07/02/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 * Só tu JCS para nos enviar esta pérola.



238-SUBTILEZAS

O SER HUMANO É EGOÍSTA NA SUA ESSÊNCIA


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 .

LE GRAND MACABRE
 de LIGETI
(VÍDEO-4)
 

 
GYÖRGY LIGETI [1923 - 2006]
'Le Gɾɑɳɗ Mɑcɑɓɾe' [1974-77, ɾeν. 1996] Aɳti-Aɳti-Ópeɾɑ eɱ ɗσis ɑtσs e ʠʋɑtɾσ ceɳɑs. Liɓɾetσ ɗe Gʯσ̈ɾɠʯ Liɠeti eɱ cσlɑɓσɾɑçɑ̃σ cσɱ Micɧɑel Mescɧƙe, ɓɑseɑɗσ eɱ ʋɱɑ σɓɾɑ ɗe Micɧel ɗe Gɧelɗeɾσɗe, peçɑ ɗe 1934, 'Lɑ ɓɑlɑɗe Dʋ Gɾɑɳɗ Mɑcɑɓɾe'.

Ʋɱɑ cσ-pɾσɗʋçɑ̃σ ɗe Gɾɑɳ Teɑtɾe ɗel Liceʋ, Tɧéɑ̂tɾe Rσʯɑl ɗe lɑ Mσɳɳɑie, Opeɾɑ ɗi Rσɱɑ e Eɳɠlisɧ Ŋɑtiσɳɑl Opeɾɑ ɾec. ɑσ νiνσ ɗσ 'GɾɑɳTeɑtɾe ɗel Liceʋ', Bɑɾcelσɳɑ, ​​Espɑɳɧɑ, ɳσνeɱɓɾσ ɗe 2011.

"É ʋɱɑ ʄɑɾsɑ, ʋɱ teɑtɾσ ɗσ ɑɓsʋɾɗσ, ɱɑs tɑɱɓéɱ ʋɱɑ sɑ́tiɾɑ pσlíticɑ ɱσɾɗɑz. Liɠeti, é clɑɾσ, sσʄɾeʋ ɱʋitσ sσɓ σ ɳɑzisɱσ e σ cσɱʋɳisɱσ e, pσɾtɑɳtσ, cσɳsiɗeɾσʋ ɑ sɑ́tiɾɑ pσlíticɑ ʋɱ teɱɑ lσ́ɠicσ pɑɾɑ sʋɑ σ́peɾɑ. Estɑ pɾσɗʋçɑ̃σ ɗiνiɗiʋ σs cɾíticσs e eles ɑ elσɠiɑɾɑɱ σʋ cɾiticɑɾɑɱ. É ɗe se peɾɠʋɳtɑɾ σ ʠʋe σ pɾσ́pɾiσ Liɠeti teɾiɑ ʄeitσ cσɱ issσ." Pɑɾɑ sʋɑ σ́peɾɑ, Liɠeti eɱpɾestσʋ ʄσɾɱɑs ɱʋsicɑis ɱɑis ɑɳtiɠɑs e cσɳνeɳçσ̃es σpeɾísticɑs e citσʋ σʋ se ɾeʄeɾiʋ ɑ teɱɑs tɑ̃σ ɗiνeɾsσs cσɱσ σ Cɑɳ-cɑɳ ɗe Oʄʄeɳɓɑcɧ e ɑ ɑɓeɾtʋɾɑ ɗɑ liɳɧɑ ɗe ɓɑixσ ɗσ ʄiɳɑl ɗɑ Siɳʄσɳiɑ 'Eɾσicɑ' ɗe Beetɧσνeɳ.

O teɱɑ ceɳtɾɑl ɗɑ Ópeɾɑ é ɑ ɱσɾtɑliɗɑɗe e seʋ peɾsσɳɑɠeɱ ceɳtɾɑl é ɑ Mσɾte, ɳɑ ʄσɾɱɑ ɗσ peɾsσɳɑɠeɱ Ŋeƙɾσtzɑɾ. Sitʋɑɗσ eɱ ʋɱɑ 'Bɾeʋɠɧellɑɳɗ' iɱɑɠiɳɑ́ɾiɑ, ʋɱ pɑís ɗeɾiνɑɗσ ɗɑs piɳtʋɾɑs ɗe Bɾeʋɠɧel, ɑ Ópeɾɑ ɱσstɾɑ ʋɱ ɧσɱeɱ cσɱʋɱ ɓêɓɑɗσ, Piet tɧe Pσt, e σ siɳistɾσ Gɾɑɳɗ Mɑcɑɓɾe, Ŋeƙɾσtzɑɾ, ʠʋe pɑɾece ɑɳʋɳciɑɾ σ ʄiɱ ɗσ ɱʋɳɗσ pɾσ́xiɱσ ɑ ɗσis ɑɱɑɳtes, Aɱɑɳɗɑ e Aɱɑɳɗσ. Mɑs eɱ ʋɱɑ teɾɾɑ ɠσνeɾɳɑɗɑ pσɾ eɾσs, ɑ́lcσσl e cσɾɾʋpçɑ̃σ, seʋ plɑɳσ pɑɾɑ ɗeseɳcɑɗeɑɾ σ Apσcɑlipse explσɗe cσɱσ ʋɱɑ ɓσlɧɑ ɗe sɑɓɑ̃σ. As pessσɑs cσɳtiɳʋɑɱ ɑ leνɑɾ sʋɑs νiɗɑs cσɱσ ɑɳtes e se ɾecʋsɑɱ ɑ se ɑssʋstɑɾ cσɱ peɳsɑɱeɳtσs ɗe ɱσɾte e ʋɱ ʄʋtʋɾσ sσɱɓɾiσ… Ŋeƙɾσtzɑɾ eɳtɑ̃σ ɱɑtɑ Mescɑliɳ, ʠʋe ɗesejɑνɑ ʋɱ pɑɾceiɾσ sexʋɑl ɱɑis eɳéɾɠicσ ɗσ ʠʋe seʋ ɱɑɾiɗσ ɑstɾσ́lσɠσ. Elɑ σ ɑcσɱpɑɳɧɑ cσɱ Piet ɑσ Pɑlɑ́ciσ ɗσ jσνeɱ Pɾíɳcipe Gσ-Gσ, ceɳɑ́ɾiσ ɗe pσlíticσs cσɳʄlitɑɳtes. "

INTÉRPRETES 
=𝗣𝗶𝗲𝘁 𝘁𝗵𝗲 𝗣𝗼𝘁: 𝗖𝗵𝗿𝗶𝘀 𝗠𝗲𝗿𝗿𝗶𝘁𝘁 (𝗢 𝗯𝗲̂𝗯𝗮𝗱𝗼 𝘂𝗺𝗮 𝗲𝘀𝗽𝗲́𝗰𝗶𝗲 𝗱𝗲 𝗻𝗮𝗿𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿) 
=𝗔𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼: 𝗜𝗻𝗲́𝘀 𝗠𝗼𝗿𝗮𝗹𝗲𝗱𝗮/ 𝗔𝗺𝗮𝗻𝗱𝗮: 𝗔𝗻𝗮 𝗣𝘂𝗰𝗵𝗲 (𝗟𝗼𝘃𝗲𝗿𝘀, 𝗦𝗽𝗲𝗿𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗲 𝗖𝗹𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗻𝗮 𝘃𝗲𝗿𝘀𝗮̃𝗼 𝗼𝗿𝗶𝗴𝗶𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗟𝗶𝗴𝗲𝘁𝗶) =𝗡𝗲𝗸𝗿𝗼𝘁𝘇𝗮𝗿: 𝗪𝗲𝗿𝗻𝗲𝗿 𝗩𝗮𝗻 𝗠𝗲𝗰𝗵𝗲𝗹𝗲𝗻 (𝗠𝗼𝗿𝘁𝗲, 𝗟𝗲 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱 𝗺𝗮𝗰𝗮𝗯𝗿𝗲) 
=𝗔𝘀𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮𝗺𝗼𝗿𝘀: 𝗙𝗿𝗼𝗱𝗲 𝗢𝗹𝘀𝗲𝗻 (𝗺𝗮𝗿𝗶𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗲𝘀𝗰𝗮𝗹𝗶𝗻𝗮) =𝗠𝗲𝘀𝗰𝗮𝗹𝗶𝗻𝗮: 𝗡𝗶𝗻𝗴 𝗟𝗶𝗮𝗻𝗴 (𝗘𝘀𝗽𝗼𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝘀𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮𝗺𝗼𝗿𝘀) =𝗩𝗲̂𝗻𝘂𝘀/𝗚𝗲𝗽𝗼𝗽𝗼: 𝗕𝗮𝗿𝗯𝗮𝗿𝗮 𝗛𝗮𝗻𝗻𝗶𝗴𝗮𝗻 (𝗔 𝗱𝗲𝘂𝘀𝗮/𝗖𝗵𝗲𝗳𝗲 𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗹𝗶́𝗰𝗶𝗮 𝘀𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗮) 
=𝗣𝗿𝗶́𝗻𝗰𝗶𝗽𝗲 𝗚𝗼-𝗚𝗼: 𝗕𝗿𝗶𝗮𝗻 𝗔𝘀𝗮𝘄𝗮; 
=𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗕𝗿𝗮𝗻𝗰𝗼: 𝗙𝗿𝗮𝗻𝗰𝗶𝘀𝗰𝗼 𝗩𝗮𝘀; 
=𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗡𝗲𝗴𝗿𝗼: 𝗦𝗶𝗺𝗼𝗻 𝗕𝘂𝘁𝘁𝗲𝗿𝗶𝘀𝘀; 
=𝗥𝘂𝗳𝗳𝗶𝗮𝗸: 𝗚𝗮𝗯𝗿𝗶𝗲𝗹 𝗗𝗶𝗮𝗽; 
=𝗦𝗰𝗵𝗮𝗯𝗹𝗮𝗰𝗸: 𝗠𝗶𝗾𝘂𝗲𝗹 𝗥𝗼𝘀𝗮𝗹𝗲𝘀; 
=𝗦𝗰𝗵𝗮𝗯𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗸: 𝗥𝗮𝗺𝗼𝗻 𝗚𝗿𝗮𝘂 
 
 FICHA TÉCNICA
- Orquestra Sinfônica e Coro do Gran Teatre del Liceu/Michael Boder; 
- Mestre do Coro: José Luís Basso; 
- Direção de Cena: Àlex Ollé (La Fura dels Baus) em colaboração com Valentina Carrasco; 
- Cenógrafo: Alfons Flores; 
- Vídeo: Franc Aleu; 
- Figurinista: Lluc Castells; 
- Designer de Iluminação: Peter van Praet; 
- Diretor de Vídeo: Xavi Bové 
 
FONTE:   Ligeti Jam
 
𝑁𝑅: 𝑈𝑚 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑓𝑎𝑛𝑡𝑎́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑜́𝑝𝑒𝑟𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎 𝑔𝑜𝑠𝑡𝑜 𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑛𝑡𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜. 𝑂𝑝𝑡𝑎́𝑚𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑖́𝑑𝑒𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑒𝑟𝑐𝑎 𝑑𝑒 𝟷𝟶 𝑚𝑖𝑛𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑛𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑖́𝑜𝑑𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑎 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑒𝑟 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠𝑡𝑖𝑟. 𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑒-𝑠𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑜𝑟𝑡𝑎𝑣𝑒𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑝𝑒𝑟𝑚𝑖𝑡𝑎 𝑠𝑒𝑟 𝑖𝑛𝑐𝑜𝑚𝑜𝑑𝑎𝑑𝑜.
𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑒́ 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑖𝑡𝑢𝑖́𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝟷𝟸 𝑣𝑖́𝑑𝑒𝑜𝑠, 𝑎 𝑒𝑑𝑖𝑡𝑎𝑟 𝑎̀ 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑎-𝑓𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑎𝑠 𝟸𝟹 𝘩𝑜𝑟𝑎𝑠.
.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/368
MATEMÁTICA BÁSICA DESBUGADA
Como Dobrar a Área do Círculo?
Faz o quê com o raio?



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio.


LIX- MEGA MÁQUINAS
8-História da moto BMW

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE: MultiJCF


FERNANDO SOBRAL

 .


 

 

 O discurso dos Minions

Conhecendo o passado e o presente, os portugueses desconfiam do futuro. Por isso uma maioria acotovelou-se debaixo do guarda-chuva de alguém que prometia segurança e uma minoria ruidosa votou em partidos mais extremistas para gritar a sua revolta. Mas o impasse não desapareceu.


O Governo que sai destas eleições é o  “Governo de acalmação” possível, porque os ânimos estão demasiado exaltados para se olhar serenamente para o futuro do país.
 
Este é o país onde há “uma pipa de massa” para distribuir, mas ela está escondida dos olhos dos comuns mortais. Nem pedindo ajuda a Columbo ou ao dinâmico inspector Clouseau poderemos descobrir onde irá parar esse dinheirito que a senhora Europa nos envia com pudor, como se fosse a Pantera Cor de Rosa. Conhecendo o passado e o presente, os portugueses desconfiam do futuro. Por isso uma maioria acotovelou-se debaixo do guarda-chuva de alguém que prometia segurança e uma minoria ruidosa votou em partidos mais extremistas para gritar a sua revolta. Esta é a paz anunciada para os próximos quatro anos. Mas o impasse não desapareceu.

Ao contrário do que disse um farol ideológico do actual PSD, quem falhou não foi o povo português. Foram os pretensos líderes de uma opaca elite que só quer continuar a ter direito à maior parte do pudim, seja como dádiva ou monopólio. À esquerda e à direita continua a acreditar-se, como num conto de fadas, que a realidade se adapta as suas pindéricas ficções nascidas durante um chá das cinco qualquer. Não têm ideias e talvez por isso elas não possam ser traduzidas, nem mesmo do popular alemão.

Estas eleições não foram, claro, uma versão bairrista do filme “Lost in Translation” de Sofia Coppola. Este falava-nos da dificuldade dos protagonistas serem compreendidos em Tóquio, mesmo quando tinham a companhia de tradutores. Aqui, mesmo com tradutores, a linguagem política foi digna dos simpáticos Minions do filme “Gru, o maldisposto”. Ninguém percebe o que se diz. Por isso, à falta de tradução, restou a busca de alguma segurança ou a raiva. Cada um escolheu o seu lado da torrada.

Os chamados líderes discutiram amores e ódios, mas poucos disseram o país que queriam construir. Portugal, segundo parece, já não tenta ser a Irlanda com sol e agora deseja ardentemente ser uma Estónia com laranjas. No tempo de Eça éramos conhecidos na Europa por as ter. Talvez esse seja o nosso destino: em vez de um imenso bananal, sermos um suculento laranjal (se chover, é claro!). A insónia nacional poderia tentar resolver-se se existisse uma quimera. Não há. Se algum líder tentasse perseguir quimeras (a coisa mais fantástica parecida com isso foi um exemplar do OE 2022, essa obra-prima de realismo mágico sobre o sonho nacional), ainda se poderia fazer um pouco de ioga enquanto se esperava.

Alexandre, o Grande, sonhava chegar ao fim da terra. Era a sua quimera. Aqui, a quimera é a aprovação de um OE, com o qual uns estavam de acordo e outros estavam contra. Triste e pobre sonho nacional. Ninguém sonha com um país novo (mesmo que o digam), uma vacina utópica, uma ilha de sol no meio da neve. O doutor António Costa sossega, sobretudo quando diz que maioria absoluta não quer dizer poder absoluto. Não haverá um Rei Sol por aqui. Talvez porque a iluminação está dependente do preço da electricidade.

Portugal é o país onde tudo se move mais lentamente do que uma tartaruga. Em 1908, Ferreira do Amaral dirigiu um executivo chamado o “governo da acalmação”. Não durou muito. Portugal vivia dias tempestuosos e a Monarquia ia-se dissolvendo. Dois anos depois Fernando Pessoa não tinha muitas dúvidas: “Metade do país é monárquico; metade do país é republicano…Por qualquer razão, que não nos compete investigar, os republicanos estão mais organizados do que os monárquicos; noutras palavras, a maioria republicana activa é mais activa que a maioria monárquica activa”.

Mais de um século depois, Portugal parece novamente dividido ao meio, com a minoria à direita do centro mais exaltada. Por isso o Governo do PS que sai destas eleições é o “Governo de acalmação” possível, porque os ânimos estão demasiado exaltados para se olhar serenamente para o futuro do país.

Ninguém tem o dom de o prever. Só se pode pedir uma coisa: bom senso. Há algum tempo o sociólogo alemão Ulrich Beck escrevia que “os cidadãos, as pessoas da rua, confrontam-se com situações que a maioria deles não entende. Não sabem o que se está a passar. Os especialistas não têm resposta, os políticos não têm resposta, e assim, as pessoas não têm resposta. Mas, por outro lado, a sociedade está a mover-se, pensando em todo o tipo de alternativas”. E está. A sociedade portuguesa, entre o desvario consumista de anos anteriores e a austeridade visível ou disfarçada destes últimos, aprendeu a sobreviver. Uns emigraram e os outros ficaram cá, emagrecendo e tentando descobrir uma nova economia, apesar de cercados por um fisco inclemente.

Vivemos tempos de perplexidade, em que o tecido económico se transformou: virámo-nos para a exportação e para o turismo, os portugueses são cada vez mais unidades de produção não enquadrados em empresas como antigamente. Mas, por outro lado, a competitividade continua a depender excessivamente da desvalorização do valor do trabalho. Uma sociedade moderna nunca poderá sustentar-se com salários de 700 euros que são pagos a uma parte substancial dos trabalhadores portugueses. E esse é um estrangulamento. A menos que o modelo seja fazer de Portugal uma Estónia orgulhosamente pelintra.

Em tempos de indiferença (daí o sucesso do discurso do “individualismo” e do “ódio” ao que é estranho), uma pequena história mostra a nova realidade. O fotógrafo francês René Robert, de 84 anos, saiu para passear no centro de Paris e caiu inanimado na rua. Ali ficou nove horas sem que ninguém mostrasse o mínimo interesse por ele. Morreu gelado e não por causa da ferida no corpo que sofreu ao cair. Por ele passaram centenas de pessoas que, como em Portugal, iam na maioria a olhar para o telemóvel, sem verem a realidade à sua volta.

2. A idade da lata

Chama-se “The Gilded Age” (HBO), mas poderia chamar-se “Downtown Abbey versão Z”. É pouco mais do que uma fotocópia sonolenta de tudo o que já se filmou sobre os “novos ricos” nova-iorquinos em finais do século XIX, com os bolsos cheios de dinheiro malcheiroso e que querem comprar um lugar ao sol na sociedade perante o indisfarçável desdenho das velhas famílias americanas. Fazem mansões enormes, cheias de objectos históricos cujo real valor cultural não conhecem, para serem invejados. Na série há uma jovem Marian Brook, cujo pai deixou sem um dólar, e que tem de se colocar nas mãos de duas tias das velhas famílias. Na penumbra estão os serviçais, com as suas pequenas intrigas. E há alguma dose de “politicamente correcto” para que as actuais almas americanas não fiquem chocadas. Claro que os os jovens irão ser os responsáveis, através da paixão, para a derrocada da velha fronteira entre o “velho dinheiro” e o “novo dinheiro”. Acredita a HBO que assim os subscritores do canal possam dormir felizes.


Não é um acaso. Há cada vez mais concorrência para se conseguir os favores de quem está disposto a pagar dezenas de euros por mês para ver todas as “novidades” que os canais de streaming nos “oferecem”. A Netflix é imbatível, por agora, com os seus 222 milhões de subscritores em todo o mundo. Mas o crescimento está a esbater-se. Há o perigo da fadiga do consumidor e, não por acaso, há cada vez mais pessoas a cancelarem as subscrições depois de verem o que querem mesmo ver.

Há quem diga que a “fadiga” não é ainda visível, mas o certo é que a oferta é tanta e tão variada que, numa sociedade como a nossa (a portuguesa), a elasticidade das bolsas pode ter um limite. E mesmo em países como os Estados Unidos ou o Reino Unido também o terá. Face a isso, os canais têm de produzir qualidade e também material distintivo. Para evitar o cansaço dos subscritores, as empresas têm de gastar constantemente em novas séries e filmes que os possam atrair. Não é um trabalho fácil, acredita-se.

Mas produtos como “The Gilded Age”, se confortam espectadores que só querem estar com os olhos entretidos durante algum tempo sem pensarem, mostram um cansaço criativo desesperante. E isso, no caso da HBO, começa também a ser notório. Especialmente na oferta que tem o seu serviço em Portugal.

O poeta da acção

Gabriele D’Annunzio foi um “poeta de acção”, como escreveu António Ferro, admirador imoderado do poeta italiano? Quase de certeza. D’Annunzio escreveu no fogo e incendiou as almas. A sua poesia era como os seus discursos ou a sua tempestuosa vida amorosa: uma arte marcial. Foi tudo: poeta, aviador, demagogo nacionalista, herói da guerra. Considerou-se o bardo de Itália, só comparável a Dante ou a Leopardi. Mas foi no terreno do confronto que deixou a sua mais bela prosa e poesia. Foi um poeta perdido que viveu numa Europa confusa e contraditória (como hoje).

O seu grande momento de acção passou-se na ocupação, em 1919, da cidade de Fiume, que fazia parte do Império Austro-húngaro, que D’Annunzio considerava fazer parte da Itália e que as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial decidiram oferecer à nova Jugoslávia. É esse o epicentro da vida de D’Annunzio: foi ali que concretizou a sua poesia de guerra. Fiume foi um sonho. Durante pouco mais de um ano cresceu ali uma cidade-Estado, imune a pressões, libertária e sedenta das palavras do seu mestre. É a sua cidade utópica, aquela que António Ferro descreveria nas páginas de “O Século”.

A ocupação nasceu de um sonho: o poeta avançou para ela disposto a redimir a Itália. Afinal ele sempre se viu como o reflexo do seu herói romântico, Garibaldi, que unificara o país. Partiu para lá no seu Fiat vermelho com 186 seguidores. Pelo caminho foi conquistando desertores do exército italiano que tinham ordens para o fazer parar. Ali fez discursos sem parar durante 15 meses, com os seus seguidores de camisa negra, sobre a sua visão de uma Grande Itália.

Mussolini chamar-lhe-ia “o Primeiro Duce”. Mas, por detrás desta poesia política, vivia-se uma orgia dionisíaca, com vinho, ópio e cocaína. Sucediam-se paradas sem fim à luz de tochas e fogo de artificio. Os bordéis estavam cheios. Discorreu sobre a necessidade de um grande conflito de raças para purgar a sociedade com fogo e sangue. Enquanto isso polvilhava-se de perfume.
local transformou-se num laboratório político que atraiu fascistas, futuristas, membros do Sinn Fein irlandês, nacionalistas da Índia e do Egipto e, claro, agentes secretos britânicos. Lenine mandou-lhe caviar e chamou-lhe “o único revolucionário da Europa”. Uma batalha real, com granadas verdadeiras, decorreu enquanto se tocava a Quinta Sinfonia de Beethoven. D’Annunzio declarava guerra ao seu próprio país antes de ser escorraçado por um bombardeamento naval. A eloquência foi, até ao fim, a forma de ser o poeta da acção. Quis criar a “política da poesia”, até porque nessa altura os poetas atraíam as massas.
A sua vida foi uma obra de arte, excessiva, quase sempre. Adorava carros, telefones, aviões e metralhadoras e a velocidade, como os futuristas. Viu na frente de batalha da Primeira Guerra Mundial a carnificina, fez notas sobre a decomposição dos corpos. A morte parecia-lhe sublime, mas gozava a vida nos braços das amantes que se sucediam. Gostava de dizer: “eu sou latino” e defendia uma “política latina”, contra os “bárbaros” alemães e anglo-saxónicos. Por isso nunca gostou de Hitler. “Toda a minha vida foi um jogo de risco”, disse. Ninguém duvida disso.

Ler “O Triunfo da Morte”, escrito em 1894, é como antever aquilo que viria a ser a sua aventura literária e real. A morte e também o amor fascinam-no. Tudo começa quando um casal, Giorgio Ausrispa e Ippolita, passeia por Roma e se depara com um suicídio. A partir daí Giorgio sente que todas as suas certezas colapsam. A cidade passa a sufocá-lo e pensa que a chamada de uma localidade perdida na Itália, Guardiagrele, a cidade de pedra, poderá acalmar o seu temperamento. Reencontra a mãe e as memórias escondidas da sua família.

“Deitado de costas, refletia: Muito bem…eu vivo, respiro. Mas qual é a substância da minha vida? A que forças está subordinada? Que leis a regem? Eu não me pertenço, escapo-me a mim próprio”, escreve D’Annunzio, retratando Giorgio e, no fundo, os seus dilemas eternos. Esta é uma imensa viagem ao interior de um personagem, confrontado por um amor intenso e pelas sombras das memórias e da morte. A vertigem de um destino trágico parece, no final, sintetizar aquilo que D’Annunzio sempre buscou na sua extraordinária vida.
 
Demolir ilusões 
Elvis Costello, um antigo professor que se tornou músico, aproveitou a boleia do punk para se impor. Mas ele nunca foi um radical punk. Os seus caminhos musicais sempre foram mais clássicos, talvez buscando a pop perfeita e, depois, o jazz que sempre o influenciou. O seu novo álbum, “The Boy Named If” (CD Capitol 2022), gravado com a sua banda de suporte, The Imposters, reflecte o seu passado.
Durante a pandemia, em vez de se refugir num universo mais introspectivo, como fizeram muitos músicos, Elvis procura aqui uma aproximação mais agressiva. Desafiadora, poderíamos dizer. As suas canções falam-nos de temas que não nos deixam indiferentes: a vaidade, a violência, a infidelidade, a traição ou a decepção. O tema que dá título ao álbum traz-nos um amigo imaginário, que escapa a todas as consequências das suas acções.
As relações descritas parecem ser de puro interesse: em “My Most Beatiful Mistake”, num dueto com Nicole Atkins, um argumentista diz à empregada do restaurante que a está a ver a fazer um papel num filme. E ela responde-lhe, cepticamente: “I’ve seen your kind before/in courtroom sketches”. O universo musical é o mundo de Elvis: guitarra, bateria, baixo, teclas. Nem falta aqui uma homenagem ao som de Bo Diddley em “Death of Magic Thinking”.
Costello ao longo da sua longa carreira e de mais de 30 discos mostrou que a música, para ele, não tem barreiras: há rock, pop, jazz, R&B, country ou clássica. Mas os seus melhores discos, como este, reencontram-no com o seu passado mais remoto. Os seus dias de glória estão de volta.
Sétima arte
A revista “Animatógrafo” dirigida por António Lopes Ribeiro foi uma forte impulsionadora da indústria nacional, sobretudo no caminho que seguiu ao longo de anos: as comédias mundanas. Neste número de Agosto de 1941 anuncia o fim das rodagens de “O Pai Tirano”, com Vasco Santana e Ribeirinho e produção, claro, da nova produtora António Lopes Ribeiro. Anunciava-se para breve o arranque das filmagens de “O Pátio das Cantigas”. Começava a chamada “idade de ouro” do cinema nacional. 
 
* Jornalista

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 05/02/22

 .

 .



2891.UNIÃO


EUROPEIA


A BASE DA ZONA EURO
30.º aniversário do Tratado de Maastricht


 
FONTE:   euronews
.
O Barco de Rapina
da Guerra Civil/1



DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

14. Viagens Maravilhosas
de Comboio
14.5 - SIBÉRIA
OS COMBOIOS DO CÉU




FONTE: Mega Trenes
.
.
Vasco Palmeirim

"Modern Love"


The Voice Portugal 2021 - 10 Anos

.
.

Portugal bem português

XV - PORTUGAL NA GRANDE GUERRA
2-Esta Grande Época/3


 * A guerra para alguns portugueses em Paris: o antibelicismo de Aquilino Ribeiro, o entusiasmo de Mário de Sá-Carneiro e o jogo duplo de João Chagas. A mobilização e a constituição do Corpo Expedicionário Português (CEP): Transporte marítimo para França; Mobilização do serviço postal de campanha e censura da correspondência; Envio e atuação das bandas militares; Tirocínio e organização do setor português; Hospitais de campanha: medico-cirúrgico e de venereologia; Higiene e saúde nas trincheiras, vestuário e equipamento, quotidiano do CEP; Contratação do serviço artístico, composto apenas por Adriano de Sousa-Lopes, e do serviço fotográfico do CEP, que era tão-só Arnaldo Garcez. A questão dos capelães militares e a (re)aproximação entre Estado e Igreja Católica. Contestação ao esforço de guerra e crise económica e social; revolução da batata e declaração do estado de sítio por Bernardino Machado. Aparições de Fátima. A guerra em Moçambique e na África Oriental. Campanhas de pacificação em Angola. Afundamento do caça-minas Roberto Ivens. Criação da aviação naval. Visita oficial de Bernardino Machado. Golpe de Sidónio Pais e mudanças subsequentes. Guerra civil intermitente? Os portugueses nas trincheiras da Flandres: alimentação, ocupação de tempos livres e outros aspetos do seu quotidiano.

 FONTE:    Lusotropical  

* Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.

.

 .

ᕼᗩ́ 70 ᗩᑎOS ᑎO TᖇOᑎO


FONTE:   Folha de S.Paulo.

.
MACAU

Os Templos e a Religião
Chineses em Macau/3


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.

QUINTA E
PALÁCIO DA BACALHÔA
(Palácio dos Albuquerques)
AZEITÃO - SETÚBAL
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/77



FONTE:  Camões TV
..
.
.
294-NO GINÁSIO

20 MIN TREINO HIIT CORPO INTEIRO
EXERCÍCIOS  PARA PERDA DE PESO



* Para quem tem boa capacidade física o exercício é bravo mas não violento, arrisque fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum.  
 
FONTE:  Roberta's Gym Brasil 
.

 .

H U M A N I D A D E

.

.
2969
Senso d'hoje
RITA REDSHOES
CANTORA PORTUGUESA 
COMPOSITORA, ACTRIZ
NA RÁDIO OBSERVADOR
"Em momentos,senti arrependimento" 
  de ser mãe,a depressão pós-parto





* Programa LABIRINTO - Conversas sobre saúde mental, entrevista conduzida por CARLA JORGE DE CARVALHO.

FONTE:  Observador

** Gostamos de pessoas que têm a coragem de se expor  e de certeza que esta entrevista será de grande ajuda para outras mães aflitas, bem haja..
.
As Regras Não São Pra Gatos


.
.

BOM DIA

.
.

31 TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝐼𝒱-𝑉𝑎𝑚𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑀𝑒𝑛𝑡𝑖𝑟𝑎𝑠


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐶𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎, 𝑒𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠, 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑢𝑚 𝑜𝑟𝑖𝑔𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝐴𝑙𝑓𝑜𝑛𝑠𝑜 𝑃𝑎𝑠𝑜, 𝑐𝑜𝑚 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑎𝑑𝑎𝑝𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑅𝑎𝑢𝑙 𝑆𝑜𝑙𝑛𝑎𝑑𝑜. 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑎-𝑛𝑜𝑠 𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑙 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑢𝑚 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑐𝑒𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑁𝑎𝑡𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑒𝑙𝑒𝑠. 𝐽𝑢́𝑙𝑖𝑎 𝑡𝑒𝑚 𝑜 𝑣𝑖́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑎 𝑚𝑒𝑛𝑡𝑖𝑟𝑎 𝑒 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑒𝑧𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑓𝑎𝑐𝑡𝑜 𝑒́ 𝑡𝑎̃𝑜 𝑛𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙 𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑗𝑢𝑙𝑔𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑟 𝑎 𝑑𝑖𝑧𝑒𝑟 𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒...


FONTE:Ricardo Cardoso