01/09/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

 ..

XXXVIII-OS RIOS E A VIDA
11- RIO SADO
Atelier das Ostras do Sado  
Iniciativa MoinhOn




FONTE:   Município de Setúbal
.
.
ADAM SAAKS RELIGION
LIVE STREAM - BODY SUIT
Miami Swim Week
Fashion show 2021



FONTE:   SHIFT
.

 .

1-ƐƝƲƐLHƐSƇƐ̂ƝƇIA


* Dirigido por Gabriel Martinez e com argumento de Ruggero Fiandanese, 

A longa metragem Envelhescência relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena e nos mostram, através de suas próprias experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor. 

Intercalado com comentários de especialistas (Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg e Mário Sergio Cortella) o filme sugere uma nova perspectiva sobre o significado do envelhecimento nas nossas vidas.


FONTE:  ENVELHESCÊNCIA

.

CAROLINA GOMES

 .




3 motivos porque estar 

numa praia é cada vez

 menos relaxante

Tempos houve em que conseguia desfrutar de um dia de praia. Já dizia Fernando Pessoa que “Cansa sentir quando se pensa”, e analisar uma experiência de praia atualmente causa inevitavelmente inquietação.

A associação ambientalista ZERO, divulgou recentemente que as praias portuguesas registaram uma diminuição da sua qualidade comparativamente a 2020. Durante este ano 20 praias estiveram interditas e 45 com banho desaconselhado ou proibido.

A avaliação, feita através dos resultados oficiais do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, revelou que ao todo mais 20 praias apresentaram problemas de contaminação das águas, todas elas no interior do país.

Mesmo em praias fluviais, que são as que temos no interior, recorrentemente reconhecidas pela sua qualidade, não é raro detetar óleo nas águas ou espuma nas margens, por exemplo.

Além disso, se tivermos em conta que é a estas águas que vêm desaguar, de forma direta ou indireta, pequenos rios e ribeiras para onde são tantas vezes feitas descargas poluentes, o sentimento de segurança é ainda menor.

E continuado nas praias fluviais, um dos seus atrativos é muitas vezes a paisagem verde e a sombra natural. Mas quando essa paisagem se transforma num aglomerado caótico de monocultura de eucalipto em regeneração espontânea? E quando essa sombra também é assegurada por espécies invasoras?

Mas já agora uma pequena nota: também nas praias costeiras a paisagem muda de forma assustadora de ano para ano, com dunas a desaparecer nuns sítios, areais a crescer sem fim noutros e lixo já histórico a ocupar o lugar da biodiversidade do ecossistema dunar.

Há ainda um outro aspeto na origem da minha inquietação: o próprio período do ano propício à praia é cada vez mais extenso. Já são vários os anos em que temperaturas de verão se prolongam até outubro, numa cada vez mais óbvia redução de estações. A transição cíclica entre primavera, verão, outono, inverno, dá lugar a duas estações, uma cada vez mais quente e outra cada vez mais tempestuosa.

As alterações climáticas estão sobre nós, as mudanças das estações são sintoma. Mas as alterações dos recursos hídricos e da paisagem são parte da causa, levadas a cabo de forma tão dirigida que se diria intencional, não fosse ela inconsciente, irresponsável e inconsequente.

Esta semana Mike Meredith, líder científico do British Antarctic Survey e principal autor do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, alertou para que a crise global da água se irá intensificar com o colapso do clima. Acrescentando que “já existem fortes evidências de que estamos a assistir a essas mudanças. Em algumas regiões secas, as secas tornar-se-ão piores e durarão mais. Esses riscos são agravados por consequências indiretas, como maior risco de incêndios florestais, como já estamos a ver”.

Mas apenas com um pouco de atenção, sem precisar que ninguém o diga, ou sequer que a ciência o comprove, vemos, nas atividades comuns da nossa vida, como uma ida à praia, que o problema está aqui, que o vaticinado está a acontecer e que, se nada for feito, o Apocalipse será real.

𝓔𝓼𝓽𝓪𝓶𝓸𝓼 𝓪 𝓿𝓲𝓿𝓮𝓻 𝓾𝓶𝓪 𝓬𝓻𝓲𝓼𝓮 𝓰𝓵𝓸𝓫𝓪𝓵 𝓹𝓻𝓸𝓿𝓸𝓬𝓪𝓭𝓪 𝓹𝓸𝓻 𝓾𝓶 𝓿𝓲́𝓻𝓾𝓼, 𝓹𝓸𝓲𝓼, 𝓼𝓮 𝓷𝓪𝓭𝓪 𝓯𝓸𝓻 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸, 𝓪 𝓬𝓻𝓲𝓼𝓮 𝓬𝓵𝓲𝓶𝓪́𝓽𝓲𝓬𝓪 𝓽𝓮𝓻𝓪́ 𝓬𝓸𝓷𝓼𝓮𝓺𝓾𝓮̂𝓷𝓬𝓲𝓪𝓼 𝓪𝓲𝓷𝓭𝓪 𝓶𝓪𝓲𝓼 𝓹𝓻𝓸𝓯𝓾𝓷𝓭𝓪𝓼 𝓷𝓪𝓼 𝓿𝓲𝓭𝓪𝓼 𝓭𝓮 𝓽𝓸𝓭𝓸 𝓸 𝓹𝓵𝓪𝓷𝓮𝓽𝓪, 𝓼𝓮 𝓷𝓪𝓭𝓪 𝓯𝓸𝓻 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸… 𝓜𝓪𝓼 𝓸 𝓺𝓾𝓮 𝓮́ 𝓹𝓻𝓮𝓬𝓲𝓼𝓸 𝓯𝓪𝔃𝓮𝓻 𝓿𝓪𝓲 𝓫𝓮𝓶 𝓪𝓵𝓮́𝓶 𝓭𝓮 𝓪𝓵𝓽𝓮𝓻𝓪𝓬̧𝓸̃𝓮𝓼 𝓭𝓮 𝓬𝓸𝓶𝓹𝓸𝓻𝓽𝓪𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸𝓼 𝓲𝓷𝓭𝓲𝓿𝓲𝓭𝓾𝓪𝓲𝓼, 𝓭𝓸 𝓬𝓱𝓪𝓶𝓹𝓸̂ 𝓺𝓾𝓮 𝓾𝓼𝓸 𝓮 𝓭𝓸 𝓬𝓪𝓻𝓻𝓸 𝓺𝓾𝓮 𝓬𝓸𝓷𝓭𝓾𝔃𝓸: 𝓪 𝓮𝔁𝓲𝓰𝓮̂𝓷𝓬𝓲𝓪 𝓭𝓮 𝓪𝓬̧𝓪̃𝓸 𝓭𝓮𝓿𝓮 𝓼𝓮𝓻 𝓭𝓲𝓻𝓲𝓰𝓲𝓭𝓪 𝓹𝓪𝓻𝓪 𝓺𝓾𝓮𝓶 𝓰𝓸𝓿𝓮𝓻𝓷𝓪, 𝓹𝓪𝓻𝓪 𝓺𝓾𝓮 𝓪𝓼 𝓹𝓸𝓵𝓲́𝓽𝓲𝓬𝓪𝓼 𝓺𝓾𝓮 𝓮𝓼𝓽𝓻𝓾𝓽𝓾𝓻𝓪𝓶 𝓪𝓼 𝓷𝓸𝓼𝓼𝓪𝓼 𝓼𝓸𝓬𝓲𝓮𝓭𝓪𝓭𝓮𝓼 𝓼𝓮𝓳𝓪𝓶 𝓾𝓶𝓪 𝓻𝓮𝓼𝓹𝓸𝓼𝓽𝓪 𝓼𝓮́𝓻𝓲𝓪 𝓪̀ 𝓮𝓶𝓮𝓻𝓰𝓮̂𝓷𝓬𝓲𝓪 𝓬𝓵𝓲𝓶𝓪́𝓽𝓲𝓬𝓪.

* Antrpóloga

IN "INTERIOR DO AVESSO" - 20/08/21

.

 .

 

2735.UNIÃO

EUROPEIA

ESTADO DE DIREITO
Um ponto de fricção na Europa



FONTE:  euronews

.
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
69 - Tᥱ⳽tᥱ P⳽ɩᥴoꙆóɠɩᥴo ᑯo Cɩ́ɾᥴᥙꙆo:
Voᥴᥱ̂ ᥱ́ LɩᑲᥱɾᥲꙆ oᥙ Coᥒ⳽ᥱɾʋᥲᑯoɾ?


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
76-HORIZONTES DA MEMÓRIA
76.2-História e Lenda
em Montemor-o-Novo


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Capicua

Gaudi


.

 .

7-A Histσ́ɾiɑ ɗɑ Aɾte cσɳtɑɗɑ pɑɾɑ Aɾtistɑs

por RAFA SOUSA


* 𝕰𝖘𝖙𝖆 𝕳𝖎𝖘𝖙𝖔́𝖗𝖎𝖆 𝖙𝖊𝖒 𝖙𝖆𝖓𝖙𝖔 𝖉𝖊 𝖉𝖎𝖋𝖊𝖗𝖊𝖓𝖙𝖊 𝖈𝖔𝖒𝖔 𝖉𝖊 𝖈𝖆𝖙𝖎𝖛𝖆𝖓𝖙𝖊, 𝖔 𝖕𝖗𝖔𝖋𝖊𝖘𝖘𝖔𝖗 𝖊́ 𝖋𝖆𝖓𝖙𝖆́𝖘𝖙𝖎𝖈𝖔 𝖊 𝖓𝖔́𝖘 𝖈𝖔𝖓𝖘𝖎𝖉𝖊𝖗𝖆𝖒𝖔𝖘 𝖖𝖚𝖊 𝖆 𝖓𝖆𝖗𝖗𝖆𝖙𝖎𝖛𝖆 𝖊́ 𝖎𝖒𝖕𝖊𝖗𝖉𝖎́𝖛𝖊𝖑.

𝕿𝖔𝖉𝖆𝖘 𝖆𝖘 𝖖𝖚𝖆𝖗𝖙𝖆𝖘-𝖋𝖊𝖎𝖗𝖆 𝖆̀𝖘 𝟏𝟕 𝖍𝖔𝖗𝖆𝖘, 𝖉𝖚𝖗𝖆𝖓𝖙𝖊 𝖓𝖔𝖛𝖊 𝖘𝖊𝖒𝖆𝖓𝖆𝖘 𝖓𝖔 𝖇𝖑𝖔𝖌 𝖖𝖚𝖊 𝖊́ 𝖈𝖆𝖕𝖆𝖟 𝖉𝖊 𝖑𝖍𝖊 𝖊𝖓𝖘𝖎𝖓𝖆𝖗 𝖚𝖒 𝖕𝖔𝖚𝖈𝖔 𝖉𝖊 𝖙𝖚𝖉𝖔 𝖒𝖊𝖓𝖔𝖘 𝖈𝖔𝖗𝖗𝖚𝖕𝖈̧𝖆̃𝖔 𝖊 𝖘𝖆𝖇𝖚𝖏𝖎𝖈𝖊


FONTE:  Revolution

.

 .

-A natureza é cruel- 

Tartaruga é filmada matando e comendo cria de ave



FONTE:  BBC News Brasil

.

 .

ᖇᗩᑭIᗪIᑎᕼᗩS ᗪᗩ Sᕮᗰᗩᑎᗩ



FONTE:   1904

.



Ⲥⲉⲛ⳽ⲟ⳽ 2021

FONTE: INE Difusão

 .

Bᥲsιᥣιo ᥲ ᥴoᥒstrᥙιr ᥙm hosριtᥲᥣ ᥒᥲ ᥲrᥱιᥲ dᥲ ρrᥲιᥲ


FONTE:   Saloia TV

.


2810
Senso d'hoje
RAUL JORGE
PROF.UNIVERSITÁRIO (APOSENTADO)
INSTITUTO
SUPERIOR DE AGRONOMIA
Sobre o futuro da agricultura
em Portugal
 

 
* O Professor Raul Jorge é Professor Associado aposentado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, foi assessor para Agricultura e Desenvolvimento Rural do Primeiro Ministro entre 1995-2001 e entre 2005-2011 e foi membro do Painel de Peritos da PAC entre 2010-2011 e entre 2017-2020.
 
 
FONTE: EsquerdaNet
 
 
 .
.
Uns Palhaços


.
.
BOM DIA


.
.
2-Ʈᥲ́ᑲᥙᥲ⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
I-PERFORMANCE DAY
Florentina Holzinger & Marta Ziółek


Esta peça é no nosso entender arrevezada. Sem legendas e com um texto muito contraditório destina-se ao nosso público com elevado grau de intelectualidade coisa que não é nosso apanágio. Divirta-se, ah! contém algumas cenas de nudez muito explícitas.
São oito episódios com início hoje, 01/09.

FONTE: Centrum Sztuki Współczesnej Zamek Ujazdowski

.


113-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝒳𝐼𝒳 - 𝑼𝒎 𝑴𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝑭𝒊𝒎

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝐼𝑉. 𝑂 𝑟𝑒𝑖 𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐼𝐼𝐼 𝑙𝑒𝑣𝑎 𝑎 𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎̀ 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝐶𝑒𝑚 𝐴𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝑃𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠, 𝑎 𝑃𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎. 𝐸́ 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑡𝘩𝑖𝑛 𝑣𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑟 𝐾𝑖𝑛𝑔𝑠𝑏𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝑒 𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑎, 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎𝑟 𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑟𝑢𝑖́𝑛𝑎.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐶𝑦𝑛𝑡𝘩𝑖𝑎 𝑁𝑖𝑥𝑜𝑛
𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑅𝑖𝑐𝘩𝑎𝑟𝑑𝑠𝑜𝑛
𝐵𝑒𝑛 𝐶𝘩𝑎𝑝𝑙𝑖𝑛
𝑃𝑒𝑡𝑒𝑟 𝐹𝑖𝑟𝑡
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝑅𝑖𝑙𝑒𝑦
𝑇𝑜𝑚 𝑊𝑒𝑠𝑡𝑜𝑛-𝐽𝑜𝑛𝑒𝑠

FONTE:Canal Entretenimento