15/02/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



.


187-SUBTILEZAS

VOCÊ ESTÁ SENDO MANIPULADO
SEM SABER?


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

..
.
1-ACHTERLAND
 COREOGRAFIA DE 
ANNE TERESA DE KEERSMAEKER



Achterland, filmé par le chorégraphe flamand Anne Teresa De Keersmaeker, est une nouvelle manifestation de son intérêt pour les différences entre hommes et femmes. Elle se concentre sur la diversité et la multiplicité du concept de la féminité. Dans Achterland, la chorégraphe fait appel pour la première fois à des musiciens qui, en plus de jouer en direct, prennent également part au jeu théâtral. Des caractéristiques récurrentes de son travail peuvent être observées dans sa chorégraphie: références à des travaux antérieurs, mouvements maintenus jusqu’à la limite de l’endurance, répétitions, courses en rond rapide, ainsi que les rencontres intenses entre hommes et femmes.

FONTE: Carloes Hreis

.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/320
QUANTOS CUBINHOS FALTAM PARA COMPLETAR O CUBÃO?
  Consegue Resolver?


 


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio
.


LII- MEGA MÁQUINAS

6-História da Bimota


O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Chris FC

LUÍS MONTEIRO

 .




Já imaginou o Rio Douro 

sem Barcos Rabelos? 

Nós também não

Inacreditavelmente, está neste momento um processo em curso por parte do Porto de Leixões para o despejo deste estaleiro, instalado nas margens ribeirinhas do Douro, ao lado do Cais de Gaia.

Na passada semana, a empresa detentora do estaleiro naval de barcos rabelos sediado no Cais de Gaia foi notificada com um aviso. Esse ultimatum, assinado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A. (APDL), vem assim terminar o contrato de ocupação de domínio público hídrico por parte da empresa Socrenaval. Mas não é só isso que termina se esta empresa desaparecer daquelas instalações. Consigo, leva mais de um século de construção artesanal de barcos rabelos: o único estaleiro que, atualmente, mantém uma produção artesanal.

É por demais evidente que o interesse da APDL naquele terreno ribeirinho tem em vista a sua utilização para fins que lhe permitam rentabilizá-lo financeiramente. A história já é antiga e as tentativas de despejar o estaleiro de barcos rabelos já aconteceu várias vezes. Para aquele espaço, já se imaginaram as mais variadas soluções para despejar o estaleiro. O menu de novas atrações turísticas fast-food para a zona é extensa e apetitosa para quem imagina a transformação de um património histórico numa Disneylandia.

À Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia cabe mais do que a timidez de se propor intermediar o conflito que, tudo indica, será resolvido nos tribunais e não através de um acordo. A intransigência da APDL não parece permitir outra saída que não essa. Um município que tem assumido para si a responsabilidade de reabilitar a orla marítima e ribeirinha, valorizar turisticamente esta zona histórica onde o vinho do porto é tema central, tem de utilizar os meios ao seu dispor para preservar o interesse público daquilo que – pasme-se – é a razão da tão atrativa zona turística.

Não cabe a um executivo autárquico defender este ou aquele negócio privado. A ética republicana exige prudência e transparência na gestão de processos desta natureza. Mas há uma verdade absoluta à qual ninguém pode virar as costas: o património material e imaterial constituído hoje por um conjunto de significantes sociais e históricos onde os barcos rabelos (a sua conceção e produção, a sua ligação à região, à economia do vinho do porto e à história de um rio) se encaixam tem de estar acima de qualquer interesse privado.

Para esse efeito, há já ações que podem e devem ser tomadas. A empresa detentora deu entrada, muito antes deste episódio ter sucedido, de um pedido de classificação do seu estaleiro e da atividade ali desenvolvida como de interesse público dada a sua importância patrimonial. Este elemento é fundamental para o próprio município potenciar a classificação da zona ribeirinha como Património da Humanidade. Qualquer apoio da autarquia nesse processo lançado pela empresa deve ser entendido como de interesse público. Em segundo plano, devem ser estudadas medidas para o estudo histórico e a musealização desta atividade artesanal. Só fortalecendo os laços entre a história e as políticas públicas é que conseguiremos prevenir mais abusos como este.

É possível imaginar a erguer políticas públicas que preservem o nosso património e mantenham as portas abertas a todos que queiram conhecer o nosso município. E para isso, lanço o apelo: que todas as vozes em defesa do património se façam ouvir, que todos e todas aquelas que não aceitam que se perca a história da nossa cidade se levantem.

* Museólogo. Deputado e membro da Comissão Política do BE

IN "PÚBLCO" -04/02/21

.

 .



2546.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
CARNAVAL 2021



.
.
MACHU PICHU

A CIDADE PERDIDA/4


. Professor Julio Borbo
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

5. Viagens Maravilhosas
de Comboio
5.2 - SRI LANKA
MAIN LINE


 FONTE: DocuZone !

.

.
John Legend

All Of Me


.
.

Portugal bem português

X-A GUITARRA PORTUGUESA
3-AS ORIGENS E A HISTÓRIA 



* Programa apresentado pelo músico José Pracana, com os convidados Pedro Caldeira Cabral, compositor e instrumentista de guitarra portuguesa, Conceição Fagundes e Manuel de Almeida, fadistas, com entrevista e atuações dos convidados acompanhados à guitarra por José Fontes Rocha e José Pracana e à viola por Manuel Martins e Alfredo Gago da Câmara.

** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE:  A Guitarra Portuguesa
.

 .

 DESUMANIDADE

Aborto na Polónia

A lei que proíbe e divide


FONTE: euronews

.

.
MACAU

41- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
Testemunhas de Guerra
Deserções, Motins e Bombardeamentos


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.
.
MARIA REI
CAMPEÃ DO MUNDO
CANOAGEM
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/27



FONTE:  Camões TV

..

 .

DESCONFINA CARAGO!


.

. 2613
Senso d'hoje
RAQUEL VARELA
HISTORIADORA
ANALISTA POLÍTICA
Redes sociais e jornalismo




FONTE:  Raquel Varela

.
.
Panda no Colo


.
.

BOM DIA


.

𝟣-ᖴɩtᥲ⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
III- 𝕴𝖗𝖊𝖎 𝖈𝖔𝖒𝖔 𝖚𝖒 𝖈𝖆𝖛𝖆𝖑𝖔 𝖑𝖔𝖚𝖈𝖔
.
UM FILME DE 1973 
DE FERNANDO ARRABAL



CONTINUA PRÓXIMA MADRUGADA

SINOPSE
Segundo filme de Arrabal: Irei como um cavalo louco (J'irai comme un cheval fou) abandona a alegoria política presente em "Viva la Muerte" em prol de uma descoberta dramática da fé e religião organizada. 

Trata-se da história de Aden, interpretado pelo americano George Shannon, que foge da sociedade após a morte de sua mãe controladora. No deserto, descobre a beleza da natureza e, sob a tutela de um eremita, Marvek, torna-se um homem normal. 
Aden apaixona-se loucamente por Marvel, que pode se comunicar com animais, as nuvens e o sol. Após retornar à civilização, agora com Marvel, Aden torna-se consciente da natureza hipócrita e terrível da sociedade humana. 

"Irei com como um cavalo louco" é considerado uma obra prima do cinema surrealista, o filme mais delirante e diabólico de Arrabal, um retrato chocante tanto da beleza do mundo quanto de seu tormento interno.

* Não conseguimos película com legendas em português, cremos que a opção pela língua castelhana foi a melhor possível.

.

107-CINEMA
FORA "D'ORAS"
𝒳𝒱𝐼𝐼 -𝑶𝒔 𝑩𝒐́𝒓𝒈𝒊𝒂𝒔


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:
 
𝐿𝑜𝑠 𝐵𝑜𝑟𝑔𝑖𝑎 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝘩𝑖𝑠𝑝𝑎𝑛𝑜-𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖𝑎𝑛𝑜 𝑑𝑒 𝟸𝟶𝟶𝟼 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝐻𝑒𝑟𝑛𝑎́𝑛𝑑𝑒𝑧, 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑏𝑖𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑎-𝑚𝑒𝑡𝑟𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑖𝑛𝑒𝑚𝑎[𝟷] 𝑒 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚, 𝑒𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎̃𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑎, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑒́𝑟𝑖𝑒 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑙𝑒𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜. 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒, 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑚 𝑝𝑜𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝐸𝑠𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑒 𝐼𝑡𝑎́𝑙𝑖𝑎. 𝑁𝑎 𝐸𝑠𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎, 𝑓𝑜𝑖 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑁𝑎𝑣𝑎𝑟𝑟𝑎, 𝐺𝑎𝑛𝑑𝑖𝑎 𝑒 𝑉𝑎𝑙𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎, 𝑒𝑛𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑛𝑜 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑎𝑙𝑝𝑖𝑛𝑜 𝑓𝑜𝑖 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑅𝑜𝑚𝑎 𝑒 𝑎𝑟𝑟𝑒𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠.

𝑂 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑟𝑒𝑣𝑒 𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑖𝑝𝑎𝑖𝑠 𝑒𝑣𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑛𝑎 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝑓𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝟷𝟸 𝑎𝑛𝑜𝑠 (𝟷𝟺𝟿𝟸-𝟷𝟻𝟶𝟺), 𝑛𝑜 𝑐𝑒𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑜𝑢 𝑜 𝑃𝑎𝑝𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑉𝐼, 𝑒 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜𝑠 - 𝐿𝑢𝑐𝑟𝑒𝑧𝑖𝑎 𝑒 𝐶𝑒𝑠𝑎𝑟𝑒.
 

𝐸𝐿𝐸𝑁𝐶𝑂:

𝑆𝑒𝑟𝑔𝑖𝑜 𝑃𝑒𝑟𝑖𝑠-𝑀𝑒𝑛𝑐𝘩𝑒𝑡𝑎 - 𝐶𝑒́𝑠𝑎𝑟 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎
𝐿𝑙𝑢𝑖́𝑠 𝐻𝑜𝑚𝑎𝑟 - 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝑃𝑎𝑝𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑉𝐼
𝑀𝑎𝑟𝑖́𝑎 𝑉𝑎𝑙𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒 - 𝐿𝑢𝑐𝑟𝑒́𝑐𝑖𝑎 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎
𝑃𝑎𝑧 𝑉𝑒𝑔𝑎 - 𝐶𝑎𝑡𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑆𝑓𝑜𝑟𝑧𝑎
𝐴́𝑛𝑔𝑒𝑙𝑎 𝑀𝑜𝑙𝑖𝑛𝑎 - 𝑉𝑎𝑛𝑛𝑜𝑧𝑧𝑎 𝑑𝑒𝑖 𝐶𝑎𝑡𝑡𝑎𝑛𝑒𝑖
𝑆𝑒𝑟𝑔𝑖𝑜 𝑀𝑢𝑛̃𝑖𝑧 - 𝐽𝑢𝑎𝑛 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝐷𝑢𝑞𝑢𝑒 𝑑𝑒 𝐺𝑎𝑛𝑑𝑖́𝑎
𝐸𝑙𝑜𝑦 𝐴𝑧𝑜𝑟𝑖́𝑛 - 𝐽𝑜𝑓𝑟𝑒́ 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝑃𝑟𝑖́𝑛𝑐𝑖𝑝𝑒 𝑑𝑒 𝑆𝑞𝑢𝑖𝑙𝑙𝑎𝑐𝑒
𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜 𝐴́𝑙𝑣𝑎𝑟𝑒𝑧 - 𝐽𝑜𝘩𝑎𝑛𝑛𝑒𝑠 𝐵𝑢𝑟𝑐𝘩𝑎𝑟𝑡 (𝑠𝑒𝑐𝑟𝑒𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑉𝐼)
𝐿𝑖𝑛𝑑𝑎 𝐵𝑎𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 - 𝑆𝑎𝑛𝑐𝘩𝑎 𝑑𝑒 𝐴𝑟𝑎𝑔𝑎̃𝑜
𝐸𝑢𝑠𝑒𝑏𝑖𝑜 𝑃𝑜𝑛𝑐𝑒𝑙𝑎 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐺𝑖𝑢𝑙𝑖𝑎𝑛𝑜 𝑑𝑒𝑙𝑙𝑎 𝑅𝑜𝑣𝑒𝑟𝑒, 𝑃𝑎𝑝𝑎 𝐽𝑢́𝑙𝑖𝑜 𝐼𝐼
𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝑉𝑎𝑙𝑒𝑟𝑜 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐴𝑠𝑐𝑎𝑛𝑖𝑜 𝑆𝑓𝑜𝑟𝑧𝑎
𝐷𝑖𝑒𝑔𝑜 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖́𝑛 - 𝑃𝑒𝑟𝑜𝑡𝑡𝑜 (𝑐𝑟𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜, 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝐿𝑢𝑐𝑟𝑒́𝑐𝑖𝑎)
𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝐻𝑒𝑟𝑛𝑎́𝑛𝑑𝑒𝑧 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐺𝑖𝑎𝑛𝑏𝑎𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑂𝑟𝑠𝑖𝑛𝑖


FONTE:Petronio Filho