24/05/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

 

XLII-OS RIOS E A VIDA
2-O VALE DO LUANGWA
Interior oriental da Zâmbia



(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)


FONTE:  Elefante Verde.

 

LINGERIE LOWDOWN
Weekly digest/4
Descrição por Modelo
23/01/23



FONTE: Lingerie Lowdown Digest

 .

ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᛊᛖ ᚾᛜᚧᚣ ᚣ ᚹᚣᚱᚾᛊ

1- คງri¢นltนrค


(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA
COM NOVO TEMA)


* O meio rural nos remete à ligação do ser humano com a natureza e é também um lugar de gente que trabalha muito com a matemática. Ao conversar com Dona Juliana, o professor Leo Akio Yokoyama observa que ela usa o litro, uma medida de volume, para medir a área onde vai plantar o milho. E se plantar é importante, Leo e o veterinário Elias mostram como a geometria é fundamental na hora de armazenar a colheita de forma eficiente..



FONTE:   Prof. Leo Akio.

NILZA RODRIGUES

 .


Vamos fechar os olhos,
os ouvidos e a boca.
Como os macacos.

Na capital do Luxemburgo, o país mais rico do mundo, foi aprovada uma lei que proíbe mendigos entre as 7 e as 22 horas nos parques, praças públicas e principais ruas da cidade. Falamos do Grão-Ducado que exibe um PIB per capita na ordem dos 146.260 dólares e que, muito provavelmente, segundo projeções do Fundo Monetário Internacional, vai manter essa performance de luxo até 2060. Falamos de um dos maiores centros financeiros do mundo com apenas 600 mi pessoas em 2586 km2 de área. É um pais pequeno. Em dimensão. E agora também em responsabilidade social.

Uma coligação entre democratas-cristãos e liberais levou avante esta lei que já tem antecedentes em 2015 quando o artigo 41 do código policial impedia os grupos de pedintes organizados de atuarem na capital. Foram insensíveis aos pedidos das organizações de direitos humanos que consideram a medida, no mínimo, “desumana” e insensíveis ao crescente número de desempregados persistentes, na sua maioria com pouca formação e mais velhos, que tem crescido no país ao nível dos 27 da Europa, um alerta que já foi dado pelo observatório da ONU.

De nada lhes valeu, lhes vale, tamanha riqueza, se não souberem gerir este lado humano e dar o exemplo a quem de facto sofre níveis de pobreza extrema e de exclusão social. Sim, falo de África. Se adotarmos medidas semelhantes, corremos o risco de termos um continente de morcegos, a viverem de noite, e um continente fantasma, vazio durante o dia. São 600 milhões de pessoas no mundo a viver no limiar da pobreza e destes, a África Subsaariana concentra atualmente 60%, cerca de 389 milhões, mais do que em qualquer outra região. E, como se não bastasse, entre os dez países mais pobres do mundo, quantos são africanos? Todos! Inclusive o país onde nasci, Moçambique, e a nível dos PALOP, a Guiné Bissau, um rol do qual não nos orgulhamos, mas que assumimos. Essa é a diferença.

Não dá para esconder os mendigos que pululam por África. Primeiro porque o ADN africano é de acolher e não afastar, onde come um, comem dez, onde há um teto, há sempre espaço para mais uma cama, onde há uma família, há sempre uma mão estendida. E segundo porque precisamos desta mão-de-obra jovem para crescermos e construirmos uma geração capaz para liderar um mundo envelhecido.

Vamos continuar a aumentar a dívida pública. Vamos continuar a ter orçamentos apertados. Quarenta por cento do budget familiar é para bens alimentares, esses que escasseiam ainda mais desde a guerra. É um cenário desesperante, a léguas de distância do nível de vida de países como o Luxemburgo e do qual esperaríamos ideias deslumbrantes para alavancar o continente berço. Afinal, temos de ser nós a ensinar. Esconder debaixo do tapete não resolve. São vidas, senhor. São vidas. Podemos fingir que não vemos, não ouvimos e não falamos. Como na famosa fábula japonesa dos três macacos. Mas definitivamente não conseguimos fingir que não sentimos e há um caminho que se chama Inovação Social que tem a ver, mui resumidamente, com olhar de frente o problema e...resolvê-lo. Você decide.

* Directora da Forbes Portugal e Forbes África Lusófona.

IN "NOVO" - 20/05/23.

 .



3357.UNIÃO


EUROPEIA

O PITROL E OS GASES
Lama, cânticos e invasões: Activistas  
ambientais em protesto na Europa




FONTE:   Euronews 

NR: Estas são manifestações folclóricas, aprendam com a Gretta

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
159-ηєᴜяᴏᴛяαηѕຕɪѕѕᴏяєѕ є ѕᴜαѕ ғᴜηᴄ̧ᴏ̃єѕ


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
98-HORIZONTES DA MEMÓRIA
98.2-Heróis Do Mar. Nobre Povo


(CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)

* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Tatiana Francisco vs Gustavo Carvalho
vs Costa Bernardo


The Voicekids 2023 -Batalhas

.

 .

ē¢ ค́fri¢/17

CAMARÕES

FLORESTA DO EBO

Ativistas tentam manter madeireiros

 fora da Floresta


FONTE:  DW Português para África - Novembro de 2021.

 .

3~«AιτεરλȻ̧Θ̃εȘ Ȼιίɱλ́τίȻλȘ: Ʋɱ ʃƲτƲરΘ ρΘȘȘί́νει»

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)

FONTE:  ffmspt..

 .

Venda de medicamentos para

a hiperatividade infantil





 FONTE: Fala Portugal

NR: Dependência ao medicamento é boa ou é método facilitado?



Oѕ ραίѕєѕ мαιѕ ƒєℓιzєѕ ∂σ мυη∂σ 2023

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

MANSOS E MACHOS DESDE SEMPRE

𝕾𝖔𝖒𝖔𝖘 𝖚𝖒 𝖕𝖔𝖛𝖔 𝖉𝖊 𝖒𝖆𝖓𝖘𝖔𝖘, 𝖒𝖆𝖘 𝖆̀𝖘 𝖛𝖊𝖟𝖊𝖘 𝖋𝖆𝖟 𝖋𝖆𝖑𝖙𝖆 𝖉𝖆𝖗 𝖚𝖒 𝖈𝖔𝖎𝖈𝖊



FONTE:  Observador - alguns anos atrás


* Bem haja JVA.


3438
Senso d'hoje
RAQUEL VARELA
HISTORIADORA PORTUGUESA
PROF. UNIVERSITÁRIA
INVESTIGADORA
COMENTADORA POLÍTICA
Queimar livros e TVs 
24/03/23 



A gestão da TAP e o centrão
07/04/23



 Presunção da Inocência e
julgamentos medievais
14/04/23


* As datas referidas correspondem aos dias de emissão do  programa "O ÚLTIMO APAGA A LUZ" onde a professora  Raquel Varela participa.

FONTE:   Raquel Varela.
.
Noitibó Orelhudo


.
.

BOM DIA


.