28/09/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



.


167-SUBTILEZAS

VOCÊ PODE MUDAR
A SUA PERSONALIDADE



RESUMO ANIMADO

FONTE:   Minutos Psíquicos
.

6-STOMP

OUT LOUD LAS VEGAS




.
.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/300
4.HISTÓRIA DA MATEMÁTICA GREGA

4.3-QUADRADO Área e Perímetro 
com TEOREMA DE PITÁGORAS




FONTE:  Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.


XLIX- MEGA MÁQUINAS

4-A História
dos Motores




O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

CAROLINA GOMES

 .




Procura-se: 

visão estratégica para o Interior! 

António Costa Silva já apresentou uma “Visão Estratégica para a recuperação económica”, mas falta uma visão estratégica para o interior, mais uma vez ignorado.

No que ao interior diz respeito, o que este documento faz é cristalizar a mesma visão que tem ao longo dos anos e das governações devastado os territórios interiores, despindo-os de serviços, de oportunidades, de qualidade de vida e de pessoas.

O que de concreto sai desta tal “visão estratégica” é a imagem do interior como um armazém de matérias-primas, de minas a ser exploradas, de floresta a ser alimento para centrais de biomassa e de terrenos a mono-cultivar. Até esquecemos que aqui há gente merecedora das mesmas condições e oportunidades que qualquer pessoa neste país.

Mas impera perceber uma coisa: enquanto o paradigma sobre o interior de Portugal não se alterar, enquanto a extração mineira não for seriamente ponderada tendo em conta as populações locais, enquanto a solução para a biomassa for somente alimentar centrais, em vez de a aproveitar para regenerar os solos exaustos da monocultura, enquanto perspectivas economicistas prevalecerem em relação a perspetivas que coloquem as pessoas em primeiro plano, o discurso do combate às alterações climáticas e da necessária transição energética não passará disso mesmo: um discurso, longe de ser efetivado.

Com “visões” como esta apresentada por António Costa Silva, o campo de visão continuará a estar afastado do interior, permitindo que continue a ser território e gentes votadas ao esquecimento. Continuaremos sem serviços postais satisfatórios, com ferrovia insuficiente, com transportes públicos erráticos, sem coesão de oportunidades e com estradas e vias rodoviárias decadentes.

Estradas cortadas como se a ninguém servissem ou fizessem falta, isolando ainda mais as povoações e as pessoas, materializando o vazio que têm sido as políticas para o interior. Como exemplo disto mesmo, recorro ao inaudito caso da Estrada Nacional 228, que infelizmente não será caso único.

A EN228 liga a EN16, em Castro Daire, à IP3 em Mortágua, passando nos concelhos de São Pedro do Sul, Vouzela, Viseu e Tondela e seguindo para Travanca do Mondego, concelho de Penacova, já no Distrito de Coimbra. Uma via cuja importância se torna óbvia vendo os pontos que liga.

Mas a EN228 (pasme-se!) encontra-se cortada em Queirã, no concelho de Vouzela, desde um temporal em dezembro de 2019. Enquanto a estrada está ao abandono, cortada num ponto, e abatida noutro, com a circulação impossibilitada ou condicionada, apenas tendo, alegadamente, começado a receber intervenções de reparação esta semana, há populações cujo socorro está comprometido e famílias com faturas mensais de deslocações a aumentarem centenas de euros.

Esta é uma situação simplesmente inconcebível e inaceitável, como tantas outras que se vão somando e quase normalizando o abandono dos territórios cá de dentro. Os problemas do interior são já estruturais e não solucionáveis com medidas ou investimentos estilo “penso rápido” ou com ministérios de faz de conta. É preciso perceber os problemas que existem e o que leva as pessoas a terem de sair do interior, para depois construir uma resposta séria, estruturada e integral. Procura-se, urgentemente, uma visão estratégica para o interior!

IN "INTERIOR DO AVESSO"

.

..


2405.UNIÃO


EUROPEIA


ALGARVIADA VINTE, VINTE



LISBOA VINTE VINTE



FONTE: CORREIO DA MANHÃ



FONTE: TVI24


EXMO SENHOR PRIMEIRO-MINISTRO

Numa das suas últimas pregações V.Exa alertou e bem sobre a pandemia Covid 19 e o cuidados que cada cidadão deve ter para ela não se propagar de modo explosivo! Inteiramente de acordo.

Mas, filho da mãe do "mas", a atitude de algumas estruturas públicas comporta-se em sentido contrário aos seus sermões e quando falham correm a atribuir a terceiros a responsabilidade do caos que as imagens evidenciam.

- Qual dos seus incompetentes ministros é o tutor desta rebaldaria?

- O padre António Vieira pôs o Sto António a pregar aos peixes, o senhor primeiro ministro prega para quem?
  
Respeitosamente

ALAMPADINHA
(UMA SUA CRIADA)

.
.
II Enigmas Revelados

Mistério do Deserto Medieval/1


  thehistorydocumentarios
.
.
14-VOLTA AO MUNDO DE COMBOIO



* Tony Robinson faz uma viagem de trem ao redor do mundo, ele começa visitando a França, Alemanha e Hungria antes de seguir para a Turquia, que atravessa a Ásia e a Europa. Em Paris, ele encontra um amigo que explica os pontos mais delicados da etiqueta social francesa, enquanto na Alemanha, Tony compara um giro suave em uma réplica do primeiro automóvel com uma explosão emocionante no último carro de Fórmula 1. Ele então viaja pela Índia e Birmânia, começando em Delhi, onde visita um dos mercados mais antigos da cidade, antes de fazer um passeio na Ferrovia do Himalaia. Tony vai para a Tailândia, onde sai da estação de trem de Chiang Mai para se encontrar em uma cerimônia budista na qual os cidadãos da cidade oferecem presentes aos monges do templo local, com Tony se juntando aos monges para entender o que sua vida cotidiana implica. Atravessando a fronteira para a Malásia, ele instantaneamente vê ecos do domínio britânico em todos os lugares, antes de terminar em Kuala Lumpur, onde descobre uma cidade de contrastes selvagens. Ele também viaja pela Austrália, visita uma vasta fazenda no Outback, onde a pastagem é feita de helicóptero e aprende sobre o futuro incerto que a Grande Barreira de Corais enfrenta.

** As legendas em português nesta viagem não primam pela qualidade, nada podemos fazer para melhorar, ámen!


FONTE:   DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas
.
.

Avalon Jazz Band

Amado Mio


.
.

Portugal bem português

VIII-O ENFERMEIRO DA MINHA VIDA
HISTÓRIAS QUE NOS TOCAM
3- JOSÉ COUCEIRO
(TREINADOR DE FUTEBOL)



* Para quem já foi salva variadas vezes por enfermeiros poderia dizer que eles/elas são a minha vida e nada melhor que através de depoimentos de figuras públicas prestar-lhes com muito afecto esta gratidão.
Se o estimado visitador tiver um episódio de destaque sobre a bravura desta classe profissional não hesite, envie o seu testemunho para "apxxdxdocorreio@gmail.com" que será sem qualquer dúvida editado.


** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE Ordem dos Enfermeiros - Portugal
.. . .

 .

Italiano que protege ilha há três décadas 

enfrenta despejo


FONTE:  DW Brasil

.

.
MACAU

21- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
O Primeiro Presidente da China
foi Médico em Macau


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.
.
O Céu do Alentejo/4
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/7 




FONTE:  OHxx

.
.
.
244-NO GINÁSIO

Corpo de Verão
Treino Para o Corpo Todo de 15 Minutos
 Resultados Rápidos


FONTE:  Roberta's Gym Brasil 
.
.

2473
Senso d'hoje
JOSÉ
PACHECO PEREIRA
SOCIÓLOGO
ANALISTA POLÍTICO
«As tecnologias nunca mudaram o mundo 
independentemente da sociedade»



FONTE:  SachenSachenSachen
.
.

Faz Festinhas Faz


.
.

BOM DIA



.


102-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱𝐼 -𝒯𝑒𝓇𝓇𝒶 𝒮𝑜𝓃𝒶𝓂𝒷𝓊𝓁𝒶



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝐷𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝐶𝑖𝑣𝑖𝑙 𝑀𝑜𝑐̧𝑎𝑚𝑏𝑖𝑐𝑎𝑛𝑎, 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑀𝑢𝑖𝑑𝑖𝑛𝑔𝑎, 𝑢𝑚 𝑟𝑎𝑝𝑎𝑧 𝑓𝑟𝑎́𝑔𝑖𝑙 𝑒 𝑎𝑚𝑛𝑒́𝑠𝑖𝑐𝑜, 𝑐𝑢𝑗𝑜 𝑠𝑜𝑛𝘩𝑜 𝑒́ 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑓𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎.

𝐽𝑢𝑛𝑡𝑜 𝑎 𝑢𝑚 𝑐𝑎𝑑𝑎́𝑣𝑒𝑟 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑛𝑑𝑖𝑑𝑜 𝑛𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑑𝑎, 𝑀𝑢𝑖𝑑𝑖𝑛𝑔𝑎 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑢𝑚 𝑑𝑖𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎𝑟𝑟𝑎 𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑢𝑟𝑎 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜 𝑛𝑢𝑚 𝑏𝑎𝑟𝑐𝑜 𝑒𝑚 𝑎𝑙𝑡𝑜 𝑚𝑎𝑟.

𝑀𝑜𝑡𝑖𝑣𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑑𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑎 𝑓𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎, 𝑀𝑢𝑖𝑑𝑖𝑛𝑔𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑛𝑐𝑒-𝑠𝑒 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑙𝑒 𝑒́ 𝑜 𝑟𝑎𝑝𝑎𝑧 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑢𝑟𝑎𝑑𝑜.


𝐸𝑚𝑏𝑎𝑟𝑐𝑎, 𝑐𝑜𝑚 𝑇𝑢𝑎𝘩𝑖𝑟, 𝑢𝑚 𝑠𝑎́𝑏𝑖𝑜 𝑒 𝑠𝑜𝑙𝑖𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑙𝘩𝑒𝑢 𝑛𝑢𝑚 𝑐𝑎𝑚𝑝𝑜 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑓𝑢𝑔𝑖𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑖𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑎̀ 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑢𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑠𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟.
𝑁𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑎 𝑣𝑖𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑒́ 𝑑𝑢𝑟𝑎: 𝑚𝑜𝑣𝑒𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑢𝑚 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑙𝑖́𝑟𝑖𝑜.

𝐴 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑒𝑟𝑟𝑎𝑚, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑠𝑜𝑛𝑎̂𝑚𝑏𝑢𝑙𝑜𝑠, 𝑒́ 𝑚𝑎́𝑔𝑖𝑐𝑎: 𝑎𝑝𝑒𝑟𝑐𝑒𝑏𝑒-𝑠𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑜𝑠 𝑒 𝑚𝑜𝑣𝑒-𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑠𝑖́𝑡𝑖𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜, 𝑛𝑎̃𝑜 𝑜𝑠 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑒𝑐𝑒𝑟, 𝑎𝑡𝑒́ 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑜𝑠𝑠𝑎𝑚 𝑎𝑙𝑐𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑟 𝑜 𝑡𝑎̃𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑎𝑑𝑜 𝑚𝑎𝑟

𝐸𝐿𝐸𝒩𝒞𝒪:

𝑁𝑖𝑐𝑘 𝐿𝑎𝑢𝑟𝑜 𝑇𝑒𝑟𝑒𝑠𝑎
𝐴𝑙𝑎𝑑𝑖𝑛𝑜 𝐽𝑎𝑠𝑠𝑒
𝐸𝑟𝑛𝑒𝑠𝑡𝑜 𝐿𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑀𝑎𝑐𝑢𝑎𝑐𝑢𝑎
𝐹𝑖𝑙𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑀𝑒𝑖𝑔𝑜𝑠
𝑇𝑎̂𝑛𝑖𝑎 𝐴𝑑𝑒𝑙𝑖𝑛𝑜


FONTE:ParanoidSpook