08/08/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
288-ARTE ARRISCADA

H I B R I D O

Interpretação
Yumiko Yoshioka, Denise Vázquez, 
Alma Priscella Uvalle, Irasema Serrano, Columba Zavala, Jazmin González, 
Liliana Hernández, Metzeri Mandujano, Adriana Portillo, Alejandra Valdés, Amaranta Verdugo, Athena Alin,
Claudia Cabrera y Marina Vera 

Realização
Yumiko Yoshioka y 
Miguel Camarero.

Banda sonora
David Pérez Olmedo.



* "Hibrido" espectaculo de danza butoh presentado en el año 2013 en el Teatro de la Danza, Centro Cultural del Bosque. Híbrido explora la naturaleza dual del ser, de la unión de dos seres de naturalezas distintas nace un nuevo ser que contiene ambas energías. Aquello que no es capaz de mezclarse e intregrarse no puede sobrevivir, la vida misma es un híbrido. 

 
FONTE:   Denise Vazquez


ENGENHARIA DE TOPO/45
45.4-A Maior Torre de TV do Mundo


FONTE:Amazing Construction

 .

III-Q̷

1-ᚣ ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᛊ ᚱᛊᚢᛊᛊ





FONTE:   Quilos mortais
.
É fisicamente IMPOSSÍVEL
levantar desse jeito


Ciência Todo Dia
.

SANDRA BALDÉ

 .




Uma menina preta comum

Quanto custa a minha negritude e a sua estética?

Quanto vale a minha existência quando não sou diferentona demais, ousada demais, black girl magic demais?

Estes são os questionamentos que levanto no meu livro, Para Que Fique Bem Escurecido, quando abordo a relação da personagem principal, Kady, com o seu cabelo. Mas podemos ir mais longe e olhar para outras esferas. Quanto vale a vida e o direito à dignidade de uma pessoa preta quando ela faz o mínimo esperado e não atende a estereótipos? Ser negro é ter que ser duas ou três vezes mais cuidadoso e esforçado em tudo o que se faz para muitas vezes não se ter metade do reconhecimento e prestigio que uma pessoa branca tem sem a carga mental e física de se policiar.

Carrego até hoje na mente as chamadas de atenção que a minha mãe me fazia quando era criança. Eu e o meu irmão mais novo tínhamos que estar sempre muito bem vestidos, muito bem penteados e muito cheirosos para onde quer que fôssemos, por mais simples que a ocasião fosse, tudo para que as pessoas não tivessem motivos para nos colocar de parte e reforçar aquela ideia de que “preto é bagunça”. Afinal, as oportunidades dependiam disso.

Quando me perguntam porque não existem mulheres negras DJs, eu respondo “elas existem, só não estão no mainstream.” Existem, sim, mulheres negras no mainstream musical, mas a discrepância é gigante. E mesmo quando lá se chega, o desafio é constante. Podemos tomar exemplos como Normani, Tinashe ou Kelly Rowland. Mulheres negras talentosíssimas mas que dificilmente emplacam. Porquê? Parece que, em todo o lado, só há espaço para uma ou duas pessoas negras triunfarem. Na música, no mundo corporativo, nas campanhas de publicidade… para tudo isto há um pedaço de cotas que rapidamente se preenchem para tentar calar quem não se contenta com uma representatividade performativa.

Na minha perspetiva, sinto que quando se tem uma tez muito mais escura a validação e a feminilidade estão sempre a ser questionados. Tudo bem ser-se preta, mas não posso ter o cabelo curto se não não serei desejada, não posso ter opiniões muito vincadas se não serei hostilizada. E por aí segue. Muito embora se levantem movimentos de empoderamento dentro e fora das redes sociais, eu pergunto: será que amamos mesmo as pretas retintas de cabelo 4C? Ou para as amarmos de verdade elas precisam passar por uma gourmetização que as torna mais aceitáveis? O cabelo crespo é bonito, desde que tenha baby hairs e algum tipo de finalização ou texturização. A mulher preta é bonita, desde que seja mais clara ou tenha algum tipo de mistura para apelar ao exotismo. A mulher preta é bonita, desde que atenda ao estereótipo de peito e rabo grande. Tem de falar super bem e aceitar tudo o que se lhe é dito com diplomacia, fazer o pino, três piruetas e falar trinta línguas para que seja merecedora de oportunidades e reconhecimento.

Precisamos ter cuidado com o rumo para o qual levamos o movimento #BlackGirlMagic e os seus derivados, para não reforçar as ideias de que uma mulher negra é sobrenatural e uma mulher negra merecedora de coisas positivas tem de existir de determinada forma. Não somos fortes e guerreiras o tempo todo. Assumir isso é retirar-nos a legitimidade à falha e ao ordinário. E somos absolutamente plurais e diversas em tudo. Desde a mulher preta que não sabe dançar Afrohouse e prefere fazer um coque com o seu afro àquela que adora usar umas tranças longas e coloridas e está sempre a dar o ar da sua graça naquela festa de Afrobeats. E ainda há aquela que é os dois. Quero um mundo onde se possa viver esta verdade para todas as meninas pretas.

* Escritora, DJ, e empreendedora digital, começou o seu percurso no digital em 2013 com o blog Diário de uma Africana, uma plataforma voltada para discussões raciais & de género e para autocuidado de pessoas negras. Em 2021 autopublicou o seu primeiro livro intitulado "Para Que Fique Bem Escurecido" cujo enredo gira em torno dos desafios da mulher negra num país maioritariamente branco. 

IN "gerador.eu" - 05/08/23.

 

 

3430.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
IURI LEITÃO
O PAPA PISTAS
(Campeão do Mundo de Ciclismo
 de Pista em Omnium 2023)
SEM ALTARES E FOLCLORES ASSOCIADOS



 
FONTE:    Miguel94 - 07/08/2023

putin  HUYLO

putin é um canalha..


NR: Desgraçado país que tais dirigentes tem. Anda toda a gente babada com as "jornadas moinantes da juventude" com nenhuma mensagem verdadeiramente nova, todas requentadas e servidas em nova caçoila e o valentaço do IURI traz uma novíssima vitória mundial para o ciclismo português e nenhum elogio nos sites da Presidência da República e do Governo português. Tão pouco a Federação Portuguesa de Ciclismo põe uma mensagenzinha no seu site.
Gastam-se mais de 160 milhões para a folia das jornadas mas pertinho de Lisboa, no concelho de Sintra há uma aldeia que não tem água canalizada.
Desgraçado país que tais dirigentes tem!.

447-BEBERICANDO


COMO FAZER
"MOJITO DE MARACUJÁ"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXVIII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

9- FIOS BEM LIGADOS
DESCARGA - A ACTUAÇÃO


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


"Fios Bem Ligados - As dificuldades da profissionalização na música independente em Portugal" é uma série-documental sobre os desafios de criar e viver da música em Portugal. Neste quadro (“eléctrico”) serão apresentados cerca 40 exemplos de músicos, promotores, agentes, programadores e outros polos de contacto de vários pontos do país, numa altura em que a competência musical portuguesa está na sua melhor forma, servindo como uma ode às motivações destes agentes criativos.


FONTE:   Eduardo Morais
.
The Ragtigers Band
Corina, Corina


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
155-ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα/9


FONTE:Webspoon World

 .

𝖮𝖼𝗎𝗉𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗁𝗈𝗍𝖾𝗅𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖾𝗆 𝖯𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝖺𝗅



FONTE:   Fala Portugal.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
       183) BARBIE:
       Muito Além da Propaganda de Boneca


 

FONTE:  EntrePlanos
.

.

IDADE MÉDIA

SÉCULO XIV

GUIA DO VIAJANTE NO TEMPO  

COMO SOBREVIVER E PROSPERAR?


FONTE:   Uma história a mais.

 .

MOÇλMβIQUΣ DΣVIλ SΣΓ UM PλÍS


 


 




 



 * Aos JCS e JVA bem hajam por esta ironia que nos deixa tristes.


3514
Senso d'hoje
NUNO
ANDRADE FERREIRA
JORNALISTA PORTUGUÊS
PROF. UNIVERSITÁRIO
 EM CABO VERDE
Desinformação,Direitos Humanos 
 e Educação para os media



FONTE:   GLOBALOGIA - Centro de Estudos Globais
.

Um Dia no Bebedouro


.
.
BOM DIA

.