadorismo, a democracia cristã e a doutrina social da igreja — todas essas simpatias ou inclinações conviveram bem, e continuam a conviver saudavelmente dentro do CDS. Cada uma delas dá bons contributos à interpretação do país. O que esta direcção não quer é compactuar com o PS.

* Arquitecta, deputada municipal em Lisboa pelo CDS-PP

IN "OBSERVADOR"- 15/06/21

NR: Desculpe perguntar sra. deputada Municipal, é com o dr. Francisquinho que o CDS faz a viragem que defende?

.

  .

2664.UNIÃO

EUROPEIA

PORTUGAL
CRISTIANO RONALDO
 O PRIMEIRO GOLO NO EUROPEU.
 
FONTE:   Daily Mail  


GOLOS SEGUINTES NO EUROPEU


 FONTE:   TSN

 .

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
58 -RᥲᥴɩoᥒᥲꙆɩⱬᥲᥴ̧ᥲ̃o- Mᥱᥴᥲᥒɩ⳽ຕo
ᑯᥱ ᑯᥱƒᥱ⳽ᥲ ᑯo Eɠo


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
73-HORIZONTES DA MEMÓRIA
73.1-Domingo-no-Geres


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Né Ladeiras
Tras-os-Montes


.

 .

Walter Freeman

2-O lobotomista


* Walter Freeman popularizou nos anos trinta um procedimento chamado lobotomia, uma agressiva cirurgia no cérebro, que foi usada em larga escala em doentes mentais e muitas vezes com resultados devastadores. Considerada uma das maiores barbaridades da medicina moderna. Veja entrevistas com historiadores, médicos e psiquiatras que trabalhavam com Freeman e dos testemunhos próximos de algumas das famílias desesperadas que procuravam a sua ajuda.

* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   DocumentariosCiencia

 .

Esterilização Forçada

Quando o direito de escolher ter filhos é negado


 FONTE:   BBC News Brasil

.

 .

Venda de sardinhas em queda em Lisboa


FONTE:   Fala Portugal

.



Ⲏⲓ⳽ⲧⲟ́ⲅⲓⲇ ꓓⲇ Ⲉⳙⲅⲟⲣⲇ:
2500 Ⲇⲛⲟ⳽ Ⲉⲙ 10 Ⲙⲓⲛⳙⲧⲟ⳽


FONTE:Cottereau

 .


.

 .


2733
Senso d'hoje
COVADONGA VALDALISO
ESCRITORA
 HISTORIADORA
JOANA
 PINHEIRO DE ALMEIDA
DIRECTORA DO
 MUSEU DO LACTÁRIO
EMÍLIA  FERREIRA
DIRECTORA DO
MUSEU DO CHIADO 
PARA QUE SERVE UM MUSEU?






* Moderação de FRANCISCA GORJÃO HENRIQUES


FONTE:  ffmspt
.
.
Piscina!!!


.
.

BOM DIA


.

2-ᗣρᥲꙆρᥲ ᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
5.Sᥲtყɾɩᥴoᥒ
ᑯᥱ Bɾᥙᥒo Mᥲᑯᥱɾᥒᥲ


(CONTINUA AMANHÃ)

* Teatro de las Artes del Centro Nacional de las Artes (CENART). México, 2018


FONTE:  Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura



111-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝒱𝐼𝐼-As Cinquenta Sombras - Livre .


𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
 
𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝐺𝑟𝑒𝑦 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑛𝑜𝑣𝑎 𝑒𝑠𝑝𝑜𝑠𝑎, 𝐴𝑛𝑎𝑠𝑡𝑎𝑠𝑖𝑎, 𝑎𝑏𝑟𝑎𝑐̧𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑙𝑒𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑖𝑛𝑠𝑒𝑝𝑎𝑟𝑎́𝑣𝑒𝑙 𝑙𝑖𝑔𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑚𝑎𝑠 𝑒𝑣𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑖́𝑣𝑒𝑖𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎𝑚 𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑟𝑜𝑚𝑒𝑡𝑒𝑟 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎𝑟.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
 
𝐷𝑎𝑘𝑜𝑡𝑎 𝐽𝑜𝘩𝑛𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐴𝑛𝑎𝑠𝑡𝑎𝑠𝑖𝑎 "𝐴𝑛𝑎" 𝑆𝑡𝑒𝑒𝑙𝑒
𝐽𝑎𝑚𝑖𝑒 𝐷𝑜𝑟𝑛𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐸𝑟𝑖𝑐 𝐽𝑜𝘩𝑛𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑎𝑐𝑘 𝐻𝑦𝑑𝑒
𝐸𝑙𝑜𝑖𝑠𝑒 𝑀𝑢𝑚𝑓𝑜𝑟𝑑 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐾𝑎𝑡𝘩𝑒𝑟𝑖𝑛𝑒 "𝐾𝑎𝑡𝑒" 𝐾𝑎𝑣𝑎𝑛𝑎𝑔𝘩
𝑅𝑖𝑡𝑎 𝑂𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝑖𝑎 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐿𝑢𝑘𝑒 𝐺𝑟𝑖𝑚𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐸𝑙𝑙𝑖𝑜𝑡 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝑅𝑎𝑠𝑢𝑘 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑢𝑒𝑧
𝐾𝑖𝑚 𝐵𝑎𝑠𝑖𝑛𝑔𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐸𝑙𝑒𝑛𝑎 𝐿𝑖𝑛𝑐𝑜𝑙𝑛
𝑀𝑎𝑟𝑐𝑖𝑎 𝐺𝑎𝑦 𝐻𝑎𝑟𝑑𝑒𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑟𝑎𝑐𝑒 𝑇𝑟𝑒𝑣𝑒𝑙𝑦𝑎𝑛-𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐴𝑛𝑑𝑟𝑒𝑤 𝐴𝑖𝑟𝑙𝑖𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑟𝑖𝑐𝑘 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐽𝑒𝑛𝑛𝑖𝑓𝑒𝑟 𝐸𝘩𝑙𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑎 𝑊𝑖𝑙𝑘𝑠
𝐷𝑦𝑙𝑎𝑛 𝑁𝑒𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑜𝑏

FONTE:HISTÓRIAS LINDAS