.
Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
11/04/2021
08:37 "Marte" no sertão do Brasil: uma estação de pesquisa em pleno sertão brasileiro tem servido para testar formas autossustentáveis de produção de comida e uso da água em circunstâncias adversas. O projeto Habitat Marte desenvolve desde 2017, quando teve início, protocolos que podem nos ajudar a entender melhor as possibilidades reais de sobrevivência no planeta vermelho. Criada pelo professor do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Júlio Rezende, a iniciativa atualmente trabalha com missões virtuais.
10:50 Por que é essencial pesquisar a Antártida: a Antártida, no extremo sul do planeta, guarda heranças preciosas da história da Terra e abriga espécies que correm risco de serem extintas, caso o aquecimento global siga afetando de forma significativa a região. Como encontrar alternativas para medir os impactos e prever soluções? Há anos, a resposta tem sido unânime: pesquisa. Estudar o continente é de fundamental importância, como explica o vídeo do Futurando.
13:42 Por que é tão importante entender o impacto de espécies marinhas invasoras? O mar do Norte e o mar Báltico formam ecossistemas que ao longo dos anos vêm se adaptando à presença de seres marinhos não autóctones. Ou seja, invasores. Entre eles estão as carambolas-do-mar, águas-vivas com capacidade de bioluminescência. Apesar de produzirem um espetáculo brilhante bonito de se ver à noite, esses animais desequilibram a cadeia alimentar.
19:41 Projeto aposta na agricultura com foco na proteção do meio ambiente: em algumas regiões da Alemanha onde as terras são mais úmidas é complicado associar a criação de animais à produtividade agrícola. Mais ainda, manter os dois, controlando a emissão de gases de efeito estufa. Um projeto tem justamente o objetivo de garantir renda para quem vive da terra, sem prejudicar o meio ambiente.
FONTE:DW Brasil
Persistência e trabalho árduo são dos pilares do sucesso de um dos maiores youtubers nacionais. Com 39 anos, Nuno trabalhou como informático de gestão hospitalar, é casado e tem um filho. Actualmente, é um dos YouTubers mais influentes em Portugal, com 1,1 milhões de seguidores, e mais de 180 milhões de visualizações no seu canal de YouTube
.
PAULA PANARRA
.
As competências necessárias
num mundo mais digital
No último ano, é indiscutível o impacto que a tecnologia teve nas nossas vidas. Foi a tecnologia que permitiu que muito do que se passa na nossa vida pessoal e profissional não parasse. O que tornou o domínio e a literacia digital ainda mais relevantes e expôs as lacunas de desenvolvimento e investimento neste campo.
Olhando para os números, uma parte relevante da população portuguesa não demonstra o nível de literacia digital necessária para enfrentar os desafios atuais. De acordo com o Índice de Digitalização da Economia e da Sociedade 2020, só 26% dos trabalhadores têm competências digitais na ótica do utilizador e 12% competências avançadas, dados inferiores à média europeia (28% e 21%, respetivamente).
Dados da Organização das Nações Unidas de 2020 indicam que a educação é o fator que mais impede Portugal de melhorar a sua posição no Índice de Desenvolvimento Humano, atualmente no 38.º lugar entre 128 países. Portugal é o país que apresenta a percentagem mais elevada de população sem o ensino secundário completo (47,8%) face ao resto da Europa, de acordo com os dados da Pordata de 2019.
Em paralelo, dados do LinkedIn Economic Graph preveem a criação de 427 mil postos de trabalho em Portugal orientados para a tecnologia até 2025, destacando o desenvolvimento de software, análise de dados e segurança cibernética como áreas de maior desenvolvimento.
Estes dados mostram que necessitamos de sentido de urgência para colmatar o gap atual na educação e na literacia digital da sociedade portuguesa, sob pena de não estarmos prontos para as exigências do mercado de trabalho do futuro próximo. Para isso, é crucial uma aposta contínua na educação digital, desde cedo, bem como na requalificação da força de trabalho.
É necessário reinventar a educação: apostar da modernização do espaço escolar, na democratização do acesso às tecnologias, mas sobretudo adotarmos a tecnologia para amplificar, acelerar e interligar os alunos e a aprendizagem, incorporando-a nos novos currículos pedagógicos, preparando-os para um futuro que sabemos ser mais digital.
Mas não podemos apenas pensar nas gerações mais novas. A pandemia veio mostrar que a falta de competências digitais é um fator de desigualdade no acesso ao emprego e a melhores oportunidades.
Na Microsoft, esta questão foi identificada cedo e, em junho do ano passado, lançámos a Global Skills Initiative, que já ajudou 30 milhões de pessoas em todo o mundo e 178 mil pessoas em Portugal a adquirir competências digitais. Estes números suplantaram em muito os objetivos iniciais, mostrando a relevância da mesma e fizeram-nos prolongar a iniciativa até ao final deste ano. E há mais programas, muitos deles gratuitos, de que muitos podem beneficiar.
Acredito que a tecnologia e as ferramentas digitais irão desempenhar um papel cada vez mais crítico na promoção de um mercado de trabalho mais inclusivo e num futuro mais promissor para o nosso país. É assim necessário que as organizações privadas e públicas priorizem este tema, de forma a garantirmos que ninguém é deixado para trás.
* Diretora-geral da Microsoft Portugal
IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"- 07/04/21
.
.
8-A COWSPIRAÇÃO
* Documentário de 2014, com produção de Leonardo di Caprio, Jennifer Davisson e Kip Andersen. A busca por respostas levanta uma questão polemica sobre um grave problema ambiental que está destruindo o planeta Terra.
** Pelo facto de os pensionistas deste blogue se identificarem com o conteúdo do vídeo não significa que sejam vegetarianos, antes pelo contrário.
.
Mais uma notável produção da RTP
.
1ºACTO
Texto:
EURÍPEDES
Versão brazyleira
CATHERINE HIRSCH
DENISE ASSUNÇÃO
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Tradução para o inglês | Legendas
ANA HARTMANN y MARIA BITARELLO
DIREÇÃO E MÚSICA
JOSÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Conselheira poeta
CATHERINE HIRSCH
Direção Musical:
MARCELO PELLEGRINI
GUILHERME CAZALVARA
CHICÃO
Direção de Cena:
ELISETE JEREMIAS
OTTO BARROS
TYAZO:
Dionysio
MARCELO DRUMMOND
Penteu
FRED STEFFEN
Tirézias
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Semele
CAMILA MOTA
Zeus
RODERICK HIMEROS
Kadmos
RICARDO BITTENCOURT
Hera
VERA BARRETO LEITE
Rheia e Coriféria Negra
CARINA IGLESIAS
Coriféria Negra
DENISE ASSUNÇÃO
Agave e Moira Corta Vida
JOANA MEDEIROS
Autonoe e Moira Puxa Vida
LETÍCIA COURA
Hino e Moira Tece Vida
MARIANA DE MORAES y NASH LAILA
Pã
RODERICK HIMEROS
Ganimedes
OTTO BARROS
RODERICK HIMEROS
Ampelos
LUCAS ANDRADE
Cupido
KAEL STUDART
Mensageiro I
RODERICK HIMEROS
Mensageiro II
MARCIO TELLES
Comandante da Tropa de Elite
TONY REIS y CYRO MORAIS
Harmonia e Paz
CAMILA GUERRA Y DANIELLE ROSA
Afrodita
MÁRCIO TELLES
Artemis
WALLACE RUY
Coripheia
SYLVIA PRADO
Touro enfurecido
CYRO MORAIS
Adoração
VERA BARRETO LEITE
Bacantes
BÁRBARA SANTOS
CAMILA GUERRA
CLARISSE JOAHANSSON
DANIELLE ROSA
FERNANDA TADDEI
GABRIELA CAMPOS
MARINA WISNIK
NASH LAILA
WALLACE RUY
Satyros & Coro de Penteu
CYRO MORAIS
IGOR PHELIPE
KAEL STUDART
LEON OLIVEIRA
LUCAS ANDRADE
RODERICK HIMEROS
RODRIGO ANDREOLLI
TONY REIS
TÚLIO STARLING
BANDA ANTROPÓFAGA
GUILHERME CAZALVARA (bateria e trompete)
FELIPE BOTELHO (baixo elétrico)
ITO ALVES (percussão)
CHICÃO (piano e teclados)
MOITA (guitarra elétrica)
ANDRÉ SANTANA LAGARTIXA (bateria)
Sonoplasta
DJ JEAN CARLOS
Preparação Vocal
GUILHERME CALZAVARA
CHICÃO
Preparação corporal/dança/atuação
MÁRCIO TELLES
SERGIO SIVIERO
HUGO RODAS
Figurino
SONIA USHIYAMA
GABRIELA CAMPOS
CAMILA VALONES
SELMA PAIVA
VALENTINA SOARES
SYLVIA PRADO
Camareira
CIDA MELO
Maquiagem
CAMILA VALONES
PATRÍCIA BONÍSSIMA
Arquitetura Cênica
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
CLARISSA MORAES
Objetos
CRIAÇÃO COLETIVA DA COMPANHIA
Objetos cênicos
RICARDO COSTA
Máscara de Dionyzio
IGOR ALEXANDRE MARTINS
Contraregragem/maquinária
OTTO BARROS
ELISETE JEREMIAS
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
BRENDA AMARAL
Residência no Processo Criativo da Direção de Cena
ANA SOBANSKY
Cenotecnia
JOSÉ DA HORA
Som
FELIPE GATTI
Assistentes de som
RAIZA SORRINI
Iluminação
desenho dos mapas de luz, afinação, direção do roteiro de operação, coro de pin-beams e operação de luz ao vivo
CIBELE FORJAZ
Direção técnica e de montagem, Co-operação de luz ao vivo
PEDRO FELIZES
LUANA DELLA CRIST
Coro de pimbeans
CAMILE LAURENT
LUCIA RAMOS
NARA ZOCHER
Cinema ao vivo
IGOR MAROTTI (diretor de fotografia, câmera)
CAFIRA ZOÉ (câmera)
PEDRO SALIM (corte de mesa, vídeo mapping)
Produção Executiva e administração
ANDERSON PUCHETTI
Produção
EDERSON BARROSO
Direção de Produção, Estrategistas e Captação
CAMILA MOTA
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO
Editoria WEB
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI
Núcleo de Comunicação Antropófaga | Mídia Tática
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA
Projeto Gráfico e Poster
IGOR MAROTTI
Texto do Programa
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA
ZÉ CELSO
Fotógrafos
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI
JENNIFER GLASS
Programação WEB
BRENDA AMARAL
Operação de legendas
MARIA BITARELLO
Makumbas Graphykas
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA
FONTE:
. .
109-CINEMA