19/11/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
301-ARTE ARRISCADA
SEIVA BRUTA

Interpretação:
Leticia Nabuco
Música
André Oliveira
Autoria
André Oliveira 
Leticia Nabuco



Fruto da parceria entre Leticia Nabuco e o músico André Oliveira, o trabalho partiu da investigação de temas como a concepção, a vitalidade, a fertilidade, o corpo gerador, o feminino e a criação em suas mais variadas acepções, buscando possíveis paralelos entre gênese de vida, de arte, de relações, etc. 

 Provocados pela vivência de uma gravidez, os artistas voltaram o olhar para processos vitais, cíclicos, sazonais, existentes na natureza, procurando particularidades não da gravidez em si, mas do que propriamente é ou pode ser grávido, fértil, criador. 

 A performance, realizada uma semana antes de a bailarina dar à luz seu filho, buscou na cena limpa e preenchida de vazios, uma escolha pela precariedade e, consequentemente, por toda possibilidade que ela encerra. A busca da força existente no frágil e no sensível.


FONTE: Leticia Nabuco.
.
Miles to Fly


CGMeetup
.
.
Segredos do Egito

Câmara Secreta da Pirâmide de Khufu/1


Marcelo do Egito
.

BEATRIZ REALINHO

 .



Insubmissas, combativas
 e militantes

Atualmente enfrentamos um conjunto de crises que se foram agravando: a emergência climática continua a intensificar-se, a crise do custo de vida tem aumentado, num país onde os salários continuam baixos e onde querer uma casa para viver mais parece uma ousadia.

No passado sábado, dia 3 de novembro tivemos a IX Conferência Nacional de Jovens. Chegámos à conferência tal como somos: insubmissas, combativas e militantes. Insubmissas porque somos jovens inquietas com vontade de mudar o mundo, que desejam construir um projeto socialista alternativo, rompendo com todas as formas de discriminação e opressão. Para tal, somos combativas pois queremos estar na linha da frente no combate ao neoliberalismo que ataca as nossas vidas. E enquanto militantes pretendemos construir caminho, em coletivo, através trabalho fraterno e solidário entre as Jovens do Bloco estando organizadas e articuladas umas com as outras.

Atualmente enfrentamos um conjunto de crises que se foram agravando: a emergência climática continua a intensificar-se ao atingir novos máximos em temperaturas e fenómenos climáticos extremos; a crise do custo de vida tem aumentado, num país onde os salários continuam baixos e onde querer uma casa para viver mais parece uma ousadia.

A crise da habitação, que já era sentida há muito ganha hoje outra dimensão, afirmando-se como a principal problemática na vida de cada uma de nós. A inflação continua a reduzir o poder de compra de quem vive do seu trabalho; o aumento incontrolável dos preços das casas e das rendas, assim como a diminuição da oferta habitacional em prol do consumo turístico atiram-nos para esta realidade. Enquanto jovens precárias, sem estabilidade ou perspetiva de progressão futura, com rendimentos que acabam por não chegar para suportar as despesas do dia-a-dia, a crise sentida na habitação obriga-nos a adiar a nossa vida. Mas enquanto estas mesmas jovens, enquanto jovens do Bloco sabemos que ter um teto para morar é um direito constitucional de todas as pessoas. Exigimos: camas onde dormir, tetos sob os quais possamos viver e condições dignas para estudar com o direito à cidade e aos seus serviços.

Sabemos que a luta é também feita nas ruas. Nesta conferência abordámos várias das nossas lutas. Como jovens insubmissas queremos combater o poder patriarcal que procura continuar a silenciar-nos e a inviabilizar-nos nas várias esferas da nossa vida, seja ela individual ou coletiva: nas ciências, na cultura, no desporto, na política, e tantas outras vertentes. Lutamos pelo direito ao cuidado e pelo direito sobre os nossos corpos. Queremos também lutar contra a LGBTQI+fobia tão enraizada na nossa sociedade, através de uma maior participação nas marchas nas mais diversas localidades do país, combatendo assim a discriminação e a lógica mercantilista que se tenta apropriar destes nossos espaços. Somos socialistas, somos anticapitalistas, e como tal recusamos o uso das nossas instituições por parte de uma extrema-direita que procura apenas perpetuar uma política de ódio ao criminalizar o antirracismo. Lutamos por uma descolonização real e efetiva da sociedade.

E para todas estas as lutas é fundamental a nossa organização e atuação no movimento estudantil. Enquanto estudantes somos sujeitos políticos centrais para a reformulação e concretização de um ensino verdadeiramente público e democrático, acessível a todas as pessoas. Este é um trabalho de luta organizada em torno do ensino público de qualidade, no fim da propina, na garantia do alojamento estudantil, no combate aos entraves colocados pelo regime fundacional. E todas as lutas referidas anteriormente têm lugar na luta estudantil, fazem parte dela e também a constroem: o feminismo, o antirracismo, a luta LGBTQI+, a luta climática. Todas as lutas que fazem parte de quem somos: uma esquerda anticapitalista.

Queremos que o Bloco de Esquerda continue a ser o espaço para construirmos e fazermos todas estas lutas. Um espaço plural, democrático, sem medos na defesa daquelas que são as suas bandeiras. Para que tal continue afirmamos o compromisso político de o construirmos em conjunto, percorrendo os caminhos que temos vindo a fazer, nos espaços que ocupamos, nas nossas regiões, nas nossas vidas. Esta é a luta que vale a pena, a luta em que juntas construímos a igualdade, a defesa dos nossos direitos, a igualdade para ser e existir.

* Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais. Ativista política e das causas LGBTQIAP+, ambientais e feministas. Autora do podcast “2 Feministas 1 Patriarcado”

IN "ESQUERDA" - 11/11/23 ..

 .

 

3529.UNIÃO

EUROPEIA

ESPANHA

"MADRID - PRAÇA CIBELES"
DOM QUIXOTE DA LAPA
Brillante discurso del   
 eurodiputado portugués Paulo  
 Rangel en contra de la amnistía




FONTE rafael gómez de marcos 

NR: Se fossemos espanhóis estaríamos na manifestação, não se trata de ser de esquerda ou direita, trata-se de não querer um país desmembrado. 
Agora só por se ser eurodeputado pensar-se discursar contra o voto popular em Espanha é uma pindériquice, também há eurodeputados espanhóis. Como nada faz de visível por Portugal precisa do palco madrileno para dizer baboseiras.

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

CXII - VISITA GUIADA

CONVENTO DA MADRE DE DEUS/2

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
45-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
45.1-𝓤𝓶 𝓓𝓲𝓪́𝓵𝓸𝓰𝓸 𝓬𝓸𝓶 𝓪 𝓟𝓼𝓲𝓬𝓪𝓷𝓪́𝓵𝓲𝓼𝓮 𝓮 𝓸 𝓓𝓲𝓻𝓮𝓲𝓽𝓸
ℳ𝒶𝓇𝒾𝒶 ℛ𝒾𝓉𝒶 𝒦𝑒𝒽𝓁


FONTE:Café Filosófico CPFL

191-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑜𝑓𝑒𝑟𝑒𝑐𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑙𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

ᚢᛜꓦᛜᛢ ᚹᛜᛒᚱᛊᛢ

Os ricos não pagam a crise, sustentam-na ᚹᛜᚱ ᛰⳘᛊ ᚹᛜᛒᚱᛊჍᚣ?

 

FONTE: THE WHY.

 .

คภɠ๏lค

(OS 15+2)
A revolução adiada/1


FONTE:  DW Português para áfrica- 16/11/23

.
Sopa Thai de Camarão


Na Cozinha do Politi
.

 .

+ DE 5 MIL CRIANÇAS E 3,3 MIL MULHERES

ᥲ ᥱ⳽ᥴoꙆᖾᥲ ᑯo ⳽ᥱᥒᖾoɾ............o  

ρoʋo ᥱꙆᥱɩto, ʋɩoꙆᥱᥒto ᥱ ᥲ⳽⳽ᥲ⳽⳽ɩᥒo 

14 ຕɩꙆ ຕoɾto⳽ ᥱຕ ᘜᥲⱬᥲ

𝔹𝕠𝕞𝕓𝕒𝕣𝕕𝕖𝕚𝕠𝕤 𝕖𝕞 𝔾𝕒𝕫𝕒 𝕞𝕒𝕥𝕒𝕞 𝟠𝟘 𝕡𝕖𝕤𝕤𝕠𝕒𝕤 𝟙𝟠/𝟙𝟙/𝟚𝟛


FONTE:  AFP Português-18/11/23.

 .

 ☪️®ℹ🅰️↩🅾️® 𒉔💲 𒉔♏️ ☪️🅰️⛎💲🅰️


 * Oh , faltam os criadores de gado, isto sem cornos é um jardim sem flores!.


3617
Senso d'hoje
EDUARDO MOREIRA
EMPRESÁRIO BRASILEIRO
ENGENHEIRO, PALESTRANTE
ESCRITOR, DRAMATURGO
EX-BANQUEIRO
Saiba a verdade sobre os 
 verdadeiros vilões do Brasil! 




FONTE:  Eduardo Moreira

NR: Quem tem medo de  falar sobre os verdadeiros vilões de Portugal?
.
.

Planeta Aves

PÁSSARO SACI e PEIXES-FRITOS


Planeta Aves
.
.

BOM DOMINGO


.