19/09/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

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Aula básica de como trocar fronhas!

 Preste atenção!

 Não explicaremos novamente‼️



* Estamos devidamente instruídos ALEX mas os teus vizinhos não estão nem aí!
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129-FUTURANDO
O lado B das plataformas de streaming/1



01:15 A era do streaming e um dilema: estamos sendo manipulados? - Os serviços de streaming são uma febre e prometem ter uma vida muito longa. Será por que oferecem a possibilidade de acesso a uma programação vasta em qualquer horário, algo que não é necessariamente possível na TV linear? Na verdade, o fundamental no caso do streaming, além da clara flexibilidade na transmissão, é disponibilizar conteúdo adequado ao gosto do usuário – ao mesmo tempo em que molda esse gosto. É o que dizem especialistas e você confere os detalhes neste vídeo do Futurando.

08:15 Os perigos dos aparelhos hightech em casa - Câmeras de segurança são pensadas para deixar a nossa casa longe de invasores, mas muitas marcas têm falhas de segurança e podem representar uma porta aberta para criminosos. Algumas portas com fechaduras controladas por aplicativos também têm falhas de segurança. O Futurando conversou com especialistas na área.

12:55 A carne vegana é melhor para o planeta e para a saúde? O consumo de carne animal, além do sofrimento causado para os bichos, também contribui para o aquecimento global. Hoje existem alternativas a base de plantas que, de acordo com os fabricantes, são mais ecológicas. Alguns produtos prometem até o verdadeiro sabor de carne. Veja no vídeo do Futurando o que realmente é verdade sobre tudo isso.

20:37 Qual leite é melhor para o planeta: vegetal ou animal? - Beber leite faz parte do nosso cotidiano em quase todos os lugares do mundo. Agora, os leites vegetais estão ganhando cada vez mais espaço e eles podem ser produzidos a partir de diferentes alimentos: arroz, aveia, soja, amêndoas, etc. Mas eles são mesmo melhores para a nossa saúde e para o planeta? Saiba no vídeo do Futurando.

FONTE:DW Brasil

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FOLHA NOTÍCIA - 16/09/21


FONTE:   TV8 Angola-Folha8Jornal

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Home sweet home


  KIS KIS - keep it short
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INDEPENDENTE?
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Ligia Amadio

Aventurar-se pelas escolhas


Ligia Amadio é uma das mais destacadas regentes brasileiras da atualidade e notabilizou-se internacionalmente por sua reconhecida exigência artística, seu carisma e suas vibrantes performances.
Em agosto de 2009 assumiu a regência da Orquestra Sinfônica da USP

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MIGUEL GUEDES

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Preso, morto ou vencedor

Cada vez mais longe de ganhar nas urnas, Bolsonaro tenta conquistar pela mobilização nas ruas e não hesita em extremar a clivagem na sociedade brasileira, conduzindo-a para um ponto sem retorno.

𝙅𝙖𝙞𝙧 𝘽𝙤𝙡𝙨𝙤𝙣𝙖𝙧𝙤 𝙫𝙚̂ 𝙦𝙪𝙚 𝙤 𝙨𝙚𝙪 𝙛𝙪𝙩𝙪𝙧𝙤 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖𝙧𝙖́ 𝙥𝙤𝙧 "𝙚𝙨𝙩𝙖𝙧 𝙥𝙧𝙚𝙨𝙤, 𝙨𝙚𝙧 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙤 𝙤𝙪 𝙖 𝙫𝙞𝙩𝙤́𝙧𝙞𝙖" 𝙚 𝙥𝙤𝙙𝙚 𝙚𝙨𝙩𝙖𝙧 𝙘𝙤𝙗𝙚𝙧𝙩𝙤 𝙙𝙚 𝙧𝙖𝙯𝙖̃𝙤.

𝙀́, 𝙣𝙚𝙨𝙩𝙚 𝙢𝙤𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤, "𝙖𝙦𝙪𝙚𝙡𝙚 𝙙𝙚𝙢𝙤𝙘𝙧𝙖𝙩𝙖" 𝙦𝙪𝙚 𝙩𝙪𝙙𝙤 𝙛𝙖𝙧𝙖́ 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙣𝙖̃𝙤 𝙨𝙚 𝙨𝙪𝙟𝙚𝙞𝙩𝙖𝙧 𝙖 𝙚𝙡𝙚𝙞𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨, 𝙨𝙖𝙗𝙚𝙣𝙙𝙤 𝙦𝙪𝙚 - 𝙛𝙖𝙘𝙚 𝙖𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙖𝙨 𝙨𝙤𝙣𝙙𝙖𝙜𝙚𝙣𝙨 𝙧𝙚𝙫𝙚𝙡𝙖𝙢 𝙚 𝙖𝙤𝙨 𝙣𝙪́𝙢𝙚𝙧𝙤𝙨 𝙙𝙚 𝙞𝙢𝙥𝙤𝙥𝙪𝙡𝙖𝙧𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙘𝙧𝙚𝙨𝙘𝙚𝙣𝙩𝙚 - 𝙖𝙨 𝙞𝙧𝙖́ 𝙥𝙚𝙧𝙙𝙚𝙧. 𝙈𝙖𝙨 𝙤 𝙥𝙧𝙚𝙨𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝘽𝙧𝙖𝙨𝙞𝙡 𝙣𝙪𝙣𝙘𝙖 𝙘𝙤𝙡𝙤𝙘𝙖 𝙖 𝙝𝙞𝙥𝙤́𝙩𝙚𝙨𝙚 𝙙𝙚 𝙨𝙚𝙧 "𝙥𝙚𝙧𝙙𝙚𝙙𝙤𝙧" 𝙣𝙤 𝙛𝙪𝙩𝙪𝙧𝙤 𝙥𝙧𝙤́𝙭𝙞𝙢𝙤 𝙚 𝙞𝙨𝙨𝙤 𝙙𝙞𝙯 𝙢𝙪𝙞𝙩𝙤 𝙨𝙤𝙗𝙧𝙚 𝙤 𝙧𝙚𝙨𝙥𝙚𝙞𝙩𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙩𝙚𝙢 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙙𝙚𝙢𝙤𝙘𝙧𝙖𝙘𝙞𝙖, 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙡𝙞𝙗𝙚𝙧𝙙𝙖𝙙𝙚, 𝙖𝙨𝙨𝙞𝙢 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙨𝙤𝙗𝙧𝙚 𝙤 𝙛𝙖𝙣𝙩𝙖𝙨𝙢𝙖 𝙙𝙚 𝙪𝙢 𝙜𝙤𝙡𝙥𝙚 𝙢𝙞𝙡𝙞𝙩𝙖𝙧 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙤́ 𝙣𝙖̃𝙤 𝙤𝙪𝙨𝙖𝙧𝙖́ 𝙩𝙚𝙣𝙩𝙖𝙧 𝙥𝙤𝙧𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙖̃𝙤 𝙢𝙪𝙞𝙩𝙤𝙨, 𝙚 𝙘𝙖𝙙𝙖 𝙫𝙚𝙯 𝙢𝙖𝙞𝙨, 𝙤𝙨 𝙨𝙚𝙪𝙨 𝙤𝙥𝙤𝙨𝙞𝙩𝙤𝙧𝙚𝙨. 𝙊𝙣𝙩𝙚𝙢, 𝙖𝙥𝙚𝙨𝙖𝙧 𝙙𝙞𝙨𝙨𝙤, 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙙𝙚𝙗𝙖𝙩𝙚𝙧 𝙖 𝙘𝙧𝙞𝙨𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙩𝙞𝙩𝙪𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙡 𝙦𝙪𝙚 𝙚𝙡𝙚 𝙥𝙧𝙤́𝙥𝙧𝙞𝙖 𝙥𝙧𝙤𝙫𝙤𝙘𝙖 𝙚 𝙖𝙡𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙖, 𝙚𝙣𝙫𝙞𝙖 𝙪𝙢 𝙖𝙫𝙞𝙖̃𝙤 𝙙𝙖 𝙛𝙧𝙤𝙩𝙖 𝙥𝙧𝙚𝙨𝙞𝙙𝙚𝙣𝙘𝙞𝙖𝙡 𝙖 𝙎𝙖̃𝙤 𝙋𝙖𝙪𝙡𝙤 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙩𝙧𝙖𝙯𝙚𝙧 𝙤 𝙚𝙭-𝙥𝙧𝙚𝙨𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙚 𝙜𝙤𝙡𝙥𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙈𝙞𝙘𝙝𝙚𝙡 𝙏𝙚𝙢𝙚𝙧 𝙖 𝘽𝙧𝙖𝙨𝙞́𝙡𝙞𝙖. 𝘾𝙖𝙙𝙖 𝙫𝙚𝙯 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙡𝙤𝙣𝙜𝙚 𝙙𝙚 𝙜𝙖𝙣𝙝𝙖𝙧 𝙣𝙖𝙨 𝙪𝙧𝙣𝙖𝙨, 𝘽𝙤𝙡𝙨𝙤𝙣𝙖𝙧𝙤 𝙩𝙚𝙣𝙩𝙖 𝙘𝙤𝙣𝙦𝙪𝙞𝙨𝙩𝙖𝙧 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙗𝙞𝙡𝙞𝙯𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙣𝙖𝙨 𝙧𝙪𝙖𝙨 𝙚 𝙣𝙖̃𝙤 𝙝𝙚𝙨𝙞𝙩𝙖 𝙚𝙢 𝙚𝙭𝙩𝙧𝙚𝙢𝙖𝙧 𝙖 𝙘𝙡𝙞𝙫𝙖𝙜𝙚𝙢 𝙣𝙖 𝙨𝙤𝙘𝙞𝙚𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙗𝙧𝙖𝙨𝙞𝙡𝙚𝙞𝙧𝙖, 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙪𝙯𝙞𝙣𝙙𝙤-𝙖 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙪𝙢 𝙥𝙤𝙣𝙩𝙤 𝙨𝙚𝙢 𝙧𝙚𝙩𝙤𝙧𝙣𝙤.

𝙁𝙤𝙞 𝙖𝙨𝙨𝙞𝙢 𝙖𝙦𝙪𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙙𝙖 𝙚𝙡𝙚𝙞𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙚𝙣𝙩𝙧𝙚 𝙃𝙞𝙡𝙡𝙖𝙧𝙮 𝘾𝙡𝙞𝙣𝙩𝙤𝙣 𝙚 𝘿𝙤𝙣𝙖𝙡𝙙 𝙏𝙧𝙪𝙢𝙥, 𝙩𝙖𝙡 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙣𝙖 𝙙𝙞𝙨𝙥𝙪𝙩𝙖 𝙚𝙡𝙚𝙞𝙩𝙤𝙧𝙖𝙡 𝙚𝙣𝙩𝙧𝙚 𝙁𝙚𝙧𝙣𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙃𝙖𝙙𝙙𝙖𝙙 𝙚 𝙅𝙖𝙞𝙧 𝘽𝙤𝙡𝙨𝙤𝙣𝙖𝙧𝙤. 𝘼𝙥𝙚𝙨𝙖𝙧 𝙙𝙤𝙨 𝙨𝙞𝙣𝙖𝙞𝙨 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙙𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙚𝙫𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙙𝙖 𝙘𝙪𝙡𝙩𝙪𝙧𝙖 𝙖𝙣𝙩𝙞𝙙𝙚𝙢𝙤𝙘𝙧𝙖́𝙩𝙞𝙘𝙖 𝙚 𝙥𝙚𝙧𝙞𝙜𝙤𝙨𝙤 𝙥𝙤𝙥𝙪𝙡𝙞𝙨𝙢𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙫𝙞𝙧𝙞𝙖𝙢 𝙖 𝙜𝙖𝙣𝙝𝙖𝙧 𝙣𝙖𝙨 𝙪𝙧𝙣𝙖𝙨, 𝙢𝙪𝙞𝙩𝙤𝙨 - 𝙖𝙩𝙚́ 𝙚𝙢 𝙋𝙤𝙧𝙩𝙪𝙜𝙖𝙡 - 𝙣𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙚𝙜𝙪𝙞𝙖𝙢 𝙚𝙨𝙘𝙤𝙡𝙝𝙚𝙧 𝙚𝙣𝙩𝙧𝙚 𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙞𝙙𝙚𝙧𝙖𝙫𝙖𝙢 𝙙𝙤𝙞𝙨 𝙢𝙖𝙡𝙚𝙨 𝙨𝙚𝙢𝙚𝙡𝙝𝙖𝙣𝙩𝙚𝙨. 𝙀𝙣𝙩𝙧𝙚𝙩𝙖𝙣𝙩𝙤, 𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚 𝙫𝙞𝙪 𝙣𝙤𝙨 𝙀𝙐𝘼 𝙚 𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚 𝙫𝙚̂, 𝙖𝙜𝙤𝙧𝙖, 𝙣𝙤 𝘽𝙧𝙖𝙨𝙞𝙡. 𝙅𝙖́ 𝙣𝙖̃𝙤 𝙨𝙖̃𝙤 𝙨𝙞𝙣𝙖𝙞𝙨, 𝙨𝙖̃𝙤 𝙛𝙖𝙘𝙩𝙤𝙨. 𝙃𝙖́ 𝙖𝙞𝙣𝙙𝙖 𝙦𝙪𝙚𝙢 𝙥𝙧𝙚𝙛𝙞𝙧𝙖 𝙚𝙨𝙥𝙚𝙧𝙖𝙧 𝙦𝙪𝙚 𝙖𝙘𝙤𝙣𝙩𝙚𝙘̧𝙖 𝙪𝙢 𝙜𝙤𝙡𝙥𝙚 𝙢𝙞𝙡𝙞𝙩𝙖𝙧, 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙦𝙪𝙚𝙢 𝙚𝙨𝙥𝙚𝙧𝙤𝙪 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙪𝙥𝙧𝙚𝙢𝙖𝙘𝙞𝙨𝙩𝙖𝙨 𝙗𝙧𝙖𝙣𝙘𝙤𝙨 𝙞𝙣𝙫𝙖𝙙𝙞𝙨𝙨𝙚𝙢 𝙤 𝘾𝙖𝙥𝙞𝙩𝙤́𝙡𝙞𝙤 𝙚 𝙖𝙥𝙧𝙚𝙨𝙨𝙖𝙨𝙨𝙚𝙢 𝙤 𝙛𝙞𝙢 𝙙𝙖 𝙃𝙞𝙨𝙩𝙤́𝙧𝙞𝙖. 𝙉𝙖̃𝙤 𝙚́ 𝙩𝙚𝙢𝙥𝙤 𝙙𝙚 𝙞𝙜𝙣𝙤𝙧𝙖𝙧 𝙤𝙪 𝙤𝙡𝙝𝙖𝙧 𝙨𝙚𝙢 𝙩𝙤𝙢𝙖𝙧 𝙥𝙖𝙧𝙩𝙚.

𝘽𝙤𝙡𝙨𝙤𝙣𝙖𝙧𝙤 𝙥𝙤̃𝙚 𝙚𝙢 𝙘𝙖𝙪𝙨𝙖 𝙤 𝙨𝙞𝙨𝙩𝙚𝙢𝙖 𝙟𝙪𝙙𝙞𝙘𝙞𝙖𝙡 𝙚 𝙖 𝙨𝙚𝙥𝙖𝙧𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙤𝙙𝙚𝙧𝙚𝙨, 𝙖𝙢𝙚𝙖𝙘̧𝙖 𝙟𝙪𝙞́𝙯𝙚𝙨, 𝙚𝙭𝙞𝙜𝙚 𝙖 𝙨𝙪𝙗𝙨𝙩𝙞𝙩𝙪𝙞𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙚 𝘼𝙡𝙚𝙭𝙖𝙣𝙙𝙧𝙚 𝙙𝙚 𝙈𝙤𝙧𝙖𝙞𝙨 (𝙟𝙪𝙞𝙯 𝙙𝙤 𝙎𝙪𝙥𝙧𝙚𝙢𝙤 𝙏𝙧𝙞𝙗𝙪𝙣𝙖𝙡 𝙁𝙚𝙙𝙚𝙧𝙖𝙡), 𝙞𝙣𝙘𝙚𝙣𝙩𝙞𝙫𝙖 𝙖 𝙧𝙖𝙙𝙞𝙘𝙖𝙡𝙞𝙯𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙣𝙖𝙨 𝙢𝙖𝙣𝙞𝙛𝙚𝙨𝙩𝙖𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙙𝙚 𝙖𝙥𝙤𝙞𝙤 𝙣𝙤 𝙙𝙞𝙖 𝙙𝙖 𝙞𝙣𝙙𝙚𝙥𝙚𝙣𝙙𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙖𝙩𝙧𝙖𝙫𝙚́𝙨 𝙙𝙚 𝙖𝙛𝙞𝙧𝙢𝙖𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙥𝙚𝙧𝙞𝙜𝙤𝙨𝙖𝙨 𝙚 𝙞𝙣𝙘𝙚𝙣𝙙𝙞𝙖́𝙧𝙞𝙖𝙨, 𝙛𝙖𝙯 𝙖𝙢𝙚𝙖𝙘̧𝙖𝙨 𝙜𝙤𝙡𝙥𝙞𝙨𝙩𝙖𝙨 𝙣𝙖 𝙢𝙖𝙣𝙞𝙛𝙚𝙨𝙩𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤, 𝙥𝙚𝙙𝙚 𝙖𝙤 𝙥𝙤𝙫𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚 𝙖𝙧𝙢𝙚 ("𝙩𝙚𝙢 𝙙𝙚 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙧𝙖𝙧 𝙛𝙪𝙯𝙞𝙡, 𝙥𝙤𝙫𝙤 𝙖𝙧𝙢𝙖𝙙𝙤 𝙟𝙖𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙨𝙚𝙧𝙖́ 𝙚𝙨𝙘𝙧𝙖𝙫𝙞𝙯𝙖𝙙𝙤") 𝙣𝙪𝙢 𝙥𝙖𝙞́𝙨 𝙦𝙪𝙚 - 𝙚𝙢 𝙩𝙧𝙚̂𝙨 𝙖𝙣𝙤𝙨 - 𝙙𝙪𝙥𝙡𝙞𝙘𝙤𝙪 𝙤 𝙣𝙪́𝙢𝙚𝙧𝙤 𝙙𝙚 𝙖𝙧𝙢𝙖𝙨 𝙣𝙖 𝙨𝙤𝙘𝙞𝙚𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙘𝙞𝙫𝙞𝙡, 𝙜𝙧𝙖𝙣𝙟𝙚𝙞𝙖 𝙖𝙥𝙤𝙞𝙤 𝙣𝙖 𝙋𝙤𝙡𝙞́𝙘𝙞𝙖 𝙈𝙞𝙡𝙞𝙩𝙖𝙧 𝙦𝙪𝙚 𝙥𝙧𝙚𝙩𝙚𝙣𝙙𝙚 𝙩𝙧𝙖𝙣𝙨𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖𝙧 𝙚𝙢 𝙨𝙪𝙖𝙨 𝙢𝙞𝙡𝙞́𝙘𝙞𝙖𝙨, 𝙞𝙣𝙫𝙤𝙘𝙖 𝘿𝙚𝙪𝙨 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙤 𝙥𝙤𝙙𝙚𝙧 𝙢𝙖𝙞𝙤𝙧 𝙦𝙪𝙚 𝙤 𝙞𝙡𝙪𝙢𝙞𝙣𝙖 𝙚 𝙢𝙖𝙣𝙩𝙚́𝙢 𝙣𝙤 𝙋𝙡𝙖𝙣𝙖𝙡𝙩𝙤 ("𝙨𝙤́ 𝘿𝙚𝙪𝙨 𝙢𝙚 𝙩𝙞𝙧𝙖 𝙙𝙚 𝙡𝙖́"), 𝙫𝙚𝙧𝙗𝙤𝙧𝙧𝙚𝙞𝙖 𝙣𝙚𝙜𝙖𝙘𝙞𝙤𝙣𝙞𝙨𝙢𝙤 𝙚𝙢 𝙫𝙖́𝙧𝙞𝙖𝙨 𝙛𝙧𝙚𝙣𝙩𝙚𝙨, 𝙘𝙤𝙧𝙧𝙚𝙨𝙥𝙤𝙣𝙨𝙖́𝙫𝙚𝙡 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝙦𝙪𝙖𝙨𝙚 𝟲𝟬𝟬 𝙢𝙞𝙡 𝙗𝙧𝙖𝙨𝙞𝙡𝙚𝙞𝙧𝙤𝙨 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙞𝙣𝙖𝙘𝙧𝙚𝙙𝙞𝙩𝙖́𝙫𝙚𝙡 𝙞𝙣𝙖𝙘𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙚 𝙜𝙚𝙨𝙩𝙖̃𝙤 𝙞𝙧𝙧𝙚𝙨𝙥𝙤𝙣𝙨𝙖́𝙫𝙚𝙡 𝙣𝙖 𝙥𝙖𝙣𝙙𝙚𝙢𝙞𝙖, 𝙨𝙪𝙨𝙥𝙚𝙞𝙩𝙤 𝙙𝙚 𝙚𝙣𝙫𝙤𝙡𝙫𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙚𝙢 𝙚𝙨𝙦𝙪𝙚𝙢𝙖𝙨 𝙘𝙧𝙞𝙢𝙞𝙣𝙤𝙨𝙤𝙨 𝙘𝙤𝙢 𝙖 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙧𝙖 𝙙𝙚 𝙫𝙖𝙘𝙞𝙣𝙖𝙨, 𝙨𝙪𝙨𝙥𝙚𝙞𝙩𝙤 𝙙𝙚 𝙙𝙞𝙛𝙖𝙢𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙚 𝙞𝙣𝙘𝙞𝙩𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙖𝙤 𝙘𝙧𝙞𝙢𝙚 𝙦𝙪𝙚 𝙣𝙖̃𝙤 𝙝𝙚𝙨𝙞𝙩𝙖 𝙚𝙢 𝙘𝙤𝙡𝙤𝙘𝙖𝙧 𝙚𝙢 𝙘𝙖𝙪𝙨𝙖 𝙤 𝙨𝙞𝙨𝙩𝙚𝙢𝙖 𝙚𝙡𝙚𝙞𝙩𝙤𝙧𝙖𝙡, 𝙡𝙖𝙣𝙘̧𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙙𝙪́𝙫𝙞𝙙𝙖𝙨 𝙨𝙤𝙗𝙧𝙚 𝙤 𝙫𝙤𝙩𝙤 𝙚𝙡𝙚𝙘𝙩𝙧𝙤́𝙣𝙞𝙘𝙤 𝙣𝙖𝙨 𝙥𝙧𝙤́𝙭𝙞𝙢𝙖𝙨 𝙥𝙧𝙚𝙨𝙞𝙙𝙚𝙣𝙘𝙞𝙖𝙞𝙨, 𝙨𝙚𝙢𝙚𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙖 𝙩𝙚𝙤𝙧𝙞𝙖 𝙙𝙚 𝙛𝙧𝙖𝙪𝙙𝙚 𝙚𝙡𝙚𝙞𝙩𝙤𝙧𝙖𝙡 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝘿𝙤𝙣𝙖𝙡𝙙 𝙏𝙧𝙪𝙢𝙥 𝙖𝙞𝙣𝙙𝙖 𝙝𝙤𝙟𝙚 𝙖𝙡𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙖, 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙪𝙢𝙖 "𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖 𝙥𝙧𝙤𝙫𝙞𝙨𝙤́𝙧𝙞𝙖" 𝙦𝙪𝙚 𝙞𝙢𝙥𝙚𝙙𝙚 𝙤𝙪 𝙙𝙞𝙛𝙞𝙘𝙪𝙡𝙩𝙖 𝙖 𝙧𝙚𝙩𝙞𝙧𝙖𝙙𝙖 𝙙𝙚 "𝙛𝙖𝙠𝙚 𝙣𝙚𝙬𝙨" 𝙚 "𝙗𝙤𝙩𝙨" 𝙙𝙖 𝙄𝙣𝙩𝙚𝙧𝙣𝙚𝙩/𝙧𝙚𝙙𝙚𝙨 𝙨𝙤𝙘𝙞𝙖𝙞𝙨 𝙣𝙖 𝙖𝙣𝙩𝙚𝙘𝙖̂𝙢𝙖𝙧𝙖 𝙙𝙖𝙨 𝙢𝙖𝙣𝙞𝙛𝙚𝙨𝙩𝙖𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙙𝙚 𝟳 𝙙𝙚 𝙎𝙚𝙩𝙚𝙢𝙗𝙧𝙤, 𝙤 𝙛𝙪𝙩𝙪𝙧𝙤 𝙚𝙭-𝙥𝙧𝙚𝙨𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝘽𝙧𝙖𝙨𝙞𝙡 𝙚́ 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙙𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙪𝙢 𝙥𝙖𝙧𝙖́𝙜𝙧𝙖𝙛𝙤. 𝙎𝙚𝙧𝙖́ 𝙪𝙢 𝙡𝙞𝙫𝙧𝙤 𝙖 𝙛𝙚𝙘𝙝𝙖𝙧.

* Músico e jurista

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 10/09/21 

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2753.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL

JOSÉ-AUGUSTO FRANÇA
1922-2021
O maior historiador de arte
do século XX em Portugal


O historiador, sociólogo e escritor José-Augusto França, que hoje morreu aos 98 anos, referência maior da cultura e da História da Arte portuguesa dos séculos XIX-XX, deixa uma vasta obra, que atravessa todos os géneros, do ensaio à ficção.

Historiador, sociólogo e crítico de arte, José-Augusto Rodrigues França nasceu em Tomar, em 16 de novembro de 1922, e destacou-se também com uma grande atividade no ensino, criando os primeiros mestrados na área da História da Arte no país.

José-Augusto França - que, no meio académico, é considerado responsável por estabelecer um cânone na historiografia da arte do século XIX e XX - costumava dizer, em entrevistas, que a sua ligação à arte era "quase respiratória".

"A Arte em Portugal no Século XX", "O Retrato na Arte Portuguesa" e o 3.º volume do "Dicionário da Pintura Universal", publicado pela antiga editora Estúdios Cor, inteiramente dedicado à "Pintura Portuguesa", que coordenou com Mário Chicó e Armando Vieira Santos, constituem três marcos nesse cânone, numa obra que se estende por mais de meia centena de títulos e décadas de trabalho e de investigação.

Como autor de referência, na área das artes visuais e da cultura, entre as suas obras destacam-se igualmente os estudos como "História da Arte Ocidental 1780-1980", "Do Romantismo 1824, Antes e Depois", "Lisboa Pombalina e o Iluminismo", "Os Anos 20 em Portugal" ou o ensaio dedicado ao pintor flamengo do século XVI Hieronymus Bosch, autor das "Tentações de Santo Antão", "Bosch o Visionário Integral".

Escreveu igualmente monografias sobre artistas como Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros, Rafael Bordalo Pinheiro, António Carneiro, Columbano, José Malhoa, António Pedro. Foi um dos maiores especialistas em Maria Helena Vieira da Silva.

Dedicou volumes de ensaios à interpretação e reflexão histórica, sociológica e estética sobre problemas da arte contemporânea, como "Cem Exposições", "Quinhentos Folhetins" e os "Oito Ensaios sobre Arte Contemporânea", publicados nos anos de 1960, que marcaram desde então a abordagem crítica da expressão artística.

No domínio da ficção, publicou um primeiro romance em 1949, "Natureza Morta", seguindo-se, em 1958, um livro de contos, depois fez um prolongado interregno, voltando a publicar com mais regularidade, lançando obras como "Buridan" (2002), "A Bela Angevina" (2005), "José e os Outros" (2006), "Ricardo Coração de Leão" (2007), "João sem Terra" (2008) e "A Guerra e a Paz" (2010).

Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1944, partiu para Paris como bolseiro do Estado francês, em 1959, onde permaneceu até 1963, realizando estudos com o sociólogo e historiador Pierre Francastel.

Obteve os graus de doutor em História pela Universidade de Paris em 1962, com "Une Ville des Lumères: la Lisbonne de Pombal", e fez o doutoramento em Letras pela mesma universidade em 1969, com "Le Romantisme au Portugal".

Na capital francesa, a que se manteve sempre ligado, conviveu com intelectuais portugueses ali exilados, como António José Saraiva e Joaquim Barradas de Carvalho, e conheceu figuras destacadas da cultura francesa, como o filósofo e crítico literário Roland Barthes, o poeta André Breton, o militante Daniel Cohn-Bendit, nome destacado do movimento estudantil do Maio de 68, e o galerista Daniel-Henry Kahnweiler, que lhe contava histórias sobre o artista plástico Picasso.

Para a capital francesa, comissariou mostras como "Soleil et ombres: l’art portugais du XIX siècle", que levou ao Petit Palais, depois de ter concebido "Os anos 40 na arte portuguesa", para a Fundação Calouste Gulbenkian.

O seu interesse pela pintura manifestara-se em 1946, na sequência de viagens a Espanha e Paris, seguidas de viagens à Europa e às Américas até se fixar em Paris, em 1959.

Nas décadas de 1940 e 1950 foi uma das figuras mais dinâmicas e influentes da vida cultural portuguesa.

Entre 1947 e 1949, participou nas atividades do Grupo Surrealista de Lisboa, tendo um papel polémico de oposição ao neorrealismo e aos seus protagonistas.

Na década de 1950, assumiria a defesa do abstracionismo, tendo organizado o primeiro salão português, dedicado a esta expressão, na Galeria de Março - surgida na sequência da mostra surrealista na antiga Casa Jalco, ao Chiado -, que dirigiu entre 1952 e 1954 (em parte com Fernando Lemos).

Publicou os seus primeiros artigos de crítica de arte no Horizonte, Jornal das Artes, tendo a partir daí uma extensa colaboração em jornais e revistas da especialidade de onde podem destacar-se Unicórnio (1951-1956), Art d’Aujourd’hui, Colóquio Artes, da Fundação Calouste Gulbenkian, que dirigiu entre 1970 e 1996, e a KWY, lançada em Paris pelo coletivo português Lourdes Castro, René Bertholo, Costa Pinheiro, João Vieira, José Escada e Gonçalo Duarte, a que se associaram os artistas Christo e Jan Voss (1958-1964).

Começou a fazer crítica de cinema em 1940, no jornal "O Diabo", quando foi dirigido pelo historiador Fernando Piteira Santos, que tinha sido seu colega na Faculdade de Letras.

José-Augusto França é autor de uma das obras chave sobre Chaplin, o seu cinema e as suas personagens: "Charles Chaplin - O self made myth".

Dirigiu o Centro Cultural Português em Paris (1980-1986).

O seu nome também consta na lista de colaboradores da Revista Municipal (1939-1973), publicada pela Câmara Municipal de Lisboa.

A cidade foi aliás alvo de várias das suas obras: "Lisboa, História física e moral" e "28 Crónica de um Percurso" são alguns dos exemplos.

Lecionou na Sociedade Nacional de Belas Artes. Foi professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, desde 1974, onde criou os primeiros mestrados de História de Arte do país.

A opção pela academia de Lisboa aconteceu após a Revolução de 25 de Abril, deixando para trás a certeza de integração no Centro Nacional de Investigação Científica de França (CNRS, na sigla original).

Antigo presidente da Academia Nacional de Belas Artes, membro do Comité Internacional d’Histoire de l’Art e presidente de honra da Association Internationale des Critiques d’Art.

Recebeu a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa (1992), as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1991), a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (1992), a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2006) e a Medalha de Mérito Cultural (2012), do Governo português.

Desde 2018, a Imprensa Nacional (IN) tem em curso a publicação “Biblioteca José-Augusto França”, que iniciou com o romance “Natureza Morta” e “Charles Chaplin, o Self-Made-Myth”, e que também tem disponível títulos como “Amadeo de Sousa-Cardoso – O Português à Força”.

Nesta casa editorial encontram-se ainda publicados títulos como “Correspondência Jorge de Sena - José-Augusto França” e “O «Ano XX» Lisboa 1946 - Estudos de Factos Socioculturais”.

Para breve, tem a IN prevista a publicação de "Estudos das Zonas ou Unidades Urbanas de Carácter Histórico-Artístico em Lisboa", levantamento efetuado por José-Augusto França sobre o património da cidade, em 1967, que inclui proposta de "Salvaguarda do Património Artístico Arquitectónico e Histórico dos Bairros Tradicionais da Cidade de Lisboa”, plantas de diferentes escalas, desenhos, um levantamento fotográfico de 292 imagens, realizado no início de 1968, e o texto do historiador.

Nas últimas entrevistas que José-Augusto França concedeu, afirmava, sobre o seu quotidiano, que continuava a ler muito e a ver vários filmes diariamente.

IN "SAPO24" - 18/09/21

Prémio Autores 2014 

PRÉMIO VIDA E OBRA DE AUTOR NACIONAL

 Professor José-Augusto França

Lisboa, 08 de Maio de 2014



FONTE:   SPAUTORES

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FONTE:   Renato Neves
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LXXIV-VISITA GUIADA


Convento dos Cardaes/2

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

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Flashmob

Bolero


Algemesi-Espanha

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28-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
28.5 - 𝓐𝓭𝓸𝓵𝓮𝓼𝓬𝓮𝓷𝓽𝓮𝓼: 𝓸𝓷𝓽𝓮𝓶,
𝓱𝓸𝓳𝓮 𝓮 𝓪𝓶𝓪𝓷𝓱𝓪̃
Ivan Capelatto


FONTE:Café Filosófico CPFL

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ISTO É UM IN DOOR?

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78-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐴 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑙𝑒𝑟 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑏𝑒𝑏𝑒́ 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑜 𝑢́𝑡𝑒𝑟𝑜!


FONTE:Dra Luciana Herrero

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CR7

ᏆᏀᏌᎪᏞ Ꭺ ᏚᏆ ᏢᎡᏫ́ᏢᎡᏆᏫ


FONTE:  Legenda Cast

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Punhalada nas costas


FONTE:  AFP

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RISOLES DE CARNE MOÍDA


Receitas Da Cris
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🅽🅰🅱🅰🅽🆃🅸🅲🅴🆂

As artimanhas para arranjar estacionamento em Tomar





FONTE: 

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2828
Senso d'hoje
MARIA DA CONCEIÇÃO
(PRETINHA)
ESCRITORA BRASILEIRA
ALFABETIZADA AOS 51 ANOS
Aos 76 anos escreveu
o seu primeiro livro



FONTE:  Sou 60
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ANIMAL TV

LAGARTO-MONITOR-SEM-ORELHAS


  ANIMAL TV
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BOM DOMINGO

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2-ᖇᥱtᥲꙆᖾo⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
IX-ϾФЛTФS łMФЯΛłS
3-LA Ɓ Ɛ̂TƐ


* Os cσητσs sα̃σ mαιs αmσrαιs ςυε ιmσrαιs, cσητέm mυιτα ηυδεz εχρlίcιτα ε αlgυmαs cεηαs δε sεχσ bεm εχρlίcιτσ, σ cσηjυητσ δσs cιηcσ cσητσs έ α lσυcυrα δσ rεαlιzαδσr Wαlεrιαη βσrσωczγκ ςυε ησ́s αρlαυδιmσs, εsταmσs fαrτσs δε gεητε sεηsατα.


FONTE:   Gonçalo Fernandes
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113-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝐿𝒱𝐼𝐼- 𝑼𝒎 𝑴𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝑭𝒊𝒎

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝐼𝑉. 𝑂 𝑟𝑒𝑖 𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐼𝐼𝐼 𝑙𝑒𝑣𝑎 𝑎 𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎̀ 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝐶𝑒𝑚 𝐴𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝑃𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠, 𝑎 𝑃𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎. 𝐸́ 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑡𝘩𝑖𝑛 𝑣𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑟 𝐾𝑖𝑛𝑔𝑠𝑏𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝑒 𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑎, 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎𝑟 𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑟𝑢𝑖́𝑛𝑎.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐶𝑦𝑛𝑡𝘩𝑖𝑎 𝑁𝑖𝑥𝑜𝑛
𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑅𝑖𝑐𝘩𝑎𝑟𝑑𝑠𝑜𝑛
𝐵𝑒𝑛 𝐶𝘩𝑎𝑝𝑙𝑖𝑛
𝑃𝑒𝑡𝑒𝑟 𝐹𝑖𝑟𝑡
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝑅𝑖𝑙𝑒𝑦
𝑇𝑜𝑚 𝑊𝑒𝑠𝑡𝑜𝑛-𝐽𝑜𝑛𝑒𝑠

FONTE:Canal Entretenimento