25/07/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .




* Com a devida autorização apresentamos uma série durante mais uns dias da próxima semana, do excelente cartoonista brasileiro FERNANDO MARTINS.
.

.
121-FUTURANDO
A ciência da formação de nuvens/1


 
01:06 Os perigos de acidentes domésticos e como evitá-los - Uma panela de óleo, um smtarphone e um desodorante spray. O que eles têm em comum? Os três são usados no nosso cotidiano e podem representar um risco para a nossa vida. Eles explodem em certas condições. Com a ajuda dos bombeiros, mostramos como e por que esses objetos domésticos podem explodir. Veja no vídeo do Futurando.

07:41 Megaprojeto mapeia nuvens para entender como elas influenciam o clima - O comportamento e a dinâmica exata da formação das nuvens são pontos da pesquisa climática considerados ainda um mistério por cientistas. Da mesma forma, não se sabe ao certo o impacto das estruturas nas mudanças pelas quais o planeta vem passando. As nuvens estão sendo impactadas pelo aquecimento global? Podem ajudar a frear o processo? É o que a ciência está tentando descobrir .

15:23Investimento verde: é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo? Investir em empresas social e ambientalmente responsáveis e ainda ter lucros. Parece um bom negócio. Será mesmo? Nós conversamos com especialistas e analisamos esses fundos de sustentabilidade mais de perto.

21:59Como as mudanças climáticas afetam os animais? As mudanças climáticas deixam as temperaturas mais altas em muitos lugares. Os oceanos também estão mais quentes. Isso reflete no comportamento e no habitat de muitas espécies de animais. Algumas até estão mudando seus hábitos de acordo com a nova condição, mas outras espécies estão ameaçadas de extinção.


FONTE:DW Brasil

 .

ANGOLA

4-UM PAÍS RICO COM

28 MILHÕES DE POBRES


FONTE:   Activista Aguia Real

.


𝐺𝐸𝑅𝑇𝑅𝑈𝐼𝐷𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑡𝑎 ℎ𝑎𝑟𝑖 

𝕊𝕠𝕦 𝕦𝕞𝕒 𝕞𝕦𝕝𝕙𝕖𝕣 𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖 𝕕𝕚𝕧𝕖𝕣𝕥𝕖 𝕞𝕦𝕚𝕥𝕠; 
 𝕒̀𝕤 𝕧𝕖𝕫𝕖𝕤 𝕖𝕦 𝕡𝕖𝕣𝕔𝕠, 𝕒̀𝕤 𝕧𝕖𝕫𝕖𝕤 𝕖𝕦 𝕘𝕒𝕟𝕙𝕠


.
.
As Aventuras de Tintim

Explorando a Lua/1


  andré neto
.


𝐺𝐸𝑅𝑇𝑅𝑈𝐼𝐷𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑡𝑎 ℎ𝑎𝑟𝑖 

𝔸𝕤 𝕞𝕚𝕟𝕙𝕒𝕤 𝕕𝕒𝕟𝕔̧𝕒𝕤 𝕤𝕒̃𝕠 𝕡𝕦𝕣𝕒 𝕖𝕤𝕡𝕚𝕣𝕚𝕥𝕦𝕒𝕝𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 


.
.
Fê Girassol

A Armadilha do Autoconhecimento


.


𝐺𝐸𝑅𝑇𝑅𝑈𝐼𝐷𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑡𝑎 ℎ𝑎𝑟𝑖 

𝕊𝕖 𝕒𝕝𝕘𝕦𝕖́𝕞 𝕕𝕚𝕤𝕤𝕖𝕣 𝕢𝕦𝕖 𝕞𝕖 𝕕𝕖𝕣𝕒𝕞 𝕚𝕟𝕗𝕠𝕣𝕞𝕒𝕔̧𝕠̃𝕖𝕤
 𝕤𝕖𝕔𝕣𝕖𝕥𝕒𝕤, 𝕠 𝕔𝕣𝕚𝕞𝕖 𝕗𝕠𝕚 𝕔𝕠𝕞𝕖𝕥𝕚𝕕𝕠 𝕡𝕠𝕣 𝕖𝕝𝕒, 𝕟𝕒̃𝕠 𝕡𝕠𝕣 𝕞𝕚𝕞


.

APALPADINHO DAS DORES

 .




Otelo Saraiva de Carvalho

Morreu um homem polémico que a  história  jamais esquecerá sejam quais forem os motivos. É isso, de Otelo pode falar-se de muito bem a  muito mal e até grotescamente boçal.

Certo é que ninguém o livra de ser o estratega do 25 DE ABRIL, como também certo ser a maioria das pessoas que o caluniam terem em Otelo a abertura da porta da liberdade para poderem caluniar.

Para mim tenho a imagem de Otelo a liderar o movimento que livrou muitos da minha idade do martírio da Guerra Colonial que a igreja católica apadrinhava, que na época livrou Portugal de um dos  mais horrendos regimes políticos na europa que deu caminho à democratização e à consolidação dum regime  parlamentar que subsiste até hoje. Foram muitos os obstáculos,  as rivalidades, as prepotências e violências físicas, como também houve muito bom senso e inteligência no movimento dos capitães de Abril para que não acontecesse uma contra revolução. Lembramo-nos de Melo Antunes, Vítor Alves, Ramalho Eanes, Canto e Castro, Carlos Fabião, Garcia dos Santos e muitos outros cuja lista é grande e não cabe nestas linhas.

Marcelo Caetano no dia da rendição teve medo de entregar o país ao MFA e exigiu a presença de Spínola um protoditador que  não se aguentou no  lugar exactamente por causa do seu pendor colonial/federalista, leiam "Portugal  e o Futuro".

Nas vicissitudes revolucionárias entre 1974 e 1976 a história portuguesa é rica em conspirações e folhetins, em exaltações e murmúrios, intentonas militares, poucos mortos e alguns feridos mas que redundaram na eleição duma Assembleia Constituinte o berço da 3ª República. 3ª República que permitiu ao consideradíssimo Adriano Moreira ser deputado e  líder partidário, ele que em 1961, como ministro salazarento, ordenou a reabertura do campo da morte do Tarrafal para albergar e torturar elementos dos movimentos que lutavam pela independência nas  colónias portuguesas. 3ª República que permite a um nojento racista ser deputado,  André Ventura, ele mesmo.


A história ultrapassa a  figura de Otelo, jamais morrerá, o 25 de Abril faz parte de Portugal para sempre e os autores do golpe também. Se Otelo cometeu crimes a história também julgará, não julgará ódios de oportunistas cobardolas, infelizmente.

LISBOA - 25/07/21

.

 .

 

2701.UNIÃO

EUROPEIA

A chamada nova direita nacionalista
  e populista que surgiu recentemente
em diferentes lugares do mundo
PRECISAMOS FALAR SOBRE A HUNGRIA




 FONTE:   BBC News Brasil
 
.


𝐺𝐸𝑅𝑇𝑅𝑈𝐼𝐷𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑡𝑎 ℎ𝑎𝑟𝑖 

ℙ𝕦𝕥𝕒 𝕤𝕚𝕞, 𝕥𝕣𝕒𝕚𝕕𝕠𝕣𝕒 𝕟𝕦𝕟𝕔𝕒!


.

 .

2-𝓑𝓞𝓞𝓚 𝓡𝓞𝓢𝓐

𝙰𝚙𝚕𝚒𝚌𝚊𝚝𝚒𝚟𝚘 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚎𝚗𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚘𝚜 𝚍𝚎 𝚜𝚎𝚡𝚘


FONTE:  A Liga

.

.
LXX-VISITA GUIADA


Farol do Bugio/2

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


𝐺𝐸𝑅𝑇𝑅𝑈𝐼𝐷𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑡𝑎 ℎ𝑎𝑟𝑖 

𝕊𝕖 𝕦𝕞 𝕙𝕠𝕞𝕖𝕞 𝕖́ 𝕞𝕖𝕦 𝕒𝕞𝕒𝕟𝕥𝕖 𝕖́ 𝕟𝕒𝕥𝕦𝕣𝕒𝕝 
𝕢𝕦𝕖 𝕡𝕒𝕘𝕦𝕖 𝕠𝕤 𝕤𝕖𝕣𝕧𝕚𝕔̧𝕠𝕤 𝕡𝕣𝕖𝕤𝕥𝕒𝕕𝕠𝕤


.
.
Deborah York
Cantata BWV 10 - 2


J. S. Bach

.


𝐺𝐸𝑅𝑇𝑅𝑈𝐼𝐷𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑡𝑎 ℎ𝑎𝑟𝑖 

𝔸 𝕕𝕒𝕟𝕔̧𝕒 𝕖́ 𝕦𝕞 𝕡𝕠𝕖𝕞𝕒 𝕖𝕞 𝕢𝕦𝕖 
𝕔𝕒𝕕𝕒 𝕞𝕠𝕧𝕚𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠 𝕖́ 𝕦𝕞𝕒 𝕡𝕒𝕝𝕒𝕧𝕣𝕒



.
.
27-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
27.3 -𝓐 𝓮𝓿𝓸𝓵𝓾𝓬̧𝓪̃𝓸 𝓭𝓪 𝓯𝓪𝓶𝓲́𝓵𝓲𝓪
Joel Birman


FONTE:Café Filosófico CPFL


𝐺𝐸𝑅𝑇𝑅𝑈𝐼𝐷𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑡𝑎 ℎ𝑎𝑟𝑖 

ℙ𝕣𝕖𝕗𝕚𝕣𝕠 𝕤𝕖𝕣 𝕒𝕞𝕒𝕟𝕥𝕖 𝕕𝕖 𝕦𝕞 𝕠𝕗𝕚𝕔𝕚𝕒𝕝 𝕡𝕠𝕓𝕣𝕖
𝕕𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕕𝕖 𝕦𝕞 𝕓𝕒𝕟𝕢𝕦𝕖𝕚𝕣𝕠 𝕣𝕚𝕔𝕠


.
70-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑀𝑖𝑛𝘩𝑎𝑠 𝐻𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 - 𝑈𝑚𝑎 𝑡𝑟𝑖𝑠𝑡𝑒 𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

𝗔 𝗧𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗔𝗚𝗥𝗔𝗗𝗘𝗖𝗘

.

 .

AGUEIRO



* Obrigado GABI, informação preciosa

.

.
Tarte de Massa Folhada com Maçã e Creme


Temperos e Sabores
.

 .

ƝÃO Ɛ́ ƤƐRƑƐIƬO


.

.

2772
Senso d'hoje
JOÃO PAULO
RODRIGUES
APRESENTADOR DE TV
RADIALISTA
MÚSICO E CANTOR
Mais Tempo Houvesse




FONTE:   Renascença
.
.
ANIMAL TV

CANÁRIO-BELGA OU
CANÁRIO-DO-REINO


  ANIMAL TV
.
.
BOM DOMINGO

.


112-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝐼𝒳-𝑾𝒂𝒕𝒖𝒔𝒊
𝑶 𝑮𝒊𝒈𝒂𝒏𝒕𝒆 𝑨𝒇𝒓𝒊𝒄𝒂𝒏𝒐

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑄𝑢𝑎𝑟𝑡𝑒𝑟𝑚𝑎𝑖𝑛 𝑒́ 𝑜 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜 𝑑𝑜 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑢 𝑛𝑎 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝘩𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑟𝑖𝑞𝑢𝑒𝑧𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑟𝑒𝑖 𝑆𝑎𝑙𝑜𝑚𝑎̃𝑜. 𝐸𝑙𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑑𝑒𝑡𝑒𝑟𝑚𝑖𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑜𝑏𝑡𝑒𝑟 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑢 𝑝𝑎𝑖 𝑓𝑟𝑎𝑐𝑎𝑠𝑠𝑜𝑢. 𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑣𝑎𝑖 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝐴́𝑓𝑟𝑖𝑐𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑜 𝑅𝑖𝑐𝑘 𝐶𝑜𝑏𝑏 𝑒, 𝑑𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑗𝑜𝑟𝑛𝑎𝑑𝑎, 𝐸𝑟𝑖𝑐𝑎 𝑁𝑒𝑢𝑙𝑒𝑟 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑎 𝑎𝑐𝑜𝑚𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎́-𝑙𝑜𝑠. 𝐸𝑙𝑎 𝑒́ 𝑎 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑚𝑖𝑠𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜, 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑡𝑟𝑖𝑏𝑜 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙. 𝑂 𝑡𝑟𝑖𝑜 𝑙𝑢𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑠𝑒𝑟𝑝𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎𝑖𝑠, 𝑐𝑟𝑜𝑐𝑜𝑑𝑖𝑙𝑜𝑠 𝑒 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑝𝑒𝑟𝑖𝑔𝑜𝑠 𝑑𝑎 𝑠𝑒𝑙𝑣𝑎, 𝑛𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜 𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑛𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑒𝑔𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑛𝑡𝑎𝑔𝑜𝑛𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑒𝑚 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎 𝐸𝑟𝑖𝑐𝑎, 𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑒𝑙𝑎 𝑒́ 𝑎𝑙𝑒𝑚𝑎̃ 𝑒 𝑎 𝑚𝑎̃𝑒 𝑑𝑒 𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑓𝑜𝑖 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎 𝑛𝑜 𝑚𝑎𝑟 𝑝𝑜𝑟 𝑎𝑙𝑒𝑚𝑎̃𝑒𝑠 𝑑𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝟷ª 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑖𝑎𝑙. 𝑆𝑜́ 𝑎 𝑑𝑒𝑡𝑒𝑟𝑚𝑖𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝘩𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑖𝑛𝑎𝑠 𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑎 𝑎𝑚𝑏𝑖𝑣𝑎𝑙𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝐸𝑟𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝑣𝑖𝑐𝑒-𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑡𝑟𝑖𝑜 𝑠𝑒 𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒𝑛𝘩𝑎 𝑢𝑛𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑠𝑒𝑢 𝑜𝑏𝑗𝑒𝑐𝑡𝑖𝑣𝑜.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐺𝑒𝑜𝑟𝑔𝑒 𝑀𝑜𝑛𝑡𝑔𝑜𝑚𝑒𝑟𝑦 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑄𝑢𝑎𝑡𝑒𝑟𝑚𝑎𝑖𝑛
𝑇𝑎𝑖𝑛𝑎 𝐸𝑙𝑔 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐸𝑟𝑖𝑐𝑎 𝑁𝑒𝑢𝑙𝑒𝑟  
𝐷𝑎𝑣𝑖𝑑 𝐹𝑎𝑟𝑟𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑖𝑐𝑘 𝐶𝑜𝑏𝑏  
𝑅𝑒𝑥 𝐼𝑛𝑔𝑟𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑈𝑚𝑏𝑜𝑝𝑎  
𝐷𝑎𝑛 𝑆𝑒𝑦𝑚𝑜𝑢𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝑜𝘩𝑎𝑚𝑒𝑡 𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡 𝐺𝑜𝑜𝑑𝑤𝑖𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑖𝑚-𝐽𝑖𝑚  
𝐴𝑛𝑡𝘩𝑜𝑛𝑦 𝑀. 𝐷𝑎𝑣𝑖𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐴𝑚𝑡𝑎𝑔𝑎 
𝑃𝑎𝑢𝑙 𝑇𝘩𝑜𝑚𝑝𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑎𝑔𝑜𝑜𝑙 
𝐻𝑎𝑟𝑜𝑙𝑑 𝐷𝑦𝑟𝑒𝑛𝑓𝑜𝑟𝑡𝘩 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑊𝑖𝑙𝘩𝑒𝑙𝑚 𝑣𝑜𝑛 𝐾𝑒𝑛𝑡𝑛𝑒𝑟 
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑒𝑠 𝑆𝑤𝑎𝑖𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀'𝑏𝑎𝑛  
𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖𝑛 𝑊𝑖𝑙𝑘𝑖𝑛𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑊𝑜𝑢𝑛𝑑𝑒𝑑 𝑁𝑎𝑡𝑖𝑣𝑒


FONTE: Rafael Filmes Antigos