02/11/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.


172-SUBTILEZAS

VIDEOCHAMADAS CANSAM MAIS



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos
..

 .

3-FUENTEOVEJUNA

Por ANTONIO GADES


FONTE:  EuroArtsChannel

.

.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/305
6.HISTÓRIA DA MATEMÁTICA GREGA

6.1-TRAPÉZIO  
Dedução da Fórmula da Área 




FONTE:  Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.


L- MEGA MÁQUINAS

3-Camião Mineiro



O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
 
 FONTE:Michael Lima

FILIPA NAMORA

 .


 

 

A Lei da Manada

 Se muitas pessoas partilharem uma ideia, outras tendem a segui-la. É semelhante à escolha de um restaurante. Quando não há nenhuma informação e passa por um e esse está vazio e logo ao lado tem outro com quatro casais, intuitivamente, a tendência vai ser escolher o que maior ocupação tem. Na verdade, o resultado desta escolha surge, porque acredita que se os outros o fizeram, deve haver alguma razão para isso

Este conceito no fundo, faz referencia à vida animal em que estes se juntam para se proteger ou fugir de um predador. Este comportamento pode-se associar aos seres humanos, ao seguirem determinados estereótipos ou seguirem um influenciador, ou um determinado grupo de pessoas, sem que o resultado do projeto seja necessariamente fruto de uma reflexão individual.

Se muitas pessoas partilharem uma ideia, outras tendem a segui-la. É semelhante à escolha de um restaurante. Quando não há nenhuma informação e passa por um e esse está vazio e logo ao lado tem outro com quatro casais, intuitivamente, a tendência vai ser escolher o que maior ocupação tem. Na verdade, o resultado desta escolha surge, porque acredita que se os outros o fizeram, deve haver alguma razão para isso.

Muitos investigadores afirmam que este facto pode estar ligado, entre outros, à falta de escolaridade e/ou cultura, onde uma opinião apodera-se, facilmente de várias mentes.

Em suma, é importante termos referências e seguirmos tendências, mas é essencial sermos autênticos e criativos, afinal, e na boa das verdades, é para isso que nos pagam. Aquilo a que cada vez mais vou assistindo em vários trabalhos são imitações, quer de conceitos, quer de elementos, e, nessa altura, eu questiono: onde anda a autenticidade do criativo? Onde anda a sua personalidade? É que eu sou daquelas que acredito que um projeto diz muito de nós, da nossa personalidade e da forma como abordamos a vida. As tonalidades ou cores que seleciono para um projeto são não só fruto de uma clara intenção, como também é o resultado do que a mim me faz sentir bem e acredito ser o melhor para cada caso.

Este efeito manada, transporto mais uma vez para o plano criativo, traz também ao de cima a falta de valores e de ética, em que, insistentemente, não se respeita o trabalho dos outros e todos tentam subir, passando por cima de quem quer que seja. Não se olham aos meios para atingir os fins, e aqui entramos no campo, bem visível, do que esta sociedade se está a transformar em todos os níveis e áreas.

Fujam! Sejam diferentes! Sejam únicos! E assim se libertarão “ da lei da morte” (Luis Vaz de Camões), ou seja, imortais.

* Arquitecta

 IN "VISÃO" -30/10/20

.

..


2440.UNIÃO


EUROPEIA
  
 
DECISÕES DO GOVERNO PORTUGUÊS

Posso ser multado se não cumprir? 
Vou ter de trabalhar em casa? 
Posso ir jantar fora? 
18 perguntas e respostas sobre o novo confinamento 
 
 O primeiro-ministro anunciou as novas medidas de combate à Covid-19, para tentar travar a progressão da pandemia. Tire aqui todas as suas dúvidas

Uma tentativa de aliviar a pressão sobre o SNS sem voltar a dar uma estocada profunda na economia – assim se resume o novo pacote de regras para enfrentar a subida galopante de infeções, nas últimas semanas. O que vai, então, mudar nas nossas vidas?

As novas medidas anunciadas aplicam-se a toda a população?

Não, só a quem viva ou trabalhe num dos concelhos que tenham mais de 240 casos por 100 mil habitantes (exceto aqueles em que só ultrapassam esse número devido a um surto localizado, como por exemplo num lar). A primeira lista tem 121 concelhos, mas inclui as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e outras regiões populosas, pelo que abrange 70% da população. Pode ver aqui no site do governo se o seu concelho está na lista (lista completa por extenso aqui).

Quando é que as novas medidas entram em vigor?

A partir de quarta-feira, 4. O primeiro-ministro disse que quer dar tempo às autoridades locais e aos agentes económicos para se prepararem.

Volta a fechar tudo, como em março?

Não. Apesar de António Costa ter referido o “dever cívico de recolhimento domiciliário”, a maior parte do comércio e serviços mantém-se em funcionamento. Ou seja, devemos ficar em casa, mas, ao contrário de março, em que só podíamos sair para ir ao supermercado, à farmácia ou ao hospital, agora podemos, por exemplo, sair para ir almoçar fora.

Então os restaurantes não encerram?

Não. Para alívio de um setor em crise, e que estava em pânico com a possibilidade de voltar a ter de fechar portas como na primavera, os restaurantes e cafés continuam a poder ter as portas abertas. A única restrição, além das que já estavam em vigor, é a obrigatoriedade de fecharem às 22h30 e a interdição de terem mesas com mais de seis pessoas, exceto se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

É esse o limite dos eventos?

O limite dos eventos é cinco pessoas. Ou seja, podem estar seis pessoas a jantar num restaurante, mas numa celebração só poderão estar cinco – uma distinção que pode causar alguma estranheza. Tal como no caso dos restaurantes, podem juntar-se mais pessoas se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

As restrições incluem celebrações religiosas?

Não. As missas, por exemplo, continuam a poder ser celebradas, com as medidas de segurança já definidas pela DGS. Do mesmo modo, e por razões humanitárias, as visitas aos lares não serão proibidas.

E os espetáculos culturais, vão continuar?

Também continuam a funcionar, com as mesmas regras sanitárias em vigor. O primeiro-ministro lembrou a dificuldade por que passam os atores, músicos e outros profissionais das artes, para justificar esta opção.

O futebol vai ter público?

Sim. Os estádios vão poder ter público nas bancadas, sempre com os cuidados necessários, tal como outros eventos desportivos.

O Grande Prémio de Motociclismo também?

Essa é a exceção. António Costa não gostou do que viu no autódromo do Algarve, com as multidões a acotovelarem-se nas bancadas. “O Grande Prémio de motos não terá público, porque está revelada a incapacidade [do promotor] de organizar eventos com publico. Não podemos voltar a correr riscos, e, portanto, não está autorizado.”

Isso significa, na prática, que todo o comércio se mantém aberto?

Não. As feiras e mercados de levante estão proibidas. O resto do comércio terá de fechar até às 22h, com a exceção de farmácias, consultórios, clínicas, funerárias, estabelecimentos de take-away, rent-a-car e estações de serviço.

Estou confuso. O que posso, afinal, ir fazer à rua?

Nestes 121 concelhos só deve sair de casa se for para ir trabalhar (caso não possa ficar em teletrabalho), ir levar filhos à escola – as escolas continuam a abertas e a funcionar normalmente, ir ao supermercado ou outras compras, ir ao cinema ou a espetáculos, praticar exercício físico, dar um passeio “higiénico” com os filhos, passear os animais de estimação, e, claro, dar assistência a alguém ou ir ao médico.  

Então pouco muda?

Muda a recomendação geral: as pessoas devem ficar em casa. Mas há uma mudança radical: o teletrabalho passa a ser obrigatório, “independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam, salvo impedimento do trabalhador”, anunciou António Costa. Quando não for possível, o empregador terá de garantir o desfasamento dos horários de trabalho.

Não quero ou posso ficar em teletrabalho. O que posso alegar?

Não está previsto o tipo de impedimento que cada trabalhador pode alegar. Cada empregador tem de avaliar esse impedimento e se é admissível e atendível ou não. O trabalhador pode alegar que não tem condições logísticas em casa para o fazer, ou não ser possível realizar essa tarefa em casa da mesma forma.

Posso ser multado ou preso se não cumprir este dever cívico?

Não, dever cívico quer dizer isso mesmo: é apenas um dever. Essa figura jurídica não existe na lei. Só a declaração do estado de sítio ou do estado de emergência permite a suspensão do exercício de direitos fundamentais. E não há forma de ser coagido a fazê-lo, mas deve fazê-lo. Tudo depende do civismo e da educação de cada um.

Mas vêm aí mais medidas?

Tudo indica que sim, muito provavelmente será decretado o Estado de Emergência, o único estado em que é possível restringir direitos e liberdades.  O Primeiro-Ministro vai reunir com o Presidente da República, e será ele que terá de o decretar com autorização da Assembleia da República. Mas fontes próximas de Marcelo Rebelo de Sousa asseguram que está decidido a fazê-lo, se o governo entender que é necessário implementar medidas mais rígidas. 

Falava-se do recolhimento obrigatório? Não foi implementado porquê?

Ainda não foi decretado porque o recolhimento obrigatório exige a declaração do Estado de Emergência. Alguns autarcas veem-na com bons olhos, mas há especialistas que duvidam da sua real eficácia. A sua vantagem será reduzir convívios ou festejos que possam ir pela noite dentro em violação das normas agora aprovadas – uma coisa é vigiar as pessoas dentro das suas casas, outra distinta e mais fácil é vigiar a circulação nas ruas.  

Estava a pensar ir passear por Portugal nas pontes de Dezembro. Posso fazê-lo?

Ainda não se sabe. Será tudo reavaliado a cada 15 dias. Mas sabe-se que o Governo está a estudar restrições mais apertadas de circulação em dezembro para “salvar o natal”. Pode ser decretada novamente a restrição de circulação entre concelhos ou mesmo o Estado de Emergência.   

E o Natal, como será?

Tudo depende de como evoluir a pandemia até lá. Será um natal diferente, com mais restrições do que o habitual, isso é certo. Não serão recomendados os grandes festejos em família alargada.

 
IN "VISÃO" - 01/11/20 
Um trabalho do jornalista LUÍS RIBEIRO
 
.
.
III Enigmas Revelados

O Cobre dos Grandes Lagos/3


  thehistorydocumentarios
.

 .

1. Viagens Maravilhosas
de Comboio

1.1 - Atravessando o IRÃO 


FONTE:  DW Documental

.

.

Marieta Severo e Elba Ramalho

O Meu Amor


.
.

Portugal bem português

VIII-O ENFERMEIRO DA MINHA VIDA
HISTÓRIAS QUE NOS TOCAM
8-RUI DE CARVALHO
GRANDE ACTOR DE TEATRO


* Para quem já foi salva variadas vezes por enfermeiros poderia dizer que eles/elas são a minha vida e nada melhor que através de depoimentos de figuras públicas prestar-lhes com muito afecto esta gratidão.
Se o estimado visitador tiver um episódio de destaque sobre a bravura desta classe profissional não hesite, envie o seu testemunho para "apxxdxdocorreio@gmail.com" que será sem qualquer dúvida editado.


** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE:  Ordem dos Enfermeiros - Portugal
..


 Um autocarro mágico


 FONTE: AFP

.

.
MACAU

26- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
As Defesas de Macau


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.

 .

Mata Nacional do Buçaco
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/12



FONTE:  Camões TV

.

.
.
249-NO GINÁSIO

Queima de Gordura do Corpo Todo

Treino Intenso de 15 Minutos

(SEM PULAR)




FONTE:  Roberta's Gym Brasil 
.

2508
Senso d'hoje
JORGE MARRÃO
LÍDER
 REAL ESTATE em PORTUGAL
JOAQUIM AGUIAR
POLITÓLOGO PORTUGUÊS
 ANÁLISE POLÍTICA
THINK TANK
A semana política e económica






* Infelizmente um problema de telecomunicações não permitiu que o programa chegasse ao fim, a importância do que foi dito mantém-se.


FONTE:  A Cor Do Dinheiro
.
.

BOM DIA

.


103-CINEMA
FORA "D'ORAS"
𝐼𝒳 -𝕺 𝖀́𝖑𝖙𝖎𝖒𝖔 𝕿𝖊𝖒𝖕𝖑𝖆́𝖗𝖎𝖔



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝑀𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎 𝑐𝑎𝑣𝑎𝑙𝑜 𝑒 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠, 𝑞𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑠 𝑚𝑎𝑠𝑐𝑎𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑣𝑎𝑑𝑒𝑚 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑒𝑢 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜𝑝𝑜𝑙𝑖𝑡𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑎𝑢𝑔𝑢𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑠𝑜𝑢𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑉𝑎𝑡𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜, 𝑒 𝑟𝑜𝑢𝑏𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑠𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑒𝑣𝑎𝑙.

𝑂 𝑎𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝐹𝐵𝐼 𝑅𝑒𝑖𝑙𝑙𝑦 𝑒 𝑎 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑜́𝑙𝑜𝑔𝑎 𝑇𝑒𝑠𝑠 𝐶𝘩𝑎𝑦𝑘𝑖𝑛 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑖𝑑𝑎 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎𝑙 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑒𝑚 𝑏𝑢𝑠𝑐𝑎 𝑑𝑜 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑛𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑐𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑢𝑟𝑏𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒.


𝐸𝐿𝐸𝒩𝒞𝒪:

𝑂𝑚𝑎𝑟 𝑆𝘩𝑎𝑟𝑖𝑓
𝑀𝑖𝑟𝑎 𝑆𝑜𝑟𝑣𝑖𝑛𝑜
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝐺𝑎𝑟𝑏𝑒𝑟
𝐾𝑒𝑛𝑛𝑒𝑡𝘩 𝑊𝑒𝑙𝑠𝘩
𝑆𝑐𝑜𝑡𝑡 𝐹𝑜𝑙𝑒𝑦


FONTE: Danielle Esteves