19/03/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



.
XLVIII~MEGA FÁBRICAS
2-CONSÓRCIO JAHASAPÁ
Puentes Modulares Metálicos


FONTE:   SELLO NACIONAL

.
.
XVII- Segredos da NASA

O que será o X no espaço


Discovery Brasil

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
24.4-𝑪𝑨𝑻𝑨𝑹𝑰𝑵𝑨 𝑫𝑬 𝑴𝑬́𝑫𝑰𝑪𝑰
" 𝓪 𝓶𝓾𝓵𝓱𝓮𝓻 𝓺𝓾𝓮 𝓶𝓾𝓭𝓸𝓾 𝓪 𝓕𝓻𝓪𝓷𝓬̧𝓪"


FONTE:Canal História e Tu .

MANUEL CARVALHO

 .




Autarcas transumantes, 

uma lástima

A possibilidade de presidentes travados pela limitação de mandatos se candidatarem a outras câmaras prova que os princípios é que se submetem ao interesse partidário e não é o interesse partidário que se submete aos princípios.

“Por princípio”, o PS não vai candidatar autarcas que cessam funções por terem cumprido três mandatos num município, diz o secretário-geral do partido, José Luís Carneiro. Mas sempre que o partido suspeitar que a nomeação de um presidente de câmara nessas condições pode aumentar o pecúlio autárquico socialista, o princípio será esquecido. Não haverá muitos casos, garante Carneiro, mas, seja um ou dez, o que conta nesta equação é fácil de determinar: os princípios é que se submetem ao interesse partidário e não é o interesse partidário que se submete aos princípios. Do ponto de vista da ética republicana, o exemplo socialista não merece aplauso. Pelo contrário. É uma lástima.

A lei da limitação dos mandatos autárquicos está longe de ser absolutamente democrática. Cerceia a vontade dos cidadãos, impedindo-os de escolher o seu presidente de câmara as vezes que muito bem entenderem. Mas, na democracia, e ainda mais na democracia local, há outros e mais importantes princípios democráticos a considerar em seu favor. O primeiro relaciona-se com uma tentativa de impedir a cristalização de caciques; o segundo associa-se à necessidade de renovar o pessoal político; o terceiro, entre muitos outros, justifica-se pela tentativa de permitir que círculos de interesses viciosos se consolidem em torno de um presidente vitalício, ou seja, mudar uma pessoa numa câmara é uma forma de expurgar vícios, promover a transparência e vitalizar a democracia.

Se um autarca que chega ao seu limite de mandatos puder contar com o beneplácito do seu partido ou de um partido rival para se candidatar ao município vizinho, parte dos riscos da eternização no poder serão evitados – mas não todos. Limita-se a renovação na política local. Estimula-se a instituição de “dinossauros”. Promove-se o carreirismo autárquico. Incentiva-se a transumância política com pára-quedistas. E, mais grave ainda, permite-se que as teias de interesses, económicos ou outros, desenvolvidas numa câmara se transfiram para a câmara ao lado.

Por muito que o PS (ou outros partidos, que não enjeitarão este recurso para acumular o seu poder nas câmaras) seja cuidadoso ao refrear a abertura à transumância, o que está em causa são indícios de violação da lei de limitação de mandatos, se não na forma, ao menos no espírito. Não se percebe como os partidos se expõem a esta cedência às carreiras de autarcas profissionais, que tanto governam a terra que conhecem como a que fica ao lado. Resta por isso uma esperança: que os eleitores recusem pelo voto candidatos transumantes que se lhes apresentam mais empenhados em servir-se da política de que em usá-la para os servir.

* Director

IN "PÚBLICO" - 17/03/21

.

 .



2576.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL

ILUSÃO INSUSTENTÁVEL




FONTE:   ZERØ – Associação Sistema Terrestre Sustentável

.

.
28-Falsidade.com

28.1 Angela Allen


FONTE: Crysaz Entretenimento 
.
Xiaomi Mi 10 ultra
Carregador Wireless 55w
Teste 0 100


FONTE:   Cymye

.
.
Beto Dias
Benificio de duvida


.
.

IX-AS PIORES PRISÕES

DO MUNDO

4-Cotabato Sul

Filipinas


FONTE: Leo Documentários
.

 .

Dia Mundial do Sono 

Dormir mal é muito caro


FONTE:   euronews

.

 .

CARTA PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE



* Obrigada LULU por esta carta deliciosa

.

 .

19. ANTES DO MERGULHO




FONTE Originalos

.

 .

VENDA AO POSTIGO

.

.

2644
Senso d'hoje
DORA KRAMER
CIDADÃ BRASILEIRA
ANALISTA POLÍTICA
A única surpresa na pesquisa 
 sobre Bolsonaro é que 
a rejeição não veio antes



FONTE:  Rádio BandNews FM
.
.
Um Lago à Medida


.
.

BOM DIA


.
.
𝟣-Ʈᥲ́ᑲᥙᥲ⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
XIII-LES INDES GALANTES



Les Indes Galantes é uma ópera de Jean-Philippe Rameau com libreto de Louis Fuzelier. Tem a forma de um opéra-ballet com um prólogo e quatro entradas. Seguindo um prólogo alegórico, as quatro entradas têm tramas distintas e separadas, mas são unificadas pelo tema do amor em lugares exóticos.


FONTE:   Volodimir Balyk

.

.

28-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒳𝐼-𝑬𝒖 𝑺𝒂𝒊𝒐 𝒏𝒂 𝑷𝒓𝒐́𝒙𝒊𝒎𝒂, 𝒆 𝑽𝒐𝒄𝒆̂?


𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝑈𝑚 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑜 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜 𝑒𝑚 𝐿𝑖𝑠𝑏𝑜𝑎 𝑛𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝟽𝟶 𝑑𝑜 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜, 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎𝑚 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎𝑟 𝑒 𝑑𝑒𝑐𝑖𝑑𝑒𝑚 𝑣𝑜𝑙𝑡𝑎𝑟 𝑎 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒. 𝐷𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑚𝑒̂𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚-𝑠𝑒. 
𝑀𝑎𝑠 𝑜 𝑚𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑓𝑟𝑎𝑐𝑎𝑠𝑠𝑜. 𝐴𝑚𝑏𝑜𝑠 𝑠𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑒𝑚 𝑎𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑟𝑎𝑧𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝘩𝑎𝑛𝑐̧𝑜 𝑑𝑎 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑣𝑜𝑐𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑟𝑑𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑜𝑛𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑓𝑙𝑢𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟𝑒𝑠. 
𝐴 𝑐𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎 𝑒 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑐𝑟𝑢𝑧𝑎𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑣𝑖𝑑𝑎𝑠, 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑙𝘩𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑣𝑒𝑛𝑐̧𝑎𝑠 𝑛𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑓𝑎𝑠𝑒𝑠. "𝐸𝑢 𝑆𝑎𝑖𝑜 𝑛𝑎 𝑃𝑟𝑜́𝑥𝑖𝑚𝑎, 𝑒 𝑉𝑜𝑐𝑒̂?" 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑟𝑒𝑡𝑟𝑎𝑡𝑜 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙, 𝑢𝑚 𝑐𝘩𝑜𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑑𝑒𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎 𝑚𝑢𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑑𝑎 𝑑𝑖𝑡𝑎𝑑𝑢𝑟𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑎 𝑙𝑖𝑏𝑒𝑟𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙 𝑒 𝑑𝑎 𝑙𝑖𝑏𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑀𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑛𝑞𝑢𝑖𝑠𝑡𝑜𝑢 𝑛𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝟼𝟶 𝑎𝑜𝑠 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐵𝑎𝑖𝑎̃𝑜
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑀𝑜𝑡𝑎


FONTE:Teatro Português