28/08/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXVIII-OS RIOS E A VIDA
1- O RIO DO CÉU



FONTE:  PLANETA TIERRA 

.
.

LANA MUELLER

PRIMAVERA/VERÃO
BERLIM FASHION
2019



FONTE: Fashion Channel 

 .
.
4-ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


REPORTAGEM DA CAMERA RECORD

FONTE:  Helder Nascimento

 .

SUSANA AMADOR

.





O fel da indiferença

As escolas, professores diretores, associações e pais já há muito que perceberam a necessidade de a lei evoluir e de a escola se adaptar à convivência das diferenças.
 .
“O principal é que cada pessoa consiga ter um nível de autonomia intelectual que lhe permita formar o próprio juízo de valor diante das mais variadas situações, e que, em cada um desses momentos, ela tenha capacidade de escolher caminhos e alternativas baseadas no seu entendimento da realidade”.
Jacques Delors

A Educação e a aposta contínua numa escola que desperte para a diferença, para a análise crítica e que afirme a cidadania e a autonomia intelectual é verdadeiramente o caminho.

O debate de fel dos últimos dias sobre o desenvolvimento via despacho governamental de medidas a adoptar pelas escolas no âmbito da lei da identidade de género (amplamente discutida e participada em 2018) evidencia bem o quanto é importante percebermos que é na escola que tudo começa e que só uma sociedade mais esclarecida nos defende do preconceito e discriminação ainda fortemente enraizados na nossa cultura.

Os partidos da direita, em particular o CDS e alguns “cronistas do reino da desinformação, revelaram neste processo que estão completamente desfasados da realidade, demonstram uma total insensibilidade ao sofrimento de tantos jovens que simplesmente nasceram com um corpo que lhes é estranho e apenas desejam transitar para a felicidade e comunhão física e psicológica a que têm direito! Não perceber essa vontade de autodeterminação e identidade de género e usar a caricatura para fazer eco das suas ideias bafientas, é não perceber mesmo nada…

Felizmente que as escolas, professores diretores, associações e pais já há muito que perceberam a necessidade de a lei evoluir e de a escola se adaptar à convivência das diferenças, olhando para todos e cada jovem em particular, sem segregar, sem excluir e sem discriminar.

Tem sido esse, aliás, o desígnio deste Governo e do grupo parlamentar do Partido Socialista advogando a flexibilidade curricular e uma visão humanista da escola, que o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória bem sintetiza.

Precisamos ainda de aprofundar mais a relevante estratégia de Educação para a cidadania em curso e de construir aprendizagens mais profundas que possam colocar a dimensão ética e humanista bem como a prossecução do bem comum, num outro patamar para poder enfrentar uma conjuntura crescente de violações aos direitos humanos no globo que a crise das migrações tão bem espelha e que neste Verão estamos mais uma vez a viver de forma intensa no Mediterrâneo!

O papel da educação como veículo insubstituível na formação das gerações futuras e no desenvolvimento cultural, social e económico de Portugal constitui matéria primordial para reflexão estratégica nacional para a qual devem convergir todos os esforços em prol do desenvolvimento de uma cultura partilhada de educação.

Só através de uma permanente busca pela igualdade e por uma sociedade respeitadora dos direitos humanos, do direito à identidade de género, ao livre desenvolvimento da personalidade, privacidade e autonomia erradicaremos os discursos de ódio, os machismos e os conservadorismos que se alimentam do medo face ao que é diferente e que escapa à norma padrão.

Os que pensam de forma pequena querem sempre fazer “fraca forte gente”, ao invés, aquilo que se pretende nesta área e que perpassa todo o programa eleitoral do PS é o respeito integral pelos direitos fundamentais e pela Constituição que erige a dignidade humana como princípio basilar em que assenta a nossa República.

Afinal este debate é essencialmente um debate sobre a dignidade humana e muitos não foram dignos desse debate, nem dos que sofrem em prol da defesa dessa dignidade.

No dia 6 de Outubro, os portugueses saberão fazer as suas escolhas sem o fel da indiferença, irão identificar o melhor ideário e programa eleitoral até porque sabem o quanto custou a liberdade e a igualdade!

Estamos mais uma vez prontos para servir Portugal e um “Abril de Sim” em matéria de direitos, liberdades e garantias.

* Susana Amador é vice-presidente do grupo parlamentar do PS

IN "OBSERVADOR"
27/08/19


.
.


2014.UNIÃO



EUROPEIA



.


52-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

TERAPIAS ALTERNATIVAS



FONTE:  crê.ser.humano


.
26-HORIZONTES DA MEMÓRIA
26.1-CINCO SÉCULOS DE CONVÍVIO



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS

Frank Sinatra

Strangers In The Night


.
.

5.AS FORMAS DO


INVISÍVEL



OLHO



* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
UM LABREGO JAMAIS SERÁ DIPLOMATA

Diplomacia regressou ao dicionário de Trump?



UM RADICAL DO ÓDIO MUITO MENOS

Fim das sanções é condição para conversações, diz Irão


MAS O DINHEIRO É A FÉ PARTILHADA
POR AMBOS


FONTE: euronews

.
.

A triste realidade do desmatamento 
da Amazónia mostrada pelo fantástico



FONTE: Tudo Info

.
.

̶8̶0̶0̶ ̶m̶i̶l̶h̶õ̶e̶s̶ ̶d̶e̶ ̶e̶m̶p̶r̶e̶g̶o̶s̶ ̶i̶r̶ã̶o̶ ̶d̶e̶s̶a̶p̶a̶r̶e̶c̶e̶r̶ ̶a̶t̶é̶ ̶2̶0̶3̶0̶



FONTE: Calebe Pacheco

.
.

METROPOLITANO
E A
LIBERDADE

PORTUGAL: País de brandos costumes, curta memória, homenagens tardias, ridículas e insignificantes!
"Um memorial de homenagem aos presos e perseguidos da ditadura", foi montado na estação Baixa-Chiado.

Supostamente para cumprir o "dever da memória", temos a enfeitar um dos corredores, este memorial que para além de não elucidar grande coisa, para não dizer coisa nenhuma, em nada homenageia os 30 mil Homens e Mulheres que por raciocinarem e terem uma opinião divergente do chefe do conselho, foram parar às garras da PIDE, onde foram torturados e alguns mortos, ou enviados para prisões e exílio.

Pois em Portugal em 45 anos e depois de 48 de ditadura há comportamentos que se mantém!
Continuamos iliteratos,ignorantes, rudes e "carneiros a caminho das igrejas e dos estádios"!

Persistimos em deixar que façam connosco o que bem querem, a única diferença é que os podemos insultar sem sermos presos!

E lá voltamos ao cerne da questão: não cuidamos, nem nos importamos com as centenas de pessoas que passam diariamente nesta estação, uns em passeio, outros em trabalho, uns com problemas de mobilidade, outros talvez não!

Mas, "Igualdade" acima de tudo!
Se eu subo, porque é que o deficiente não há-de subir? Ele que pegue na deficiência a ponha ás costas e suba!

Os elevadores, as escadas rolantes e até a plataforma elevatória, que para além de servir a população que usa cadeira de rodas, serve os funcionários da limpeza, para transportar os caixotes do lixo para a rua, estão avariados há um mês!!!

Mas isso que importa? Temos liberdade para nos queixarmos, mas continuamos a deixar que nos dêem "PORRADA"!

Vai-se a ver, e qualquer dia com essa tal "liberdade", alguém se lembra de transformar o salazar em "santo", elevá-lo ao altar de uma qualquer igreja e quiçá transferi-lo para o panteão!!!

Mas desde que haja festa o "TUGA" não se importa!
Afinal continuamos a ser o país dos três F's, independentemente do que eles signifiquem!





.
A PENSIONISTA
BERENICE

.
.
2079
Senso d'hoje
AFONSO FERREIRA
MESTRE EM DIREITO
MARXISTA NÃO COMUNISTA
DIRIGENTE DE "OS VERDES"
Precisamos assim tanto de rótulos?







FONTE: Observador

.
.
MERGULHANDO


.
.

BOM DIA


.