08/03/2023

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 .

.

.

XL-OS RIOS E A VIDA
3-RIO BIEBZRA
O Amazonas europeu


(ATÉ PRÓXIMA QUARTA)

FONTE:  Elefante Verde.

 .

XI - ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

2 - RENÉ DESCARTES
.

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professora: Tatiana Roque


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo a maravilhosa professora Tatiana para falar de René Descartes um filósofo, físico e matemático francês do século XVII. Se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com esta mestra. 

ROSÁLIA AMORIM

 .




A mulher e os machos alfa

O Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala, é a prova de que os direitos e a igualdade de oportunidades ainda não são para todos e em todo o mundo. Em Portugal, são muitos os progressos na política, mas ainda poucos os avanços nas empresas. As multinacionais vão impondo regras de paridade, mas nem sempre as transpõem dos relatórios teóricos para os exercícios práticos. As médias e pequenas empresas, tantas familiares, ainda são, na maioria, dominadas por homens patrões ou então são os filhos varões que dão seguimento aos negócios. Nos media, por exemplo, já se registam progressos, mas são insuficientes.

O caminho está longe de estar plenamente percorrido. A pandemia e a guerra na Europa terão, inclusive, atrasado a corrida contra a discriminação. Na covid-19, as mulheres foram das mais penalizadas pela situação de confinamento e teletrabalho, tendo de acumular toda a carga de tarefas domésticas com as educativas dos seus filhos e o trabalho. Na guerra, se os homens ficam na linha da frente, são elas quem procura abrigo com os filhos nos braços e em sofrimento. Fora da Ucrânia, é também, muitas vezes, sobre elas que recai a missão de tentar tranquilizar os mais novos, respondendo a perguntas que são autênticos murros no estômago, como "A guerra vai chegar cá?" ou "Vamos ser enviados para a guerra?". Estes são alguns dos temas em debate na Tertúlia que o DN organiza para assinalar o 8 de março.

Em tempos de incerteza, os desafios aumentam sempre, mas a coragem também. Na História, Portugal foi um dos poucos países do mundo com rainhas, lembrou ontem o Presidente da República, no seminário sobre Mulheres na Diplomacia. Lembrou que "Teresa Gouveia foi ministra dos Negócios Estrangeiros", um cargo dominado por homens, e que a maioria dos diplomatas ainda são do género masculino (leia os testemunhos que as 28 diplomatas residentes em Portugal deram ao DN) e não abundam almirantes ou generais de saias. Mas a vida dura de tantas portuguesas tem provado que há muitas generais sem farda que ajudam a construir um país melhor, sem se deixarem amedrontar pelos machos Alfa (com todo o respeito pelos verdadeiros machos que não usam o poderzinho dos cargos efémeros para esconder a sua insegurança) e sem deixarem de ser femininas.

A força e a beleza da mulher são ilustradas pela arte de Francisco Simões, na primeira página do DN. O escultor e pintor é o convidado deste ano (em 2022 foi a artista plástica Joana Vasconcelos) a interpretar a alma e o corpo feminino, na edição que agora chega às bancas. De forma livre, o autor transmite aos leitores a maneira como vê o género feminino aos dias de hoje. Sem medos. Sem preconceitos. Num azul profundo que nos remete para os oceanos, ou seja, a origem da vida que, afinal, é a Mulher.

* Jornalista, directora do "DN"

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 08/03/23.

 

 

3282.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
ABUSOS SEXUAIS 
NA IGREJA CATÓLICA
DANIEL SAMPAIO DESMENTE IGREJA 



FONTE:   Fala Portugal 

NR: Os membros da Comissão de Investigação para os abusos de natureza sexual sobre menores por profissionais do clero são de uma idoneidade acima de qualquer suspeita. A comissão não se atreveria a enviar um nome se não tivesse escrutinado a veracidade das denúncias.
Os portugueses pensaram que era desta vez que o organização religiosa iria dar uma cambalhota e procederia com seriedade após análise do relatório. Cambalhotas dão muitos membros do clero mas é na cama e com menores.

A edição 3280 de anteontem desta etiqueta que também abordava o tema de hoje em que intervinha D. JANUÁRIO TORGAL FERREIRA, foi pouco vista pelas pessoas a quem com grande estima enviamos algumas postagens. Não percebemos o motivo!

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
148-α ᴄᴏηѕᴄɪє̂ηᴄɪα є́ ᴜຕα ɪηᴠєηᴄ̧α̃ᴏ



 
FONTE:Universo da Psicologia

.
95-HORIZONTES DA MEMÓRIA
95.5-Do Lado De Lá - Barreiro


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Dulce Pontes
Amapola


.

 .

ē¢ ค́fri¢/6

RUANDA

Drones facilitam trabalho de 

 criadore de animais no Ruanda


FONTE:  DW Português para África

 .

 III- A ƤRIMƐIRA ARƬƐ

8- ๔เรร๏ภค̂ภςเค 



* A Primeira Arte é uma produção da Brasil Paralelo sobre a música. Entenda o que é música, como surgiu e como afeta o ser humano. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como:

Alvaro Siviero: Pianista, diretor artístico e professor;
Iñigo Pirfano: Maestro, compositor e escritor, autor do livro "Inteligência Musical";
Tomasz Wabnic: Produtor musical, violinista e fundador da Vienna Morphing Orchestra;
Ricardo Peres: Pianista e fundador da Specialtones;
Lord Vinheteiro: Pianista e fundador da Lord Music Academy;
João Nogueira, O Rasta: Músico formado pela Berklee College of Music;
Guilherme Freire: Professor de filosofia, educação e literatura.

Juntos eles abordam aspectos da história da música, dos efeitos da música no cérebro, incluindo os efeitos da música em bebês na barriga da mãe ou em recém nascidos e do envolvimento da música na construção da personalidade humana em geral.

Os efeitos sociais da música na sociedade são matéria de reflexão, bem como o impacto da música na inteligência das pessoas, como aborda o Dr. Nghiem em seu livro “Música, Inteligência e Personalidade - O comportamento do homem em função da manipulação cerebral”.

O desenvolvimento da música na história humana é fruto de estudo, porque da música clássica ao jazz, do blues ao rock n’roll, em todas existe uma história e uma mensagem. 

 

 FONTE:  Brasil Paralelo 

 .

N̷A̷T̷O̷ A̷ m̷u̷d̷a̷n̷ç̷a̷ n̷a̷ e̷s̷t̷r̷a̷t̷é̷g̷i̷a̷ d̷e̷ d̷i̷s̷s̷u̷a̷s̷ã̷o̷



FONTE:   Euronews.



Ɛcσησмιαѕ ∂α Ɛυяσρα 1820 - 2027

FONTE:Entre barras, gráficos y mapas

 .

ꍏꀸꍟ꒒ꀤꈤꂦ ꍏꁴꍏꋪꀎꀸꂦ ꉣꀤꂦꋪ ꆰꀎꍟ ꓄ꀎꀸꂦ


Se ɑcɦɑ que ɑ uɑ νiɗɑ estɑ́ ɱɑ́, iɱɑgiƞe ɑ νiɗɑ ɗσ Aɗeliƞσ. 1- Cɑsɑɗσ 2- Bɑteu cσɱ σ cɑɾɾσ 3- O cɑɾɾσ cσɱeçσu ɑ ɑɾɗeɾ 4-Teνe peɾɗɑ tσtɑl 5- Estɑνɑ bêbɑɗσ 6-Fσi ɱultɑɗσ 7- Peɾɗeu ɑ cɑɾtɑ 8- Iɑ pɑɾɑ uɱ ɱσtel 9- Estɑνɑ cσɱ uɱɑ pɾσstitutɑ cɦɑɱɑɗɑ ….Rσgéɾiσ 10- O piσɾ ɗe tuɗσ ʄσi ʄilɱɑɗσ… Que ƞσite Aɗeliƞσ!


* Tenha pidedade BRUNO F.

3361
Senso d'hoje
MARIA NUNES
MULHER PORTUGUESA
25 ANOS VÍTIMA 
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A minha vida antes do divórcio
era um terror, fui maltratada
física e psicológicamente



* Um fortíssimo agradecimento às "AS TRÊS DA MANHÃ" pela grande humanidade demonstrada!



FONTE:  Renascença-07/03/23.

 .

 𝐃𝐈𝐀 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑𝐍𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑

 ᖇꙆƮᗣ ᒐᙓᙓ ᙅoɾ ᑯᥱ ᖇo⳽ᥲ ᙅᖾoϙᥙᥱ

Ʈoᑯᥲ⳽ ᥲ⳽ ᙏᥙꙆᖾᥱɾᥱ⳽ ᑯo ᙏᥙᥒᑯo


 

 FONTE:   Biscoito Fino.

.

Dugan vs Gato


.
.

BOM DIA

.