13/02/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.


.
150-FUTURANDO

Humano e máquina: como
exoesqueletos ajudariam nossa rotina/5


01:05 Para que serviria um exoesqueleto no quotidiano - Exoesqueletos foram desenvolvidos originalmente para uso militar e médico. Mas hoje eles são usados como apoio em profissões braçais, como a de pintor, ou na hora de carregar objectos pesados. A promessa dos cientistas é que com esses sistemas o corpo não vai ficar sobrecarregado, principalmente braços, costas e ombros. Mas será que eles funcionam mesmo?

07:28 Como a Suíça ensina noções de programação para crianças - É comum os meninos receberem computadores de presente antes das meninas. E, se depender da família, são eles que também acabam compondo a maioria dos alunos matriculados nas classes de informática. Essa pelo menos é uma realidade na Suíça, que profissionais da educação querem mudar. Para isso, eles contam com a ajuda de uma abelha robô.

11:45 Economia circular permite agricultura no deserto - Plantar no deserto, numa terra seca e estéril, parece impossível, mas um agricultor peruano provou o contrário. Plantou 30 quilómetros quadrados com pés de tangerina numa área de deserto. Esse plano só deu certo graças à economia circular.

18:04 Geleiras artificiais levam água para regiões secas - Geleira artificial em forma de stupa para amenizar a crise de água potável em regiões secas na Índia. Essa foi a ideia de um engenheiro indiano. E está dando certo. As stupas de gelo armazenam um grande volume de água e tem uma superfície pequena, assim os agricultores têm água mesmo em meses de seca.

22:02 Por que o estudo de geleiras nos Alpes tem relevância global - As geleiras do Ródano, na Suíça, deslizam cerca de 200 metros por ano. Cientistas querem agora entender melhor esse processo. Esse conhecimento pode dar pistas sobre o comportamento das geleiras em geral e se elas vão ou não aumentar o nível do mar.

 FONTE:DW Brasil

 .

AS ESCRAVAS DA AREIA/2
ςค๒๏ vєг๔є


(ÚLTIMA PARTE)

O ritual repete-se de geração em geração: todos os dias, as mulheres de Cabo Verde 🇨🇻 percorrem as praias munidas de baldes e pás, raspam, recolhem e peneiram a areia, o ouro negro deste arquipélago vulcânico situado na Macaronésia , África Ocidental. 

Isoladas, a 700 quilómetros da costa do Senegal, as ilhas de CaboVerde não dispõem de recursos naturais. Lá, a pobreza é a tendência dominante. Uma em cada quatro pessoas vive com menos de dois euros por dia. Ladrões de areia geralmente vêm de famílias monoparentais. Explorar a areia ainda é a única maneira de alimentar seus filhos ou permitir que eles estudem. Eles vendem seu saque por uma ninharia para construtores sem escrúpulos que o usam para fazer blocos de concreto, apesar de a areia da praia, devido ao seu alto teor de sal, não ser recomendada para construção. 

 Hoje, algumas praias estão completamente destruídas. A areia preta se foi. Restam apenas os seixos. As consequências ambientais são desastrosas: erosão acelerada do litoral, empobrecimento do recurso pesqueiro e contaminação salina dos lençóis freáticos e campos vizinhos. 

FONTE:   ARTE.tv Documentales.
. 
 𝑉𝐼𝐶𝐸𝑁𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑖𝑙
𝕄𝕒𝕤 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕓𝕠𝕟𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕥𝕖𝕞, 𝕟𝕦𝕟𝕔𝕒 𝕠 𝕞𝕦𝕟𝕕𝕠 
 𝕤𝕖𝕣𝕒́ 𝕤𝕖𝕦 𝕖 𝕞𝕚𝕝 𝕔𝕒𝕟𝕤𝕖𝕚𝕣𝕒𝕤 𝕝𝕙𝕖 𝕧𝕖̂𝕞
.
.
Castaway


 ESMA Movies
.
. 
 𝑉𝐼𝐶𝐸𝑁𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑖𝑙
𝕄𝕒𝕚𝕤 𝕧𝕒𝕝𝕖 𝕦𝕞 𝕒𝕤𝕟𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕞𝕖 𝕔𝕒𝕣𝕣𝕖𝕘𝕦𝕖 
 𝕕𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕦𝕞 𝕔𝕒𝕧𝕒𝕝𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕞𝕖 𝕕𝕖𝕣𝕣𝕦𝕓𝕖!

.
.
Aruni van Amstel

Aprendendo a partir
de experiências marcantes


Aruni van Amstel dedica boa parte de seu tempo fora da sala de aula investigando sobre assuntos que lhe interessam, a partir dos quais ele aprende muito, mas que não estão diretamente associados com o conteúdo ensinado na escola.
Todos esses interesses e a sua curiosidade para entendê-los surgiram a partir de experiências marcantes que Aruni teve em sua vida. A partir disso, ele questiona: se não temos experiências marcantes nas escolas, como é que o que estudamos em sala pode ser interessante?

.
. 
 𝑉𝐼𝐶𝐸𝑁𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑖𝑙
𝔼 𝕟𝕚𝕟𝕘𝕦𝕖́𝕞 𝕓𝕦𝕤𝕔𝕒 𝕔𝕠𝕟𝕤𝕔𝕚𝕖̂𝕟𝕔𝕚𝕒,
𝕖 𝕥𝕠𝕕𝕠 𝕞𝕦𝕟𝕕𝕠 𝕓𝕦𝕤𝕔𝕒 𝕕𝕚𝕟𝕙𝕖𝕚𝕣𝕠
.

LUÍS NEWTON

 .



A hora da reflexão

O PS habituou os portugueses a uma arrogância desmedida, a um desprezo pelos outros partidos, que de prática democrática pouco terá.

Passadas que estão as eleições autárquicas e decidida que está a maioria absoluta do Partido Socialista, a reconfiguração da geografia parlamentar apresenta-nos uma nova realidade com que teremos de conviver nos próximos (previsíveis) quatro anos e muitos meses.

Muitos discutem o futuro do PPD/PSD, um dos derrotados na noite de 30 de Janeiro, perante um resultado que ninguém imaginou. E se é verdade que a reflexão no partido terá de ser profunda, a discussão interna terá de se fazer e novos caminhos terão de ser traçados para uma rota segura, também não é menos verdade que todos os outros partidos deveriam igualmente refletir.

Começando pelo partido que alcançou a maioria absoluta.

Se é certo que António Costa, atual e futuro primeiro-ministro, afirmou na noite eleitoral que a maioria absoluta não significava poder absoluto, será interessante verificar se a declaração terá adesão à futura prática.

Sem maioria absoluta, o PS habituou os portugueses a uma arrogância desmedida, a um desprezo pelos outros partidos, que de prática democrática pouco terá. 

Na autarquia de Lisboa, apesar da derrota eleitoral de Setembro, essa postura não se modificou, como se aperceberá quem acompanhar, mesmo com mediana atenção, a atuação dos vereadores socialistas. O mesmo se aplicando aos deputados da Assembleia Municipal de Lisboa. A lição parece difícil de interiorizar.

Por isso será tão interessante acompanhar a atuação do futuro governo, agora com uma real maioria absoluta. Será uma maioria dialogante? Tenho as minhas dúvidas.

Os partidos à esquerda do PS sofreram uma erosão, talvez fácil de explicar. Por motivos diferentes.
O PCP, porque vai perdendo a sua base eleitoral sem conseguir captar o interesse dos jovens, que não se revêm no discurso de operários e camponeses de tempos passados e não partilham do seu conservadorismo ortodoxo. 

O BE, tendo nascido como um partido de protesto iludiu-se com um crescimento para que, de facto, nunca esteve preparado. Deixou-se inebriar pela ideia de que, apesar da sua relativamente fraca expressão eleitoral, podia governar e ditar os destinos do país, com uma irracional arrogância. No fundo, a tal rã que queria ser boi, citada pela sua própria líder.

Na esquerda surge ainda o Livre, que já muitos apelidam de “esquerda fofinha”, pelo discurso utópico que, inexplicavelmente (ou não), nos leva a imaginar unicórnios a saltitarem em campos de margaridas.
Com o sonho da “eco gerigonça” a esfumar-se antes de nascer, veremos o que nos reserva.

Quanto à direita, desapareceu da AR um dos partidos fundadores da democracia e consolidaram-se dois.
Um, o Chega, partido de protesto, umas vezes de extrema-direita outras só com a esperteza de dar voz a conversas de café, reuniu à sua volta o descontentamento dos que se sentiram abandonados, por um motivo ou outro.

O IL, democrático e bem mais estruturado, conseguiu atrair muitos jovens pela mensagem de esperança no futuro que transmite, mas as preocupações sociais mostram-se demasiado ausentes do seu discurso e obrigarão a uma adequação ao país real.

Por fim, o PAN, partido que demonstrou ter uma forte tendência proibicionista e uma estranha incapacidade de se posicionar assumidamente à esquerda ou à direita, apesar da convicta defesa da atuação do PS, regressou à casa de partida.

Motivos de reflexão não faltarão aos partidos, aos responsáveis políticos e, no fundo, a todos os cidadãos. 

* Presidente da concelhia do PSD/Lisboa e presidente da Junta de Freguesia da Estrela

IN  "iN" - 10/02/22

.

  .

2897.UNIÃO

EUROPEIA


ILIA
Veneza convida a "recordar
  o futuro" neste Carnaval





FONTE:   euronews.
. 
 𝑉𝐼𝐶𝐸𝑁𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑖𝑙
𝕊𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕤𝕖𝕟𝕙𝕠𝕣 𝕕𝕖 𝕤𝕚,
 𝕡𝕠𝕣𝕢𝕦𝕖 𝕠 𝕤𝕖𝕣𝕒́ 𝕕𝕖 𝕟𝕚𝕟𝕘𝕦𝕖́𝕞?

.

 .

6- ᗯᕮᖇOᑎIKᗩ ᖴᖇOᗪYᗰᗩ

𝔘𝔪 𝔣𝔦𝔩𝔪𝔢 𝔰𝔬𝔟𝔯𝔢 𝔞 𝔣𝔞𝔡𝔦𝔤𝔞, 𝔞 𝔡𝔬𝔯
𝔢 𝔞 𝔰𝔬𝔩𝔦𝔡𝔞̃𝔬 𝔡𝔞 𝔧𝔬𝔳𝔢𝔪 𝔟𝔞𝔦𝔩𝔞𝔯𝔦𝔫𝔞



* O subtítulo é elucidativo e para muita gente o tema não é desconhecido, as imagens confirmam a tenacidade de quem faz da profissão um objectivo.
FONTE: wocomoCULTURE .
.
LXXXII-VISITA GUIADA

Hospital Museu
Miguel Bombarda/1

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
. 
 𝑉𝐼𝐶𝐸𝑁𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑖𝑙
𝔼 𝕟𝕒̃𝕠 𝕤𝕖 𝕖𝕞𝕓𝕒𝕣𝕔𝕒 𝕥𝕚𝕣𝕒𝕟𝕚𝕒 𝕟𝕖𝕤𝕥𝕖 𝕓𝕒𝕥𝕖𝕝 𝕕𝕚𝕧𝕚𝕟𝕒𝕝 

.
.
Dmitri Hvorostovsky
"Cortigianni vil razza"


G.Verdi - Rigoletto

.
. 
 𝑉𝐼𝐶𝐸𝑁𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑖𝑙
𝕊𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕖́ 𝕞𝕠𝕣𝕥𝕠 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕕𝕠 𝕒𝕣𝕒𝕕𝕠 𝕙𝕒́-𝕕𝕖 𝕧𝕚𝕧𝕖𝕣


.
. 31-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
31.4-𝓔𝓷𝓬𝓸𝓷𝓽𝓻𝓸𝓼 𝓮
𝓭𝓮𝓼𝓮𝓷𝓬𝓸𝓷𝓽𝓻𝓸𝓼 𝓷𝓪 𝓬𝓪𝓷𝓬̧𝓪̃𝓸
Ronaldo Bastos
Fernando Brant


FONTE:Café Filosófico CPFL

.
. 
 𝑉𝐼𝐶𝐸𝑁𝑇𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑖𝑙
𝔼 𝕟𝕠𝕧𝕠𝕤 𝕕𝕖𝕤𝕖𝕛𝕠𝕤 𝕤𝕖 𝕒𝕡𝕣𝕠𝕩𝕚𝕞𝕒𝕞, 
𝕖𝕣𝕘𝕦𝕖-𝕤𝕖 𝕒 𝕧𝕠𝕟𝕥𝕒𝕕𝕖 𝕕𝕒 𝕡𝕒𝕚𝕩𝕒̃𝕠...


.
99-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑂 𝐴𝑟𝑟𝑜𝑡𝑜 𝑑𝑜 𝑏𝑒𝑏𝑒́


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

QUANDO A ARTE NÃO ENCOBRE A MISÉRIA


* Bem haja pelo ALERTA  JVA.

 .

ATÉ 25/02/2022

VȺŁƗĐȺȻ̧Ⱥ̃Ø ĐɆ FȺȻŦᵾɌȺS



FONTE:   Fala Portugal.

.
Frango a la Creme


Erick Jacquin
.

 .

É POR ISSO QUE NÃO 

 SOMOS CATÓLICOS




* Bem haja GABI por esta frase fantástica..
.
2975
Senso d'hoje
MARIA TERESA
SERRENHO
PROFESSORA 
ACTIVISTA POLÍTICA
DIRIGENTE FRENTE CÍVICA
O melhor sistema para representação 
 democrática dos cidadãos




 * Programa "ISTO É O POVO A FALAR" rubrica MOMENTUM, entrevista de JOÃO NUNO PINTO


FONTE:   KuriakosTV..
.
ANIMAL TV

ARANHAS PERIGOSAS


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO

.
.

31 TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒳-𝑉𝑎𝑚𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑀𝑒𝑛𝑡𝑖𝑟𝑎𝑠


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐶𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎, 𝑒𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠, 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑢𝑚 𝑜𝑟𝑖𝑔𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝐴𝑙𝑓𝑜𝑛𝑠𝑜 𝑃𝑎𝑠𝑜, 𝑐𝑜𝑚 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑎𝑑𝑎𝑝𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑅𝑎𝑢𝑙 𝑆𝑜𝑙𝑛𝑎𝑑𝑜. 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑎-𝑛𝑜𝑠 𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑙 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑢𝑚 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑐𝑒𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑁𝑎𝑡𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑒𝑙𝑒𝑠. 𝐽𝑢́𝑙𝑖𝑎 𝑡𝑒𝑚 𝑜 𝑣𝑖́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑎 𝑚𝑒𝑛𝑡𝑖𝑟𝑎 𝑒 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑒𝑧𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑓𝑎𝑐𝑡𝑜 𝑒́ 𝑡𝑎̃𝑜 𝑛𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙 𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑗𝑢𝑙𝑔𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑟 𝑎 𝑑𝑖𝑧𝑒𝑟 𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒...


FONTE:Ricardo Cardoso