04/11/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



..
XXXIV-OS RIOS E A VIDA
5- RIO GUADIANA
5.1- SOU O GUADIANA
AS INVASÕES



FONTE:  Edia Alqueva

.

 .

CUSTO DALMAU
Full Show
OUTONO INVERNO
2020/21


FONTE:  FF Channel

.

 .

3-"𝕹𝖆𝖘𝖈𝖎𝖉𝖔 𝖕𝖆𝖗𝖆 𝖁𝖎𝖛𝖊𝖗"


FONTE:  ffmspt

.

CATARINA LUCAS

 .




Sozinho no Natal 

é que eu não fico! 

Depois de tudo isto, depois de uma Páscoa sozinhos, de um dia de Todos os Santos sem podermos encontrar quem gostamos ou conectarmo-nos às nossas memórias, será que assistiremos ao dia em que teremos que passar o Natal sozinhos?

Recentemente, em consulta, abordando o tema do momento (Covid-19), o meu cliente disse-me: “Sozinho no Natal é que eu não fico”. Esta nunca pareceu ter sido uma hipótese para qualquer um de nós, contudo, ela começa a ganhar forma e, à data de hoje, já não nos parece assim tão impossível.

Ao mesmo que tempo que vemos os números de infetados aumentar e tememos o pior, começamos a acusar o desgaste de um ano terrível, de um ano isolados, de um ano sem afetos, de um ano com sorrisos tapados, de um ano com menos contacto familiar ou de amizade.

Continuo a acreditar que o ser humano é um ser social (muito ou pouco) e que precisa de interação, de pessoas, de contacto, do estar com outro, de partilhar momentos com outras pessoas…

Partilhar é exatamente disto que se trata. A nossa vida ganha sentido quando a conseguimos partilhar com alguém, seja quem for esse alguém. Quando algo de bom nos acontece, tendencialmente corremos para contar a alguém, como se as coisas ganhassem relevância a partir do momento em que as partilhamos. Se conquistarmos um prémio, por exemplo, o seu sabor não nos é igual se guardarmos essa notícia só para nós. Aqui percebemos a importância da interação com o outro e a forma como dá significado à nossa vida.

Mas, temos sido tão privados disto…

Temos sido privados de conhecer pessoas, de fazer amigos na escola, daqueles que se tornam os amigos de infância. Temos sido privados de fazer amigos para a vida na faculdade, pois nem sequer nos deixam estar lá muito tempo. Temos sido privados de conhecer os colegas com quem trabalhamos, o nosso chefe e a nossa empresa. Começamos a perder o nosso local de trabalho, pois a nossa empresa viu nisto tudo uma forma de poupar dinheiro, abandonando o escritório e deixando os trabalhadores em casa, isolados, longe, sem se conhecerem pessoalmente, sem poderem partilhar. Conseguiremos assim criar vínculos? Temo que seja difícil.

Depois de tudo isto, depois de uma Páscoa sozinhos, de um dia de Todos os Santos sem podermos encontrar quem gostamos ou conectarmo-nos às nossas memórias, será que assistiremos ao dia em que teremos que passar o Natal sozinhos? A época da família por excelência? Há quem ache que podemos visitar cemitérios ou a família em qualquer momento. É verdade, mas não ignoremos a fé de cada um, as emoções que cada época ou momento desencadeiam. Talvez esse dia de Todos os Santos tenha algum significado particular para muitos de nós. Talvez o Natal aqueça o coração a muita gente… Sim, porque as datas também nos marcam e têm efeitos particulares em nós, mesmo que possamos repetir aquilo vezes infinitas no nosso dia-a-dia.

Quando ouvi aquela pessoa dizer aquilo percebo o quão dramático poderá ser se, efetivamente, tivermos que estar distantes dos nossos na época de Natal. Há quem viva sozinho no seu dia-a-dia, mas no Natal corra para junto dos seus. Teremos que ser privados dos nossos numa altura destas? Como será uma consoada sem sorrisos, sem a união da família ou sem as velhas tradições? Estranho tempo este em que vivemos.

Parece apenas uma data, mas significa muito para muita gente. Esta pessoa disse ainda: “nem que vá a nado, mas vou…”

* Psicóloga

IN "VISÃO" - 02/11/20

.

..


2442.UNIÃO


EUROPEIA
  
METEREOLOGIA, PREVISÃO!



.
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
26 -Eɾotoຕᥲᥒɩᥲ ᥱ o ƒᥲ̃ ϙᥙᥱ
ϙᥙᥲ⳽ᥱ ຕᥲtoᥙ Aᥒᥲ Hɩᥴƙຕᥲᥒᥒ




FONTE:Universo da Psicologia TV


.
57-HORIZONTES DA MEMÓRIA
57.1-O romantismo e o Porto



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
CANÇÕES E VOZES
ETERNAS


Chico Buarque e Caetano Veloso

Cotidiano


.
.
MATERNIDADE ADOLESCENTE
3- COLÔMBIA
Não queria ter um filho tão nova/2
(O drama da gravidez muito precoce)




FONTE:  Séptimo Día
.

 .

Cabo eleitoral é morta com 14 tiros um dia

após relatar ameaça em Magé -RJ-


FONTE:  UOL

.

 .

Terramoto na Turquia 

O dramático resgate de menina de 3 anos 

após 65 horas debaixo de escombros


FONTE:  BBC News Brasil

.

 

Ⲇ ⲘⲈⳐⲎⲞⲄ ⲘⲆⲚⲈⲒⲄⲆ ⲢⲆⲄⲆ ⲄⲈⲊⲢⲞⲚꓓⲈⲄ Ⲇ ⲒⲚⲊⳘⳐⲦⲞⲊ


FONTE:IlustradaMente


 .

CUIDADOS GERIÁTRICOS



.
.
2510
Senso d'hoje
MANUEL HEITOR
MINISTRO PORTUGUÊS
DO ENSINO SUPERIOR
"Provavelmente fui infetado durante as refeições"



FONTE:  Observador
.
.
Um Pug Engraçado

.

.
.

BOM DIA


.


103-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝐼 -𝕺 𝖀́𝖑𝖙𝖎𝖒𝖔 𝕿𝖊𝖒𝖕𝖑𝖆́𝖗𝖎𝖔



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝑀𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎 𝑐𝑎𝑣𝑎𝑙𝑜 𝑒 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠, 𝑞𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑠 𝑚𝑎𝑠𝑐𝑎𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑣𝑎𝑑𝑒𝑚 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑒𝑢 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜𝑝𝑜𝑙𝑖𝑡𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑎𝑢𝑔𝑢𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑠𝑜𝑢𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑉𝑎𝑡𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜, 𝑒 𝑟𝑜𝑢𝑏𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑠𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑒𝑣𝑎𝑙.

𝑂 𝑎𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝐹𝐵𝐼 𝑅𝑒𝑖𝑙𝑙𝑦 𝑒 𝑎 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑜́𝑙𝑜𝑔𝑎 𝑇𝑒𝑠𝑠 𝐶𝘩𝑎𝑦𝑘𝑖𝑛 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑖𝑑𝑎 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎𝑙 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑒𝑚 𝑏𝑢𝑠𝑐𝑎 𝑑𝑜 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑛𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑐𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑢𝑟𝑏𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒.


𝐸𝐿𝐸𝒩𝒞𝒪:

𝑂𝑚𝑎𝑟 𝑆𝘩𝑎𝑟𝑖𝑓
𝑀𝑖𝑟𝑎 𝑆𝑜𝑟𝑣𝑖𝑛𝑜
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝐺𝑎𝑟𝑏𝑒𝑟
𝐾𝑒𝑛𝑛𝑒𝑡𝘩 𝑊𝑒𝑙𝑠𝘩
𝑆𝑐𝑜𝑡𝑡 𝐹𝑜𝑙𝑒𝑦


FONTE: Danielle Esteves