26/07/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

δια δø$ αυǿ$

O NETO QUE SE PRECISA
.
.

 

XLIII-OS RIOS E A VIDA
5- O MOLDAVA
O rio de Ouro
Selva da Bohemia


(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)


FONTE:  Elefante Verde.

 

VASARO SWIM
Full Show
MIAMI-USA
2023 
 


FONTE:  SMC Online.

 .

ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᛊᛖ ᚾᛜᚧᚣ ᚣ ᚹᚣᚱᚾᛊ

10-๒гเภςค๔єเгคร

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA
COM NOVO TEMA)

Mais que mero entretenimento, os jogos e as brincadeiras sempre despertaram o interesse dos matemáticos. Essa curiosidade auxiliou muito no desenvolvimento do conhecimento científico, especialmente nos estudos de estatística, probabilidade e análise combinatória. O professor Leo Akio põe seus conhecimentos matemáticos à prova para desafiar os jogadores Carlos Batista Domingues e Carlos Mavca no jogo de porrinha e no pôquer. Será que ele teve sucesso?.


FONTE:   Prof. Leo Akio.

JOÃO TEIXEIRA LOPES

 .




Os pássaros negros

Um bando de adolescentes negros irrompeu em desenfreada correria pelo jardim. Num instante conquistaram o parque. Gritavam e não os entendia. O meu inconsciente racista brotou em toda a sua potência e temi o pior. Dirigi-lhes a palavra e então percebi.

Como sempre, nos dias quentes, levei a minha filha ao parque pelo final da tarde. De repente, um bruaá alvoroçado espantou toda a gente adulta (toda a gente excepto as crianças, que nunca se esquecem das suas prioridades lúdicas). Um bando de adolescentes negros irrompeu em desenfreada correria pelo jardim. Eram dez, eram quinze, eram mais de vinte. Num instante conquistaram o parque. Gritavam e não os entendia. O meu inconsciente racista brotou em toda a sua potência e temi o pior: um assalto, um arrastão, possíveis raptos.

Segundos depois, assustei-me comigo mesmo e aproximei-me. Dirigi-lhes a palavra e então percebi: eram jovens angolanos que estavam em Portugal ao abrigo de um protocolo de cooperação que lhes proporcionava formação técnico-profissional. Cansados de um dia duro, entre paredes e disciplinas, soltavam-se agora na largueza do parque.

Em Angola brincavam na rua, não conheciam parques infantis cheios de equipamentos especialmente concebidos para as crianças. Divertiam-se em cada um deles, misturados já com as brincadeiras das crianças portuguesas, bem mais novas, que os acolheram com espontânea alegria. Depressa fizeram do parque um lugar seu; depressa o transformaram num espaço aberto, amplo, sem grades, como a rua ou a estrada cujas exatas fronteiras se desconhecem. Já não era um parque, contido, murado, interstício nas muralhas da cidade-para-as-crianças. Era o mundo todo naqueles minutos de suspensão. Era um espaço de esperança.

Subiam às árvores com uma agilidade que as crianças portuguesas desconheciam, admiravam e logo tentaram imitar, para desespero de alguns dos familiares presentes. Metamorfoses de pássaros negros numa tarde cálida de início de Verão.

Uma alegria irrequieta, generosa e sem mácula abraçava aqueles adolescentes e as crianças. Uma inocência que os adultos não quiseram ou souberam habitar.

*Sociólogo, professor universitário. Doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação, coordena, desde maio de 2020, o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

IN "gerador.eu" -18/07/23.

 .



3417.UNIÃO


EUROPEIA

"CLIMA E MENTIROSICES"
Desinformação climática: dissecamos
 dois argumentos falsos sobre o calor




FONTE:   Euronews - 26/07/23

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
168-ᴄᴜƖᴛᴏ ὰ ᴄαяɢα. ᴏ ɪηᴄяɪ́ᴠєƖ ηαѕᴄɪຕєηᴛᴏ
ɗє ᴜຕα яєƖɪɢɪα̃ᴏ ηᴏ ѕє́ᴄᴜƖᴏ xx


FONTE:Universo da Psicologia


.
100-HORIZONTES DA MEMÓRIA
100.1-História Do Azulejo


(CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)

* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
CARMINHO
Praias Desertas


.

 .

ē¢ ค́fri¢/26

MOÇAMBIQUE

BEIRA

Preparar a cidade para o futuro,

contra as alterações climáticas



FONTE:  DW Português para África - Outubro de 2021.

 .

Lσηgενιδαδε 

Dεsαfισs Σcσησ́mιcσs ε Sσcιαιs/6


FONTE:  ffmspt.

 .

𝐕𝐄̂𝐌 𝐃𝐀 𝐄𝐒𝐓𝐑𝐀𝐍𝐉𝐀 𝐀 𝐁𝐀𝐍𝐇𝐎𝐒 𝐀̀𝐒 𝐁𝐎𝐀𝐒 𝐂𝐎𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐄 𝐁𝐄𝐁𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐄 𝐀𝐆𝐀𝐂𝐇𝐀𝐌-𝐒𝐄 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐀𝐋𝐈𝐕𝐈𝐀𝐑

𝔻𝕦𝕒𝕤 𝕡𝕣𝕒𝕚𝕒𝕤 𝕕𝕠 𝔸𝕝𝕘𝕒𝕣𝕧𝕖 𝕚𝕟𝕥𝕖𝕣𝕕𝕚𝕥𝕒𝕕𝕒𝕤 𝕒 𝕓𝕒𝕟𝕙𝕠𝕤 𝕡𝕠𝕣 𝕔𝕒𝕦𝕤𝕒 𝕕𝕖 𝕓𝕒𝕔𝕥𝕖́𝕣𝕚𝕒


 

FONTE:.



Aѕ мύѕιcαѕ мαιѕ συνι∂αѕ ησ Sρσтιƒу

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

𝗢 𝗟𝗜́𝗗𝗘𝗥 𝗗𝗢 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗜𝗗𝗢 "𝗗𝗘 𝗔𝗟𝗧𝗘𝗥𝗡𝗘" (ALTERNA MENTIRA COM CALÚNIA E PULHICE)
 

. "Quando era homem não ganhava nada. Mudou de sexo e agora ganha os títulos todos nas competições femininas. Isto faz algum sentido? O mundo estará a ficar louco?", questionou esta quarta-feira, 12 de julho, André Ventura, num "tweet" polémico que acabou por ser desmentido por vários utilizadores daquela rede social. A atleta em questão é Valentina Petrillo, de 49 anos, que compete nas categorias sprint de 100, 200 e 400 metros para invisuais.

 De acordo com um artigo sobre Petrillo, publicado a 4 de junho de 2021 pela BBC, a atleta foi diagnosticada aos 14 anos com a doença de Stargardt, uma condição ocular degenerativa para a qual não há cura. Aos 20 anos, Petrillo mudou-se para Bolonha para estudar Ciências da Computação no Instituto para Cegos e foi nessa altura que o desporto voltou à sua vida e que a Petrillo se tornou membro da equipa nacional de futebol da Itália para pessoas invisuais.

 "Foi apenas aos 41 anos que ela finalmente começou a correr novamente, tendo conquistado 11 títulos nacionais em três anos na categoria T12 masculina para atletas com deficiência visual", escreve a "BBC" no artigo de 2021. O "tweet" de André Ventura transmite, por isso, informação falsa sobre Petrillo. Em 2018, Petrillo anunciou à família que ia começar a viver como uma mulher e, em janeiro de 2019, começou a terapia hormonal e respetiva transição.

Ainda segundo a reportagem da "BBC", foi apenas em setembro de 2020 que Petrillo correu pela primeira vez enquanto atleta paralímpica feminina - no Campeonato Paralímpico Italiano - onde ganhou medalha de ouro nas categorias de 100m, 200m e 400m em T12.

NR: Nem a elevada deficiência física da agora VALENTINA PETRILLO  mereceu a este emérito, convicto e caridoso católico alguma reserva na crítica e ainda por cima ALDRABOU e CALUNIOU! O seu guru espiritual deve estar desapontado! Terá de se confessar no "parque do perdão".

Não temos memória dum tão grande acto de cobardia por parte dum deputado português, capaz de caluniar uma mulher cega!

 

PODE VERIFICAR

 .

.

3501
Senso d'hoje
PETER N. STEARNS
HISTORIADOR 
NORTE AMERICANO
PROF. UNIVERSITÁRIO
A época em que ser alegre era  
 malvisto - e o início da busca 
 moderna pela felicidade 




* Entrevista conduzida por Paula Adamo Idoeta


FONTE:  BBC News Brasil - 22/07/23 
.
A Caminha


.
.
BOM DIA

.