01/02/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.
222-ARTE ARRISCADA
SENTENCIA REPETIDA
DANZA PANÓPTICA
Intérprete:
Tatiana Moreno Arciniegas 
Direcção e Coreografia:
Tatiana Moreno Arciniegas
Realização:
Hernando Bazurto, 
Carlos Armando Castillo



* "Seria uma pele capaz de dar, a tudo que toca, a durabilidade relativa dos traços?" 
 Neste trabalho quisemos dialogar através da interdisciplinaridade, entre as artes vivas, o corpo e a dança e por outro lado a imagem em movimento e o som como possibilidades tecnológicas e dispositivos de reflexão. Interessou-nos concretizar uma ideia de ruína em torno da qual se teceram então os nossos reflexos, uma arqueologia da ruína, da parede descascada, dos detritos dos pombos e ao mesmo tempo da pele: a superfície das coisas recebendo a carga do esforço e do tempo: poeira, suor, desgaste. A arqueologia é uma escavação que muitas vezes se concentra nos lixões da história, onde emergem os restos de algo que, na melhor das hipóteses, apenas podemos adivinhar. Uma escavação que logo leva à exumação do passado, segundo Benjamin, e assim adquire sua verdadeira dimensão de cadáver. Corpo vivo ao limite em oposição ao cadáver - monumento, cujas entranhas desgastadas parecem hesitar ali no infinito.


FONTE:  Compañía de Arte Sariri.
.

ENGENHARIA DE TOPO/33

33.7-Ponte Akashi Kaikyo


FONTE: Eduardo MB
.

 .

III-λ βλΤλLHλ DO CHILΣ

2- O Pσdεя Pσρυlαя


* SINOPSE: Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, A Batalha do Chile é o resultado de seis anos de trabalho do cineasta Patrício Guzmán. Dividido em três partes (A insurreição da burguesia, O golpe militar e O poder popular), o filme cobre um dos períodos mais turbulentos da história do Chile, a partir dos esforços do presidente Salvador Allende em implantar um regime socialista (valendo-se da estrutura democrática) até as brutais conseqüências do golpe de estado que, em 1974, instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet. Essa edição especial se completa com outros dois documentários: Patrício Guzmán: um história chilena, sobre a trajetória única do autor de A Batalha do Chile e A resistência final de Salvador Allende, uma reconstituição dos últimos momentos de Allende antes do golpe. "Salvador Allende põe em marcha um programa de profundas transformações sociais e políticas. Desde o primeiro dia a direita organiza contra ele uma série de greves enquanto a Casa Branca o asfixia economicamente. Apesar do boicote, em março de 1973 os partidos que apóiam Allende obtêm mais de 40% dos votos. A direita compreende que os mecanismos legais já não servem. De agora em diante sua estratégia será o golpe de estado. A batalha do Chile é um documento que mostra, passo a passo, esses acontecimentos que comoveram o mundo". Patricio Guzmán

** Este documentário foi retirado do site da Juventude Comunista Brasileira, a lista dos prémios que são atribuídos ao filme é de excelência, fica claro que o trabalho é datado mas sem memória não há história como diz o saudoso JOSÉ AUGUSTO FRANÇA.

.
A Grande Catástrofe/ XII

Filosofia das Origens/2


  Origens NT

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

PEDRO D'ANUNCIAÇÃO

 .



Coisas de israelitas

Com governantes destes em Israel, que tão mau nome dão aos judeus, estamos conversados.

Um ministro da Israel criticou os colonos que vandalizam campas palestinianas. E lamentou que os judeus estejam a fazer o mesmo que criticavam a outros, quando lhes faziam a eles. E chegou ao ponto de criticar os colonatos ilegais, onde se detectaram essas práticas. A verdade é que os judeus de Israel há muito fazem aos outros o que lhes faziam a eles. Será o ‘olho por olho’?

O crítico era do Meretz, um partido progressista. E neste momento, é necessário pelos vistos ser progressista e de esquerda, para ser justo em Israel. Porque o primeiro ministro, num momento em que se esperaria que apoiasse o seu ministro, censurou-o, talvez com medo de perder votos, ou por motivos ideológicos (já que ele é de outro partido, apoiante dos colonatos). E o anterior PM, que tão bem se dera com Trump, Benjamim Netanyahu, chegou a pedir a sua demissão. 

Com governantes destes em Israel, que tão mau nome dão aos judeus, estamos conversados.

Mas a ler um judeu, Philip Roth, tive este espécie de epifania. Israel é hoje, para os judeus, o mais próximo que se pode imaginar de um holocausto.

Os israelitas vivem lá presos, e cercados por muçulmanos que os detestam, e a população parece estar a reagir contra si própria – como Roth põe na boca de um dos personagens judeus de um seu livro – ao eleger governos reaccionários, que pretendem tratar os outros mais ou menos como os nazis trataram os judeus. De resto, Roth põe outra sua personagem judia a lamentar que a alma dos judeus já não possa existir em Israel. E ambos foram em tempos apoiantes do novo Estado de Israel.

Parece um drama provocado pela direita judia, que faz eleger os seus governos. Era necessário serem eles, os judeus israelitas, a verem isso maioritariamente. Por razões de liberdade política e por motivos religiosos.

* Jornalista

IN "SOL" - 31/01/22.

 .



2885.UNIÃO


EUROPEIA


UCRÂNIA
Eurodeputados visitam leste do
 país e reforçam apoio a Kiev 


 
FONTE:   euronews

368-BEBERICANDO

COMO FAZER
"ACAPULCO DRINK"
30ml - Tequila

30ml - Rum

50ml - Suco de Laranja
50ml - Suco de Abacaxi
1 - Rodela de limão


FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XX-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

6-VIVER NA SELVA
EL MANU - PERU




* Este documentário não reporta a uma viagem turística, é mesmo a vida na selva, conhecê-la e amá-la, é a nossa proposta para esta escolha.


FONTE:   DARIO HERREROS.
.
Madalena Castro Fernandes e Beatriz Dias

"Drivers License"


The Voice Portugal 2021

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
76-ᙖoᥲ⳽ ɩᑯᥱɩᥲ⳽ ᥴoຕ ຕᥲtᥱɾɩᥲɩ⳽ ɾᥱᥴɩᥴꙆᥲ́ʋᥱɩ⳽


FONTE: IDEAS EN 5 MINUTOS

 .

UMA FILHA DA PUTICE


* Uns filhos da puta quaisquer decidiram fazer uma montagem vídeo substituindo a cabeça duma matrona pela de GRETA THUNBERG. O vídeo corre no WhattsApp desde finais de 2021 e as mães, as irmãs, as mulheres e filhas dos autores não consta terem sido alvo de  javardice semelhante, ainda bem.

DESMENTIDO

** Quem se passeia nas redes sociais e tem gosto de enviar posts para amigos e conhecidos devia em primeiro lugar averiguar a veracidade das imagens e abortar a sua propagação quando caluniosas, é um dever cívico. Editámos a foto acima porque é falsa, corpo e cabeça não correspondem à mesma pessoa, no sentido de alertar para tanta coisa insane que circula na internet. O vídeo é um nojo.

.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
110) Como Começar a Ver
FILMES DE TERROR?



FONTE:  EntrePlanos
.

 .

𝐒𝐚̃𝐨 𝐅𝐫𝐚𝐧𝐜𝐢𝐬𝐜𝐨

(𝐌𝐚𝐫𝐤𝐞𝐭 𝐒𝐭𝐫𝐞𝐞𝐭)

1906


4 dias antes do terramoto que
destruiu a cidade


FONTE:   Regina Côrtes.

 .

𝔇𝔒ℜ 𝔇𝔈 ℭ𝔒ℜ𝔑𝔒

DO MAU PERDER

.

.

. 2963
Senso d'hoje

JOSÉ MANUEL
FERNANDES
JORNALISTA PORTUGUÊS
PUBLISHER DO OBSERVADOR
Maioria absoluta: entre 
a rendição e a resistência









* Programa "CONTRA- CORRENTE, moderação de CARLA JORGE DE CARVALHO, intervenção em estúdio de HELENA MATOS.

FONTE:   Rádio Observador.
.

 TOU TÃO BEM AQUI!


.
.

BOM DIA

.