.
Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
25/05/2023
RAFAEL BARBOSA
.
Não é Cavaco, é Marcelo
1. Foi grande a excitação com a intervenção de Cavaco Silva no congresso dos autarcas do PSD. Em tom de comício, o ex-presidente da República acusou os socialistas de serem "mentirosos" e "incompetentes", entre outros mimos.
Os sociais-democratas sentiram-se galvanizados, os socialistas rasgaram as vestes e os analistas tentaram perceber se este seria mais um sinal do fim do consulado de António Costa. Mas, se é verdade que a dura intervenção de Cavaco ajudou a manter vivo o espetáculo permanente em que se transformou a política, não é menos que se esgotará numa semana. As palavras de um ex-presidente têm mais importância do que outros atores políticos na reforma, mas, nestes tempos polarizados, têm prazo curto de validade. Ainda assim, e para citar Marcelo Rebelo de Sousa, que se socorreu dos versos de Sophia, "vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar."
2. Luís Montenegro seguiu do congresso dos autarcas para as jornadas parlamentares do PSD na Madeira. E quis manter as tropas motivadas, anunciando que o ciclo socialista "está a chegar ao fim". O problema é que o fim depende mais da vertigem suicida do PS do que da vontade do PSD. Há uma maioria absoluta com pouco mais de um ano. E, como o fim não é assim tão evidente, acrescentou a metáfora das lapas "agarradinhas" ao poder. "Já tiveram a vossa oportunidade e já a desperdiçaram (...) Está a chegar a nossa vez". Parece demasiada sede em ir ao pote, sobretudo para quem não pede eleições antecipadas. A legislatura, é bom lembrar, dura até outubro de 2026 (faltam mais de três anos!). Mesmo que o Governo continue sob fogo da comissão parlamentar de inquérito à TAP até meados de junho, depois disso o país vai a banhos. A única dúvida é o que dirá Pedro Nuno Santos, que terá, não uma, mas duas aparições em comissões parlamentares. Apostará na política da terra queimada? Vamos ver, ouvir e ler. E Marcelo decidirá se ignora ou não. Porque é ele, e não Cavaco, que tem a mala com os códigos nucleares.
* Jornalista, director adjunto
IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 24/05/23..
.
Ricardo Salgado condenado
a seis anos de prisão efectiva
NR: Uma boa notícia para quem está habituado a só ver ladrões de pastéis de nata com o esqueleto na prisão. Ainda não sabemos se irá preso por via do recurso para o TC mas ninguém lhe tira a sentença de criminoso e vigarista e que continua a viver em mansão de luxo construída e capela privada, comprada ou mantida com o dinheiro que roubou aos portugueses. Um curriculum de trafulhice inigualável em Portugal. Ficou dono do BES pela mão de Aníbal Silva.
Foi criado na gramática portuguesa um novo verbo que pode significar intrujar ou fornicar; por exemplo em vez de dizer "não me intrujes ou não me forniques" pode dizer "não me galambes" é mais erudito e agora pode acrescentar "não me espirite santes", frase erudita borrifada de fé!