09/11/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXI~MEGA FÁBRICAS
3-CORDAS E CORRENTES



FONTE: canalbrazuca08


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"DESTAK"
Praça do Comércio, Lisboa,
evacuada por caixa suspeita junto
ao Ministério da Justiça - PSP

A Praça do Comércio, em Lisboa, estava pelas 17:15 a ser evacuada devido a uma caixa suspeita encontrada junto ao Ministério da Justiça, confirmou à Lusa fonte da PSP.
.
Resultado de imagem para Ministério da Justiça lisboa
"Neste momento não sabemos o que é e, portanto, estamos a tratar como se fosse uma ameaça. O centro de inativação e engenhos explosivos e segurança e subsolos está no local a avaliar esta situação", disse.

De acordo com a mesma fonte, o alerta surgiu por volta das 14:00 e tem sido avaliado ao longo da tarde.

* Afinal era alarme falso, ainda bem, mas se a caixinha fosse uma daquelas gamadas em Tancos seria bem melhor.

.
.

VIII- CONTACTOS
EXTRATERRESTRES

1- ATAQUES


Fonte: Levy Mac
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"i"
Casa de férias de Amália Rodrigues
é alojamento local

Investigação da RTP revela várias polémicas relativas ao património da fadista

A casa de Férias de Amália Rodrigues foi transformada em alojamento local, segundo uma investigação do programa “Sexta às 9”, da RTP1.

De acordo com a investigação, a casa de férias da fadista situada no Brejão, em Odemira, serve agora de alojamento local e a gestão é assegurada por um amigo do presidente da Fundação Amália Rodrigues.
.

“Este é só mais um dado dos muitos que têm acentuado as polémicas sobre a forma como o património da diva do fado é gerido desde a sua morte, há 19 anos", refere a RTP.

De acordo com o mesmo canal, o testamento da fadista, que morreu em 1999, “nunca foi cumprido” e a Fundação com o seu nome "beneficia de isenções fiscais às quais não tem direito”.

* Portugal tem um índice elevado de "fundações" que 'fundem' muito dinheiro, pena o INE não se debruçar sobre o assunto.

.
.

I- OS BÁRBAROS
1-OS FRANCOS




FONTE:  Canal Documentario

.
.
HOJE NO
"A BOLA"
«É uma medalha incrível!»

«Não é a primeira medalha em campeonatos do Mundo, nem sequer por equipas por causa do duplo mini, mas é uma medalha incrível para Portugal. Então pessoalmente, onde no trampolim individual é muito difícil chegar ao pódio, trata-se de uma sensação especial. Nunca tinha estado no pódio de um Mundial», rejubilou Diogo Abreu que, juntamente com Diogo Ganchinho, Pedro Ferreira, Diogo Costa, Diogo Vilela, Mariana Carvalho, Nicole Pacheco, Mafalda Brás e Raquel Pinto, conquistaram a prata na final de all-around por equipa do 33.º Mundial de trampolins em S.  Petersburgo.
.
A SELECÇÃO PORTUGUESA ESTÁ NA IMAGEM DO LADO ESQUERDO
Com 24 pontos, decorrente do lugar em que cada um se situou face aos restantes quatro adversários da sua disciplina, Portugal apenas foi batido pela China (27) e levou a melhor a Canadá e Estados Unidos - ambos com 24 - devido ao desempate pela pontuação real que cada exercício recebeu. Foi a primeira vez que se disputou o all-around, prova que integra todas as variantes dos trampolins e passará a ser realizada a cada quatro anos, nas edições em que não há competição por equipas. Facto curioso, a ideia do all-round foi apresentada há algum tempo à FIG por um português, o antigo olímpico Nuno Merino, atual representante dos atletas junto da Federação Internacional.

«Portugal esteve bem. Éramos os únicos da Europa Ocidental, por isso foi ainda mais incrível e mostra o valor da nossa ginástica de trampolins. Estamos todos de parabéns. Não só os nove, mas também os outros que vieram às suas provas individuais e não integraram esta equipa», referiu ainda Abreu que, sábado, a par de Pedro Ferreira, estará na semi-final de trampolim individual.

Outro elemento importante foi o também olímpico Diogo Ganchinho, que fez dupla com Ferreira no sincronizado masculino. «Estou muito contente! Como vivi o momento? Digo apenas que é o meu 10.º Mundial e a minha primeira medalha. Representa o que é a nossa modalidade no país e estar na Seleção. Por tudo isto é muito especial. Além do mais foi um dia longo pois eu e o Pedro não fazemos sincronizado há muito tempo e antes [nas qualificações] também nos conseguimos apurar para a final. Estamos muito contentes», reforçou o atual campeão Europeu de trampolim.

«Prova muito fixe»
No caso de Raquel, já fora bronze no tumbling no Mundial de 2014, mas desta vez teve outra intensidade. «Correu muito bem. Quando ganhei a medalha individual [em Daytona Beach] não esperava, mas por equipas é uma sensação diferente. Talvez mais especial por, após saltarmos, ficarmos a ver os colegas e desejar que também façam bem. No entanto sofre-se bastante e é um nervosismo enorme. Não me lembrava de estar tão nervosa numa competição. De tal forma que quando fiz a série de saltos foi completamente em piloto automático... Mas a prova foi muito fixe. Adorei!»

Não menos feliz ficou Diogo Costa. Tal como os três ginastas anteriores, fora o segundo melhor no seu aparelho, o duplo mini. «É uma sensação muito boa. Sendo um dos primeiros a competir, começar com uma grande prestação, é sempre ótimo e deu força extra para o resto da prova. Até final foi a roer as unhas e a desejar que corresse mal aos adversários. No geral foi bom pois à nossa frente só ficou a China, um país superdesenvolvido no desporto mundial. Conseguimos mostrar a nossa qualidade.

* Dizer que são fantásticos soa a pouco.

.

FRANCISCO ASSIS

.






Um fascista eleito
não é um democrata

Ao contrário do que eu próprio pensava, existe ainda no nosso país um significativo perímetro da direita cujas convicções democráticas são, no mínimo, debéis.

1.Se levarmos em consideração as afirmações proferidas nas últimas semanas por alguns dos principais expoentes do pensamento político da direita portuguesa, seremos levados a concluir que Hitler, afinal de contas, não era uma personagem assim tão repulsiva quanto a posteridade histórica o catalogou, dada a circunstância de ter obtido excelentes resultados eleitorais e beneficiado do apoio explícito de cidadãos alemães que, em bom rigor, não podiam ser considerados fascistas. O cabo-de-guerra austríaco foi, obviamente, tudo aquilo de que foi justamente acusado: um ditador perverso, anti-semita, antidemocrata, antiliberal e anti-humanista. Ocorre, porém, que suscitou adesão eleitoral, o que, na perspectiva de alguns escribas contemporâneos, ameniza o seu lado demoníaco e compele a procurar uma justificação aceitável para o seu sucesso. Se seguirmos até ao fim a linha de pensamento prosseguida por tais analistas, seremos levados a concluir que os responsáveis pelas monstruosidades nazis foram precisamente todos os demais, isto é, todos aqueles nunca se reclamaram do nazismo. No fundo, Hitler terá sido uma pobre vítima dos seus encarniçados adversários, que o teriam gerado, promovido e legitimado. Esses é que deviam ter sido julgados em Nuremberga, acusados do nefasto crime de terem criado Hitler pela razão singela de o terem combatido.

Nada me move contra a tentativa de compreensão de qualquer tipo de fenómeno histórico, incluindo aqueles que se revestem de características execrandas. Tenho contudo a noção de que há uma fronteira ténue entre o trabalho de compreensão e a tentação da justificação. Julgo que no caso das recentes eleições brasileiras essa linha foi várias vezes ultrapassada. Na desmesurada ânsia de atacar a esquerda brasileira, e em particular o Partido dos Trabalhadores, pessoas habitualmente sóbrias produziram análises e comentários próprios de um estado de adiantada embriaguez ideológica. Prova disso foi a forma como adulteraram grosseiramente as posições assumidas por quem formulou críticas à personalidade agora eleita para a presidência do Brasil. A falácia mais recorrente consistiu em salvaguardar o carácter não necessariamente fascistóide dos eleitores de Bolsonaro. Como se alguém alguma vez tivesse afirmado tal coisa. A falácia, no seu primarismo, enuncia-se de um modo muito simples: quando se acusa Bolsonaro de inclinações fascistas está-se automaticamente a apelidar de fascistas todos os seus eleitores, isto é, no presente caso, a maioria dos votantes brasileiros. Convenhamos que como truque é infantil e como tese comporta uma ideia muito perigosa. Por contraponto à noção de que ao votar num protofascista um cidadão se torna automaticamente um defensor do fascismo insinua-se que um protofascista eleito com votos de cidadãos desprovidos dessa inclinação se transforma imediatamente num democrata. Bolsonaro, mau grado todas as suas afirmações detestáveis, estaria absolvido pela votação que obteve. Esta posição é a todos os títulos indefensável, expurgando da democracia uma componente que lhe deve ser consubstancial: a de um Estado de direito que escude as liberdades públicas e privadas fundamentais.

Não deixa porém de ser curioso que uma parte expressiva da direita portuguesa não só não tenha esboçado a mais ligeira crítica a Bolsonaro como até se não tenha preocupado em esconder algum inusitado entusiasmo com o seu sucesso. Isso revela que, ao contrário do que eu próprio pensava, existe ainda no nosso país um significativo perímetro da direita cujas convicções democráticas são, no mínimo, debéis. É certo que houve excepções do centro e do centro-direita, como Francisco Pinto Balsemão, Freitas do Amaral, Paulo Rangel, Rui Moreira, João César das Neves e alguns outros. Houve mesmo quem se destacasse por uma invulgar coragem, como foi o caso de David Dinis. No resto, o que se notou foi indiferença ou complacência, senão mesmo algum subterrâneo contentamento.

IN "PÚBLICO"
08/11/18

.
.


1724.UNIÃO



EUROPEIA


.

HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS
Livro sobre Salazar revela que ditador
era injetado com frequência

O livro "A Queda de Salazar - O Princípio do Fim da Ditadura" revela que o ditador era injetado com frequência tratando-se de um medicamento "não identificado" apesar de haver uma referência a um estupefaciente.

"É um dado novo. Não só as injeções que Salazar recebia e, nos últimos tempos, a uma frequência de dia sim dia não", explica à Lusa o jornalista José Pedro Castanheira.
.
O livro "A Queda de Salazar" de José Pedro Castanheira, António Caeiro e Natal Vaz refere-se às "misteriosas injeções" administradas pelo enfermeiro João Rodrigues Merca havendo no diário do próprio ditador pelo menos uma referência a Eucodol, um estupefaciente que se tornou no medicamento "favorito" de Hitler no final da II Guerra Mundial (1945).

O livro reproduz uma fotografia da página de um dos diários em que Salazar escreve a palavra "Eucodal", mas os autores do livro consideram que é difícil saber em rigor que substância o ditador recebia, sendo que o dado seguro é a frequência da injeções.

"Fazemos uma estatística das injeções, elas são referidas no diário. É difícil saber que substância tomava. É referido uma vez um nome, mas há razões para pensar que não foi sempre essa substância", explica José Pedro Castanheira acrescentando que na correspondência entre o embaixador Marcelo Mathias e o próprio Salazar existem referências ao envio de substâncias médicas que não se encontravam disponíveis em Portugal.

"Em julho de 1968, um mês antes da queda da cadeira (agosto de 1968), Salazar agradece ao embaixador que estava em Paris e tinha sido ministro dos Negócios Estrangeiros o envio de várias caixas de injeções. Não falam do nome do medicamento, mas Salazar diz que era um medicamento que não existia em Portugal, o que em 1968 já não seria o Eucodal porque nessa altura já se vendia livremente em Portugal, oriundo da indústria farmacêutica alemã", refere o jornalista.

"Infelizmente o nome do medicamento não é revelado, mas é inquestionável que continuava a ser injetado dia sim dia não", frisa.

Os autores da investigação referem no livro que a "farta literatura historiográfica sobre Oliveira Salazar é omissa" quanto às injeções.

"Nenhum dos seus biógrafos lhes faz referência. Tão-pouco Eduardo Coelho, nas suas memórias de médico assistente. Contactados, três dos médicos que acompanhavam Salazar após a cirurgia ignoravam pura e simplesmente este dado clínico", refere o livro que dedica um capítulo sobre as misteriosas injeções" (pág 97).

O livro teve como ideia inicial fazer a sistematização do que já tinha sido publicado nos jornais ou editado por historiadores e investigadores, mas acabou por ter um caráter mais amplo em virtude dos factos apurados através da consulta de documentos e entrevistas.

Segundo José Pedro Castanheira, o livro incluiu, entre outras, informações novas sobre os últimos dois meses da governação de Salazar em virtude da consulta das transcrições dos diários do ditador que estão a ser feitas por Madalena Garcia e "que são uma fonte riquíssima".

Muita da informação diz respeito aos últimos dois meses em que Salazar se instalou no forte do Estoril, do dia 26 de junho até à altura da queda no dia 03 de agosto de 1968 e que estão minuciosamente detalhados.

O livro "A Queda de Salazar - O Princípio do Fim da Ditadura", de José Pedro Castanheira, António Caeiro e Natal Vaz (Tinta da China) é apresentado hoje na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, Lisboa.

* Os "chutos" da ditadura.

.
.
1-Rei David da Bíblia

Psicopata Sanguinolento



FONTE: Bruno GM

.
.
ESCONDE ISTO NO TEU QUARTO



FONTE:  Nuno Agonia

.
.
HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
RTP:
Cândida Pinto e Helena Garrido escolhidas
para nova direção de informação

As jornalistas vão integrar a equipa de Maria Flor Pedroso, nomeada diretora de informação da estação.

A jornalista da SIC Cândida Pinto e a jornalista Helena Garrido, antiga directora do Jornal de Negócios, vão integrar a futura nova direção de informação da RTP. Os nomes foram indicados à administração pela nova diretora de informação da estação pública, Maria Flor Pedroso.
.
Recorde-se que Maria Flor Pedroso foi nomeada diretora de informação há cerca de um mês, na sequência da saída de Paulo Dentinho, diretor de informação da RTP desde 2015.

O jornalista colocou o lugar à disposição depois da polémica em torno dos posts que publicou sobre o caso da alegada violação envolvendo Cristiano Ronaldo, assim como devido a falhas da estação pública na cobertura dos incêndios na Serra de Sintra.

Os novos diretores-adjuntos são António José Teixeira, Cândida Pinto, Helena Garrido e Hugo Gilberto. Alexandre Brito, Joana Garcia e Rui Romano são os subdiretores.

* Duas jornalistas que muito respeitamos.

.
.

Paulo Gonzo

Leve Beijo Triste


.
.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
"A partir de agora isto é um caso de polícia", diz Vasco Cordeiro

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, mostrou-se esta sexta-feira dececionado com a divulgação de informação "confidencial" em torno do processo de alienação de 49% da Azores Airlines, frisando que este "é um caso de polícia".
.

"A partir de agora isto é um caso de polícia. Será apresentada queixa porque julgo que configura crime aquilo que foi feito", disse Vasco Cordeiro aos jornalistas.

Em causa estão notícias da RTP/Açores, citando documentos privados da comissão de inquérito do parlamento açoriano ao setor empresarial público, indicando que não havia uma proposta formal apresentada pelos islandeses da Icelandair, única entidade qualificada para a segunda fase da alienação, mas sim o intuito de abrir um período de negociações com a SATA.

"O Governo [Regional] não escondeu nada, forneceu informação à comissão como era sua obrigação, explicou por que razão a informação que ali estava era sensível (...), havia um acordo de confidencialidade entre as duas empresas, e o facto é que oito dias depois isto está nos jornais", disse Vasco Cordeiro, falando após ter recebido no Palácio do Governo, em Ponta Delgada, uma delegação do PSD/Açores chefiada pelo novo líder, Alexandre Gaudêncio.

Em nota antes divulgada, o Governo dos Açores indicou que já "decidiu dar orientações ao conselho de administração do grupo SATA para anular o presente concurso público de privatização de 49% do capital social da Azores Airlines e preparar o lançamento de um novo concurso com o mesmo objetivo".

* Isto acontece devido ao regional porreirismo.

.
.

V.Isto é Impossível
2.RAIOS MORTAIS E RAIOS DE ENERGIA



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 e se estende por 2018, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.


.
.
AS DITADURAS CONFRATERNIZAM
Xi Jinping recebe presidente cubano Díaz Canel




FONTE:  afpbr

.
.

TRUMP GOSTA DE SANGUE

Doze mortos em tiroteio na Califórnia




FONTE:  euronews

.

2 - ADOLESCÊNCIA


Uma excelente série espanhola que pode ajudar os adultos a explicar a vida a crescer, aos mais pequenos. 
Disfrute...

.
.

PROTEGA-SE DO SOL
E DA SOMBRA















.
.


1787
Senso d'hoje
PEDRO MARQUES LOPES
ANALISTA POLÍTICO
ESCRITOR
"SITUAÇÃO DO BRASIL"
Jair Bolsonaro e Sérgio Moro/2



* Afirmações que o analista político PEDRO MARQUES LOPES proferiu no debate "EIXO DO MAL" de 03/11/18, SIC NOTÍCIAS. Todo o programa está disponível no youtube.

FONTE:  TvNation


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.
.
Doninha, uma astuta caçadora


.
.

BOM DIA


.