06/11/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXX-OS RIOS E A VIDA
2- RIO PARANÁ
APA das ilhas e várzeas



FONTE:  canalicmbio 


.
.

 HOJE NO 
"RECORD"
Caos no Nápoles: reserva do hotel cancelada, processo a jogadores e Ancelotti em maus lençóis

Jogadores e o treinador do Nápoles parecem estar em maus lençóis ao terem desrespeitado uma decisão do presidente Aurelio De Laurentiis na noite de terça-feira, após o empate (1-1) na receção ao Salzburgo em jogo da Liga dos Campeões.

'La Gazzetta dello Sport' avança que o presidente esteve reunido com o técnico italiano por videoconferência no final do treino desta quarta-feira e que a "discussão entre os dois não foi pacífica". O jornal italiano escreve ainda que De Laurentiis já entrou em contato com advogados e falou "sobre possíveis medidas a serem tomadas contra os jogadores e a possibilidade de rescindir o contrato com Ancelotti".
 .

A resposta do presidente De Laurentiis chegou também esta quarta-feira através de um comunicado publicado pelo clube, no qual é referido que, após os episódios com os jogadores, o Nápoles "procederá à proteção dos seus direitos económicos, patrimoniais, de imagem e disciplinares".

Quanto a Ancelotti, o clube responsabiliza o técnico "pelos dias de concentração da equipa", depois de este ter reconhecido publicamente que não estava de acordo com a opção do presidente em realizar o retiro até ao próximo jogo do campeonato italiano, frente ao Génova.

De resto, Ancelotti tem sido apontado à porta de saída do San Paolo e a Argentina, nomeadamente o Boca Juniors, é apontado pela imprensa italiana como possível destino do técnico de 60 anos.

No mesmo comunicado, o Nápoles anuncia um "período de silêncio à imprensa até data a definir" e a imprensa italiana avança também que a reserva do hotel onde a equipa devia ficar concentrada até domingo foi cancelada.

* O verniz é de boa qualidade mas também estala.

.


FENDI

Haute Couture
OUTONO/INVERNO
2019/2020



FONTE:   Bayoucool2  

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Ana Rita Cavaco reeleita bastonária
 da Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco foi esta quarta-feira reeleita bastonária da Ordem dos Enfermeiros, com 68,3% dos votos, e considerou que os enfermeiros mostraram que "são eles que mandam na sua casa", anunciou o órgão em comunicado.
 .
Segundo a Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco foi reeleita com "a maior votação de sempre" em atos eleitorais do órgão, "triplicando o número de votantes em relação às últimas eleições", em 2015.

"Esta é uma vitória dos enfermeiros. Com esta votação, os enfermeiros quiseram mostrar que são eles que mandam na sua casa e que não fogem às suas responsabilidades", disse Ana Rita Cavaco, citada no comunicado.

A bastonária teve seis vezes mais votos do que em 2015, ficando a quase dez mil votos do adversário, Belmiro Rocha.

* Uma lambada de bata branca, senhora ministra.

.
.
𝗢𝗥𝗧𝗢𝗥𝗘𝗫𝗜𝗔
𝓟𝓮𝓻𝓲𝓰𝓸𝓼𝓸 𝓭𝓲𝓼𝓽𝓾́𝓻𝓫𝓲𝓸 𝓪𝓵𝓲𝓶𝓮𝓷𝓽𝓪𝓻



FONTE:  Record TV Europa

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Funchal reforça cooperação com entidades chinesas no domínio da mobilidade e inovação tecnológica

O vereador Bruno Martins, que tutela os pelouros da Mobilidade e Trânsito na Câmara Municipal do Funchal, recebeu, nos Paços do Concelho, ao abrigo do Projecto Europeu CIVITAS Destinations, uma delegação composta por representantes de diversas entidades chinesas, para debater a mobilidade e inovação tecnológica.
.
A reunião, que contou com a presença de entidades responsáveis por empresas tecnológicas, operadores de transporte público e unidades de desenvolvimento urbano chinesas, afigurou-se como “uma oportunidade para estabelecer, no futuro, protocolos de cooperação e desenvolvimento tecnológico, que permitam fortalecer a colaboração internacional em pesquisa e inovação, que neste caso específico é direccionada entre o Funchal e a China”, referiu Bruno Martins.

O autarca salienta que “foi abordada também a mobilidade no Funchal e as medidas de carácter tecnológico que têm sido implementadas na nossa cidade, com enfoque especial nas passadeiras inteligentes, que foram instaladas recentemente na Estrada Monumental, no sistema de monitorização de tráfego em tempo real e emissões de poluentes, e na aplicação “Município do Funchal”, que foi lançada no passado mês de setembro”.

O projecto CIVITAS Destinations, no qual a Autarquia participa de forma activa desde 2016, tem a duração de quatro anos e é composto por um conjunto de acções inovadoras, financiadas pelo Programa Horizonte 2020 da União Europeia, cujo objectivo principal é a integração de estratégias de mobilidade e turismo sustentável através do desenvolvimento de soluções inovadoras.

* Não temos qualquer dúvida sobre a capacidade tecnológica chinesa da mobilidade urbana, já estivemos em várias cidades da China e observámos o tráfego, mas onde chineses colaboram é para comprar, nada é de graça, nem os almoços.

.

MARGARIDA BALSEIRO LOPES

.






A omissão do 
programa do governo

Tivemos nesta semana a discussão do programa do governo. Das muitas medidas apresentadas o que mais salta à vista é uma completa omissão em relação ao combate à corrupção. Pese embora haja um capítulo dedicado ao tema, a verdade é que tudo se resume a campanhas de sensibilização, a medidas programáticas (como a garantia de que "não se criam obscuridades legais") e códigos de conduta (cujo passado recente envolvendo o governo provou serem de utilidade e cumprimento duvidosos)

Não é um fenómeno exclusivo da classe política como, por vezes, querem fazer crer. É um problema cultural. Que começa desde a cultura da "cunha", do "favor", do "jeito", da "chamadazinha". Importa, por isso, começar desde cedo a contrariar esta realidade, daí que seja importante a introdução de uma cultura de integridade logo na escola.

Há, porém, muitos outros domínios onde devemos intervir. Bem sei que não há aqui soluções que possam agradar a toda a gente. O que pensa o governo sobre a criminalização do enriquecimento ilícito? Ou sobre os acordos de colaboração com a justiça?

Depois de uma legislatura falhada neste domínio, no campo da transparência espero estarem criadas as condições para a legalização do lobbying como um passo importante para o reforço da transparência. A sua legalização vai permitir melhorar a qualidade da decisão política, salvaguardar que os interesses legítimos possam ser representados em pé de igualdade, que exista efetivamente uma pegada legislativa e que consigamos saber quem e quais os interesses que influenciaram as políticas públicas em Portugal.

A elogiar há, no entanto, uma proposta que consta do programa do governo e que é há mais de um ano uma proposta da JSD: aqueles que forem condenados por crimes como o de corrupção ficarem inibidos por dez anos do exercício de funções públicas. Seria, a meu ver, um sinal moralizador do regime.

A organização não governamental Transparency International atribuiu a Portugal 63 pontos numa escala de 0 a 100, na qual os países com menores níveis de corrupção somam mais pontos e os países com maiores níveis de corrupção somam menos pontos. Esta qualificação faz de Portugal um país mediano no que ao combate à corrupção diz respeito.

O nosso país está abaixo da média da União Europeia e há vários anos que mantém (pelo menos desde 2010) praticamente a mesma posição no referido ranking.

O combate à corrupção deve ser um desígnio nacional. Mas deve envolver fortemente as novas gerações. Aquelas que estão muito desiludidas e que tendem a considerar que os políticos são todos iguais. E a nossa obrigação é contrariar essa perceção, fazendo que a política conquiste um novo espaço na vida das pessoas.

* Presidente da JSD

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
02/11/19

.
.


2084.UNIÃO



EUROPEIA


.
.
 HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Ana Gomes diz que levará a 
tribunal elementos sobre investimentos
 de Isabel dos Santos

Para Ana Gomes, a queixa anunciada pelo EuroBic será uma forma de responder com os elementos que afirma possuir e que "só não vê quem não quer".

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes afirmou hoje que vai apresentar na Justiça "todos os elementos" que possui, envolvendo as dúvidas que tem lançado à origem dos investimentos da empresária angolana Isabel dos Santos, caso seja levada a tribunal.
.
Em entrevista à Lusa, a antiga diplomata portuguesa afirmou que mantém todas as acusações feitas recentemente e que já levaram o banco EuroBic a anunciar que a vai processar, por ter dito que a instituição faz parte de um esquema de "lavagem de dinheiro" envolvendo Isabel dos Santos. A empresária angolana, por sua vez, entre várias críticas e acusações, afirmou que Ana Gomes não faz prova das denúncias que tem assumido publicamente.

"Eu mantenho tudo aquilo que disse. E disse que tenho fornecido a várias instâncias, europeias e nacionais, muita informação que deveria levar a questionar a idoneidade da senhora dona Isabel dos Santos", afirmou, na entrevista à Lusa.

Para Ana Gomes, a queixa anunciada pelo EuroBic, liderado por Teixeira dos Santos e no qual a empresária Isabel dos Santos é acionista principal (grupo angolano BIC), será uma forma de responder com os elementos que afirma possuir e que "só não vê quem não quer".

"Aí eu terei o ensejo de responder em detalhe a uma e a outra nota [processo EuroBic e críticas de Isabel dos Santos]. Mas mantenho tudo o que disse", afirmou a ex-eurodeputada socialista, que há vários anos crítica a liderança de José Eduardo dos Santos em Angola (Presidente da República entre 1979 e 2017) e pai de Isabel dos Santos.

"Eu não estou nada preocupada com a senhora engenheira Isabel dos Santos. Eu estou, e desde há muito tempo, é preocupada com as facilidades e as cumplicidades que a senhora engenheira encontrou para investir em Portugal", com "dinheiro que obviamente pertencia, pertence, ao povo angolano", disse ainda.

Em comunicado de 31 outubro, o banco liderado por Teixeira dos Santos queixou-se das "afirmações e insinuações" de Ana Gomes, dias antes, na SIC Notícias, por lesarem o "bom-nome e a reputação do EuroBic, pelo que decidiu avançar com os "procedimentos judiciais adequados com vista à salvaguarda dos seus direitos".

Para além de considerar as afirmações de Ana Gomes "falsas", o banco apontou também como não verdadeiro que a socialista "tenha apresentado provas destas suas alegações, ao contrário do que referiu no mesmo programa".

O EuroBic afirma que o que Ana Gomes apresentou foram apenas "cartas por si assinadas" sem sustentação probatória.

Essa mesma argumentação foi utilizada num extenso direito de resposta publicado por Isabel dos Santos, terça-feira, também no canal SIC Notícias, em resposta às posições de Ana Gomes, insistindo que as mesmas são feitas publicamente sem provas e sem o devido contexto, entre outras.

Na origem da polémica está a entrevista de Isabel dos Santos à Lusa, no dia 14 de outubro, que então garantiu que as recorrentes dúvidas sobre a origem dos seus investimentos resultam de "narrativa negativa", alegando que se tem endividado, para poder investir, sem recorrer ao erário público angolano.

Questionada pela Lusa sobre as recorrentes dúvidas sobre a origem dos seus investimentos, a empresária angolana afirmou que está habituada a passar por complexos processos de avaliação de idoneidade, até tendo em conta as relações, nos negócios, com parceiros internacionais.

Enquanto afirma ficar a "aguardar os próximos capítulos" deste caso, Ana Gomes aponta ainda um processo que, no seu entender, não tem sido devidamente divulgado em Portugal. Recorda que "depois de um ano e meio de inquérito", que incluiu convocatórias a Isabel dos Santos "a que ela entendeu nunca responder", a Procuradoria-Geral da República de Angola instarou-lhe um processo-crime, pela transferência de 38 milhões de dólares (34 milhões de euros) da Sonangol, concretizada após ter sido exonerada da presidência da petrolífera estatal angolana.

Na mesma entrevista, cinco dias antes de divulgado este processo-crime em Angola, a empresária angolana afirmou à Lusa que aceitou liderar a Sonangol porque era "preciso salvar" a petrolífera e não para "resolver problemas financeiros" seus ou da família, negando ainda ter ordenado qualquer transferência depois de afastada de funções.

Na entrevista, Isabel dos Santos revelou pela primeira vez a cópia de um comprovativo da ordem de pagamento para a transferência da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) a favor da Mater Business Solutions, nos Emiratos Árabes Unidos, efetivada com data de 15 de novembro de 2017 e ordenada antes de ser exonerada.

"Eu acho que houve um aproveitamento e má-fé por parte do meu sucessor [na Sonangol, Carlos Saturnino], que quis em algum momento, por razões muito próprias suas, eu acho que foram razões pessoais não foram razões empresariais, criar um clima de desconfiança sobre a anterior gestão", criticou Isabel dos Santos, garantindo que apesar de efetivada naquele dia, a transferência internacional não foi imediata, tendo a ordem sido dada a "13 ou 14 de novembro", ficando em processamento até ao dia 15 de novembro, dia em que foi afastada.

"E nós não tínhamos a mínima ideia que não haveríamos de continuar na Sonangol, e em que data seria dada ordem de exoneração. Aliás, fomos apanhados de surpresa. Não era de não esperar, porque sabíamos que talvez, possivelmente, teríamos perdido a confiança do acionista e que o novo Governo podia ter outros planos para a Sonangol", recordou.

Em 28 de fevereiro de 2018, Carlos Saturnino, então presidente do conselho de administração da Sonangol, denunciou a existência de uma transferência de 38 milhões de dólares (34,4 milhões de euros) feita pela administração cessante, liderada por Isabel dos Santos, após a sua exoneração.

Em causa naquela transferência, assegura agora Isabel dos Santos, estavam trabalhos de consultoria encomendados no âmbito da reestruturação da Sonangol.

* Quem tem dinheiro paga a bons advogados peritos em encontrar pontos de fuga na legislação que alguns ou colegas amigos redigiram na A.R..
O voluntarismo de Ana Gomes é sobejamente conhecido bem como a sua honestidade.

.

.


62-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

DOENÇAS DA INFÂNCIA


FONTE:  crê.ser.humano


.
31-HORIZONTES DA MEMÓRIA
31.1-A PRAIA DOS MILAGRES



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Mentira de técnicas da Segurança Social tira duas filhas a mãe em Cascais

Tribunal mandou julgar funcionárias da Segurança Social por falsidade de testemunho e prevaricação.

Ana Maximiano ficou sem a guarda das duas filhas de dois e quatro anos em dezembro de 2015. Viu as meninas serem entregues ao pai, condenado por violência doméstica agravada. Ana chegou a fazer greve de fome como forma de protesto.  
.

Foi acusada - sabe-se agora, injustamente - de ter abandonado uma das filhas num café, quando apenas se dirigiu para dentro da escola onde estava a outra filha. Na altura, Ana Maximiano tinha um dispositivo eletrónico que lhe permitia perceber quando o seu agressor estava por perto.

Este episódio acabou por ser o início de uma batalha que termina agora com duas técnicas da Segurança Social pronunciadas, por ordem do tribunal da Relação, de falsidade de depoimento ou testemunho e ainda denegação de justiça ou prevaricação.

As duas técnicas elaboraram um ofício que mandaram para o tribunal dizendo que Ana Maximiano tinha abandonado a filha e que pretendia fugir com as crianças.

Os juízes desembargadores referem que "as arguidas fizeram crer que as meninas passavam perigo, sabendo que os factos invocados eram falsos. Visavam a retirada das crianças à mãe causando-lhe sofrimento".

Tudo para beneficiarem o pai. Gameiro Fernandes, advogado de Ana, disse que "esta decisão é histórica. É a primeira vez que técnicas da Segurança Social são levadas a julgamento".

* Um caso escabroso que a justiça tarda em punir.

.
.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS

Ella Fitzgerald

Georgia On My Mind


.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Material de pesca representa mais 
de 85% do lixo de plástico no mar

A Greenpeace estimou que o material de pesca constitui mais de 85% do lixo de plástico encontrado no fundo do mar. ONGs pressionam a ONU para que seja adotado um "sistema de governação" dos oceanos.

O material de pesca, incluindo redes, linhas e armadilhas, constitui mais de 85% do lixo de plástico encontrado no fundo do mar, estima a organização ambientalista Greenpeace num relatório divulgado esta quarta-feira.
.
Num outro relatório, mas publicado há 10 anos, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) calculavam em 10% a quantidade de plástico proveniente da atividade pesqueira que poluía os oceanos.

Perdido ou deitado fora pelos armadores, o material de pesca não biodegradável continua por muitos anos a capturar peixes e crustáceos, matando igualmente outros animais, como golfinhos, focas e tartarugas.

Em 2018, mais de 300 tartarugas de uma espécie em risco foram encontradas mortas ao largo do México depois de terem ficado presas numa rede de pesca aparentemente esquecida.
A organização não-governamental Animal Protection (Proteção Animal) estima que as redes de pesca abandonadas matem por ano 100 mil baleias, golfinhos, focas, leões-marinhos e tartarugas.

Segundo as Nações Unidas, 640 mil toneladas de material de pesca são abandonadas anualmente no mar.

O plástico, por ser resistente, é um dos materiais mais utilizados pela indústria da pesca. Quando finalmente começa a desintegrar-se em pequenas partículas, ao fim de muitos anos, é ingerido pelos peixes, que vão ser consumidos posteriormente pelos humanos.

Há vários anos que organizações não-governamentais pressionam a ONU para que seja adotado um “sistema de governação” dos oceanos que proteja a fauna e a flora marinhas. Até à data, 64% da área dos oceanos está fora da soberania dos países.

Um tal “sistema de governação” poderia, nomeadamente, obrigar as empresas de pesca a recuperarem o seu material, aplicado multas em caso de negligência.

Enquanto esperam por medidas concretas, diversas organizações ecologistas lançaram-se na caça ao plástico deixado no mar pelos navios de pesca.

* Não é novidade que a actividade de pesca profissional mundial é a grande criminosa do mar.

.
.

 16.AS FORMAS DO


INVISÍVEL



PLÁSTICO




* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.


.
.
Pantanal arde mais do que a Amazónia



FONTE:  euronews 
.
.

A CASA ESTÁ A FICAR PEQUENA



.
.
ꆂ ꓅ꍟ꒓꒓ꋫꁒꆂ꓅ꆂ ꁕꍟ ꒒ꂑꌚꃃꆂꋫ 
1755-2ª ꉣꋫ꒓꓅ꍟ


𝐵𝑟𝑒𝑣𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑜 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑑𝑖𝑑𝑜 𝑛𝑜 𝑑𝑖𝑎 𝟣 𝑑𝑒 𝑛𝑜𝑣𝑒𝑚𝑏𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝟣𝟩𝟧𝟧.


 FONTE: Paulo Tenreiro

 
.
𝒯𝒜ℳℬℰ́ℳ ℋ𝒜́ 𝒢ℰ𝒩𝒯ℰ ℒ𝒰́𝒞ℐ𝒟𝒜



.
.


2149
Senso d'hoje
NEY MATOGROSSO
GRANDE CANTOR BRASILEIRO
ACTIVISTA SOCIAL
'Dizem que não carrego a bandeira,
   mas a bandeira sou eu'



FONTE:  BBC News Brasil

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
O Esquilo


.
.

BOM DIA



.
.


87-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱ℐ-♕ 𝒮𝐼𝒮𝒮𝐼 𝒶 𝐼𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝓉𝓇𝒾𝓏 ♕


𝒮𝒾𝓃𝑜𝓅𝓈𝑒:

𝒟𝑒𝓅𝑜𝒾𝓈 𝒹𝑜 𝒸𝒶𝓈𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝒹𝑜𝓇 ℱ𝓇𝒶𝓃𝒸𝒾𝓈𝒸𝑜 𝒥𝑜𝓈𝑒́, 𝑒𝓂 𝒱𝒾𝑒𝓃𝒶, 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾 𝒹𝑒𝓅𝒶𝓇𝒶-𝓈𝑒 𝒸𝑜𝓂 𝑜𝓈 𝓅𝓇𝑜𝒷𝓁𝑒𝓂𝒶𝓈 𝑒 𝒾𝓃𝒸𝑜𝓃𝓋𝑒𝓃𝒾𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈 𝒹𝑜 𝓅𝓇𝑜𝓉𝑜𝒸𝑜𝓁𝑜 𝑒 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝓂𝒶𝓊 𝓇𝑒𝓁𝒶𝒸𝒾𝑜𝓃𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒸𝑜𝓂 𝒶 𝓈𝑜𝑔𝓇𝒶. 𝒬𝓊𝒶𝓃𝒹𝑜 𝓃𝒶𝓈𝒸𝑒 𝒶 𝓈𝓊𝒶 𝓅𝓇𝒾𝓂𝑒𝒾𝓇𝒶 𝒻𝒾𝓁𝒽𝒶, 𝒶 𝒸𝓇𝒾𝒶𝓃𝒸̧𝒶 𝑒́-𝓁𝒽𝑒 𝓇𝑒𝓉𝒾𝓇𝒶𝒹𝒶 𝓅𝑒𝓁𝒶 𝓈𝑜𝑔𝓇𝒶, 𝓆𝓊𝑒 𝓃𝒶̃𝑜 𝒸𝑜𝓃𝓈𝒾𝒹𝑒𝓇𝒶 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾 𝒶 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶 𝒶𝒹𝑒𝓆𝓊𝒶𝒹𝒶 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒹𝒶𝓇 𝓊𝓂𝒶 𝒷𝑜𝒶 𝑒𝒹𝓊𝒸𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒶̀ 𝒻𝒾𝓁𝒽𝒶. 𝒟𝑒𝓈𝒸𝑜𝓃𝓉𝑒𝓃𝓉𝑒 𝑒 𝓂𝒶𝑔𝑜𝒶𝒹𝒶, 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾 𝓇𝑒𝓉𝑜𝓇𝓃𝒶 𝒶̀ 𝒸𝒶𝓈𝒶 𝒹𝑜𝓈 𝓅𝒶𝒾𝓈, 𝓂𝒶𝓈 𝑜 ℐ́𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝒹𝑜𝓇 𝓈𝑒𝑔𝓊𝑒-𝒶 𝑒 𝓅𝑒𝒹𝑒-𝓁𝒽𝑒 𝓆𝓊𝑒 𝓇𝑒𝓉𝑜𝓇𝓃𝑒. 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾 𝑒𝓃𝓉𝒶̃𝑜 𝒹𝑒𝒸𝒾𝒹𝑒 𝓅𝓇𝑜𝓋𝒶𝓇 𝓆𝓊𝑒 𝑒́ 𝒶 𝓋𝑒𝓇𝒹𝒶𝒹𝑒𝒾𝓇𝒶 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝓉𝓇𝒾𝓏, 𝑒 𝓋𝑜𝓁𝓉𝒶 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝓂𝒶𝓇𝒾𝒹𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒶 ℋ𝓊𝓃𝑔𝓇𝒾𝒶, 𝑜𝓃𝒹𝑒 𝑒𝓁𝑒𝓈 𝓈𝒶̃𝑜 𝒸𝑜𝓇𝑜𝒶𝒹𝑜𝓈.



𝒜 𝓋𝑒𝓇𝒹𝒶𝒹𝑒𝒾𝓇𝒶 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝓉𝓇𝒾𝓏 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾.
ℰ𝓁𝑒𝓃𝒸𝑜:

ℛ𝑜𝓂𝓎 𝒮𝒸𝒽𝓃𝑒𝒾𝒹𝑒𝓇 .... 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝓉𝓇𝒾𝓏 ℰ𝓁𝒾𝓈𝒶𝒷𝑒𝓉𝒽 (𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾)   
𝒦𝒶𝓇𝓁𝒽𝑒𝒾𝓃𝓏 ℬ𝑜̈𝒽𝓂 .... 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝒹𝑜𝓇 ℱ𝓇𝒶𝓃𝒸𝒾𝓈𝒸𝑜 𝒥𝑜𝓈𝑒́ 𝟣.º    
ℳ𝒶𝑔𝒹𝒶 𝒮𝒸𝒽𝓃𝑒𝒾𝒹𝑒𝓇 .... 𝒹𝓊𝓆𝓊𝑒𝓈𝒶 ℒ𝓊𝒹𝑜𝓋𝒾𝒸𝒶 𝒹𝒶 ℬ𝒶𝓋𝒶́𝓇𝒾𝒶 (𝒱𝒾𝒸𝓀𝒾𝑒), 𝓂𝒶̃𝑒 𝒹𝑒 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾    
𝒢𝓊𝓈𝓉𝒶𝓋 𝒦𝓃𝓊𝓉𝒽 .... 𝒹𝓊𝓆𝓊𝑒 ℳ𝒶𝓍𝒾𝓂𝒾𝓁𝒾𝒶𝓃𝑜 𝒥𝑜𝓈𝑒́ 𝒹𝒶 ℬ𝒶𝓋𝒶́𝓇𝒾𝒶 (ℳ𝒶𝓍), 𝓅𝒶𝒾 𝒹𝑒 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾    
𝒱𝒾𝓁𝓂𝒶 𝒟𝑒𝑔𝒾𝓈𝒸𝒽𝑒𝓇 .... 𝒶𝓇𝓆𝓊𝒾𝒹𝓊𝓆𝓊𝑒𝓈𝒶 𝒮𝑜𝒻𝒾𝒶, 𝓂𝒶̃𝑒 𝒹𝑒 ℱ𝓇𝒶𝓃𝒸𝒾𝓈𝒸𝑜 𝒥𝑜𝓈𝑒́    
𝒲𝒶𝓁𝓉𝑒𝓇 ℛ𝑒𝓎𝑒𝓇 .... 𝒸𝑜𝓃𝒹𝑒 𝒜𝓃𝒹𝓇𝒶𝓈𝓈𝓎    
𝒮𝑒𝓃𝓉𝒶 𝒲𝑒𝓃𝑔𝓇𝒶𝒻 .... 𝒸𝑜𝓃𝒹𝑒𝓈𝓈𝒶 ℬ𝑒𝓁𝓁𝑒𝑔𝒶𝓇𝒹𝑒    
𝒥𝑜𝓈𝑒𝒻 ℳ𝑒𝒾𝓃𝓇𝒶𝒹 .... 𝓂𝒶𝒿𝑜𝓇 ℬ𝑜̈𝒸𝓀𝓁    
ℐ𝓋𝒶́𝓃 𝒫𝑒𝓉𝓇𝑜𝓋𝒾𝒸𝒽 .... 𝒹𝓇. ℳ𝒶𝓍 ℱ𝒶𝓁𝓀    
ℋ𝑒𝓁𝑒𝓃𝑒 ℒ𝒶𝓊𝓉𝑒𝓇𝒷𝑜̈𝒸𝓀 .... 𝒸𝑜𝓃𝒹𝑒𝓈𝓈𝒶 ℰ𝓈𝓉𝑒𝓇𝒽𝒶𝓏𝓎    
𝒰𝓉𝒶 ℱ𝓇𝒶𝓃𝓏 .... 𝓅𝓇𝒾𝓃𝒸𝑒𝓈𝒶 ℋ𝑒𝓁𝑒𝓃 𝒹𝒶 ℬ𝒶𝓋𝒶́𝓇𝒾𝒶 (𝓃𝑒𝓃𝑒) , 𝒾𝓇𝓂𝒶̃ 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓋𝑒𝓁𝒽𝒶 𝒹𝑒 𝓈𝒾𝓈𝓈𝒾.
 

FONTE: maria de lourdes pinheiro barzanelli