01/10/2021

UMA (DES)GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



 

LIII~MEGA FÁBRICAS
3- CASA DA MOEDA DO BRASIL
Como se fabrica dinheiro 
CELSO PORTIOLLI




FONTE:   TV Mauro Silva
.
Universo

IV. Galáxia Centaurus A e
o Buraco Negro Supermassivo


Viagens pelo Universo
.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
35.2- 𝑴𝑨𝑹𝑰𝑨 𝑳𝑬𝑺𝒁𝑪𝒁𝒀𝑵𝑺𝑲𝑨
" 𝓪 𝓻𝓪𝓲𝓷𝓱𝓪 𝓻𝓮𝓵𝓮𝓰𝓪𝓭𝓪 𝓭𝓪 𝓕𝓻𝓪𝓷𝓬̧𝓪"


FONTE:Canal História e Tu .

RUTE AGULHAS

 .




As interpretações selvagens 

dos desenhos infantis

No desenho de uma criança, o que significam os corações? E o fumo que sai de uma chaminé? E as figuras humanas com mãos muito grandes? Ou o sol e a chuva ao mesmo tempo?

As crianças mais novas têm, naturalmente, maior dificuldade em comunicar verbalmente e, por esse motivo, expressam-se muitas vezes através de técnicas projetivas, como os desenhos ou a atividade lúdica. Falamos de estratégias facilitadoras de comunicação, especialmente importantes em contexto de avaliação clínica ou forense, por serem uma forma de melhor aceder ao mundo interno da criança, aos seus desejos, fantasias e receios.

Não obstante a importância destas estratégias projetivas e de toda a evidência empírica disponível, é inquestionável a sua subjetividade, que pode conduzir a uma maior variabilidade na interpretação dos dados. O desenho, em particular, é um meio privilegiado de aceder às representações internas de uma criança, mas deve ser devidamente contextualizado, não apenas com a narrativa que a criança faz sobre esse mesmo desenho, como também com a restante informação de que o psicólogo dispõe. Por outro lado, um desenho não pode ser interpretado de uma forma isolada. É necessário conhecer outros desenhos da criança, realizados também noutros contextos, por forma a ter-se uma visão mais global.

Neste sentido, é preciso alguma cautela, não apenas nas interpretações que se fazem dos desenhos infantis, como também com o peso que se atribui às mesmas aquando das conclusões ou pareceres no âmbito de um processo de avaliação ou acompanhamento psicológico. Análises simplistas ou mesmo selvagens de desenhos - quando se afirma que o fumo na chaminé significa conflito sexual, as mãos grandes estão associadas a agressividade e que os corações são sinal de abuso sexual - constituem um perigo e podem comprometer os interesses daquela criança em concreto.

Tendo em conta que muitas destas interpretações acabam vertidas em relatórios que, por sua vez, surgem em processos de promoção e proteção, processos de regulação das responsabilidades parentais, ou mesmo processos-crime, pede-se a quem decide um olhar crítico sobre esta realidade e que exija uma verdadeira contextualização daquilo que é referido. Pode parecer irreal, mas a verdade é que existem pais e mães acusados de maus-tratos ou de abuso sexual com base apenas num desenho de uma criança. Com tudo o que isso implica, começando pelo afastamento da criança em relação a esse progenitor, tantas vezes durante anos e anos.

Um processo de avaliação psicológica de uma criança deve envolver diversas fontes de informação e metodologias, permitindo um olhar global que, de forma mais válida, nos permita compreender o funcionamento daquela criança em particular. Os desenhos são formas complementares de avaliação, muito importantes, sim, mas não determinantes.

* Psicóloga clínica e forense, terapeuta familiar e de casal

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 30/09721

.

 

 

2765.UNIÃO

EUROPEIA

HUNGRIA
DITADOR vitor orban
Continua à espera de fundos 
  de recuperação pós-pandemia



 FONTE:   euronews

.

.
32-Falsidade.com
32.4-Jasmine Nunez


FONTE:tbrsete
.
.
   iPhone ARRASA "fácil"
o MELHOR SMARTPHONE Xiaomi


[Xiaomi Mi 11 e iPhone 12 Pro]


FONTE:   Nuno Agonia

.
.
Ana Mena

Un Año de Amor


.
.
A MEMÓRIA DO IMPÉRIO SECRETO

1 -O ESTILO DO SAMURAI



André Viola
.

 .

🅐🅒🅘🅓🅔🅝🅣🅔 🅥🅞🅞 🅣🅐🅟

(1977)


FONTE:   Riggs

.

 .

ᖇᗩᑭIᗪIᑎᕼᗩS ᗪᗩ Sᕮᗰᗩᑎᗩ

18/07/2021



FONTE:   1904

.

 .

ᗪIᖇᕮITOS ᕼᑌᗰᗩᑎOS



FONTE:   ONU Mulheres Brasil

.

 .

 NÃO CONDENEM A AVÓZINHA

 


 

.
2840
Senso d'hoje
ANTÓNIO GUTERRES
SECRETÁRIO GERAL DA ONU
CIDADÃO PORTUGUÊS
O MUNDO ESTÁ EM ALERTA VERMELHO




FONTE:   RTVE Noticias
.
.
BRUTUS, o Crocodilo


.
.
BOM DIA

.


114-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱𝐼𝐼𝐼 - 𝑃𝑜𝑑𝑒𝑟 𝑒 𝑇𝑟𝑎𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐴𝑝𝑜́𝑠 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑖𝑛𝑓𝑎̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑛𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎, 𝑀𝑎𝑟𝑦 𝑟𝑒𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝐸𝑠𝑐𝑜́𝑐𝑖𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎𝑠𝑠𝑢𝑚𝑖𝑟 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑟𝑜𝑛𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑟𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎. 𝐽𝑜𝑣𝑒𝑚, 𝑐𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎̃ 𝑒 𝑖𝑛𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑒𝑙𝑎 𝑣𝑎𝑖 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑣𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑖𝑚𝑖𝑔𝑜𝑠. 𝑇𝑟𝑎𝑚𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑒𝑙𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑖-𝑖𝑛𝑖𝑚𝑖𝑔𝑎, 𝑎 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎 𝐸𝑙𝑖𝑧𝑎𝑏𝑒𝑡𝘩 𝐼. 𝐸𝑛𝑣𝑜𝑙𝑡𝑎 𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝑀𝑎𝑟𝑦 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎́-𝑙𝑎𝑠.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑦𝑙𝑒
𝐾𝑒𝑣𝑖𝑛 𝑀𝑐𝑘𝑖𝑑𝑑
𝐶𝑎𝑡𝘩𝑒𝑟𝑖𝑛𝑒 𝑀𝑐𝑐𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐𝑘
𝐶𝑙𝑒𝑚𝑒𝑛𝑐𝑒 𝑃𝑜𝑒𝑠𝑦
𝑀𝑖𝑐𝘩𝑎𝑒𝑙 𝐹𝑎𝑠𝑠𝑏𝑒𝑛𝑑𝑒𝑟
𝐶𝑎𝑟𝑚𝑒𝑛 𝑈𝑛𝑔𝑢𝑟𝑒𝑎𝑛𝑢

FONTE: Land Walker