24/09/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
VENDE-SE PELA MELHOR OFERTA



.


62-SUBTILEZAS
Notícias falsas 



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..
.
1-DE.GELO
by Companhia de Dança Siameses



* De.Gelo, da Companhia Siameses, trata do envelhecimento, falando-nos da transformação entre estados humanos e, principalmente, da metamorfose corporal, a todos inevitável. Como enfrentaremos e como enfrentamos o envelhecimento, como enfrentar o inexorável da vida em sua força e fragilidade? Maurício de Oliveira parte destas complexas questões e nos apresenta respostas transformadas em uma dança construída de flexibilidade e fôlego, em dinâmicas onde os ritmos são nuançados e a utilização de direções espaciais mudam constantemente: movimentos. Três intérpretes movem-se quase sem trégua, com partes de seu corpo apontando para todos os planos e sentidos do palco. Movem-se como se a energia de cada um, ao preencher tanto espaço de maneiras variadas, fosse o fluxo de vida pelo qual se processa a transformação da matéria.

Ficha Técnica:
Direção e Coreografia: Maurício de Oliveira 
Assistente de Coreografia: Alessio Silvestrin
Bailarinos: Maurício de Oliveira, Marina Salgado e Natália Fernandes 
Cenografia: Maria Duda e Zé Silveira 
Iluminação: Domingos Quintiliano 
Operador de Luz: Ricardo Schers | 
Figurino: Adriana Hitomil 
Trilha Sonora: Gil Assis 
Produção: Cássia de Souza
Direção de Produção: Luzes e Magia Produções Culturais


.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Banda desenhada sobre 
alterações climáticas nomeada
 para prémio internacional

Uma banda desenhada portuguesa sobre alterações climáticas, em que cientistas portugueses reais são personagens, está nomeada para um prémio internacional que distingue as melhores formas de comunicar temas científicos.
 .
O prémio de 3.000 euros é co-patrocinado pelo Centro Europeu para as Alterações Climáticas e pelo Festival da Terra e "Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal" é o único concorrente da Península Ibérica para uma votação que decorrerá também pela Internet.

O investigador Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é um dos cientistas retratados na banda desenhada, em que uma equipa de jornalistas recorre a vários especialistas em alterações climáticas para fazer uma reportagem sobre o tema.

Criado no âmbito do ClimAdaPT.Local, projeto europeu para adaptação às alterações climáticas a nível local, o livro, que concorre ao prémio com 41 outras entradas, foi distribuído gratuitamente a alunos de escolas e está disponível na Internet em versão digital.

O argumento é de Bruno Pinto, também investigador de ciências marinhas, o desenho de Penim Loureiro e a cor de Quico Nogueira, que quiseram criar "uma ferramenta de comunicação de ciência sobre alterações climáticas acessível a todos".

* Corajosos e criativos.

.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/199

QUANTO VALE O DÓLAR E O EURO
Como Converter os Valores das Moedas 
do Mundo e o Poder de Compra



FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Queixas nas comunicações sobem 25% até junho. Meo o mais reclamado

Todos os operadores viram subir o número de reclamações até junho. Nos serviços postais, CTT é o mais reclamado

As reclamações no sector das comunicações subiu 25% até junho, como 52,1 mil queixas a chegarem à Anacom no primeiro semestre.
.
CARTELIZAÇÃO? NÃÃOOO!

 O Meo é o operador mais reclamado no período, com as queixas a aumentar 105% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. O sector das comunicações eletrónicas é o que regista o maior número de reclamações, tendo gerado 41,5 mil queixas junto do regulador, tendo os serviços postais registado cerca de 10,7 mil queixas, valor que representa 20% do total de reclamações. 

A maioria das reclamações (cerca de 82%) foram apresentadas nos livros de reclamações, físico e eletrónico (em vigor desde julho de 2017), as restante 18% foram enviadas diretamente à Anacom.

Os operadores Meo, Nos e Vodafone geraram 96% das reclamações relativas ao sector das comunicações eletrónicas. Todos os operadores viram no período o número de queixas aumentar, mas foi o Meo o que apresentou o maior crescimento no número de queixas: 14 500 reclamações, valor que representa uma subida de 105% em relação ao primeiro semestre. 

A NOS, o segundo mais reclamado, viu subir 22% o número de queixas, para 9 500; enquanto a Vodafone, o terceiro que originou mais queixas, viu aumentar 44%, para 6 800 o número de queixas. Faturação (15%), a avaria de serviços (15%) e o cancelamento do serviço (10%) são os assuntos mais reclamados. 

 Os CTT também registaram até junho 9 800 reclamações, mais 88% do que até junho do ano passado, o que corresponde a 93% das reclamações apresentadas nos livros de reclamações. Atraso na entrega (31%), extravio/atraso significativo (16%), entrega na morada errada (9%), falha na distribuição (9%) ou falta de tentativa de entrega ao destinatário (8%) são os temas que originaram o maior número de reclamações nos serviços postais.

*  Os portugueses estão reféns dos operadores das telecomunicações, o governo assobia para o lado.

.
.
XXVI- MEGA MÁQUINAS

1-SUPER AVIÕES



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Discovery Turbo.
No entanto estabelecemos a dúvida, esta "máquina" é uma demonstração de força ou uma cobertura para o medo?


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.
HOJE NO 
"DESTAK"
José Filomeno dos Santos 
na prisão depois de apontado 
para suceder ao pai em Angola

José Filomeno dos Santos, detido hoje preventivamente por alegado envolvimento na gestão danosa do fundo soberano do país, está agora na prisão, depois de ter sido apontado como sucessor do pai, José Eduardo dos Santos, na presidência angolana. 
 .
Em menos de dois anos, "Zenú", como é conhecido em Angola, fez um percurso que o leva agora à queda, acusado de vários crimes na gestão do Fundo Soberano de Angola, entre eles o de associação criminosa, recebimento indevido de vantagem, corrupção e participação económica em negócio.

O futuro de José Filomeno dos Santos afigura-se agora cinzento, quando rumores que circularam nos meses que antecederam ao congresso ordinário do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) de 2016 o colocavam como candidato do partido à mais alta cadeira do poder em Angola, sucedendo ao pai.

* Continuamos com dúvidas. Não sabemos se se faz  claramente justiça ou se é apenas o poder de um novo "arco da governação" decidido a exterminar o grupelho anterior.

.

ANDRÉ SILVA

.





Podes violá-la porque
 ela estava a pedi-las

Naquela noite, podes acabar por ser violada por dois homens na casa de banho de uma discoteca, quando estavas desmaiada, depois de teres bebido os tais copos a mais.

Imaginem-se num ambiente festivo, já com uns copos a mais, a dançar com toda a liberdade, uns flirts, umas selfies, aquele gritinho especial quando dá vossa música preferida. Depois, é a ressaca do dia seguinte: optar por pequeno-almoço com mais gorduras para compensar o desgaste, pedir a bebida gaseificada, rever as fotos meias desfocadas, lembrar a festança entre sorrisos e dores de cabeça. É fácil fazer este exercício, porque provavelmente já todas e todos nos vimos neste cenário.

Mas nem sempre é assim. Naquela noite, podes acabar por ser violada por dois homens na casa de banho de uma discoteca, quando estavas desmaiada, depois de teres bebido os tais copos a mais. Naquela noite, a tua vida pode mudar para sempre por causa deles, que decidiram abusar do teu corpo, da tua independência, da tua vontade, da tua liberdade, da tua sexualidade, do teu direito a existir. Aqueles dois homens, que estavam conscientes, decidiram impor as suas vontades sobre ti, sem o teu consentimento. E tu, em completo desgaste físico e mental, usas as tuas últimas forças para levar estas pessoas a tribunal. No mínimo, faça-se justiça, pensas.

Só que neste caso não se fez justiça. O Tribunal da Relação do Porto decidiu manter em liberdade dois homens que violaram uma mulher em 2016 numa discoteca em Vila Nova de Gaia, quando esta estava inconsciente, alegando que o mal feito - a "ilicitude" - não era elevado. Diz o acórdão do tribunal que: "A culpa dos arguidos [embora nesta sede a culpa já não seja chamada ao caso] situa-se na mediania, ao fim de uma noite com muita bebida alcoólica, ambiente de sedução mútua, ocasionalidade (não premeditação), na prática dos factos".


Para mim, isto é novo: não percebo o que de "ocasional" tem uma violação. Não percebo o que tem a ver "sedução mútua" com violação. Não percebo o que tem a ver álcool com violação. E pior: não há ilícitos mais ou menos elevados. Violação é violação: é o abuso sexual de uma pessoa incapaz de resistência. Praticar sexo não consentido é de uma violência extrema, é altamente condenável e este caso era mais do que merecedor de prisão efectiva.

Desculpando os agressores, o Tribunal decidiu pela pena suspensa, mesmo depois de uma argumentação completíssima a favor da vítima da parte do Ministério Público, que inclusivamente captou escutas em que os agressores confirmam a sua intenção sobre esta mulher, com pleno conhecimento de que estava desmaiada e indefesa.

Neste caso tão grave, é inaceitável que o Tribunal da Relação do Porto veja uma violação como se de uma infracção das regras do trânsito se tratasse. Perdes uns pontos da carta de condução, levas uma advertência e aí talvez deixes de abusar.

Assim se normaliza em Portugal a ideia de que se pode abusar do corpo de terceiros, já que a consequência acaba por ser a simples sujeição a um julgamento. No final, até parece que a culpa é dela, que bebeu copos a mais e se calhar até levou uma saia mais curta nessa noite.

Desculpem, mas não me conformo. Isto é demasiado injusto. Quem cala - ou quem desmaia - não consente, e assusta-me pensar que a Justiça em Portugal possa pensar o contrário.

IN "SÁBADO"
21/09/18

.
.


1678.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"i"
Vígilia dos taxistas. 
Reunião já terminou

A manifestação continua e os taxistas já desceram desde os Restauradores até à Praça do Comércio, onde se concentraram junto à residência provisória do primeiro-ministro. Poucos minutos depois, os taxistas estiveram reunidos no gabinete de António Costa, mas saíram de 'mãos a abanar'.

A vígilia teve início cerca das 15h00 em Lisboa.

Na rua, ouviam-se frases como "Costa urgente, ouve o presidente"; "Os táxis unidos jamais serão vencidos" e ainda "Nem um passo atrás", e todos eles se concentraram na Praça do Comércio, junto à residência provisória de António Costa, uma vez que pediam que o primeiro-ministro tivesse intervenção direta no processo. 
 .
Os dirigentes sindicais, praticamente logo depois de terem chegado à Praça do Comércio, foram chamados para serem recebidos pelo gabinete do primeiro-ministro, onde foram recebidos pelo assessor de António Costa para os assuntos económicos, Diogo Serra Lopes. No entanto, a reunião em nada deu.

Em declarações aos jornalistas que ali se encontravam, a Antral referiu que esta se tratou apenas de "uma reunião de cortesia" e que foi uma "falta de respeito".

Nas ruas esteve também envolvido o corpo de intervenção da PSP, que seguia nas estradas a acompanhar a vígilia para garantir que tudo decorria com normalidade.

Ao i, vários taxistas garantiam que estavam "determinados" em continuar com o protesto caso o Governo não tomasse nenhuma decisão e, agora com a reunião terminada, tudo indica que estes continuem em manifestação. Se assim se confirmar, uma vez que estes se encontram reunidos na Praça do Comércio para perceberem o que vão fazer, deverão avançar para o sétimos e mais dias de protesto.

Recorde-se que os taxistas estão em manifestação desde quarta-feira passada contra a lei que tem como objetivo regular as quatro plataformas de transporte existentes em Portugal, Uber, Cabify, Taxify e Chaffeur Privé, e que estabelece um regime jurídico para a chamada atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica.

* Talvez fosse conveniente aos taxistas um Estado totalitário onde a livre concorrência fosse apenas a que autorizassem, felizmente a realidade é diferente.  
Outra realidade é que estão a perder para as outras plataformas os clientes com mais saber operativo das novas tecnologias, no futuro vão fazer viagens com clientes menos esclarecidos. 
Nós defendemos o táxi mas não o "PRECTAXI". 
Os profissionais queixam-se da redução de clientes mas 5 dias sem trabalhar é muito dinheiro não ganho, não percebemos a  fartura.

.
.
Os Grandes Egípcios

A Rainha que foi Rei/2



Fonte: Documentários Discovery Channel

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

3. Esboços de Frank Gehry


Frank Gehry adora fazer esboços: é o início do seu processo de trabalho. E foi este amor pelos esboços que deu a Pollack as primeiras pistas para o seu documentário. A partir dos esboços originais de Gehry para cada um dos seus projetos mais importantes, o filme explora o modo como Gehry transforma estes desenhos abstratos, primeiro em modelos tangíveis e tridimensionais, muitas vezes feitos a partir de cartão e fita-cola, e depois no seu resultado final -edifícios de titânio e vidro, cimento e aço, madeira e pedra. Esboços de Frank Gehry, o filme sobre o reconhecido arquitecto Frank O. Gehry, é o primeiro documentário de longa-metragem do realizador Sidney Pollack. Gehry e Pollack são amigos há muitos anos e foi Gehry quem pediu ao cineasta que assinasse este filme sobre a sua carreira. 


FONTE:  Reabi(li)tar


.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
«Venci uma dura batalha»

João Sousa atribui a difícil vitória por 7-6 (7/1), 6-7 (7/9) e 6-3 sobre o norte-americano Tim Smyczek, na ronda inaugural do torneio de Chengdu, na China, à estabilidade mental que evidenciou no terceiro e decisivo set.
 .
«Foi um encontro um pouco atípico, em que no primeiro set tive dois breaks abaixo, mas consegui dar a volta e vencer. No segundo set foi a mesma história, mas ao contrário, tive um break acima, mas não consegui fechar, depois ele conseguiu subir o nível de jogo e vencer. No terceiro consegui estar estável mentalmente. Acabei por vencer uma dura batalha frente a um bom jogador», descreveu o número um português, 50.º ATP, à assessoria de imprensa dele, depois de finalizado o encontro que teve duas horas e 53 minutos de duração.

Na segunda ronda, João Sousa vai defrontar o vencedor do duelo entre o moldavo Radu Albot, 102.º da hierarquia, e o canadiano Vasek Pospisil, 86.º.

Antes, na terça-feira, estreia-se o vimaranense no quadro de pares ao lado do argentino Guido Pella, frente ao norte-americano Jamie Cerretani e ao israelita Jonathan Erlich.

* O mais importante da carreira de João Sousa não são o lugar no ranking ou as vitórias, o mais importante é o excelente exemplo de desportista que transmite às camadas jovens.

.
.

Luiz Caracol

Por acaso


.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Santos Silva define "linha vermelha" após
.prisão de portugueses na Venezuela

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, referiu que teve uma conversa "dura" com o homólogo venezuelano acerca dos portugueses e lusodescendentes presos na Venezuela e indicou "linha vermelha" que poderá desencadear consequências diplomáticas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Jorge Arreaza, acedeu ao pedido português de "acesso imediato aos portugueses detidos por parte das autoridades consulares e embaixada portuguesa", para "lhes ser garantida a devida proteção consular", segundo o ministro português, que falou à imprensa na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
.
"Eu disse ao meu colega que para nós havia uma linha vermelha e que, evidentemente, não haver progressos na superação deste problema teria consequências nas relações bilaterais", afirmou Augusto Santos Silva.

O ministro comentou o caso de sete portugueses e cinco lusodescendentes detidos "por incumprimento de uma lei que é impossível de cumprir" e que se vêm "objeto de iniciativas da parte das autoridades venezuelanas que põem em perigo a sua subsistência".

Foi uma "conversa muito franca, mas muito dura, não escondo isso. Não se tratou de um encontro diplomático habitual", disse Santos Silva, ao relatar o encontro de meia-hora que manteve à margem da ONU com Jorge Arreaza.

Os ministros confrontaram-se acerca de uma "iniciativa administrativa dirigida contra interesses portugueses na Venezuela", denunciada por Augusto Santos Silva, nomeadamente contra "a pequena e média de distribuição", mas negada pelo homólogo venezuelano.

O ministro venezuelano negou qualquer ação contra portugueses, explicando o caso como "uma detenção de gestores ou gerentes que não estavam a cumprir a lei, e que, portanto, estavam a açambarcar alimentos ou estavam a impedir que a população tivesse acesso a bens essenciais", relatou o ministro português à imprensa.

Augusto Santos Silva disse que o plano de preocupação essencial quanto a Caracas é que "persistem centenas de milhares de portugueses e descendentes de portugueses que vivem na Venezuela (...)", dos quais alguns estão em situação crítica do ponto de vista social e sanitário e outros ligados ao pequeno comércio, "que não podem ser objeto de iniciativas da parte das autoridades venezuelanas que põem em perigo a sua subsistência".

O secretário de Estado das Comunidades visita no fim da próxima semana à Venezuela, segundo o ministro, que pediu que fosse organizada uma reunião com as autoridades diplomáticas venezuelanas e autoridades da tutela no domínio comercial e da segurança alimentar, com presença de empresários e gestores representando os interesses portugueses, para avaliar "in loco" as "condições efetivas para cumprir a lei que foi imposta agora pela Venezuela".

"Uma lei que, do nosso ponto de vista, não tem condições práticas para ser cumprida", comentou o ministro português, com o argumento de que a lei "desafia a racionalidade económica".

"Não é possível exigir que estabelecimentos comerciais tenham produtos quando a cadeia de fornecimento não funciona e não é possível exigir que estabelecimentos cumpram preços tabelados administrativamente que são inferiores aos custos que os estabelecimentos têm na provisão desses bens", comentou o ministro português.

* Gostamos desta posição firme do governo português, mas o que pode fazer para libertar os portugueses presos do regime  nazi venezuelano?

.
.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/6
5-Portos e Lotas



* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

.. . .
.
Segurança para as mães



FONTE:  afpbr

.
.

Os perigos do cigarro eletrónico 



FONTE:  euronews


.
.

ERA UMA VEZ A ÁRVORE




* Obrigado GILDA pelo envio

.
.
139-NO GINÁSIO
Melhor Alongamento Pós Treino   
para o Corpo Todo/2


COM PROFESSORA DANI

* Importante é não parar. Dividimos estes 22 minutos de cultura física em 2 partes por considerarmos  uma "dose" adequada para quem não tem muito fôlego. Claro que a professora DANI teve o máximo cuidado no vídeo que elaborou. Se ao fim dos 2 episódios achar que tem forças para o exercício completo vá em frente.



FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.


1742
Senso d'hoje
MARIA FERNANDA ESPINOSA
PRESIDENTE DA A.G./ONU
"Vai usar seu mandato anual para levar a
organização global para mais perto das
pessoas, fortalecendo o apoio e
 o sentido de pertença às Nações Unidas"




FONTE:  ONU Brasil


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.


PANDA TRAQUINAS


.
.

BOM DIA


.