03/10/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .


.
131-FUTURANDO

Como é viver na Estação Espacial Internacional/1


Como é viver no espaço: A astronauta Samantha Cristoforetti, que já participou de uma missão na Estação Espacial Internacional e fará sua segunda viagem ao espaço em 2022, conta como é a vida longe do planeta Terra. Ela explia quais foram os maiores desafios, como a experiência mudou a sua vida e ainda relata algumas peculiaridades da vida no espaço.

Poluição luminosa, os impactos na natureza e as possíveis soluções - Causa da morte de insetos, a poluição luminosa é caracterizada pelo excesso de luz artificial em locais onde ela nem é tao necessária – ou, se necessária, não em quantidade indiscriminada. Um observador de estrelas da Alemanha luta para amenizar o problema. Entenda melhor os impactos desse problema e a busca de formas para resolvê-lo.

Como a poeira se forma - Você pode limpar a casa, mas pouco tempo depois ela está empoeirada. Mas afinal, de onde vem a poeira? Fenômenos da natureza são responsáveis por cera de 80% da poeira. Mas, nas cidades, ela também vem muito do tráfego.

Pandemia acelera a digitalização de obras de arte - Instituições alemãs estão digitalizando seus acervos de arte, criando cópias tridimensionais das obras. Logo essas cópias vão estar disponíveis para pesquisadores do mundo todo, além de permitir informações contextuais sobre as peças. O processo já vinha sendo pensado, mas foi acelerado com a pandemia.

FONTE:DW Brasil

 .

O ϙᥙᥱ ᥱ́ ⳽ᥱɾ ຕᥙꙆᖾᥱɾ ᥲƒɾɩᥴᥲᥒᥲ


FONTE:  Eu Afro

.


 𝐶𝐻𝐴𝑃𝐿𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐ℎ𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡

𝕆 𝕚𝕟𝕔𝕖𝕟𝕥𝕚𝕧𝕠 𝕕𝕖 𝕧𝕚𝕧𝕖𝕣 𝕖́ 𝕒𝕣𝕣𝕚𝕤𝕔𝕒𝕣, 
𝕕𝕖𝕚𝕩𝕖 𝕠 𝕞𝕖𝕕𝕠 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕠𝕤 𝕗𝕣𝕒𝕔𝕠𝕤


.
.
Destiny


Fabien Weibel
.


 𝐶𝐻𝐴𝑃𝐿𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐ℎ𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡

𝔼𝕟𝕢𝕦𝕒𝕟𝕥𝕠 𝕤𝕖 𝕤𝕠𝕟𝕙𝕒,  
𝕗𝕒𝕫-𝕤𝕖 𝕠 𝕣𝕒𝕤𝕔𝕦𝕟𝕙𝕠 𝕕𝕠 𝕗𝕦𝕥𝕦𝕣𝕠 


.
.
Edson Castro

Você é alguém
com quem um homem
pode conversar?


Edson compartilha sobre a falta de diálogo durante a sua adolescência, e a ausência de informações que pudessem responder a dúvidas e questionamentos que um homem enfrenta nessa fase. Foi isso que o impulsionou a criar um canal no Youtube, criando um ambiente seguro, onde esses assuntos pudessem ser abordados.
Formado pela PUC-SP. Começou a carreira na TV, produzindo e escrevendo roteiros. Passou pelo grupo RBS onde trabalhou como editor e business intelligence.
Em 2012, criou o Manual do Homem Moderno, um dos maiores portais de conteúdo para o público masculino na internet brasileira. Desde então, trabalha criando conteúdos sobre masculinidade tentando fugir do lugar comum do machismo, homofobia e masculinidade tóxica.

.


 𝐶𝐻𝐴𝑃𝐿𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐ℎ𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡

𝔸 𝕧𝕚𝕕𝕒 𝕖́ 𝕞𝕒𝕣𝕒𝕧𝕚𝕝𝕙𝕠𝕤𝕒 𝕤𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕤𝕖 𝕥𝕖𝕞 𝕞𝕖𝕕𝕠 𝕕𝕖𝕝𝕒 


.

SÓNIA DE SÁ

 .




Quem manda aqui?

Continuamos a ignorar que a desigualdade de género é a mais grave e permanente das desigualdades, porque é socialmente aceite e politicamente apagada.

Se usarmos óculos de género para olhar os resultados das últimas eleições autárquicas, verificamos sem grande dificuldade um enorme desequilíbrio, dando até a ideia de um país mais e mais governado por homens.

À pergunta “Quem manda aqui?”, os 91% de presidentes de Câmara masculinos responderão: “O homem!”. A realidade é mesmo essa: das 308 autarquias do país, apenas 29 são lideradas por mulheres, menos três do que nas últimas eleições.

É claro que, como bom costume português, podemos colocar as velhas hipóteses.

Primeira: nada nos garante que um país maioritariamente governado por mulheres fosse melhor;

Segunda: ser mulher não é garante da defesa de valores democráticos e de uma governança eficiente. A isto podemos retorquir, olhando à nossa volta, que nada nos mostra que um país governado maioritariamente (de forma esmagadora) por homens seja o ideal. Não, não é. Basta olharmos a abstenção: há uma parte muito significativa da população que não se vê representada nem tampouco identificada.

Mas porque é que, em Portugal, o lugar da mulher na política continua invisibilizado? Ou, quando consegue ter um papel ativo, é muitíssimo mais escrutinado? Bom, talvez a segunda questão responda à primeira, mas não só.

Além de sobre-examinada, a mulher na política é alvo de análises que, ilegitimamente, vão muito além da sua ação política: é-lhe analisada a aparência, o tom de voz – ai da mulher que fale alto, vai de histérica a doida em poucos segundos –, as emoções ou a família – como tem tempo para os filhos? Análises que, claro está, não são necessárias aos homens políticos. Ora essa!

Com muita tristeza o escrevo: somos um país de velhos costumes, somos um país que não se mobiliza tanto quanto devia contra discriminações de género históricas, somos um país tranquilo à sombra do patriarcado, somos um país político de fato e gravata onde mulher não entra. E quando entra, é vilipendiada – cedo ou tarde – para se lembrar que “devia estar em casa a tomar conta dos filhos e dos mais velhos”.

Que país político tão cinzento, resultado – em muito – da ação dos principais partidos, que queimam a entrada de mulheres para os lugares de eleição principal, e, quando permitem, deixam que as cozinhem em lume brando até que a “normalidade” se reponha e os senhores de voz grossa, calmos e disponíveis regressem ao seu palco. Só assim – e nem mesmo assim – consigo perceber como conseguimos ter menos mulheres presidentes de Câmara do que há quatro anos.

Mas, como portugueses ‘bonzinhos’ que somos, dizemos: “Não te enerves com isso, há coisas mais importantes e urgentes com que nos preocuparmos”. E assim continuamos a ignorar que a desigualdade de género é a mais grave e permanente das desigualdades, porque é socialmente aceite e politicamente apagada. Salvo algumas (boas) exceções.

Em resultado: Quem manda aqui? “Eu é que sou o presidente!”, diz o homem.

E nós, mulheres, o que podemos fazer?

* Professora, Universidade da Beira Interior

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 02/10/21

.

 .

 

2767.UNIÃO

EUROPEIA

 
É UM FARTAR VILANAGEM
Cerca de 3 000 pedófilos
 na Igreja Católica Francesa


 
* Contas feitas por defeito, entenda-se.

FONTE:  euronews

.


 𝐶𝐻𝐴𝑃𝐿𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐ℎ𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡

𝕆 𝕥𝕖𝕞𝕡𝕠 𝕖́ 𝕠 𝕞𝕖𝕝𝕙𝕠𝕣 𝕒𝕦𝕥𝕠𝕣; 
𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕖𝕟𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒 𝕦𝕞 𝕗𝕚𝕟𝕒𝕝 𝕡𝕖𝕣𝕗𝕖𝕚𝕥𝕠



.

 .

3-ƐXƤƐƊIƇ̧ÃO ƜHISƘƳ




FONTE:   Renato Neves
.
.
LXXV-VISITA GUIADA


Museu do Dinheiro/1

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


 𝐶𝐻𝐴𝑃𝐿𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐ℎ𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡

ℂ𝕒𝕕𝕒 𝕤𝕖𝕘𝕦𝕟𝕕𝕠 𝕖́ 𝕥𝕖𝕞𝕡𝕠 𝕡𝕒𝕣𝕒
𝕞𝕦𝕕𝕒𝕣 𝕥𝕦𝕕𝕠 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖



.
.
Franco Fagioli
Ah Quel Giorno


Gioachino Rossini - Semiramide

.


 𝐶𝐻𝐴𝑃𝐿𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐ℎ𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡

ℂ𝕒𝕕𝕒 𝕕𝕚𝕒 𝕢𝕦𝕖 𝕡𝕒𝕤𝕤𝕒 𝕤𝕖𝕞 𝕦𝕞 𝕣𝕚𝕤𝕠
 𝕖́ 𝕦𝕞 𝕕𝕚𝕒 𝕡𝕖𝕣𝕕𝕚𝕕𝕠


.
.
28-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
28.7 - 𝓐𝓭𝓸𝓵𝓮𝓼𝓬𝓮𝓷𝓽𝓮𝓼: 𝓸𝓷𝓽𝓮𝓶,
𝓱𝓸𝓳𝓮 𝓮 𝓪𝓶𝓪𝓷𝓱𝓪̃
Ivan Capelatto


FONTE:Café Filosófico CPFL


 𝐶𝐻𝐴𝑃𝐿𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐ℎ𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡

ℕ𝕒̃𝕠 𝕛𝕦𝕝𝕘𝕦𝕖 𝕒𝕤 𝕡𝕖𝕤𝕤𝕠𝕒𝕤 𝕡𝕖𝕝𝕠𝕤 𝕥𝕣𝕒𝕡𝕠𝕤, 
𝕞𝕒𝕤 𝕤𝕚𝕞 𝕡𝕖𝕝𝕠 𝕔𝕒𝕣𝕒́𝕔𝕥𝕖𝕣



.
80-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑀𝑖𝑛𝘩𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 - 𝑂𝑠 𝑏𝑒𝑏𝑒́𝑠
𝑒𝑠𝑐𝑢𝑡𝑎𝑚 𝑛𝑜 𝑢́𝑡𝑒𝑟𝑜, 𝑠𝑖𝑚


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

 α ɢɪɢαηᴛєѕᴄα ʙᴏƖα ϙᴜє ຕαηᴛє́ຕ

ɗє ᴘє́ ᴏѕ αяяαηʜα ᴄє́ᴜѕ

 

 
 FONTE:    Reverse Engineering
 
 .

 .

 𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗼𝘀 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿𝗼𝘀𝗼𝘀 𝗻𝗮𝘃𝗶𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲𝗯𝗿𝗮-𝗴𝗲𝗹𝗼 𝗳𝘂𝗻𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗺?



FONTE:   Integrando Conhecimento

 .

.
Tarte de Frutos Vermelhos
com Creme de Pasteleiro


SaborIntenso
.

 .

 VAI UMA PRECE FECUNDANTE? 

 


 .

.

2842
Senso d'hoje
GUSTAVO JESUS
PSIQUIATRA PORTUGUÊS
"SOMOS TODOS MALUCOS"
"Mitos e verdades da Psiquiatria"






FONTE:   António Raminhos
.
.
ANIMAL TV

LEÕES DO DESERTO


  ANIMAL TV
.
.
BOM DOMINGO

.


114-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳 - 𝑃𝑜𝑑𝑒𝑟 𝑒 𝑇𝑟𝑎𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐴𝑝𝑜́𝑠 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑖𝑛𝑓𝑎̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑛𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎, 𝑀𝑎𝑟𝑦 𝑟𝑒𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝐸𝑠𝑐𝑜́𝑐𝑖𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎𝑠𝑠𝑢𝑚𝑖𝑟 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑟𝑜𝑛𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑟𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎. 𝐽𝑜𝑣𝑒𝑚, 𝑐𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎̃ 𝑒 𝑖𝑛𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑒𝑙𝑎 𝑣𝑎𝑖 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑣𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑖𝑚𝑖𝑔𝑜𝑠. 𝑇𝑟𝑎𝑚𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑒𝑙𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑖-𝑖𝑛𝑖𝑚𝑖𝑔𝑎, 𝑎 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎 𝐸𝑙𝑖𝑧𝑎𝑏𝑒𝑡𝘩 𝐼. 𝐸𝑛𝑣𝑜𝑙𝑡𝑎 𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝑀𝑎𝑟𝑦 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎́-𝑙𝑎𝑠.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑦𝑙𝑒
𝐾𝑒𝑣𝑖𝑛 𝑀𝑐𝑘𝑖𝑑𝑑
𝐶𝑎𝑡𝘩𝑒𝑟𝑖𝑛𝑒 𝑀𝑐𝑐𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐𝑘
𝐶𝑙𝑒𝑚𝑒𝑛𝑐𝑒 𝑃𝑜𝑒𝑠𝑦
𝑀𝑖𝑐𝘩𝑎𝑒𝑙 𝐹𝑎𝑠𝑠𝑏𝑒𝑛𝑑𝑒𝑟
𝐶𝑎𝑟𝑚𝑒𝑛 𝑈𝑛𝑔𝑢𝑟𝑒𝑎𝑛𝑢

FONTE: Land Walker