04/12/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

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 ⲘⲒⲤⲄⲞ⳨Ⲟ́ⲚⲒⲬ


 

 * Oh GIL, vai ao festival!

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XII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
12- SEXUALIDADE ESSENCIAL 
12.3 - POMPOARISMO
Ⲙⲟⳳⲓⲙⲉⲛⲧⲟ⳽ 𝖽ⲟ Ⲣⲟⲙⲣⲟⲇⲅⲓ⳽ⲙⲟ,

ⲥⲏⳙⲣⲓⲧⲇⲅ ⲉ́ ⳙⲙ 𝖽ⲉⳑⲉ⳽



* Cᴀ́ᴛɪᴀ Dᴀᴍᴀsᴄᴇɴᴏ Fᴇʀʀᴇɪʀᴀ﹐ ᴍᴀɪs ᴄᴏɴʜᴇᴄɪᴅᴀ ᴄᴏᴍᴏ Cᴀᴛɪᴀ Dᴀᴍᴀsᴄᴇɴᴏ﹐ ᴇ́ ᴜᴍᴀ ғɪsɪᴏᴛᴇʀᴀᴘᴇᴜᴛᴀ﹐ ᴄᴏᴀᴄʜ ᴅᴇ ʀᴇʟᴀᴄɪᴏɴᴀᴍᴇɴᴛᴏ ᴇ ᴘʀᴏᴘʀɪᴇᴛᴀ́ʀɪᴀ ᴅᴇ ᴜᴍ ᴅᴏs ᴍᴀɪᴏʀᴇs ᴄᴀɴᴀɪs sᴏʙʀᴇ ᴇᴅᴜᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ sᴇxᴜᴀʟ ᴅᴏ Bʀᴀsɪʟ﹐ ϙᴜᴇ ᴀᴊᴜᴅᴀ ᴀs ᴘᴇssᴏᴀs ᴀ ᴍᴇʟʜᴏʀᴀʀᴇᴍ sᴇᴜs ʀᴇʟᴀᴄɪᴏɴᴀᴍᴇɴᴛᴏs﹐ ᴀᴜᴛᴏᴇsᴛɪᴍᴀ ᴇ ᴀ ғᴏʀᴍᴀ ᴄᴏᴍᴏ ʟɪᴅᴀᴍ ᴄᴏᴍ ᴀ ᴠɪᴅᴀ sᴇxᴜᴀʟ. Cᴀᴛɪᴀ sᴇ ғᴏʀᴍᴏᴜ ᴇᴍ ғɪsɪᴏᴛᴇʀᴀᴘɪᴀ ᴘᴇʟᴀ FPC ﹙Fᴀᴄᴜʟᴅᴀᴅᴇ ᴅᴇ Rᴇᴀʙɪʟɪᴛᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴅᴏ Pʟᴀɴᴀʟᴛᴏ Cᴇɴᴛʀᴀʟ﹚﹐ ᴇᴍ ₂₀₀₀ ᴀᴏs ₂₄ ᴀᴏs ᴅᴇ ɪᴅᴀᴅᴇ. 

Fᴜɴᴅᴀᴅᴏʀᴀ ᴅᴏ “Mᴜʟʜᴇʀᴇs Bᴇᴍ Rᴇsᴏʟᴠɪᴅᴀs”﹐ ᴘʀᴏɢʀᴀᴍᴀ ϙᴜᴇ ᴀᴊᴜᴅᴀ ᴍᴜʟʜᴇʀᴇs ᴀ sᴇʀᴇᴍ ʙᴇᴍ sᴜᴄᴇᴅɪᴅᴀs ɴᴏs ʀᴇʟᴀᴄɪᴏɴᴀᴍᴇɴᴛᴏs ғᴀᴍɪʟɪᴀʀᴇs﹐ ᴘʀᴏғɪssɪᴏɴᴀɪs﹐ ᴀᴍᴏʀᴏsᴏs ᴇ sᴇ sᴇɴᴛɪʀᴇᴍ ʀᴇᴀʟɪᴢᴀᴅᴀs ᴇᴍ ᴛᴏᴅᴏs ᴏs ᴀsᴘᴇᴄᴛᴏs ᴅᴇ sᴜᴀs ᴠɪᴅᴀs﹐ Cᴀ́ᴛɪᴀ Dᴀᴍᴀsᴄᴇɴᴏ ғᴏɪ ᴘɪᴏɴᴇɪʀᴀ ɴᴏ ʟᴀɴᴄ̧ᴀᴍᴇɴᴛᴏ ᴅᴇ ᴄᴜʀsᴏs ᴠᴏʟᴛᴀᴅᴏs ᴘᴀʀᴀ ᴏ ᴅᴇsᴇɴᴠᴏʟᴠɪᴍᴇɴᴛᴏ ᴅᴀ sᴇxᴜᴀʟɪᴅᴀᴅᴇ. 

Aᴛᴜᴀʟᴍᴇɴᴛᴇ ᴊᴀ́ ᴜʟᴛʀᴀᴘᴀssᴀ ᴏs ₈ ᴍɪʟʜᴏ̃ᴇs ᴅᴇ ɪɴsᴄʀɪᴛᴏs ᴇᴍ sᴇᴜ ᴄᴀɴᴀʟ ɴᴏ Yᴏᴜᴛᴜʙᴇ﹐ ϙᴜᴇ ғᴜɴᴅᴏᴜ ᴇᴍ ₂₀₁₃﹐ ᴀᴏs ₃₇ ᴀɴᴏs ᴅᴇ ɪᴅᴀᴅᴇ﹐ sᴇʀᴠɪɴᴅᴏ ᴄᴏᴍ ɪɴsᴘɪʀᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴘᴀʀᴀ ᴍᴜɪᴛᴀ ɢᴇɴᴛᴇ ϙᴜᴇ ᴀᴄʜᴀ ϙᴜᴇ ᴇxɪsᴛᴇ ɪᴅᴀᴅᴇ ᴄᴇʀᴛᴀ ᴘᴀʀᴀ ᴄᴏᴍᴇᴄ̧ᴀʀ ᴀ ᴇᴍᴘʀᴇᴇɴᴅᴇʀ.

 ** Aquilo que muito nos agrada nesta senhora é que ela aborda a sexualidade com alegria e graça ao contrário da austeridade com que a maior parte dos sexólogos o fazem.

Por causa da sua alegria e simplicidade apostamos nela durante algumas semanas.

 

 FONTE:   Cátia Damasceno .

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FᥱꙆɩ⳽ᑲᥱɾto ᥱ FᥱꙆɩ⳽ຕɩᥒᥲ Rᥱᥴᥱᑲᥱຕ

PᥲᥙꙆᥲ Moᥙɾᥲ Pɩᥒᖾᥱɩɾo

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* Excelente rubrica de humor integrado no programa "CÁ POR CASA" de Herman José.

 

FONTE:   RTP

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11-SISTEMA
MÚSCULO-ESQUELÉTICO
17-GRUPOS MUSCULARES
17.2- Topografia membros superiores
e tronco do corpo humano



(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

* Título original: GRUPOS MUSCULARES: COMO APRENDER DE UM JEITO FACIL


** Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

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𝐷𝑒 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑣𝑒̂𝑚 𝑜𝑠 𝑠𝑖𝑔𝑛𝑜𝑠

FONTE:Nerdologia

MARIANA RIQUITO

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 Os mitos da transição verde






A narrativa hegemónica em torno das alterações climáticas chegou, assim, a um ponto de contradição impossível de ignorar: através de estratégias de manipulação discursiva e de coação material, vai fomentando a ilusão de que não há alternativa à mineração dita verde e às energias ditas limpas. Ou descarbonizamos, ou destruímos a natureza.

𝐸𝑚 𝟸𝟶𝟷𝟿, 𝑎 𝐶𝑜𝑚𝑖𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑒𝑖𝑎 𝑎𝑛𝑢𝑛𝑐𝑖𝑜𝑢 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑛𝑜𝑣𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑡𝑒́𝑔𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑠𝑢𝑠𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎́𝑣𝑒𝑙 — 𝑜 𝑃𝑎𝑐𝑡𝑜 𝐸𝑐𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑒𝑢, 𝑞𝑢𝑒, 𝑝𝑜𝑟 𝑚𝑒𝑖𝑜 𝑑𝑒 “𝑖𝑛𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑒𝑚 𝑡𝑒𝑐𝑛𝑜𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎𝑠 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒𝑠”, 𝑝𝑟𝑒𝑡𝑒𝑛𝑑𝑒 “𝑒𝑛𝑐𝑎𝑚𝑖𝑛ℎ𝑎𝑟 𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑢𝑚 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑒𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑗𝑢𝑠𝑡𝑎 𝑒 𝑝𝑟𝑜́𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎”. 𝑈𝑚 𝑎𝑛𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑡𝑎𝑟𝑑𝑒, 𝑜𝑠 𝑐ℎ𝑒𝑓𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝐸𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑎 𝑈𝑛𝑖𝑎̃𝑜 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑒𝑖𝑎 (𝑈𝐸) 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑟𝑜𝑚𝑒𝑡𝑒𝑟𝑎𝑚-𝑠𝑒 𝑎 𝑟𝑒𝑑𝑢𝑧𝑖𝑟 𝑒𝑚 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑠 𝟻𝟻% 𝑎𝑠 𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑔𝑎𝑠𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑒𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑓𝑎 (𝐺𝐸𝐸) 𝑎𝑡𝑒́ 𝟸𝟶𝟹𝟶, 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑜𝑏𝑗𝑒𝑐𝑡𝑖𝑣𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑡𝑖𝑛𝑔𝑖𝑟 𝑎 𝑛𝑒𝑢𝑡𝑟𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑏𝑜́𝑛𝑖𝑐𝑎 𝑎𝑡𝑒́ 𝟸𝟶𝟻𝟶, 𝑝𝑟𝑜𝑗𝑒𝑐𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜, 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚, 𝑢𝑚𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔𝑒́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑏𝑎𝑠𝑒𝑎𝑑𝑎 𝑛𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑟𝑏𝑜𝑛𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑎 𝑒 𝑑𝑎 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑒𝑑𝑎𝑑𝑒. 𝑀𝑎𝑠, 𝑒𝑚𝑏𝑜𝑟𝑎 𝑟𝑜𝑡𝑢𝑙𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑒 “𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒” 𝑒 “𝑒𝑐𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎”, 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑟𝑒𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎 𝑜𝑠 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜𝑠 𝑒𝑟𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑓𝑎𝑟𝑎́ 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑛𝑠𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟 𝑎 𝑑𝑒𝑔𝑟𝑎𝑑𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑜𝑒𝑐𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑚𝑒𝑡𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑎𝑡𝑒𝑟.

𝑂 𝑎𝑏𝑎𝑛𝑑𝑜𝑛𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑢𝑠𝑡𝑖́𝑣𝑒𝑖𝑠 𝑓𝑜́𝑠𝑠𝑒𝑖𝑠, 𝑡𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑝𝑟𝑜𝑗𝑒𝑐𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑈𝐸, 𝑒𝑥𝑖𝑔𝑒 𝑎 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑖𝑛𝑓𝑟𝑎-𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑡𝑢𝑟𝑎𝑠 𝑖𝑛𝑑𝑢𝑠𝑡𝑟𝑖𝑎𝑖𝑠 𝑒 𝑡𝑒𝑐𝑛𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑖𝑚𝑒𝑛𝑠𝑎𝑠, 𝑝𝑜𝑟 𝑠𝑢𝑎 𝑣𝑒𝑧 𝑑𝑒𝑝𝑒𝑛𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑒𝑥𝑡𝑟𝑎𝑐𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑡𝑒́𝑟𝑖𝑎𝑠-𝑝𝑟𝑖𝑚𝑎𝑠 𝑎𝑙𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑜 𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑜 𝑒 𝑎𝑠 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎𝑠-𝑟𝑎𝑟𝑎𝑠. 𝐿𝑜𝑛𝑔𝑒 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑟 “𝑟𝑒𝑛𝑜𝑣𝑎́𝑣𝑒𝑙”, 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜, 𝑒𝑠𝑡𝑎 “𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜” 𝑝𝑒𝑟𝑝𝑒𝑡𝑢𝑎 𝑒 𝑙𝑒𝑔𝑖𝑡𝑖𝑚𝑎 𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑎𝑛𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝑡𝑖𝑣𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑒𝑥𝑡𝑟𝑎𝑐𝑡𝑖𝑣(𝑖𝑠𝑡)𝑎𝑠. 𝐸𝑚 𝑛𝑜𝑚𝑒 𝑑𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑟𝑏𝑜𝑛𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑗𝑢𝑠𝑡𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑚-𝑠𝑒 𝑣𝑖𝑜𝑙𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑒𝑐𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑖𝑛𝑑𝑖𝑧𝑖́𝑣𝑒𝑖𝑠, 𝑡𝑎𝑖𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎 𝑎𝑏𝑒𝑟𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒𝑛𝑎𝑠 𝑑𝑒 ℎ𝑒𝑐𝑡𝑎𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑚𝑖𝑛𝑎𝑠 𝑎 𝑐𝑒́𝑢 𝑎𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜, 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑒𝑣𝑖𝑡𝑎𝑣𝑒𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑖𝑟𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑚𝑖𝑛𝑎𝑟 𝑟𝑒𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑎́𝑔𝑢𝑎, 𝑝𝑜𝑙𝑢𝑖𝑟 𝑎 𝑎𝑡𝑚𝑜𝑠𝑓𝑒𝑟𝑎, 𝑑𝑖𝑧𝑖𝑚𝑎𝑟 𝑜𝑠 𝑠𝑜𝑙𝑜𝑠, 𝑑𝑒𝑣𝑎𝑠𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜, 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚, 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑖𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑜𝑠. 𝐸́ 𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑜, 𝑝𝑜𝑟 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜, 𝑑𝑎𝑠 𝑠𝑒𝑟𝑟𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝐵𝑎𝑟𝑟𝑜𝑠𝑜, 𝑑𝑎 𝐴𝑟𝑔𝑒𝑚𝑒𝑙𝑎, 𝑑’𝐴𝑟𝑔𝑎 𝑒 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑜𝑠 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑙𝑢𝑔𝑎𝑟𝑒𝑠 (𝑎𝑞𝑢𝑖, 𝑒 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑓𝑜𝑟𝑎) 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑠𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑚 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 “𝑖𝑛𝑒𝑣𝑖𝑡𝑎́𝑣𝑒𝑖𝑠” 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜. 𝐴 𝑛𝑎𝑟𝑟𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑒𝑣𝑖𝑡𝑎𝑏𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑙𝑒𝑔𝑖𝑡𝑖𝑚𝑎, 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚, 𝑎 𝑝𝑖𝑙ℎ𝑎𝑔𝑒𝑚, 𝑒𝑥𝑝𝑙𝑜𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑛𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑎́𝑟𝑒𝑎𝑠. 𝐴𝑙𝑑𝑒𝑖𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑜𝑣𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝐵𝑎𝑟𝑟𝑜𝑠𝑜 𝑜𝑢 𝐺𝑜𝑟𝑛𝑗𝑒 𝑁𝑒𝑑𝑒𝑙𝑗𝑖𝑐𝑒 𝑓𝑜𝑟𝑎𝑚 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑒𝑚 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎𝑠 “𝑧𝑜𝑛𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑠𝑎𝑐𝑟𝑖𝑓𝑖́𝑐𝑖𝑜 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒”: 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑖𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑒𝑛𝑣𝑒𝑛𝑒𝑛𝑎𝑑𝑜𝑠, 𝑒𝑠𝑣𝑒𝑛𝑡𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑒 𝑒𝑚𝑝𝑜𝑏𝑟𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑒𝑚 𝑛𝑜𝑚𝑒 𝑑𝑜 𝑝𝑟𝑜𝑔𝑟𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎 “𝑒𝑐𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜”.

𝑂 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑎𝑡𝑒 𝑎̀𝑠 𝑎𝑙𝑡𝑒𝑟𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑐𝑙𝑖𝑚𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑡𝑒𝑚 𝑠𝑒𝑟𝑣𝑖𝑑𝑜, 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑗𝑢𝑠𝑡𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟 𝑢𝑚 𝑛𝑜𝑣𝑜 𝑡𝑖𝑝𝑜 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑛𝑖𝑎𝑙𝑖𝑠𝑚𝑜. 𝑀𝑒𝑔𝑎𝑝𝑟𝑜𝑗𝑒𝑐𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑖𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑑𝑒 “𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒” — 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑚𝑖𝑛𝑎𝑠 — 𝑠𝑎̃𝑜 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑠𝑖𝑛𝑒 𝑞𝑢𝑎 𝑛𝑜𝑛 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑟𝑒𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠𝑜̃𝑒𝑠. 𝑀𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒 𝑠𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒𝑝𝑒𝑛𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑚𝑎𝑠𝑠𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝑒𝑐𝑜𝑠𝑠𝑖𝑠𝑡𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑒 𝑑𝑒 𝑏𝑖𝑜𝑑𝑖𝑣𝑒𝑟𝑠𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒? 𝐴 𝑢́𝑛𝑖𝑐𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠𝑡𝑖𝑚𝑜𝑠 𝑒́ 𝑎𝑞𝑢𝑒𝑙𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑞𝑢𝑎𝑙 𝑜 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑠𝑒 𝑡𝑒𝑚 𝑣𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑟𝑒𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑡𝑢𝑟𝑎𝑟, 𝑎𝑙𝑎𝑟𝑔𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑔𝑎𝑟𝑟𝑎𝑠 𝑝𝑟𝑒𝑑𝑎𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑎 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑖𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑒𝑣𝑖𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑛𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜𝑠.

𝐴𝑙𝑒́𝑚 𝑑𝑖𝑠𝑠𝑜, 𝑢𝑚𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔𝑒́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒𝑞𝑢𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑟𝑒𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑟𝑎́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑛𝑜𝑠 𝑛𝑖́𝑣𝑒𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔𝑖𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑢𝑚𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑙𝑒𝑣𝑎𝑟𝑎́ 𝑖𝑛𝑒𝑣𝑖𝑡𝑎𝑣𝑒𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑢𝑚 𝑎𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑎 𝑛𝑒𝑐𝑒𝑠𝑠𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑒𝑥𝑡𝑟𝑎𝑐𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑝𝑜𝑟𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑡𝑒́𝑟𝑖𝑎𝑠-𝑝𝑟𝑖𝑚𝑎𝑠 𝑒 𝑏𝑒𝑛𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑢𝑚𝑜, 𝑐𝑜𝑚𝑜, 𝑎𝑙𝑖𝑎́𝑠, 𝑎 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑎 𝑈𝐸 𝑗𝑎́ 𝑝𝑟𝑒𝑣𝑒̂. 𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔𝑒́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑠𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒́𝑚, 𝑠𝑒𝑚 𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒𝑠𝑡𝑖𝑜𝑛𝑎𝑟, 𝑎𝑠 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑎𝑠 𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑢𝑚𝑜 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔𝑒́𝑡𝑖𝑐𝑜?

𝐹𝑖𝑛𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑎 𝑟𝑒𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑐𝑎 𝑜𝑓𝑖𝑐𝑖𝑎𝑙, 𝑓𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑒𝑥𝑐𝑙𝑢𝑠𝑖𝑣𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑛𝑎 𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝐺𝐸𝐸, 𝑖𝑔𝑛𝑜𝑟𝑎 𝑜𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑒𝑐𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑜𝑠 𝑎𝑠𝑠𝑜𝑙𝑎𝑚: 𝑎 𝑠𝑒𝑥𝑡𝑎 𝑒𝑥𝑡𝑖𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑚 𝑚𝑎𝑠𝑠𝑎, 𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑒𝑐𝑜𝑠𝑠𝑖𝑠𝑡𝑒𝑚𝑎𝑠, 𝑜 𝑒𝑠𝑣𝑎𝑧𝑖𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜, 𝑎𝑞𝑢𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑒 𝑝𝑙𝑎𝑠𝑡𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑜𝑐𝑒𝑎𝑛𝑜𝑠. 𝐴𝑜 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑠𝑝𝑟𝑒𝑧𝑎𝑟 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎𝑠, 𝑐𝑟𝑖𝑎 𝑎 𝑖𝑙𝑢𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑟𝑒𝑠𝑜𝑙𝑣𝑒𝑟 𝑎 𝑐𝑟𝑖𝑠𝑒 𝑒𝑐𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑠𝑖𝑛𝑡𝑜𝑚𝑎 𝑎𝑝𝑒𝑛𝑎𝑠. 𝐹𝑎𝑧𝑒𝑛𝑑𝑜-𝑜, 𝑛𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒𝑠𝑡𝑖𝑜𝑛𝑎 𝑎𝑠 𝑎𝑐𝑡𝑢𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑟𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑎𝑔𝑟𝑖́𝑐𝑜𝑙𝑎𝑠 𝑖𝑛𝑑𝑢𝑠𝑡𝑟𝑖𝑎𝑖𝑠, 𝑜𝑠 𝑚𝑜𝑑𝑒𝑙𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑢𝑚𝑜 𝑒 𝑎𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑡𝑒́𝑔𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑏𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 — 𝑎𝑛𝑐𝑜𝑟𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑛𝑎 𝑑𝑒𝑝𝑒𝑛𝑑𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑎𝑜 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜́𝑚𝑖𝑐𝑜 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑛𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙, 𝑜 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑚𝑜𝑡𝑜𝑟 𝑎𝑐𝑒𝑙𝑒𝑟𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑑𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑜𝑒𝑐𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎.

𝐴 𝑛𝑎𝑟𝑟𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 ℎ𝑒𝑔𝑒𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑐𝑎 𝑒𝑚 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝑎𝑙𝑡𝑒𝑟𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑐𝑙𝑖𝑚𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑐ℎ𝑒𝑔𝑜𝑢, 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚, 𝑎 𝑢𝑚 𝑝𝑜𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑑𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑠𝑠𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑑𝑒 𝑖𝑔𝑛𝑜𝑟𝑎𝑟: 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑡𝑒́𝑔𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑛𝑖𝑝𝑢𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑖𝑠𝑐𝑢𝑟𝑠𝑖𝑣𝑎 𝑒 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑚𝑎𝑡𝑒𝑟𝑖𝑎𝑙, 𝑣𝑎𝑖 𝑓𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑖𝑙𝑢𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 ℎ𝑎́ 𝑎𝑙𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑎̀ 𝑚𝑖𝑛𝑒𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑖𝑡𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒 𝑒 𝑎̀𝑠 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑖𝑡𝑎𝑠 𝑙𝑖𝑚𝑝𝑎𝑠. 𝑂𝑢 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑟𝑏𝑜𝑛𝑖𝑧𝑎𝑚𝑜𝑠, 𝑜𝑢 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖́𝑚𝑜𝑠 𝑎 𝑛𝑎𝑡𝑢𝑟𝑒𝑧𝑎. 𝐴 𝑣𝑖𝑜𝑙𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑓𝑎𝑙𝑠𝑎 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙ℎ𝑎 𝑏𝑖𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎 𝑒́ 𝑟𝑒𝑣𝑒𝑙𝑎𝑑𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝑓𝑎𝑙𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝑠𝑜𝑙𝑢𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑜𝑠 𝑖𝑚𝑝𝑖𝑛𝑔𝑒𝑚. 𝐸́ 𝑢𝑟𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑛𝑎𝑟𝑟𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑜𝑠 𝑒 𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙 𝑠𝑒𝑗𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑎𝑡𝑖𝑑𝑎, 𝑑𝑒𝑠𝑚𝑖𝑠𝑡𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑒 𝑡𝑟𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑎: 𝑎 𝑑𝑜 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑛𝑎𝑡𝑢𝑟𝑒𝑧𝑎, 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑙𝑎 𝑣𝑖𝑣𝑒, 𝑒 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑙𝑎 𝑐𝑢𝑖𝑑𝑎. 𝐼𝑠𝑠𝑜 𝑖𝑚𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎 𝑑𝑜 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑖𝑛𝑓𝑖𝑛𝑖𝑡𝑜, 𝑞𝑢𝑒 𝑙𝑒𝑔𝑖𝑡𝑖𝑚𝑜𝑢 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑝𝑜𝑙𝑖𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑒 𝑎𝑏𝑟𝑎𝑐̧𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑠𝑠𝑖𝑏𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠, 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑖𝑝𝑎𝑡𝑖𝑣𝑜𝑠, 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑠𝑜𝑙𝑖𝑑𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠, 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑚𝑜𝑑𝑒𝑙𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑢𝑚𝑜, 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑑𝑖𝑠𝑡𝑟𝑖𝑏𝑢𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔𝑖𝑎 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑛𝑑𝑎𝑚 𝑎̀𝑠 𝑛𝑒𝑐𝑒𝑠𝑠𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑟𝑒𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑎̀𝑠 𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙; 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑒 𝑖𝑛𝑓𝑟𝑎-𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑡𝑢𝑟𝑎𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑗𝑎𝑚 𝑒𝑚 𝑠𝑖𝑚𝑏𝑖𝑜𝑠𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑜𝑠 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑖𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑒𝑙𝑒𝑠; 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑣𝑖𝑑𝑎, 𝑎𝑜 𝑖𝑛𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑠𝑒𝑗𝑎 𝑑𝑒𝑓𝑒𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎, 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑒𝑖𝑡𝑎𝑑𝑎 𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑎.

* Investigadora Júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Ecofeminista anticapitalista. Acredita que outros mundos, mais justos, são possíveis.

IN "PÚBLICO" - 03/12/21 
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2827.UNIÃO


EUROPEIA


Não há humanidade no Canal
A saga de migrante que se arriscou 
no Canal da Mancha em pedalinho 



FONTE:   BBC News Brasil
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FΣ́ LÍQUIDλ/3

 por LEANDRO KARMAL


* Como a fé se manifesta em tempos de vida digital? Outros tempos declaram a morte de Deus e depositam a fé na ciência. Hoje, a tecnologia cria um novo espaço para o sagrado: a fé do século 21 é professada, compartilhada e curtida nas redes sociais, à maneira de cada um. Foram só as nossas demonstrações religiosas que migraram par as redes sociais? Ou elas transformaram a nossa forma de viver a fé?

 

 FONTE:   Café Filosófico CPFL

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LXV -VIDA SELVAGEM
3- DIZEM SER OS MAIS FEIOS
DO MUNDO ANIMAL




FONTE:   Natureza Selvagem Dos Animais
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Matilde Jacob VS
Maria Teresa Passão


The Voice Portugal 2021 - Batalhas

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126-UM POEMA POR SEMANA 
CAIRO TRINDADE 
CASO PERDIDO
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Interpretado por
CLAUKY BOOM,
SHEYLA DE CASTILHO
e LUCKY LEMINSKY


FONTE:      pornopoems  

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 1-モらイ尺凡刀凡 刀凡 州ロ尺イモ


 FONTE:   Documentários Incríveis

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 BENFICA 1 - 3 SPORTING


 FONTE:   VSPORTS - Liga Portugal Bwin

 NR: Este blogue é Sportinguista! Estamos contentes mas na realidade só se ganharam 3 pontos e o FCP não fugiu. O nosso respeito pelos profissionais das equipas é o mesmo, o coração não. 

Jorge Jesus reconheceu a eficácia do Sporting, o mérito da vitória o que é mais uma garantia da sua seriedade. Ruben Amorim valoriza o trabalho dos miúdos, está sempre a dizer bem dos seus jogadores e o Sporting não era há muito tempo candidato ao título 2 anos consecutivos. O resto está nas imagens.

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47.ADEGA SUPERIOR

SIZA
TINTO
2009
ADEGA MAYOR
HERDADE DAS ARGAMASSAS
CAMPO MAIOR
A NOSSA HISTÓRIA
FAMÍLIA NABEIRO
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FONTE:   Adega Mayor 

O VINHO DA FAMÍLIA DOS CAFÉS



FONTE:   Essência do Vinho TV

A ADEGA MAYOR


FONTE:      Adega Mayor 


O VINHO


Siza, um vinho irrepetível que homenageia o arquiteto e a paisagem que o inspirou.
Siza é uma abordagem à arte de fazer vinho. Um monocasta 100% Alicante Bouschet, intenso, de cor granada profunda com o aroma completo e concentrado da casta, sugere notas de pimenta, fumado e chocolate.
Na boca é denso e rico, com taninos vincados, maduros e perfeitamente integrados no conjunto.
Termina de uma forma longa e persistente onde se confirmam e acentuam as notas de café e chocolate negro. Um vinho inédito e surpreendente, com boas perspectivas de evolução.
Edição exclusiva de 2.500 garrafas.

100% Alicante Bouschet, este vinho é o culminar da relação da Adega Mayor com o arquitecto Siza Vieira. Intenso de cor granada profunda com o aroma complexo e concentrado da casta, sugere notas de pimenta, fumado e chocolate. Na boca é denso e rico, com taninos vincados, maduros e perfeitamente integrados no conjunto. Termina de uma forma longa e persistente onde se confirmam e acentuam as notas de café e chocolate negro. Algo inédito e surpreendente, com boas perspetivas de evolução.

FONTE:   Adega Mayor  


* Na nossa procura, limitada às fontes possíveis, encontramos  muito pouca informação sobre vinhos e produtores portugueses e muitos vídeos que levianamente desinformam e nada fazem pela viticultura portuguesa, lamentamos o facto de tanto se falar no vinho português e haver tão poucos vídeos esclarecedores sobre vinhos, colheitas e regiões.
Se estivermos errados corrijam-nos, gostamos de aprender.

** Ressalvamos o site da ADEGA MAYOR que tem uma boa lista de vídeos e que recomendamos aos visitadores do blogue. 

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ᕈᖇOᙏᙓƮᙓ ᙓ ᙅᙀᙏᕈᖇᙓ

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2904
Senso d'hoje
OSSANDA LIBER
EMPRESÁRIA
VICE-PRESIDENTE
PARTIDO ALIANÇA
RUPTURA
Em política quem não vota
infelizmente não conta!






FONTE:   KuriakosTV
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BOM DIA

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BOM DIA

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2-ɌØȻ̧Ⱥ Ⱥ ɌȺMɆŁȺ
II-ηαᴛᴜяєᴢα ɗᴏᴄє


Nude naturist outdoors natural beauty Lidia goes naked 
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116-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒳𝐼𝐼- 𝐵𝑒𝑚 𝐵𝑜𝑚


𝑁𝑅:

𝐸𝑟𝑎𝑚 𝑢𝑚 𝑠𝑜𝑛𝘩𝑜,𝑛𝑢𝑚 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑛𝑧𝑒𝑛𝑡𝑜, 𝑠𝑒𝑚 𝑎𝑙𝑒𝑔𝑟𝑖𝑎 𝑒 𝑐𝘩𝑒𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑒𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑖𝑡𝑜𝑠, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑜 𝑚𝑎𝑐𝘩𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑟𝑎𝑣𝑎, 𝑒 𝑎𝑖𝑛𝑑𝑎 𝘩𝑜𝑗𝑒 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑟𝑎!
 
𝟺 𝑗𝑜𝑣𝑒𝑛𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑡𝑖𝑣𝑒𝑟𝑎𝑚 𝑚𝑒𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑠𝑒𝑛𝑠𝑢𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑎 𝑏𝑒𝑙𝑒𝑧𝑎 𝑒 𝑜 𝑡𝑎𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜  𝑠𝑒 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑚 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟 𝑛𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑡𝑖𝑐𝑎𝑙!
 
𝑀𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑢𝑠𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑟𝑜𝑢𝑝𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑟𝑖𝑑𝑎𝑠 𝑒 𝑎𝑟𝑟𝑜𝑗𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑓𝑜𝑟𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑚𝑎𝑠𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑛𝑢𝑚 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑑𝑒𝑚𝑎𝑠𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑞𝑢𝑒𝑛𝑜, 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝑒́𝑓𝑎𝑙𝑜𝑠, 𝑝𝑟𝑒𝑜𝑐𝑢𝑝𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑒𝑥𝑐𝑙𝑢𝑠𝑖𝑣𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑚 𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑖𝑛𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑎́𝑠 𝑐𝑜𝑧𝑖𝑛𝘩𝑎𝑠, 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜𝑠 𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑎𝑠!
 
𝑀𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑑𝑖𝑡𝑎𝑑𝑢𝑟𝑎 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎𝑑𝑜 𝘩𝑎́ 𝟻 𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑎 𝑜𝑝𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑒 𝑜 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙𝑖𝑡𝑎𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑢𝑎𝑣𝑎𝑚 𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑟𝑎𝑟,  𝑎𝑞𝑢𝑒𝑙𝑎𝑠 𝟺 𝑠𝑒𝑛𝘩𝑜𝑟𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑎𝑏𝑟𝑖𝑟 𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠, 𝑒𝑙𝑒𝑣𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑎𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑡𝑢𝑡𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑚𝑒𝑟𝑒𝑐𝑒𝑚, 𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑛𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑑𝑜𝑠 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑠, 𝑛𝑒𝑚 𝑎𝑏𝑎𝑖𝑥𝑜 𝑛𝑒𝑚 𝑎𝑐𝑖𝑚𝑎, 𝑝𝑎𝑔𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑢𝑚 𝑝𝑟𝑒𝑐̧𝑜 𝑑𝑒𝑚𝑎𝑠𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑙𝑡𝑜, 𝑓𝑜𝑟𝑎𝑚 𝑑𝑖𝑠𝑐𝑟𝑖𝑚𝑖𝑛𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑑𝑒𝑠𝑝𝑟𝑒𝑧𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑐𝑎𝑙𝑢𝑛𝑖𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑒 𝑎𝑓𝑎𝑠𝑡𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑠𝑒𝑚 𝑠𝑒𝑞𝑢𝑒𝑟 𝑢𝑚 𝑜𝑏𝑟𝑖𝑔𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑎𝑙𝑒𝑔𝑟𝑖𝑎 𝑜𝑓𝑒𝑟𝑒𝑐𝑖𝑑𝑎 𝑎𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑔𝑜𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝑎𝑠 𝑜𝑢𝑣𝑖𝑟 𝑐𝑎𝑛𝑡𝑎𝑟, 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑎𝑖́𝑠𝑠𝑒𝑚 𝑛𝑜 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜!
 
𝑃𝑜𝑟 𝑖𝑛𝑐𝑟𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐̧𝑎, 𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜, 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑢𝑎𝑚 𝑎 𝑠𝑒𝑟 𝑙𝑒𝑚𝑏𝑟𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑟𝑒𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑜𝑠 𝑓𝑎𝑡𝑜𝑠 𝑒𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎𝑑𝑜𝑠, 𝑜 𝑡𝑎𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜, 𝑓𝑖𝑔𝑢𝑟𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑛𝑜 𝑙𝑖𝑣𝑟𝑜 𝑑𝑎 𝑒𝑢𝑟𝑜𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜!

* 𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑒́ 𝑠𝑜́ 𝑎 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑎 𝘩𝑢𝑚𝑖𝑙𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑖𝑛𝑖𝑎̃𝑜, 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑢𝑚 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑡𝑎𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜!!!

ELENCO:

𝐵𝑎́𝑟𝑏𝑎𝑟𝑎 𝐵𝑟𝑎𝑛𝑐𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐹𝑎́𝑡𝑖𝑚𝑎 𝑃𝑎𝑑𝑖𝑛𝘩𝑎
𝐿𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑇𝑒𝑟𝑒𝑠𝑎 𝑀𝑖𝑔𝑢𝑒𝑙
𝐶𝑎𝑟𝑜𝑙𝑖𝑛𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐿𝑒𝑛𝑎 𝐶𝑜𝑒𝑙𝘩𝑜
𝐴𝑛𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑎 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐿𝑎𝑢𝑟𝑎 𝐷𝑖𝑜𝑔𝑜
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑀𝑎𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑟𝑔𝑒 𝐻𝑖𝑝𝑜́𝑙𝑖𝑡𝑜
𝐴𝑛𝑎 𝑃𝑎𝑑𝑟𝑎̃𝑜
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑅𝑎𝑝𝑜𝑠𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑒𝑙𝘩𝑜
𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐿𝑎𝑚𝑎𝑟𝑒𝑠
𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝑀𝑜𝑙𝑑𝑎̃𝑜
𝐶𝑢𝑐𝘩𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑒𝑖𝑟𝑜
𝑇𝑖𝑎𝑔𝑜 𝐷𝑒𝑙𝑓𝑖𝑛𝑜
𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑛𝑎 𝐶𝑎𝑣𝑎𝑙𝑖𝑛𝘩𝑜𝑠
𝑆𝑎𝑟𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑛𝘩𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑛𝑎
𝐹𝑖𝑔𝑢𝑒𝑖𝑟𝑎 𝐶𝑖𝑑


FONTE:RTP