11/04/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .





106-FUTURANDO

“Marte” em pleno semiárido brasileiro?


01:11 As descobertas europeias em Marte: a Mars Express, primeira sonda europeia que pesquisa no planeta vermelho, já fez descobertas significativas sobre Marte. Ela foi a primeira a mapear toda a superfície do planeta em 3D e com imagens coloridas. Em 2016, a Europa enviou sua segunda sonda, a Trace Gas Orbiter, que procura por metano e outros gases. Veja as descobertas europeias feitas em solo marciano.

08:37 "Marte" no sertão do Brasil: uma estação de pesquisa em pleno sertão brasileiro tem servido para testar formas autossustentáveis de produção de comida e uso da água em circunstâncias adversas. O projeto Habitat Marte desenvolve desde 2017, quando teve início, protocolos que podem nos ajudar a entender melhor as possibilidades reais de sobrevivência no planeta vermelho. Criada pelo professor do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Júlio Rezende, a iniciativa atualmente trabalha com missões virtuais.


10:50 Por que é essencial pesquisar a Antártida: a Antártida, no extremo sul do planeta, guarda heranças preciosas da história da Terra e abriga espécies que correm risco de serem extintas, caso o aquecimento global siga afetando de forma significativa a região. Como encontrar alternativas para medir os impactos e prever soluções? Há anos, a resposta tem sido unânime: pesquisa. Estudar o continente é de fundamental importância, como explica o vídeo do Futurando.


13:42 Por que é tão importante entender o impacto de espécies marinhas invasoras? O mar do Norte e o mar Báltico formam ecossistemas que ao longo dos anos vêm se adaptando à presença de seres marinhos não autóctones. Ou seja, invasores. Entre eles estão as carambolas-do-mar, águas-vivas com capacidade de bioluminescência. Apesar de produzirem um espetáculo brilhante bonito de se ver à noite, esses animais desequilibram a cadeia alimentar.


19:41 Projeto aposta na agricultura com foco na proteção do meio ambiente: em algumas regiões da Alemanha onde as terras são mais úmidas é complicado associar a criação de animais à produtividade agrícola. Mais ainda, manter os dois, controlando a emissão de gases de efeito estufa. Um projeto tem justamente o objetivo de garantir renda para quem vive da terra, sem prejudicar o meio ambiente.



FONTE:DW Brasil

 .

Há risco de novo ataque no norte

 de Moçambique


FONTE:  euronews - HOJE

.

  

  𝐴𝐷𝑂𝐿𝑃𝐻𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑔𝑎

𝕌𝕞 𝕕𝕠𝕤 𝕞𝕖𝕦𝕤 𝕤𝕖𝕥𝕖 𝕡𝕖𝕔𝕒𝕕𝕠𝕤 𝕞𝕠𝕣𝕥𝕒𝕚𝕤: 𝕒 𝕤𝕖𝕕𝕖 

 𝕕𝕖 𝕒𝕞𝕠𝕣 𝕒𝕓𝕤𝕠𝕝𝕦𝕥𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕞𝕖 𝕕𝕖𝕧𝕠𝕣𝕒



.
.
As Aventuras de Tintim

No País do Ouro Negro/1


  andré neto
.

 

  𝐴𝐷𝑂𝐿𝑃𝐻𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑔𝑎

𝕆 𝕡𝕠𝕖𝕥𝕒 𝕖́ 𝕦𝕞 𝕣𝕖𝕓𝕖𝕝𝕕𝕖

𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕒𝕓𝕖 𝕢𝕦𝕖 𝕒 𝕡𝕠𝕖𝕤𝕚𝕒 𝕤𝕠́  

𝕤𝕦𝕓𝕧𝕖𝕣𝕥𝕖 𝕡𝕠𝕣𝕢𝕦𝕖 𝕥𝕣𝕒𝕟𝕤𝕗𝕚𝕘𝕦𝕣𝕒 



.
.
Nuno Agonia

Como é que a tecnologia
salvou a minha vida


Nuno Agonia conta-nos de que forma a tecnologia mudou a sua vida, num momento em que o cenário era o pior. 
Persistência e trabalho árduo são dos pilares do sucesso de um dos maiores youtubers nacionais. Com 39 anos, Nuno trabalhou como informático de gestão hospitalar, é casado e tem um filho. Actualmente, é um dos YouTubers mais influentes em Portugal, com 1,1 milhões de seguidores, e mais de 180 milhões de visualizações no seu canal de YouTube

.

 

  𝐴𝐷𝑂𝐿𝑃𝐻𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑔𝑎

𝔻𝕖 𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖𝕣𝕧𝕖𝕞 𝕝𝕒𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠𝕤 𝕖 𝕡𝕣𝕠𝕥𝕖𝕤𝕥𝕠𝕤, 

𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒 𝕠 𝕕𝕖𝕤𝕥𝕚𝕟𝕠?




.

PAULA PANARRA

 .




As competências necessárias 

num mundo mais digital

No último ano, é indiscutível o impacto que a tecnologia teve nas nossas vidas. Foi a tecnologia que permitiu que muito do que se passa na nossa vida pessoal e profissional não parasse. O que tornou o domínio e a literacia digital ainda mais relevantes e expôs as lacunas de desenvolvimento e investimento neste campo.

Olhando para os números, uma parte relevante da população portuguesa não demonstra o nível de literacia digital necessária para enfrentar os desafios atuais. De acordo com o Índice de Digitalização da Economia e da Sociedade 2020, só 26% dos trabalhadores têm competências digitais na ótica do utilizador e 12% competências avançadas, dados inferiores à média europeia (28% e 21%, respetivamente).

Dados da Organização das Nações Unidas de 2020 indicam que a educação é o fator que mais impede Portugal de melhorar a sua posição no Índice de Desenvolvimento Humano, atualmente no 38.º lugar entre 128 países. Portugal é o país que apresenta a percentagem mais elevada de população sem o ensino secundário completo (47,8%) face ao resto da Europa, de acordo com os dados da Pordata de 2019.

Em paralelo, dados do LinkedIn Economic Graph preveem a criação de 427 mil postos de trabalho em Portugal orientados para a tecnologia até 2025, destacando o desenvolvimento de software, análise de dados e segurança cibernética como áreas de maior desenvolvimento.

Estes dados mostram que necessitamos de sentido de urgência para colmatar o gap atual na educação e na literacia digital da sociedade portuguesa, sob pena de não estarmos prontos para as exigências do mercado de trabalho do futuro próximo. Para isso, é crucial uma aposta contínua na educação digital, desde cedo, bem como na requalificação da força de trabalho.

É necessário reinventar a educação: apostar da modernização do espaço escolar, na democratização do acesso às tecnologias, mas sobretudo adotarmos a tecnologia para amplificar, acelerar e interligar os alunos e a aprendizagem, incorporando-a nos novos currículos pedagógicos, preparando-os para um futuro que sabemos ser mais digital.

Mas não podemos apenas pensar nas gerações mais novas. A pandemia veio mostrar que a falta de competências digitais é um fator de desigualdade no acesso ao emprego e a melhores oportunidades.

Na Microsoft, esta questão foi identificada cedo e, em junho do ano passado, lançámos a Global Skills Initiative, que já ajudou 30 milhões de pessoas em todo o mundo e 178 mil pessoas em Portugal a adquirir competências digitais. Estes números suplantaram em muito os objetivos iniciais, mostrando a relevância da mesma e fizeram-nos prolongar a iniciativa até ao final deste ano. E há mais programas, muitos deles gratuitos, de que muitos podem beneficiar.

Acredito que a tecnologia e as ferramentas digitais irão desempenhar um papel cada vez mais crítico na promoção de um mercado de trabalho mais inclusivo e num futuro mais promissor para o nosso país. É assim necessário que as organizações privadas e públicas priorizem este tema, de forma a garantirmos que ninguém é deixado para trás.

* Diretora-geral da Microsoft Portugal

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"- 07/04/21

.

 .



2599.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL

A PERGUNTA INDISCRETA


 * Que maldade JVA

 .

 

  𝐴𝐷𝑂𝐿𝑃𝐻𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑔𝑎

𝕋𝕖𝕣 𝕦𝕞 𝕕𝕖𝕤𝕥𝕚𝕟𝕠 𝕖́ 𝕟𝕒̃𝕠 𝕔𝕒𝕓𝕖𝕣 𝕟𝕠 𝕓𝕖𝕣𝕔̧𝕠 𝕠𝕟𝕕𝕖

𝕠 𝕔𝕠𝕣𝕡𝕠 𝕟𝕒𝕤𝕔𝕖𝕦, 𝕖́ 𝕥𝕣𝕒𝕟𝕤𝕡𝕠𝕣 𝕒𝕤 𝕗𝕣𝕠𝕟𝕥𝕖𝕚𝕣𝕒𝕤

 𝕦𝕞𝕒 𝕒 𝕦𝕞𝕒 𝕖 𝕞𝕠𝕣𝕣𝕖𝕣 𝕤𝕖𝕞 𝕟𝕖𝕟𝕙𝕦𝕞𝕒 


.

 .

8-A COWSPIRAÇÃO


* Documentário de 2014, com produção de Leonardo di Caprio, Jennifer Davisson e Kip Andersen. A busca por respostas levanta uma questão polemica sobre um grave problema ambiental que está destruindo o planeta Terra.

** Pelo facto de os pensionistas deste blogue se identificarem com o conteúdo do vídeo não significa que sejam vegetarianos, antes pelo contrário.


FONTE:  RE-CONSIDERE

.

.
LXII-VISITA GUIADA


Museu Marítimo de Ílhavo/1

Ílhavo - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 

  𝐴𝐷𝑂𝐿𝑃𝐻𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑔𝑎

𝕆 𝕢𝕦𝕖 𝕖́ 𝕓𝕠𝕟𝕚𝕥𝕠 𝕟𝕖𝕤𝕥𝕖 𝕞𝕦𝕟𝕕𝕠 𝕖 𝕒𝕟𝕚𝕞𝕒, 

𝕖́ 𝕧𝕖𝕣 𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕒 𝕧𝕚𝕟𝕕𝕚𝕞𝕒 𝕕𝕖 𝕔𝕒𝕕𝕒 𝕤𝕠𝕟𝕙𝕠 𝕗𝕚𝕔𝕒 

 𝕒 𝕔𝕖𝕡𝕒 𝕒 𝕤𝕠𝕟𝕙𝕒𝕣 𝕠𝕦𝕥𝕣𝕒 𝕒𝕧𝕖𝕟𝕥𝕦𝕣𝕒 


.
.
Jonas Kaufmann

E lucevan le stelle


Giacomo Puccini - Tosca

.

 

  𝐴𝐷𝑂𝐿𝑃𝐻𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑔𝑎

𝔸 𝕞𝕒𝕚𝕠𝕣 𝕕𝕖𝕤𝕘𝕣𝕒𝕔̧𝕒 𝕢𝕦𝕖 𝕡𝕠𝕕𝕖 𝕒𝕔𝕠𝕟𝕥𝕖𝕔𝕖𝕣 𝕒 

 𝕦𝕞 𝕒𝕣𝕥𝕚𝕤𝕥𝕒 𝕖́ 𝕔𝕠𝕞𝕖𝕔̧𝕒𝕣 𝕡𝕖𝕝𝕒 𝕝𝕚𝕥𝕖𝕣𝕒𝕥𝕦𝕣𝕒,

 𝕖𝕞 𝕧𝕖𝕫 𝕕𝕖 𝕔𝕠𝕞𝕖𝕔̧𝕒𝕣 𝕡𝕖𝕝𝕒 𝕧𝕚𝕕𝕒 



.
.
25-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
25.1- 𝓔𝓽𝓲𝓺𝓾𝓮𝓽𝓪 𝓮 𝓮́𝓽𝓲𝓬𝓪
Renato Janine Ribeiro


* 𝓕𝓸𝓲 𝓷𝓪𝓼 𝓬𝓸𝓻𝓽𝓮𝓼 𝓮𝓾𝓻𝓸𝓹𝓮𝓲𝓪𝓼 𝓺𝓾𝓮 𝓬𝓻𝓲𝓪𝓻𝓪𝓶 𝓸 𝓬𝓸𝓷𝓳𝓾𝓷𝓽𝓸 𝓭𝓮 𝓻𝓮𝓰𝓻𝓪𝓼 𝓭𝓮 𝓫𝓸𝓶 𝓬𝓸𝓶𝓹𝓸𝓻𝓽𝓪𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸 𝓼𝓸𝓬𝓲𝓪𝓵, 𝓺𝓾𝓮 𝓬𝓸𝓷𝓱𝓮𝓬𝓮𝓶𝓸𝓼 𝓬𝓸𝓶𝓸 𝓮𝓽𝓲𝓺𝓾𝓮𝓽𝓪. 𝓢𝓮 𝓷𝓪𝓺𝓾𝓮𝓵𝓪 𝓮́𝓹𝓸𝓬𝓪 𝓮𝓻𝓪 𝓾𝓶𝓪 𝓶𝓪𝓷𝓮𝓲𝓻𝓪 𝓭𝓮 𝓭𝓲𝓯𝓮𝓻𝓮𝓷𝓬𝓲𝓪𝓻 𝓸𝓼 𝓷𝓸𝓫𝓻𝓮𝓼 𝓭𝓪𝓼 𝓹𝓮𝓼𝓼𝓸𝓪𝓼 𝓻𝓾𝓭𝓮𝓼, 𝓭𝓮 𝓶𝓸𝓭𝓸𝓼 𝓹𝓸𝓾𝓬𝓸 𝓹𝓸𝓵𝓲𝓭𝓸𝓼, 𝓱𝓸𝓳𝓮 𝓮𝓵𝓪 𝓮́ 𝓪 𝓹𝓮𝓺𝓾𝓮𝓷𝓪 𝓮́𝓽𝓲𝓬𝓪 𝓷𝓪𝓼 𝓪𝓬𝓬̧𝓸̃𝓮𝓼 𝓭𝓸 𝓭𝓲𝓪-𝓪-𝓭𝓲𝓪, 𝓾𝓶 𝓰𝓾𝓲𝓪 𝓭𝓮 𝓫𝓸𝓪 𝓮𝓭𝓾𝓬𝓪𝓬̧𝓪̃𝓸, 𝓮𝓼𝓼𝓮𝓷𝓬𝓲𝓪𝓵 𝓹𝓪𝓻𝓪 𝓪 𝓬𝓸𝓷𝓿𝓲𝓿𝓮̂𝓷𝓬𝓲𝓪 𝓮𝓶 𝓼𝓸𝓬𝓲𝓮𝓭𝓪𝓭𝓮. 𝓝𝓮𝓼𝓽𝓮 𝓒𝓪𝓯𝓮́ 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸́𝓯𝓲𝓬𝓸, 𝓾𝓶𝓪 𝓻𝓮𝓯𝓵𝓮𝔁𝓪̃𝓸 𝓼𝓸𝓫𝓻𝓮 𝓪𝓼 𝓷𝓸𝓻𝓶𝓪𝓼 𝓭𝓮 𝓬𝓸𝓷𝓿𝓲́𝓿𝓲𝓸 𝓪𝓸 𝓵𝓸𝓷𝓰𝓸 𝓭𝓪 𝓱𝓲𝓼𝓽𝓸́𝓻𝓲𝓪, 𝓬𝓸𝓶 𝓡𝓮𝓷𝓪𝓽𝓸 𝓙𝓪𝓷𝓲𝓷𝓮 𝓡𝓲𝓫𝓮𝓲𝓻𝓸.

FONTE:Café Filosófico CPFL

 

  𝐴𝐷𝑂𝐿𝑃𝐻𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑔𝑎

𝕋𝕠𝕕𝕠 𝕠 𝕤𝕖𝕞𝕖𝕒𝕕𝕠𝕣 𝕤𝕖𝕞𝕖𝕚𝕒 

𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒 𝕠 𝕡𝕣𝕖𝕤𝕖𝕟𝕥𝕖



.
55-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑀𝑖𝑛𝘩𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 - 𝑆𝑎𝑙 𝑒 𝑎𝑐̧𝑢𝑐𝑎𝑟 𝑛𝑎 𝑒𝑑𝑢𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜


FONTE:

Dra Luciana Herrero

 .

ᏞᏫᏀᏫ ᎬᏌ ᏄᏌᎬ NᎬᎷ ᎬᎡᎪ ᎻᏌᎷᎪNᎪ


FONTE:   Yves Igor

.

 .

PRÍNCIPE PHILIP 

Duque de Edimburgo 

Marido da RAINHA ELIZABETH II


FONTE:  Canal História e Tu

.

.

TARTE DE NATAS


  Temperos e Sabores
.

OUTRO IVO CANTARIA...
 


.

. 2667
Senso d'hoje
CARLOS ANDRADE
JOSÉ PACHECO PEREIRA
ANTÓNIO LOBO XAVIER
ANA CATARINA MENDES
ANALISTAS POLÍTICOS
PROGRAMA 
"CIRCULATURA DO QUADRADO"
Especial Operação Marquês






NR: São deprimentes as afirmações da senhora deputada Ana Catarina Mendes face ao tema do debate. Não sabemos se foi instruída pela direcção do partido para dizer absolutamente nada, O termo nada está incorrecto porque afirmou que no governo de José Sócrates até se fizeram coisas boas. Um exemplo jocoso: o primeiro-ministro José Sócrates abriu com gentileza a porta a um deficiente em cadeira de rodas mas depois empurrou-o para uma ladeira íngreme com  desfecho fatal. O que importa é a gentileza antes de cometer o crime.

Lembramo-nos da violência das  palavras contra Catarina Martins quando o BE não votou ao lado do  PS na votação do OE21. Carago, a líder do BE não é criminosa o  ex-primeiro-ministro é  candidato por estar pronunciado por crimes e os seus insuspeitáveis parceiros de debate afirmam que ele é corrupto.
 
A senhora deputada tornou-se uma espécie de molho béchamel disponível para branquear em comentário os crimes praticados por socialistas.


FONTE:   Potatoes
.
.
ANIMAL TV

JOÃO-BOBO


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO

.

𝟣-ᗣρᥲꙆρᥲ ᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ


XVI-BACANTES

1ºACTO



NR: Este espectáculo não é aconselhável a olhos, corações sensíveis e pudorentos, tem cenas de nudez muito explícitas. Os vídeos da representação serão editados diariamente.

ARTE É CULTURA, CULTURA É LIBERDADE!

O rito vive a chegada de Dionyzio , filho de Zeus e da mortal Semelle, em sua cidade natal, TebaSP, que não o reconhece como Deus. Trava-se o embate entre o mortal Penteu, filho de Agave, que, através de um golpe de estado, tomou o poder do avô, o Governador Kadmos e tenta proibir a realização do Teatro dos Ritos Báquicos oficiados por Dionyzio e o Coro de Bacantes e Sátiros nos morros da cidade.

Penteu é a personagem mais contemporânea da peça. Ele incorpora o pensamento dominante, herança do legado racista, patriarcal, escravocrata e sexista, que tem na propriedade privada a legitimação de genocídios; no discurso de hategroups que não conseguem contracenar com as diferenças e no privatizante e “apolítico” projeto neoliberal.

No terceiro ato, o coro de Bacantes e Sátiros que presentificam a multidão insurgente, conduzidos por sua mãe, estraçalham e devoram Penteu num trágico banquete antropófago – um rito de adoração da adversidade. Nesse movimento, o coro se revela mais contemporâneo que Penteu, pois vai em direção ao primitivo, num retorno ao pensamento em estado selvagem com percepção da cosmopolítica indígena, que hoje nos mostra como totemizar a predação e o trauma social do capitalismo e do antropocentrismo que atravessam continentes e séculos carregando a mitologia do Progresso a qualquer custo.

Com músicas compostas por Zé Celso, incorporando o Teatro de Revista, Bacantes vai muito além do musical americano, e depois de 20 anos da estreia, a evolução musical do Coro do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, desde as montagens de Os Sertões até as imersões nas obras de Villa Lobos e Paul Hindemith, preparou a companhia para a atuação nesta ópera eletrocandomblaica com a qualidade que lhe é devida. A música é executada ao vivo pelos coros & banda.

BACANTES – FICHA TÉCNICA

Texto:
EURÍPEDES

Versão brazyleira
CATHERINE HIRSCH
DENISE ASSUNÇÃO
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Tradução para o inglês | Legendas
ANA HARTMANN y MARIA BITARELLO
DIREÇÃO E MÚSICA
JOSÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Conselheira poeta
CATHERINE HIRSCH
Direção Musical:
MARCELO PELLEGRINI
GUILHERME CAZALVARA
CHICÃO
Direção de Cena:
ELISETE JEREMIAS
OTTO BARROS

TYAZO:
Dionysio
MARCELO DRUMMOND
Penteu
FRED STEFFEN
Tirézias
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Semele
CAMILA MOTA
Zeus
RODERICK HIMEROS
Kadmos
RICARDO BITTENCOURT
Hera
VERA BARRETO LEITE
Rheia e Coriféria Negra
CARINA IGLESIAS
Coriféria Negra
DENISE ASSUNÇÃO
Agave e Moira Corta Vida
JOANA MEDEIROS
Autonoe e Moira Puxa Vida
LETÍCIA COURA
Hino e Moira Tece Vida
MARIANA DE MORAES y NASH LAILA

RODERICK HIMEROS
Ganimedes
OTTO BARROS
RODERICK HIMEROS
Ampelos
LUCAS ANDRADE
Cupido
KAEL STUDART
Mensageiro I
RODERICK HIMEROS
Mensageiro II
MARCIO TELLES
Comandante da Tropa de Elite
TONY REIS y CYRO MORAIS
Harmonia e Paz
CAMILA GUERRA Y DANIELLE ROSA
Afrodita
MÁRCIO TELLES
Artemis
WALLACE RUY
Coripheia
SYLVIA PRADO
Touro enfurecido
CYRO MORAIS
Adoração
VERA BARRETO LEITE
Bacantes
BÁRBARA SANTOS
CAMILA GUERRA
CLARISSE  JOAHANSSON
DANIELLE ROSA
FERNANDA TADDEI
GABRIELA CAMPOS
MARINA WISNIK
NASH LAILA
WALLACE RUY

Satyros & Coro de Penteu
CYRO MORAIS
IGOR PHELIPE
KAEL STUDART
LEON OLIVEIRA
LUCAS ANDRADE
RODERICK HIMEROS
RODRIGO ANDREOLLI
TONY REIS
TÚLIO STARLING

BANDA ANTROPÓFAGA
GUILHERME CAZALVARA (bateria e trompete)
FELIPE BOTELHO (baixo elétrico)
ITO ALVES (percussão)
CHICÃO (piano e teclados)
MOITA (guitarra elétrica)
ANDRÉ SANTANA LAGARTIXA (bateria)

Sonoplasta
DJ JEAN CARLOS

Preparação Vocal
GUILHERME CALZAVARA
CHICÃO

Preparação corporal/dança/atuação
MÁRCIO TELLES
SERGIO SIVIERO
HUGO RODAS

Figurino
SONIA USHIYAMA
GABRIELA CAMPOS
CAMILA VALONES
SELMA PAIVA
VALENTINA SOARES
SYLVIA PRADO

Camareira
CIDA MELO

Maquiagem
CAMILA VALONES
PATRÍCIA BONÍSSIMA

Arquitetura Cênica
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
CLARISSA MORAES

Objetos
CRIAÇÃO COLETIVA DA COMPANHIA

Objetos cênicos
RICARDO COSTA

Máscara de Dionyzio
IGOR ALEXANDRE MARTINS

Contraregragem/maquinária
OTTO BARROS
ELISETE JEREMIAS
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
BRENDA AMARAL

Residência no  Processo Criativo da  Direção de Cena
ANA SOBANSKY

Cenotecnia
JOSÉ DA HORA

Som
FELIPE GATTI

Assistentes de som
RAIZA SORRINI

Iluminação
desenho dos mapas de luz, afinação, direção do roteiro de operação, coro de pin-beams e operação de luz ao vivo
CIBELE FORJAZ

Direção técnica e de montagem, Co-operação de luz ao vivo
PEDRO FELIZES
LUANA DELLA CRIST

Coro de pimbeans
CAMILE LAURENT
LUCIA RAMOS
NARA ZOCHER

Cinema ao vivo
IGOR MAROTTI (diretor de fotografia, câmera)
CAFIRA ZOÉ (câmera)
PEDRO SALIM (corte de mesa, vídeo mapping)

Produção Executiva e administração
ANDERSON PUCHETTI

Produção
EDERSON BARROSO

Direção de Produção, Estrategistas e Captação
CAMILA MOTA
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO

Editoria WEB
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI

Núcleo de Comunicação Antropófaga | Mídia Tática
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA

Projeto Gráfico e Poster
IGOR MAROTTI

Texto do Programa
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA
ZÉ CELSO

Fotógrafos
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI
JENNIFER GLASS

Programação WEB
BRENDA AMARAL

Operação de legendas
MARIA BITARELLO

Makumbas Graphykas
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA


FONTE:  Teatro Oficina Uzyna Uzona


. .


109-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱-𝑪𝒊𝒏𝒒𝒖𝒆𝒏𝒕𝒂 𝒔𝒐𝒎𝒃𝒓𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝑮𝒓𝒆𝒚 .


𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
 
𝐴𝑛𝑎𝑠𝑡𝑎𝑠𝑖𝑎 𝑆𝑡𝑒𝑒𝑙𝑒 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑟𝑎𝑝𝑎𝑟𝑖𝑔𝑎 𝑡𝑖́𝑚𝑖𝑑𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑡𝑒𝑣𝑒 𝑑𝑖𝑓𝑖𝑐𝑢𝑙𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑒𝑚 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑠𝑒𝑥𝑜 𝑜𝑝𝑜𝑠𝑡𝑜. 𝐶𝑒𝑟𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑎, 𝑎 𝑝𝑒𝑑𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑎, 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝐺𝑟𝑒𝑦 , 𝑢𝑚 𝑑𝑜𝑠 𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒𝑠𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑟𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑚𝑖𝑠𝑠𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑚𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜. 𝑁𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑜, 𝑎 𝑗𝑜𝑣𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑢𝑚 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑓𝑎𝑠𝑐𝑖𝑛𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑞𝑢𝑒, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑠𝑢𝑟𝑝𝑟𝑒𝑠𝑎, 𝑠𝑒 𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒̂-𝑙𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑢𝑛𝑑𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒. 𝐴̀ 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑑𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎𝑚 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑟𝑜́𝑥𝑖𝑚𝑜𝑠, 𝑒𝑙𝑎 𝑑𝑎́-𝑠𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑚. 𝑁𝑎𝑠𝑐𝑒 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑙𝑒𝑥𝑎 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑟𝑜́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝑒𝑚𝑜𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎𝑚𝑏𝑜𝑠: 𝐴𝑛𝑎𝑠𝑡𝑎𝑠𝑖𝑎 𝑣𝑒̂-𝑠𝑒 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑛𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑎𝑧𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑠𝑎𝑑𝑜𝑚𝑎𝑠𝑜𝑞𝑢𝑖𝑠𝑚𝑜, 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜-𝑠𝑒 𝑜 𝑜𝑏𝑗𝑒𝑐𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑜 𝑑𝑜 𝑠𝑎́𝑑𝑖𝑐𝑜 𝐺𝑟𝑒𝑦. 𝑁𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜, 𝑎𝑝𝑒𝑠𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝑠𝑒 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎𝑟 𝑙𝑒𝑣𝑎𝑟 𝑝𝑒𝑙𝑎𝑠 𝑠𝑒𝑛𝑠𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝑒𝑙𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑢𝑎 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑏𝑢𝑠𝑐𝑎 𝑑𝑜 𝑎𝑚𝑜𝑟 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
 
𝐷𝑎𝑘𝑜𝑡𝑎 𝐽𝑜𝘩𝑛𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐴𝑛𝑎𝑠𝑡𝑎𝑠𝑖𝑎 "𝐴𝑛𝑎" 𝑆𝑡𝑒𝑒𝑙𝑒
𝐽𝑎𝑚𝑖𝑒 𝐷𝑜𝑟𝑛𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐸𝑟𝑖𝑐 𝐽𝑜𝘩𝑛𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑎𝑐𝑘 𝐻𝑦𝑑𝑒
𝐸𝑙𝑜𝑖𝑠𝑒 𝑀𝑢𝑚𝑓𝑜𝑟𝑑 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐾𝑎𝑡𝘩𝑒𝑟𝑖𝑛𝑒 "𝐾𝑎𝑡𝑒" 𝐾𝑎𝑣𝑎𝑛𝑎𝑔𝘩
𝑅𝑖𝑡𝑎 𝑂𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝑖𝑎 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐿𝑢𝑘𝑒 𝐺𝑟𝑖𝑚𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐸𝑙𝑙𝑖𝑜𝑡 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝑅𝑎𝑠𝑢𝑘 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑢𝑒𝑧
𝐾𝑖𝑚 𝐵𝑎𝑠𝑖𝑛𝑔𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐸𝑙𝑒𝑛𝑎 𝐿𝑖𝑛𝑐𝑜𝑙𝑛
𝑀𝑎𝑟𝑐𝑖𝑎 𝐺𝑎𝑦 𝐻𝑎𝑟𝑑𝑒𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑟𝑎𝑐𝑒 𝑇𝑟𝑒𝑣𝑒𝑙𝑦𝑎𝑛-𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐴𝑛𝑑𝑟𝑒𝑤 𝐴𝑖𝑟𝑙𝑖𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑟𝑖𝑐𝑘 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐽𝑒𝑛𝑛𝑖𝑓𝑒𝑟 𝐸𝘩𝑙𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑎 𝑊𝑖𝑙𝑘𝑠
𝐷𝑦𝑙𝑎𝑛 𝑁𝑒𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑜𝑏

FONTE:HISTÓRIAS LINDAS