12/04/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 

XLI-OS RIOS E A VIDA
2-XIJIANG
Belezas e histórias




FONTE:  TV Gazeta.

 

THE BLACK TAPE PROJECT
Art Hearts Fashion/3
PRIMAVERA-LOS ANGELES
2023



FONTE: Fashion Channel .

 .

XIIᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

4 - DESCARTES E FERMAT

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professor: João Bosco Pitombeira


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo o sábio professor Pitombeira para explicar mais história da matemática, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.

ADESCARTES E FERMAT dois crânios do século XVII são dois marcos na história da matemática. Para quem não é matemático aconselhamos a rever o vídeo anterior, o conjunto é de NOVE, coisa pouca... 

ANTÓNIO SOUSA PEREIRA

 .



A pobreza é alheia à geografia

O discurso político em Portugal, mais do que a ação, tem sido frequentemente dominado pela dicotomia litoral-interior e por uma visão paternalista segundo a qual a província - despovoada, deprimida e desfavorecida - carece de urgentes medidas que a discriminem positivamente em nome da chamada "coesão territorial".

Todavia, e apenas para referir duas notícias de abertura de um noticiário televisivo da semana passada, os 14 mil utentes do novo centro de saúde de Marvila, em Lisboa, que não dispõem de médico de família, não parecem, à partida, menos merecedores de preocupação do que os 400 da freguesia da Granja, em Mourão, que se encontram na mesma situação.

Se cabe ao Estado garantir o acesso de todos os cidadãos, vivam onde vivam, a um conjunto de serviços essenciais (educação, água, saneamento, justiça, saúde, transportes, etc.), a confrontação que artificialmente se tem estabelecido entre o interior pobre e o litoral próspero esbarra fatalmente na evidência dos números, os quais demonstram que as periferias das grandes cidades estão particularmente vulneráveis à pobreza e aos mais agudos fenómenos de exclusão. Veja-se, por exemplo, o caso da sub-região do Tâmega e Sousa, a escassas dezenas de quilómetros do mar, a qual, em boa verdade, é a região mais periférica da Área Metropolitana do Porto e uma das mais pobres da Europa. Ou de que modo também os arredores de Lisboa padecem de carências diversas e de problemas sociais igualmente chocantes.

No mínimo, estas realidades deviam obrigar os responsáveis a uma reflexão séria, ponderada e liberta de falsos dogmas. Sendo facilmente demonstrável que a prevalência da pobreza e dos problemas estruturais não obedece à geografia nem se torce em função do maniqueísmo de certos discursos, seria aconselhável que, pelo menos, se reconhecesse que certas zonas do litoral são tão merecedoras de discriminação positiva como as áreas do interior - as quais, todavia, continuam a monopolizar o discurso político e parecem reclamar para si o exclusivo da solidariedade do Estado.

* Reitor da Universidade do Porto

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 11/04/23.

 .

 

3316.UNIÃO

EUROPEIA

ESPANHA

ORIENTAÇÃO SEXUAL
  O país tem lei revolucionária sobre 
 transgénero: Prós e contras
.


FONTE Euronews-11/04/23

NR: A grande barbárie do ocidente é a chamada "cultura judaico-cristã" com a agora aliada "cultura muçulmana" cujo projecto principal e conjunto é obrigar as pessoas a serem infelizes. A infelicidade colectiva potencia o poder social de todas as organizações religiosas para propagação das suas fábulas com as pessoas aceitando e ruminando na crença que as torna ignorantes.
Aqui no blogue apoiamos todo e qualquer movimento comprometido com a felicidade das pessoas, repudiamos o "pudor putrefacto" maioritariamente consensual. Neste "pudor putrefacto" concentram-se todas as desigualdades e abusos sociais.

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
153-ηєᴜяᴏѕє ɗє ᴛяαηѕғєяє̂ηᴄɪα


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
96-HORIZONTES DA MEMÓRIA
96.5-Egrégios Avós


  (CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)
 
* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Sara Pereira
Seven Nation Army


The Voicekids 2023 Portugal

.

 .

ē¢ ค́fri¢/11

GÂMBIA

𝗜𝗦𝗔𝗧𝗢𝗨 𝗖𝗘𝗘𝗦𝗔𝗬

A rainha da reciclagem




FONTE:  DW Português para África.

 .

3- Ø qµ€ F¡¢ª®ª́ ð¤$ Fµñð¤$ £µ®¤Þ€µ$

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)

FONTE:  ffmspt.

 .

DA JUSTIÇA 𝔸𝕔𝕦𝕤𝕒𝕕𝕠 𝕕𝕖 𝕢𝕦𝕒𝕤𝕖 𝟙𝟜𝟘 𝕞𝕚𝕝 𝕔𝕣𝕚𝕞𝕖𝕤 𝕤𝕠́ 𝕤𝕖𝕣𝕒́ 𝕛𝕦𝕝𝕘𝕒𝕕𝕠 𝕡𝕠𝕣 𝟟𝟠


 FONTE: Fala Portugal

..



8-000-000-000

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

DEBATE DE ALTO NÍVEL HUGO CARNEIRO - Deputado PSD FERNANDO MEDINA - Ministro das Finanças

 

Título original: Medina explica contratação da esposa de ministro Galamba.


FONTE:  60AQI

NR: Ora no debate temos um deputado do PSD, HUGO CARNEIRO, que recentemente votou a favor do sofrimento prolongado e atroz de doentes terminais, contra a LEI DA EUTANÁSIA,  do outro o bem conhecido de todos o senhor Ministro das Finanças, que enquanto chefe-mor da  Câmara Municipal de Lisboa "ofereceu" a vladimir putin informação sobre a actividade de cidadãos russos anti-regime a viver em Lisboa. 

Duas pessoas portanto imbuídas de nobre carácter!

3396
Senso d'hoje
DANIEL ZIBLATT 
PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
DE CIÊNCIA POLÍTICA
UNIVERSIDADE DE HARVARD
ESCRITOR AMERICANO
DEMOCRACIA 
NÃO É ASSIM TÃO SIMPLES!



* Estará a democracia a morrer? Que desafios enfrenta hoje? E como poderá vencê-los? Para responder a estas questões, Pedro Pinto entrevista o professor da Universidade de Harvard e perito em democracias Daniel Ziblatt, neste episódio de «Isto Não É Assim Tão Simples». 
Nesta conversa, o autor do livro «How Democracies Die», um best-seller do «The New York Times», os sinais de alerta de uma democracia que está sob ameaça, não através de um golpe de estado, mas por parte de políticos autoritários que «minam» os seus alicerces a partir do poder. Ziblatt dá também exemplos de países onde a democracia está de boa saúde. Analisa ainda o impacto da guerra da Rússia contra a Ucrânia nas democracias mundiais e o que poderá acontecer no futuro. Ziblatt aborda também as tentativas fracassadas – nos EUA e no Brasil – de anular o resultado das suas eleições presidenciais, e o que essas tentativas nos dizem sobre o futuro da democracia. Finalmente, Ziblatt debruça-se sobre Portugal e o crescimento da extrema-direita populista, discutindo como os principais partidos nas democracias ocidentais podem lidar com essa ameaça, numa conversa que vale a pena ouvir.

** A moderação é do jornalista PEDRO PINTO na rubrica "Isto não é assim tão simples"

FONTE:  ffmsp....
.

Mochos Engraçados


.
.

BOM DIA

.