09/11/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

.
211-ARTE ARRISCADA
FREE AWARENES
Intérpretes:
Patrick Schmatzer,
Suzan Stouthart, 
Alain Chaney, 
Nicole van Den Berg
Direcção e coreografia:
Julia Kiryanova
Câmara:
Maher Alshaki



FONTE:   Julia Kiryanova
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/32

32.2-Museu Guggenheim



FONTE: Eduardo MB

.

 .

I-λ βλΤλLHλ DO CHILΣ

8-A Iиѕυяяειçα̃σ dα Bυяgυεѕια


* SINOPSE: Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, A Batalha do Chile é o resultado de seis anos de trabalho do cineasta Patrício Guzmán. Dividido em três partes (A insurreição da burguesia, O golpe militar e O poder popular), o filme cobre um dos períodos mais turbulentos da história do Chile, a partir dos esforços do presidente Salvador Allende em implantar um regime socialista (valendo-se da estrutura democrática) até as brutais conseqüências do golpe de estado que, em 1974, instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet. Essa edição especial se completa com outros dois documentários: Patrício Guzmán: um história chilena, sobre a trajetória única do autor de A Batalha do Chile e A resistência final de Salvador Allende, uma reconstituição dos últimos momentos de Allende antes do golpe. "Salvador Allende põe em marcha um programa de profundas transformações sociais e políticas. Desde o primeiro dia a direita organiza contra ele uma série de greves enquanto a Casa Branca o asfixia economicamente. Apesar do boicote, em março de 1973 os partidos que apóiam Allende obtêm mais de 40% dos votos. A direita compreende que os mecanismos legais já não servem. De agora em diante sua estratégia será o golpe de estado. A batalha do Chile é um documento que mostra, passo a passo, esses acontecimentos que comoveram o mundo". Patricio Guzmán

** Este documentário foi retirado do site da Juventude Comunista Brasileira, a lista dos prémios que são atribuídos ao filme é de excelência, fica claro que o trabalho é datado mas sem memória não há história como diz o saudoso JOSÉ AUGUSTO FRANÇA

.

.
A Grande Catástrofe/VI

Dinossauros/2


  Origens NT

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

ADÃO CARVALHO

 .



A proteção dos denunciantes, 

os whistleblowers

.

Os denunciantes podem ser fundamentais em certos domínios de criminalidade, como a corrupção ou o branqueamento de capitais, em que, frequentemente, é difícil detetar tais ilícitos. A garantia de que se sentem seguros para as comunicar pode conduzir à deteção, investigação e instauração de processos eficazes que, de outra forma, têm potencial para lesar gravemente o interesse público   

No contexto de uma economia cada vez mais global, onde os donos do capital não são aqueles que administram ou gerem os destinos das empresas e em que no seio organizacional se difundiram complexos e diversificados comportamentos desviantes, ilícitos, que transcendem o modelo tradicional de condutas suscetíveis de verificação na órbita organizacional económica, determinaram o reconhecimento da necessidade de as empresas adotarem programas de cumprimento normativo voluntário (compliance programs), de forma a prevenir, identificar e reagir antecipadamente contra desvios comportamentais nos seios das organizações.

É neste contexto que surge o whistleblowing ou sistemas de delação, enquanto componente essencial dos programas de compliance.

Destarte, os programas de whistleblowing são sistemas específicos de controle de violações que reivindicam a instituição de canais de denúncias (hotlines) adequados, eficazes e atentos à facilitação das comunicações e ainda suficientemente capazes de garantir o anonimato e o sigilo do denunciante de boa-fé (whistleblower protection). Deve também estruturar-se de modo que seja capaz de prevenir a divulgação de informações imprecisas, infundadas, prejudiciais ou imbuídas de má-fé. Ademais, é imprescindível a divulgação adequada (disclousure) e a adoção de medidas que incentivem a notícia acerca de qualquer evento que afronte a política de compliance, a partir de um sistema bem projetado para encorajar a denúncia.          

Até ao momento Portugal tem um índice de aplicação de proteção aos denunciantes reduzido e que resulta essencialmente da Lei n.º 19/2008, de 21 de abril, aplicável aos trabalhadores da Administração Pública e de empresas do sector empresarial do Estado que denunciem o cometimento de infrações de que tiverem conhecimento no exercício das suas funções ou por causa delas, e que se reduz à proteção contra transferência não voluntária ou aplicação de sanção disciplinar, a que foi aditado pela Lei n.º 30/2015, de 22.04, a possibilidade de beneficiarem, com as devidas adaptações, do regime de proteção de testemunhas em processo penal.

Os denunciantes podem ser fundamentais em certos domínios de criminalidade, como a corrupção ou o branqueamento de capitais, em que, frequentemente, é difícil detetar tais ilícitos. A garantia de que se sentem seguros para as comunicar pode conduzir à deteção, investigação e instauração de processos eficazes que, de outra forma, têm potencial para lesar gravemente o interesse público. 

Em 23 de outubro de 2019 foi adotada pela União Europeia, nesta matéria, a Diretiva UE 2019/1937, que visa introduzir um conjunto de normas mínimas comuns, conferindo uniformidade às legislações nacionais que são extremamente fragmentárias e heterogéneas.

Em decorrência, está atualmente em discussão na Assembleia da República a Proposta de Lei 91/XIV, que visa transpor para o ordenamento jurídico nacional a referida Diretiva, assente em dois vetores essenciais: o estabelecimento de canais de denúncia e a proibição de qualquer forma de retaliação, acompanhada da consagração de medidas de proteção e de apoio aos denunciantes, aplicável não só àqueles que denunciem ou divulguem publicamente infrações ao direito da União, mas também àqueles que denunciem ou divulguem publicamente casos de criminalidade violenta, especialmente violenta e altamente organizada, tráfico de estupefacientes, criminalidade informática, corrupção ou branqueamento de capitais.

A estruturação legal de um regime adequado de proteção dos whistleblowers apresenta-se como essencial no combate à criminalidade económico-financeira, fomentando não só um clima de responsabilidade coletiva ética dentro de uma organização, mas também a possibilidade de sinalização da infração em fase ainda precoce ou mesmo prévia, podendo ainda ser resolvida em fase anterior à judicial dentro da própria organização, como igualmente permite uma intervenção do sistema judicial mais atempada e próxima dos factos, relevante na maior facilidade de recolha de prova e de melhor prova e permitindo o encurtamento do tempo que medeia entre o crime e a respetiva reação criminal.

* Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público

IN "VISÃO" - 08/11/21

.

 .



2803.UNIÃO


EUROPEIA


ENERGIA TÃO VERDE ASSIM?
Projeto europeu aposta em painéis solares 
 nas estradas para produzir energia


,

FONTE:   euronews
.

356-BEBERICANDO

COMO FAZER
"COCO LOCO"



20ml - Whiskey
20ml - Tequila

20ml - Rum

20ml - Amaretto
20ml - Conhaque


20ml - Gin

20ml - Malibu
20ml - Triple Sec

20ml - Grenadine
100ml - Suco de Laranja

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XVIII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

8- A REVOLUÇÃO FRANCESA

O Terror 


 FONTE: Lucas Braz

.

.
Cláudio Pereira

"Bruises"


The Voice Portugal 2021-Prova Cega

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
64-ᙅoຕo Ꙇɩຕρᥲɾ ຕᥲ́ϙᥙɩᥒᥲ ᑯᥱ Ꙇᥲʋᥲɾ


FONTE: A DICA DO DIA COM FLÁVIA FERRARI

 .

VIDA A 50º

Iraque, o país onde passar dos

50ºC é cruelmente comum


FONTE:   BBC News Brasil

.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
98) Por Que
ACAMPAMENTO SINISTRO
É Tão Polémico?



FONTE:  EntrePlanos
.

 .

ERA VITORIANA

MANUAL DO SEXO

Para damas puritanas do século 19




FONTE:   Uma história a mais
.

 .

COP 26


.

 .

2879
Senso d'hoje
  GREGORIO DUVIVIER
 ACTOR BRASILEIRO
ESCRITOR
ANALISTA POLÍTICO
GREG NEWS
TERCEIRA VIA




FONTE:  HBO Brasil
.
.
Os Doces Pitbull


.
.

BOM DIA

.