21/02/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.


240-SUBTILEZAS

A PSICOLOGIA DA NOSTALGIA


RESUMO ANIMADO

FONTE:Minutos Psíquicos

 .

LE GRAND MACABRE
 de LIGETI
(VÍDEO-6)
 


 
GYÖRGY LIGETI [1923 - 2006]
'Le Gɾɑɳɗ Mɑcɑɓɾe' [1974-77, ɾeν. 1996] Aɳti-Aɳti-Ópeɾɑ eɱ ɗσis ɑtσs e ʠʋɑtɾσ ceɳɑs. Liɓɾetσ ɗe Gʯσ̈ɾɠʯ Liɠeti eɱ cσlɑɓσɾɑçɑ̃σ cσɱ Micɧɑel Mescɧƙe, ɓɑseɑɗσ eɱ ʋɱɑ σɓɾɑ ɗe Micɧel ɗe Gɧelɗeɾσɗe, peçɑ ɗe 1934, 'Lɑ ɓɑlɑɗe Dʋ Gɾɑɳɗ Mɑcɑɓɾe'.

Ʋɱɑ cσ-pɾσɗʋçɑ̃σ ɗe Gɾɑɳ Teɑtɾe ɗel Liceʋ, Tɧéɑ̂tɾe Rσʯɑl ɗe lɑ Mσɳɳɑie, Opeɾɑ ɗi Rσɱɑ e Eɳɠlisɧ Ŋɑtiσɳɑl Opeɾɑ ɾec. ɑσ νiνσ ɗσ 'GɾɑɳTeɑtɾe ɗel Liceʋ', Bɑɾcelσɳɑ, ​​Espɑɳɧɑ, ɳσνeɱɓɾσ ɗe 2011.

"É ʋɱɑ ʄɑɾsɑ, ʋɱ teɑtɾσ ɗσ ɑɓsʋɾɗσ, ɱɑs tɑɱɓéɱ ʋɱɑ sɑ́tiɾɑ pσlíticɑ ɱσɾɗɑz. Liɠeti, é clɑɾσ, sσʄɾeʋ ɱʋitσ sσɓ σ ɳɑzisɱσ e σ cσɱʋɳisɱσ e, pσɾtɑɳtσ, cσɳsiɗeɾσʋ ɑ sɑ́tiɾɑ pσlíticɑ ʋɱ teɱɑ lσ́ɠicσ pɑɾɑ sʋɑ σ́peɾɑ. Estɑ pɾσɗʋçɑ̃σ ɗiνiɗiʋ σs cɾíticσs e eles ɑ elσɠiɑɾɑɱ σʋ cɾiticɑɾɑɱ. É ɗe se peɾɠʋɳtɑɾ σ ʠʋe σ pɾσ́pɾiσ Liɠeti teɾiɑ ʄeitσ cσɱ issσ." Pɑɾɑ sʋɑ σ́peɾɑ, Liɠeti eɱpɾestσʋ ʄσɾɱɑs ɱʋsicɑis ɱɑis ɑɳtiɠɑs e cσɳνeɳçσ̃es σpeɾísticɑs e citσʋ σʋ se ɾeʄeɾiʋ ɑ teɱɑs tɑ̃σ ɗiνeɾsσs cσɱσ σ Cɑɳ-cɑɳ ɗe Oʄʄeɳɓɑcɧ e ɑ ɑɓeɾtʋɾɑ ɗɑ liɳɧɑ ɗe ɓɑixσ ɗσ ʄiɳɑl ɗɑ Siɳʄσɳiɑ 'Eɾσicɑ' ɗe Beetɧσνeɳ.

O teɱɑ ceɳtɾɑl ɗɑ Ópeɾɑ é ɑ ɱσɾtɑliɗɑɗe e seʋ peɾsσɳɑɠeɱ ceɳtɾɑl é ɑ Mσɾte, ɳɑ ʄσɾɱɑ ɗσ peɾsσɳɑɠeɱ Ŋeƙɾσtzɑɾ. Sitʋɑɗσ eɱ ʋɱɑ 'Bɾeʋɠɧellɑɳɗ' iɱɑɠiɳɑ́ɾiɑ, ʋɱ pɑís ɗeɾiνɑɗσ ɗɑs piɳtʋɾɑs ɗe Bɾeʋɠɧel, ɑ Ópeɾɑ ɱσstɾɑ ʋɱ ɧσɱeɱ cσɱʋɱ ɓêɓɑɗσ, Piet tɧe Pσt, e σ siɳistɾσ Gɾɑɳɗ Mɑcɑɓɾe, Ŋeƙɾσtzɑɾ, ʠʋe pɑɾece ɑɳʋɳciɑɾ σ ʄiɱ ɗσ ɱʋɳɗσ pɾσ́xiɱσ ɑ ɗσis ɑɱɑɳtes, Aɱɑɳɗɑ e Aɱɑɳɗσ. Mɑs eɱ ʋɱɑ teɾɾɑ ɠσνeɾɳɑɗɑ pσɾ eɾσs, ɑ́lcσσl e cσɾɾʋpçɑ̃σ, seʋ plɑɳσ pɑɾɑ ɗeseɳcɑɗeɑɾ σ Apσcɑlipse explσɗe cσɱσ ʋɱɑ ɓσlɧɑ ɗe sɑɓɑ̃σ. As pessσɑs cσɳtiɳʋɑɱ ɑ leνɑɾ sʋɑs νiɗɑs cσɱσ ɑɳtes e se ɾecʋsɑɱ ɑ se ɑssʋstɑɾ cσɱ peɳsɑɱeɳtσs ɗe ɱσɾte e ʋɱ ʄʋtʋɾσ sσɱɓɾiσ… Ŋeƙɾσtzɑɾ eɳtɑ̃σ ɱɑtɑ Mescɑliɳ, ʠʋe ɗesejɑνɑ ʋɱ pɑɾceiɾσ sexʋɑl ɱɑis eɳéɾɠicσ ɗσ ʠʋe seʋ ɱɑɾiɗσ ɑstɾσ́lσɠσ. Elɑ σ ɑcσɱpɑɳɧɑ cσɱ Piet ɑσ Pɑlɑ́ciσ ɗσ jσνeɱ Pɾíɳcipe Gσ-Gσ, ceɳɑ́ɾiσ ɗe pσlíticσs cσɳʄlitɑɳtes. "

INTÉRPRETES 
=𝗣𝗶𝗲𝘁 𝘁𝗵𝗲 𝗣𝗼𝘁: 𝗖𝗵𝗿𝗶𝘀 𝗠𝗲𝗿𝗿𝗶𝘁𝘁 (𝗢 𝗯𝗲̂𝗯𝗮𝗱𝗼 𝘂𝗺𝗮 𝗲𝘀𝗽𝗲́𝗰𝗶𝗲 𝗱𝗲 𝗻𝗮𝗿𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿) 
=𝗔𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼: 𝗜𝗻𝗲́𝘀 𝗠𝗼𝗿𝗮𝗹𝗲𝗱𝗮/ 𝗔𝗺𝗮𝗻𝗱𝗮: 𝗔𝗻𝗮 𝗣𝘂𝗰𝗵𝗲 (𝗟𝗼𝘃𝗲𝗿𝘀, 𝗦𝗽𝗲𝗿𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗲 𝗖𝗹𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗻𝗮 𝘃𝗲𝗿𝘀𝗮̃𝗼 𝗼𝗿𝗶𝗴𝗶𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗟𝗶𝗴𝗲𝘁𝗶) =𝗡𝗲𝗸𝗿𝗼𝘁𝘇𝗮𝗿: 𝗪𝗲𝗿𝗻𝗲𝗿 𝗩𝗮𝗻 𝗠𝗲𝗰𝗵𝗲𝗹𝗲𝗻 (𝗠𝗼𝗿𝘁𝗲, 𝗟𝗲 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱 𝗺𝗮𝗰𝗮𝗯𝗿𝗲) 
=𝗔𝘀𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮𝗺𝗼𝗿𝘀: 𝗙𝗿𝗼𝗱𝗲 𝗢𝗹𝘀𝗲𝗻 (𝗺𝗮𝗿𝗶𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗲𝘀𝗰𝗮𝗹𝗶𝗻𝗮) =𝗠𝗲𝘀𝗰𝗮𝗹𝗶𝗻𝗮: 𝗡𝗶𝗻𝗴 𝗟𝗶𝗮𝗻𝗴 (𝗘𝘀𝗽𝗼𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝘀𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮𝗺𝗼𝗿𝘀) =𝗩𝗲̂𝗻𝘂𝘀/𝗚𝗲𝗽𝗼𝗽𝗼: 𝗕𝗮𝗿𝗯𝗮𝗿𝗮 𝗛𝗮𝗻𝗻𝗶𝗴𝗮𝗻 (𝗔 𝗱𝗲𝘂𝘀𝗮/𝗖𝗵𝗲𝗳𝗲 𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗹𝗶́𝗰𝗶𝗮 𝘀𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗮) 
=𝗣𝗿𝗶́𝗻𝗰𝗶𝗽𝗲 𝗚𝗼-𝗚𝗼: 𝗕𝗿𝗶𝗮𝗻 𝗔𝘀𝗮𝘄𝗮; 
=𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗕𝗿𝗮𝗻𝗰𝗼: 𝗙𝗿𝗮𝗻𝗰𝗶𝘀𝗰𝗼 𝗩𝗮𝘀; 
=𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗡𝗲𝗴𝗿𝗼: 𝗦𝗶𝗺𝗼𝗻 𝗕𝘂𝘁𝘁𝗲𝗿𝗶𝘀𝘀; 
=𝗥𝘂𝗳𝗳𝗶𝗮𝗸: 𝗚𝗮𝗯𝗿𝗶𝗲𝗹 𝗗𝗶𝗮𝗽; 
=𝗦𝗰𝗵𝗮𝗯𝗹𝗮𝗰𝗸: 𝗠𝗶𝗾𝘂𝗲𝗹 𝗥𝗼𝘀𝗮𝗹𝗲𝘀; 
=𝗦𝗰𝗵𝗮𝗯𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗸: 𝗥𝗮𝗺𝗼𝗻 𝗚𝗿𝗮𝘂 
 
 FICHA TÉCNICA
- Orquestra Sinfônica e Coro do Gran Teatre del Liceu/Michael Boder; 
- Mestre do Coro: José Luís Basso; 
- Direção de Cena: Àlex Ollé (La Fura dels Baus) em colaboração com Valentina Carrasco; 
- Cenógrafo: Alfons Flores; 
- Vídeo: Franc Aleu; 
- Figurinista: Lluc Castells; 
- Designer de Iluminação: Peter van Praet; 
- Diretor de Vídeo: Xavi Bové 
 
FONTE:   Ligeti Jam
 
𝑁𝑅: 𝑈𝑚 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑓𝑎𝑛𝑡𝑎́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑜́𝑝𝑒𝑟𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎 𝑔𝑜𝑠𝑡𝑜 𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑛𝑡𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜. 𝑂𝑝𝑡𝑎́𝑚𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑖́𝑑𝑒𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑒𝑟𝑐𝑎 𝑑𝑒 𝟷𝟶 𝑚𝑖𝑛𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑛𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑖́𝑜𝑑𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑎 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑒𝑟 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠𝑡𝑖𝑟. 𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑒-𝑠𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑜𝑟𝑡𝑎𝑣𝑒𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑝𝑒𝑟𝑚𝑖𝑡𝑎 𝑠𝑒𝑟 𝑖𝑛𝑐𝑜𝑚𝑜𝑑𝑎𝑑𝑜.
𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑒́ 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑖𝑡𝑢𝑖́𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝟷𝟸 𝑣𝑖́𝑑𝑒𝑜𝑠, 𝑎 𝑒𝑑𝑖𝑡𝑎𝑟 𝑎̀ 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑎-𝑓𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑎𝑠 𝟸𝟹 𝘩𝑜𝑟𝑎𝑠.
.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/370
MATEMÁTICA BÁSICA DESBUGADA
Meia Hora e Meia?
Problema de Raciocínio Lógico



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio.


LX- MEGA MÁQUINAS
2-COMBOIOS

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE: Welber Santos


VÍTOR ROSA

 .





O PISA e a literacia física

𝑂𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑟 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒𝑠𝑡𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑠𝑎̃𝑜 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑧 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑛𝑢𝑚𝑒𝑟𝑜𝑠𝑜𝑠 𝑒 𝑎𝑏𝑟𝑎𝑛𝑔𝑒𝑚 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑜𝑚𝑖́𝑛𝑖𝑜𝑠. 𝑂𝑠 𝑑𝑎 𝑒𝑑𝑢𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑖𝑧𝑒𝑚 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑒𝑖𝑡𝑜 𝑎 𝑑𝑖𝑣𝑒𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑛𝑖́𝑣𝑒𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑒𝑛𝑠𝑖𝑛𝑜 (𝑑𝑎 𝑒𝑑𝑢𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑏𝑎́𝑠𝑖𝑐𝑎 𝑎̀ 𝑢𝑛𝑖𝑣𝑒𝑟𝑠𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒) 𝑒 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚 𝑎𝑜𝑠 𝑎𝑑𝑢𝑙𝑡𝑜𝑠 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜𝑠. 𝑉𝑎́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑒 𝑜𝑏𝑟𝑎𝑠 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑖𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑚 𝑒𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑜𝑠, 𝑖𝑛𝑠𝑖𝑠𝑡𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑜𝑏𝑗𝑒𝑡𝑖𝑣𝑜𝑠, 𝑜𝑠 𝑚𝑒́𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑢𝑡𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑒 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑟𝑒𝑠𝑢𝑙𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠.

𝑂 𝑃𝑟𝑜𝑔𝑟𝑎𝑚𝑚𝑒 𝑓𝑜𝑟 𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑆𝑡𝑢𝑑𝑒𝑛𝑡 𝐴𝑠𝑠𝑒𝑠𝑠𝑚𝑒𝑛𝑡 (𝑃𝐼𝑆𝐴), 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑂𝑟𝑔𝑎𝑛𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝐶𝑜𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝐷𝑒𝑠𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝐸𝑐𝑜𝑛𝑜́𝑚𝑖𝑐𝑜 (𝑂𝐶𝐷𝐸) 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑐𝑖𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑖𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑎 𝑙𝑒𝑖𝑡𝑢𝑟𝑎, 𝑎𝑠 𝑐𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑒 𝑎 𝑚𝑎𝑡𝑒𝑚𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎, 𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑖𝑛𝑐𝑙𝑢𝑖 𝑎 𝑟𝑒𝑠𝑜𝑙𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑙𝑎𝑏𝑜𝑟𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑒 𝑎 𝑙𝑖𝑡𝑒𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑛𝑐𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑜 𝑇𝑟𝑒𝑛𝑑𝑠 𝑖𝑛 𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑀𝑎𝑡𝘩𝑒𝑚𝑎𝑡𝑖𝑐𝑠 𝑎𝑛𝑑 𝑆𝑐𝑖𝑒𝑛𝑐𝑒 𝑆𝑡𝑢𝑑𝑦 (𝑇𝐼𝑀𝑆𝑆), 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑏𝑟𝑎𝑛𝑔𝑒 𝑎 𝑚𝑎𝑡𝑒𝑚𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝑎 𝑓𝑖́𝑠𝑖𝑐𝑎, 𝑒 𝑜 𝑃𝑟𝑜𝑔𝑟𝑒𝑠𝑠 𝑖𝑛 𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑅𝑒𝑎𝑑𝑖𝑛𝑔 𝐿𝑖𝑡𝑒𝑟𝑎𝑐𝑦 𝑆𝑡𝑢𝑑𝑦 (𝑃𝐼𝑅𝐿𝑆), 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑐𝑖𝑑𝑒 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑎 𝑙𝑒𝑖𝑡𝑢𝑟𝑎, 𝑎𝑚𝑏𝑜𝑠 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝐴𝑠𝑠𝑜𝑐𝑖𝑎𝑡𝑖𝑜𝑛 𝑓𝑜𝑟 𝑡𝘩𝑒 𝐸𝑣𝑎𝑙𝑢𝑎𝑡𝑖𝑜𝑛 𝑜𝑓 𝐸𝑑𝑢𝑐𝑎𝑡𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝐴𝑐𝘩𝑖𝑒𝑣𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡 (𝐼𝐸𝐴), 𝑠𝑎̃𝑜, 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎𝑟𝑎𝑚-𝑠𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑟𝑒𝑓𝑒𝑟𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑎𝑚𝑝𝑜𝑠 𝑑𝑎 𝑒𝑑𝑢𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑑𝑎 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜. 𝐷𝑎𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑡𝑟𝑎𝑚 𝑒𝑠𝑠𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑛𝑎 𝑎𝑣𝑎𝑙𝑖𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑎𝑙𝑢𝑛𝑜𝑠, 𝑓𝑜𝑟𝑎𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑖𝑔𝑛𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑎𝑐𝑟𝑜́𝑛𝑖𝑚𝑜 𝐼𝐿𝑆𝐴𝑠, 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑖𝑔𝑛𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎 𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝐿𝑎𝑟𝑔𝑒-𝑆𝑐𝑎𝑙𝑒 𝐴𝑠𝑠𝑒𝑠𝑠𝑚𝑒𝑛𝑡𝑠.

𝑉𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑑𝑜𝑐𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑒 𝑏𝑎𝑠𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑑𝑎𝑑𝑜𝑠, 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑙𝑖𝑣𝑟𝑒, 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑚 𝑠𝑒𝑟 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠(𝑎𝑠) 𝑛𝑎 𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑒𝑡 𝑒, 𝑎𝑜 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑒𝑙𝑒𝑠 𝑠𝑒 𝑑𝑜𝑡𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜𝑠 𝘩𝑢𝑚𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑚𝑒𝑡𝑜𝑑𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑒 𝑡𝑒𝑐𝑛𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠.

𝑁𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑟𝑔𝑢𝑛𝑡𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑎𝑜𝑠 𝑎𝑙𝑢𝑛𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑖𝑝𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑛𝑜 𝑃𝐼𝑆𝐴, 𝑐𝑜𝑚 𝟷𝟻 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑒𝑥𝑖𝑠𝑡𝑒 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑚𝑎𝑠 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑎 𝑎𝑡𝑖𝑣𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑓𝑖́𝑠𝑖𝑐𝑎 (𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟 𝑒 𝑒𝑥𝑡𝑟𝑎-𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟). 𝐷𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑢𝑚 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜: 𝑒𝑚 𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎, 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠, 𝑝𝑜𝑟 𝑠𝑒𝑚𝑎𝑛𝑎, 𝑓𝑟𝑒𝑞𝑢𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑎𝑠 𝑎𝑢𝑙𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑒𝑑𝑢𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑓𝑖́𝑠𝑖𝑐𝑎? 𝐶𝑜𝑚𝑝𝑎𝑟𝑎𝑛𝑑𝑜 𝟸𝟶𝟷𝟻 𝑒 𝟸𝟶𝟷𝟾, 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑐𝑖𝑐𝑙𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑃𝐼𝑆𝐴, 𝑜 𝑔𝑟𝑎́𝑓𝑖𝑐𝑜 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑛𝑡𝑒 𝑟𝑒𝑣𝑒𝑙𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑖́𝑠𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑂𝐶𝐷𝐸 𝑒́, 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟𝑖𝑡𝑎𝑟𝑖𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑑𝑒 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠. 𝐸𝑚 𝟸𝟶𝟷𝟻, 𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑖́𝑠𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑂𝐶𝐷𝐸 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑣𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑐𝑒𝑛𝑡𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑑𝑒 𝟺𝟶%, 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝟷𝟾%, 𝑒𝑚 𝟸𝟶𝟷𝟾. 𝑁𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑜 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒̂𝑠, 𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑐𝑒𝑛𝑡𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑓𝑜𝑖 𝑑𝑒 𝟾𝟷%, 𝑒𝑚 𝟸𝟶𝟷𝟻, 𝑛𝑎̃𝑜 𝘩𝑎𝑣𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑝𝑒𝑟𝑐𝑒𝑛𝑡𝑢𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝟸𝟶𝟷𝟾.

𝑉𝑎́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑐𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑠𝑎̃𝑜 𝑓𝑒𝑖𝑡𝑎𝑠 𝑎𝑜 𝑃𝐼𝑆𝐴 (𝑇𝑒𝑜𝑑𝑜𝑟𝑜, 𝟸𝟶𝟸𝟸). 𝐿𝑒𝑚𝑜𝑠 (𝟸𝟶𝟷𝟺), 𝑝𝑜𝑟 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜, 𝑎𝑔𝑟𝑢𝑝𝑜𝑢-𝑎𝑠 𝑒𝑚 𝑛𝑜𝑣𝑒: 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑐̧𝑎𝑠 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑖𝑠, 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑖𝑡𝑒𝑛𝑠, 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎𝑔𝑒𝑚, 𝑖𝑛𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑐̧𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑜𝑠 𝑐𝑢𝑟𝑟𝑖́𝑐𝑢𝑙𝑜𝑠 𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠, 𝑑𝑖𝑠𝑡𝑜𝑟𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑒𝑑𝑢𝑐𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠, 𝑑𝑒𝑠𝑖𝑔𝑛 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎𝑙, 𝑓𝑢𝑛𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑜𝑠 𝑖𝑡𝑒𝑛𝑠 𝑒 𝑎 𝑚𝑜𝑑𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑐𝑎𝑙𝑎𝑠, 𝑒𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑜𝑠 𝑟𝑎𝑛𝑘𝑖𝑛𝑔𝑠 𝑛𝑜𝑠 𝑠𝑖𝑠𝑡𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑒𝑑𝑢𝑐𝑎𝑡𝑖𝑣𝑜𝑠, 𝑖𝑛𝑓𝑙𝑢𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑒 𝑑𝑜𝑚𝑖𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝑂𝐶𝐷𝐸. 𝐸𝑢 𝑎𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑎 𝑐𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎, 𝑞𝑢𝑒 𝑒́ 𝑜 𝑝𝑟𝑖𝑣𝑖𝑙𝑒𝑔𝑖𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑑𝑒𝑚𝑎𝑠𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑜𝑠 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑑𝑜𝑚𝑖́𝑛𝑖𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑖𝑝𝑎𝑖𝑠 (𝑙𝑒𝑖𝑡𝑢𝑟𝑎, 𝑚𝑎𝑡𝑒𝑚𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝑐𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠), 𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑡𝑟𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑎𝑠, 𝑛𝑎̃𝑜 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑠 𝑟𝑒𝑙𝑒𝑣𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎 𝑙𝑖𝑡𝑒𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑓𝑖́𝑠𝑖𝑐𝑎.

Referências: Lemos, V. (2014). A influência da OCDE nas políticas públicas de educação em Portugal. Almedina. Teodoro, A. (Eds.) (2022). Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives. Routledge.

* Sociólogo, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa.

IN "A BOLA" -19/02/22.

 .

 

2905.UNIÃO

EUROPEIA

ESPANHA

Violência entre bandos rivais 
aumenta na capital, Madrid



Autoridades espanholas estimam que Madrid, pelo menos 2500 pessoas fazem parte dos sete bandos que operam na região. Acredita-se que 1700 sejam menores de idade, com crianças a juntarem-se a estes grupos com apenas 11 anos.


FONTE:    euronews
.
O Conflito dos Reis Maias/1



DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

15. Viagens Maravilhosas
de Comboio
15.1 - MADAGÁSCAR
O COMBOIO MALGAXE


* Título Original: Inesquecíveis viagens de comboio

FONTE:   DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas.
.
Rita Redshoes

Vai Tristeza


.
.

Portugal bem português

XV - PORTUGAL NA GRANDE GUERRA
2-Esta Grande Época/5


 * A guerra para alguns portugueses em Paris: o antibelicismo de Aquilino Ribeiro, o entusiasmo de Mário de Sá-Carneiro e o jogo duplo de João Chagas. A mobilização e a constituição do Corpo Expedicionário Português (CEP): Transporte marítimo para França; Mobilização do serviço postal de campanha e censura da correspondência; Envio e atuação das bandas militares; Tirocínio e organização do setor português; Hospitais de campanha: medico-cirúrgico e de venereologia; Higiene e saúde nas trincheiras, vestuário e equipamento, quotidiano do CEP; Contratação do serviço artístico, composto apenas por Adriano de Sousa-Lopes, e do serviço fotográfico do CEP, que era tão-só Arnaldo Garcez. A questão dos capelães militares e a (re)aproximação entre Estado e Igreja Católica. Contestação ao esforço de guerra e crise económica e social; revolução da batata e declaração do estado de sítio por Bernardino Machado. Aparições de Fátima. A guerra em Moçambique e na África Oriental. Campanhas de pacificação em Angola. Afundamento do caça-minas Roberto Ivens. Criação da aviação naval. Visita oficial de Bernardino Machado. Golpe de Sidónio Pais e mudanças subsequentes. Guerra civil intermitente? Os portugueses nas trincheiras da Flandres: alimentação, ocupação de tempos livres e outros aspetos do seu quotidiano.

 FONTE:    Lusotropical  

* Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.

.

 ..

🅒🅞🅝🅥🅔🅡🅢🅐 🅟🅔🅡🅘🅖🅞🅢🅐

Homem de 47 morre no motel onde conversava com idosa de 71 anos


FONTE:   OCP NEWS.

.
MACAU

I-Os Contrastes:
Poder Repartido/1


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.

ARTE, ARTE E MAIS ARTE
CARLOS LOURENÇO
ESCULTURA E PINTURA
PRAIA DE MIRA
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/79



FONTE:  Camões TV..

 .

𝔸𝕒𝕣𝕠𝕟 𝔽𝕠𝕥𝕙𝕖𝕣𝕚𝕟𝕘𝕙𝕒𝕞


𝗪𝗵𝗲𝗲𝗹𝗰𝗵𝗮𝗶𝗿 𝗙𝗿𝗲𝗲𝘀𝘁𝘆𝗹𝗲


FONTE:  devinsupertramp.

 .

 ⲄⲒⲤⲆⲄꓓⲞ ⲊⲆⳐⲌⲎⲈⲒⲘⲈⲄ

.

.

. 2983
Senso d'hoje
LUCIANO AMARAL
ECONOMISTA PORTUGUÊS
PROF. UNIVERSITÁRIO*
ESCRITOR**
SUSANA PERALTA
ECONOMISTA PORTUGUESA
PROFESSORA UNIVERSITÁRIA
NOVA SBE
CLARA RAPOSO
ECONOMISTA PORTUGUESA
PRESIDENTE DO ISEG
JOSÉ PEDRO FRAZÃO
JORNALISTA PORTUGUÊS
MODERADOR NA "ffms"
"Economia Portuguesa:
As últimas décadas"
Endividados e mais pobres:
Há esperança para
a economia portuguesa?






Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, é Professor Associado da Nova School of Business and Economics.

**Autor do livro em título

FONTE:   ffmspt
.
.
O Roubo


.
.

BOM DIA

.