05/08/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

.
342- ACIDEZ
FEMININA


DOIS PAIS MUITO DIFERENTES!

Tapa da Tate


A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.


LUZ DA MANHÃ




Por CLÁUDIA VAREJÃO


.
Irene Lisboa

4.Vida e Obra   


Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 

CXXV-Cidades sem solução?
Viver no lugar mais poluído do mundo
MONGÓLIA



999. 
Este é o impressionante nível registado por um monitor PM2,5 em Ulan Bator, a capital de Mongólia. O instrumento serve para medir a quantidade de micropartículas presentes no ar, que são extremamente perigosas para a saúde. O nível considerado seguro é abaixo de 25. 
 A queima de carvão e as mudanças climáticas são as principais causas da poluição no país asiático. Quais são as consequências para a saúde, principalmente para as crianças? 
 Para investigar, a jornalista da BBC Stephanie Hegarty viajou até a capital e visitou os pastores de gado nas vastas estepes da Mongólia.


FONTE:   BBC News Brasil
.

LEONOR ROSAS

 .




Que lutas levamos para
 as eleições autárquicas?

Em setembro, mais que nunca, precisamos de levar às eleições autárquicas a justiça social e climática e um projeto de um futuro digno para todos e todas.

No final deste ano, seremos chamados a decidir sobre o futuro dos nossos concelhos.

Chegados ao início da vida adulta, deparamo-nos já com a segunda grande crise das nossas vidas: pandémica, económica, política e social. Os preços exorbitantes da habitação, a instabilidade laboral e a crise climática deixam-nos entrever um futuro sempre adiado e hipotecado. Sabemos que a alternativa de que precisamos se constrói nas ruas, nos locais de trabalho, nas escolas e faculdades e nas nossas freguesias e concelhos. Nas próximas eleições autárquicas, uma resposta justa à crise começa com garantir o direito à cidade e habitação, trabalho com direitos, à mobilidade e à cultura nas nossas autarquias.

Em 2021, em cada vez mais sítios do País, a especulação imobiliária fecha portas a tantos e tantas jovens que procuram uma casa para começar uma vida ou para prosseguir os estudos. Em Lisboa, grande parte dos estudantes deslocados arrenda quartos cujo preço pode chegar aos 400 ou 500 euros. Assim, o preço da habitação e do arrendamento em Lisboa representa a maior fatia do custo de frequência do Ensino Superior, muitas vezes, impedindo os jovens de prosseguir os seus estudos. Comprar uma casa torna-se, então, numa miragem cada vez mais distante, com a especulação imobiliária desenfreada e a precariedade laboral que se tornaram a regra nas nossas vidas. Precisamos de investimento na habitação pública, a preços acessíveis, de mais residências universitárias e controlar rendas através do combate à especulação imobiliária.

Com o eclodir da pandemia, vimos as ruas encherem-se de centenas de jovens com mochilas verdes ou amarelas, montados nas suas bicicletas e a caminho ou de regresso de mais uma entrega, da qual recebem uma pequena parte. Quer seja com as novas ou as velhas formas de precariedade, sabemos o que nos espera: trabalhar a mais e receber a menos. A instabilidade e a precariedade, que alimentam os lucros das grandes empresas e enriquecem o 1%, pesam cada vez mais nas costas de uma geração que olha para um futuro incerto. Não queremos mais esta receita do empobrecimento, da desigualdade e da austeridade. Levamos luta contra os baixos salários, contratos precários e pelo direito à dignidade no trabalho até às eleições autárquicas pois só com o reforço do Estado Social podemos vencer a crise.

Não é tudo. Cientistas dizem-nos que temos cerca de 6 anos para agir antes que as alterações climáticas se tornem irreversíveis. A intransigência na luta por uma transição energética que nos garanta um futuro sustentável e digno é o único caminho que garante uma vida digna para todos e todas no nosso planeta. Urge revolucionar a nossa mobilidade e o paradigma energético, pondo a economia ao serviço das pessoas e do planeta e não das grandes empresas. Queremos cidades que invistam no metropolitano, nos autocarros, nos comboios, nos barcos e na mobilidade suave, garantindo as deslocações dentro dos concelhos e entre eles e desincentivando o uso do transporte individual. Uma cidade em que é dada primazia às deslocações de automóvel não é para jovens: precisamos de transportes públicos e gratuitos. Revolucionar a forma como nos movemos implica igualmente garantir o investimento público numa rede ferroviária elétrica, abrangente e que ligue todas as capitais de distrito, contribuindo para a transição energética e para a coesão territorial.

Finalmente, os espaços onde vivemos, trabalhamos e estudamos querem-se livres de preconceitos racistas, misóginos e LGBTfóbicos. O direito à cidade é também a garantia de viver num espaço seguro, livre de assédio, de violência sexual, de racismo e de xenofobia. As comunidades racializadas têm sido das principais vítimas da crise social e económica que vivemos e, por isso, necessitamos de políticas públicas fortes de combate à discriminação e exclusão social nos nossos concelhos. Urge criar um plano de integração destes jovens e combater a discriminação e a violência racista, garantindo a igualdade no acesso à habitação, transportes, educação e cultura. Ao mesmo tempo, importa reforçar a resposta e a prevenção da violência de género a nível local. Milhares de mulheres partilham o teto com os seus agressores, particularmente desde o início da pandemia. Está na hora dos nossos municípios encetarem um combate sério à violência de género, investindo em casas abrigo e na formação de forças de segurança melhor preparadas para lidar com as vítimas. O 25 de Abril de 1974 conquistou-nos o direito à participação democrática e ao envolvimento direto na vida política do sítio onde vivemos. O seu projeto era o de garantir habitação digna, trabalho com direitos, acesso à saúde e à educação. Ainda falta caminhar muito para que lá cheguemos. Queremos dar continuidade a esse projeto, fazer esse caminho que Abril abriu. Em setembro, mais que nunca, precisamos de levar às eleições autárquicas a justiça social e climática e um projeto de um futuro digno para todos e todas.

* Activista estudantil

IN "i" - 04/10/21

.

 .

 

2712.UNIÃO

EUROPEIA

    
CONCRETIZAÇÃO DO
PACTO ECOLÓGICO EUROPEU



Transformar a nossa economia e as nossas sociedades

O Pacto Ecológico Europeu estabeleceu o roteiro para esta mudança transformadora.

Os 27 Estados-Membros comprometeram-se a fazer da UE o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050. Para tal, assumiram o compromisso de reduzir as emissões em, pelo menos, 55 % até 2030, em comparação com os níveis de 1990. 

Isto irá criar novas oportunidades para a inovação, o investimento e o emprego, bem como:

  • electric carreduzir emissões
  • workergerar emprego e crescimento 
  • House    combater a pobreza energética
  • wind farm        reduzir a dependência energética externa
  • runner        melhorar a nossa saúde e bem-estar

Simultaneamente, garantirá oportunidades para todos, ao apoiar os cidadãos vulneráveis, combatendo as desigualdades e a pobreza energética, e consolidar a competitividade das empresas europeias.

Transportes sustentáveis para todos

transport

A Comissão Europeia propõe metas mais ambiciosas para a redução das emissões de CO2 dos automóveis e veículos comerciais ligeiros novos.

  • 55 % para a redução das emissões dos automóveis até 2030
  • 50 % para a redução das emissões dos veículos comerciais ligeiros até 2030
  • Zero emissões nos automóveis novos até 2035

A Comissão promove igualmente o crescimento do mercado dos veículos com nível nulo ou baixo de emissões. Em especial, pretende garantir que os cidadãos dispõem das infraestruturas de que necessitam para carregar ou abastecer esses veículos em viagens curtas ou longas.

Além disso, a partir de 2026, o sistema de comércio de licenças de emissão aplicar-se-á aos transportes rodoviários, atribuindo um preço à poluição, fomentando a utilização de combustíveis mais limpos e contribuindo para o reinvestimento em tecnologias limpas.

A Comissão propõe também o alargamento da tarifação do carbono ao setor da aviação, que até agora beneficiou de uma exceção, bem como a promoção de combustíveis sustentáveis, obrigando todos os aviões que partem de aeroportos da UE a abastecerem-se com uma mistura de combustíveis sustentável.

A proposta de alargamento da tarifação do carbono estende-se ao setor marítimo que, assim, contribuirá de uma forma justa para o esforço de descarbonização da nossa economia. A Comissão estabelecerá igualmente metas para o fornecimento de eletricidade a partir da rede terrestre aos navios, nos grandes portos, reduzindo assim o recurso a combustíveis poluentes que também são nocivos para a qualidade do ar local.

Liderar a terceira revolução industrial

industry

Estas novas propostas terão impacto em toda a cadeia de valor de setores como a energia e os transportes, a construção e a renovação, ajudando a criar empregos locais, sustentáveis e bem remunerados em toda a Europa.

  • 35 milhões de edifícios poderão ser renovados até 2030
  • 160 000 empregos verdes adicionais poderão ser criados no setor da construção até 2030

A eletrificação da economia e a maior utilização de energia de fontes renováveis deverão gerar mais emprego nestes setores. Ademais, o aumento da eficiência energética dos edifícios criará postos de trabalho na construção, incluindo um aumento da procura de mão de obra local.

Queremos preservar a nossa ambição em matéria de clima, evitando que os esforços da nossa indústria para reduzir as emissões sejam comprometidos pela concorrência desleal do estrangeiro.

Por conseguinte, a Comissão propõe um mecanismo para garantir que, mesmo que estejam estabelecidas em países cujas regras em matéria de clima são menos rigorosas, as empresas que importam produtos para a UE também paguem pelas emissões de carbono.

Despoluir o nosso sistema energético

energy

A Comissão propõe aumentar para 40 % a meta vinculativa de fontes renováveis no cabaz energético da UE. As propostas promovem a adesão a combustíveis renováveis, como o hidrogénio, na indústria e nos transportes, estabelecendo metas adicionais.

Além disso, a redução do consumo energético é essencial para diminuir tanto as emissões como os custos da energia para os consumidores e para a indústria. A Comissão propõe elevar as metas de eficiência energética a nível da UE e torná-las vinculativas, a fim de alcançar uma redução global de 36-39 % do consumo de energia primária e do consumo de energia final até 2030.

  • 40% nova meta para as energias renováveis para 2030
  • 36-39% novas metas de eficiência energética para o consumo de energia primária e do consumo de energia final

A tributação dos produtos energéticos também deve apoiar a transição ecológica, proporcionando os incentivos adequados. A Comissão propõe alinhar as taxas mínimas de imposto aplicadas ao aquecimento e aos transportes com os objetivos climáticos, atenuando simultaneamente o impacto social e apoiando os cidadãos vulneráveis.

Renovar os edifícios, adequando-os a estilos de vida mais ecológicos

buildings

O novo Fundo Social para a Ação Climática apoiará os cidadãos da UE mais afetados ou em risco de pobreza energética ou de mobilidade. Ajudará a atenuar os custos para as pessoas mais expostas à mudança, para assegurar que a transição é justa e não deixa ninguém para trás.

O fundo concederá um financiamento de 72 200 milhões de euros durante sete anos para a renovação de edifícios, o acesso a soluções de mobilidade com emissões nulas ou baixas, ou mesmo o apoio ao rendimento.

Para além da habitação, é necessário renovar os edifícios públicos para que utilizem mais energias renováveis e sejam mais eficientes do ponto de vista energético.

A Comissão propõe:

  • estabelecer a obrigação de os Estados-Membros renovarem, pelo menos, o equivalente a 3 % da superfície total do conjunto de edifícios públicos por ano
  • fixar um valor de referência de 49 % de utilização de energias renováveis nos edifícios até 2030
  • exigir que os Estados-Membros aumentem a utilização de energias renováveis no aquecimento e arrefecimento em 1,1 pontos percentuais por ano até 2030

Trabalhar com a natureza para proteger o planeta e a saúde humana

nature

Restaurar a natureza e permitir que a biodiversidade volte a prosperar é uma solução rápida e barata para absorver e armazenar carbono.

Por isso, a Comissão propõe a recuperação das florestas, dos solos, das zonas húmidas e das turfeiras da Europa, o que aumentará a absorção de CO2 e tornará o ambiente mais resiliente às alterações climáticas.

Uma gestão circular e sustentável destes recursos permitirá:

  • melhorar as nossas condições de vida
  • manter um ambiente saudável
  • criar empregos de qualidade
  • proporcionar recursos energéticos sustentáveis

Novas metas para aumentar o nosso sumidouro natural de carbono:

  • 230 Mt meta anterior 
  • 268 Mt sumidouro de carbono atual
  • 310 Mt nova meta

A bioenergia contribui para a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis e para a descarbonização da economia da UE. No entanto, há que utilizá-la de uma forma sustentável. A Comissão propõe critérios novos e rigorosos para evitar a exploração florestal insustentável e proteger as zonas de grande valor em termos de biodiversidade.

Acção climática a nível mundial

global action

O Pacto Ecológico Europeu foi um exemplo positivo e levou os principais parceiros internacionais a fixarem as suas próprias datas-limite para alcançar a neutralidade climática.

Graças ao investimento em tecnologias de energias renováveis, estamos a adquirir conhecimentos especializados e a conceber produtos que também irão beneficiar o resto do mundo.

Fruto da nossa transição para a mobilidade ecológica, criaremos empresas líderes mundiais, capazes de servir um mercado mundial em expansão. Ao trabalharmos com os nossos parceiros internacionais, reduziremos em conjunto as emissões dos transportes marítimos e da aviação em todo o mundo.

A UE partilhará estas propostas e ideias com os seus parceiros internacionais na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP26), que terá lugar em Glasgow, em novembro.

  • 30% do Instrumento de Vizinhança, de Cooperação para o Desenvolvimento e de Cooperação Internacional da UE para apoiar os objetivos em matéria de clima. 
  • 1/3 do financiamento público da ação climática a nível mundial provém da UE e dos seus Estados-Membros.

Etapas fundamentais

𝖣𝖾𝗓𝖾𝗆𝖻𝗋𝗈 𝖽𝖾 𝟤𝟢𝟣𝟫
𝖠 𝖢𝗈𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝗍𝖺 𝗈 𝖯𝖺𝖼𝗍𝗈 𝖤𝖼𝗈𝗅𝗈́𝗀𝗂𝖼𝗈 𝖤𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗎, 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺𝖻𝖾𝗅𝖾𝖼𝖾 𝗈 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝗈𝗆𝗂𝗌𝗌𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝗅𝖼𝖺𝗇𝖼̧𝖺𝗋 𝖺 𝗇𝖾𝗎𝗍𝗋𝖺𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖼𝗅𝗂𝗆𝖺́𝗍𝗂𝖼𝖺 𝖺𝗍𝖾́ 𝟤𝟢𝟧𝟢

 𝖬𝖺𝗋𝖼̧𝗈 𝖽𝖾 𝟤𝟢𝟤𝟢
𝖠 𝖢𝗈𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝗉𝗋𝗈𝗉𝗈̃𝖾 𝖺 𝖫𝖾𝗂 𝖤𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗂𝖺 𝖾𝗆 𝗆𝖺𝗍𝖾́𝗋𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝖢𝗅𝗂𝗆𝖺, 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗌𝖺𝗀𝗋𝖺𝗋 𝗈 𝗈𝖻𝗃𝖾𝗍𝗂𝗏𝗈 𝖽𝖾 𝗇𝖾𝗎𝗍𝗋𝖺𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖼𝗅𝗂𝗆𝖺́𝗍𝗂𝖼𝖺 𝖺𝗍𝖾́ 𝟤𝟢𝟧𝟢 𝗇𝗎𝗆 𝖺𝗍𝗈 𝗏𝗂𝗇𝖼𝗎𝗅𝖺𝗍𝗂𝗏𝗈 
 
𝖲𝖾𝗍𝖾𝗆𝖻𝗋𝗈 𝖽𝖾 𝟤𝟢𝟤𝟢
𝖠 𝖢𝗈𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝗉𝗋𝗈𝗉𝗈̃𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗇𝗈𝗏𝖺 𝗆𝖾𝗍𝖺 𝖽𝖺 𝖴𝖤 𝖾𝗆 𝗆𝖺𝗍𝖾́𝗋𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝖽𝗎𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖺𝗌 𝖾𝗆𝗂𝗌𝗌𝗈̃𝖾𝗌 𝗅𝗂́𝗊𝗎𝗂𝖽𝖺𝗌 — 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝗆𝖾𝗇𝗈𝗌 𝟧𝟧 % 𝖺𝗍𝖾́ 𝟤𝟢𝟥𝟢 — 𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺 𝗌𝖾𝗃𝖺 𝗂𝗇𝖼𝗅𝗎𝗂́𝖽𝖺 𝗇𝖺 𝖫𝖾𝗂 𝖤𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗂𝖺 𝖾𝗆 𝗆𝖺𝗍𝖾́𝗋𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝖢𝗅𝗂𝗆𝖺 
 
 𝖣𝖾𝗓𝖾𝗆𝖻𝗋𝗈 𝖽𝖾 𝟤𝟢𝟤𝟢
𝖮𝗌 𝖽𝗂𝗋𝗂𝗀𝖾𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗎𝗌 𝖺𝗉𝗋𝗈𝗏𝖺𝗆 𝖺 𝗆𝖾𝗍𝖺 𝗉𝗋𝗈𝗉𝗈𝗌𝗍𝖺 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝖢𝗈𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝖽𝗎𝗓𝗂𝗋 𝖺𝗌 𝖾𝗆𝗂𝗌𝗌𝗈̃𝖾𝗌 𝗅𝗂́𝗊𝗎𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖾𝗆, 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝗆𝖾𝗇𝗈𝗌, 𝟧𝟧 % 𝖺𝗍𝖾́ 𝟤𝟢𝟥𝟢 
 
 𝖠𝖻𝗋𝗂𝗅 𝖽𝖾 𝟤𝟢𝟤𝟣
𝖮 𝖯𝖺𝗋𝗅𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖤𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗎 𝖾 𝗈𝗌 𝖤𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈𝗌-𝖬𝖾𝗆𝖻𝗋𝗈𝗌 𝖺𝗅𝖼𝖺𝗇𝖼̧𝖺𝗆 𝗎𝗆 𝖺𝖼𝗈𝗋𝖽𝗈 𝗉𝗈𝗅𝗂́𝗍𝗂𝖼𝗈 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝖫𝖾𝗂 𝖤𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗂𝖺 𝖾𝗆 𝗆𝖺𝗍𝖾́𝗋𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝖢𝗅𝗂𝗆𝖺 
 
𝖩𝗎𝗇𝗁𝗈 𝖽𝖾 𝟤𝟢𝟤𝟣
𝖠 𝖫𝖾𝗂 𝖤𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗂𝖺 𝖾𝗆 𝗆𝖺𝗍𝖾́𝗋𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝖢𝗅𝗂𝗆𝖺 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖺 𝖾𝗆 𝗏𝗂𝗀𝗈𝗋 
 
𝖩𝗎𝗅𝗁𝗈 𝖽𝖾 𝟤𝟢𝟤𝟣
𝖠 𝖢𝗈𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝗍𝖺 𝗎𝗆 𝗉𝖺𝖼𝗈𝗍𝖾 𝖽𝖾 𝗉𝗋𝗈𝗉𝗈𝗌𝗍𝖺𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗍𝗋𝖺𝗇𝗌𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺𝗋 𝖺 𝖾𝖼𝗈𝗇𝗈𝗆𝗂𝖺 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗂𝖺 𝖾 𝖺𝗍𝗂𝗇𝗀𝗂𝗋 𝖺𝗌 𝗆𝖾𝗍𝖺𝗌 𝖼𝗅𝗂𝗆𝖺́𝗍𝗂𝖼𝖺𝗌 𝖿𝗂𝗑𝖺𝖽𝖺𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝟤𝟢𝟥𝟢 𝖮 𝖯𝖺𝗋𝗅𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖤𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗎 𝖾 𝗈𝗌 𝖤𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈𝗌-𝖬𝖾𝗆𝖻𝗋𝗈𝗌 𝗂𝗋𝖺̃𝗈 𝗇𝖾𝗀𝗈𝖼𝗂𝖺𝗋 𝖾 𝖺𝖽𝗈𝗍𝖺𝗋 𝗎𝗆 𝗉𝖺𝖼𝗈𝗍𝖾 𝗅𝖾𝗀𝗂𝗌𝗅𝖺𝗍𝗂𝗏𝗈 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗌𝖾𝖼𝗎𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖺𝗌 𝗆𝖾𝗍𝖺𝗌 𝖼𝗅𝗂𝗆𝖺́𝗍𝗂𝖼𝖺𝗌 𝖿𝗂𝗑𝖺𝖽𝖺𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝟤𝟢𝟥𝟢 
 
𝟤𝟢𝟥𝟢
𝖠 𝖴𝖤 𝖼𝗈𝗇𝗌𝖾𝗀𝗎𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗋𝖾𝖽𝗎𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖺𝗌 𝖾𝗆𝗂𝗌𝗌𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝖾, 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝗆𝖾𝗇𝗈𝗌, 𝟧𝟧 % 𝖾𝗆 𝗋𝖾𝗅𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖺𝗈𝗌 𝗇𝗂́𝗏𝖾𝗂𝗌 𝖽𝖾 𝟣𝟫𝟫𝟢 
 
𝟤𝟢𝟧𝟢
𝖠 𝖴𝖤 𝗍𝗈𝗋𝗇𝖺-𝗌𝖾 𝖼𝗅𝗂𝗆𝖺𝗍𝗂𝖼𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗇𝖾𝗎𝗍𝗋𝖺

 

FONTE:

 .


.

𝒳𝒳-OH MAR SALGADO

7-Nα Bocα doѕ Tυвαrõeѕ


FONTE:FULL HD DOCUMENTÁRIOS


·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
2-𝒞𝐼𝒱𝐼𝐿𝐼𝒵𝒜𝒞̧𝒜̃𝒪
2.6-𝒪 𝒢𝓇𝒶𝓃𝒹𝑒 𝒟𝑒𝑔𝑒𝓁𝑜


FONTE:Jorge Hessen
.
Ana Bacalhau

Seja Agora


.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
11.3-ᎷᏌᏞᎻᎬᎡᎬᏚ ᏟᎡᏌᎬ́ᏆᏚ


FONTE:tbrsete

.
.

Uso prolongado de anticoncepcional
pode afetar a fertilidade ou o bebé?


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

 .

Efeitos da vacinação em Portugal



FONTE:  Fala Portugal

.

 .

Para cozer os miolos/222 

Idéias criativas e inteligentes de armazenamento para  o seu apartamento pequeno

 

FONTE:   MrCrimi

 .

 .

ƮᖇᗣᙁᕋᙀꙆᒐꙆᙃᗣᙃᙓ ᙃᙓᔑᙓᒍᗣᙃᗣ


.


2783
Senso d'hoje
CECÍLIA MEIRELES
DEPUTADA À A.R.
CDS/PP
PS tem dificuldade em decisões em 
que não é preciso gastar dinheiro 
e só é preciso vontade política


* Programa Parlamento RTP

Sobre perdas registadas pelo Novo Banco  
 imputadas ao Fundo de Resolução durante 
 a discussão e votações do Relatório Final



Conclusão de que a resolução do BES foi
uma fraude política é mentirosa




FONTE:   CDS
.
.
Brincadeira na Neve


.
.
BOM DIA


.


113-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝐼𝐼- 𝑼𝒎 𝑴𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝑭𝒊𝒎

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝐼𝑉. 𝑂 𝑟𝑒𝑖 𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐼𝐼𝐼 𝑙𝑒𝑣𝑎 𝑎 𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎̀ 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝐶𝑒𝑚 𝐴𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝑃𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠, 𝑎 𝑃𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎. 𝐸́ 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑡𝘩𝑖𝑛 𝑣𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑟 𝐾𝑖𝑛𝑔𝑠𝑏𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝑒 𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑎, 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎𝑟 𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑟𝑢𝑖́𝑛𝑎.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐶𝑦𝑛𝑡𝘩𝑖𝑎 𝑁𝑖𝑥𝑜𝑛
𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑅𝑖𝑐𝘩𝑎𝑟𝑑𝑠𝑜𝑛
𝐵𝑒𝑛 𝐶𝘩𝑎𝑝𝑙𝑖𝑛
𝑃𝑒𝑡𝑒𝑟 𝐹𝑖𝑟𝑡
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝑅𝑖𝑙𝑒𝑦
𝑇𝑜𝑚 𝑊𝑒𝑠𝑡𝑜𝑛-𝐽𝑜𝑛𝑒𝑠

FONTE:Canal Entretenimento