22/05/2023

 .

ᛈᚣᚱᚳᛜᚾᚾᚣ ᚧᚣᚳᛁᚣ

vเ๏lค̃๏ ςlค́รรเς๏

ƇԼƛƧƧƖƇƛԼ ƓƲƖƬƛƦ ƇƠƝƇЄƦƬ/1

SICCAS GUITAR

M. Castelnuovo-Tedesco

Caprichos de Goya No. 18

ALEMANHA




FONTE: SiccasGuitars.

 

MINUTOS DE
CIÊNCIA/434

RACIOCÍNIO LÓGICO
Expressão Numérica e 
Resto da Divisão por 11



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio..


LXIX- MEGA MÁQUINAS
III-Máquinas Mortais
3-A Inquisição

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Canal Só História

AURORA RIBEIRO

 .




Elas pararam o gás

No último sábado o Terminal de Gás do porto de Sines, principal entrada de gás natural em Portugal teve as suas três portas bloqueadas por estas ativistas. A mensagem é simples: defendem que o próximo seja o último inverno de gás em Portugal.

A Beatriz (link is external) está na água, com fato de mergulho, a bloquear a entrada do Porto de Sines enquanto diz para a câmara que está farta de ser explorada. Ela e as outras ativistas acusam as grandes empresas de energia de um crime nauseabundo, porque tudo no gás cheira mal: apesar de se chamar gás “natural” liquefeito, é tão fóssil quanto o petróleo, não permite a tão desejada transição climática, já que o metano retém 84 vezes mais calor que o CO2, além de que a sua extração cria tensões e conflitos criminosos nos locais onde acontece, como é o caso de Moçambique, Nigéria e Brasil, onde além disso os ecossistemas locais acabam destruídos.

Quem são elas? Elas são um conjunto de pessoas de várias idades e de vários pontos do país, que se organizam na plataforma Parar o Gás, mas representam muitos outros movimentos pela justiça climática: Climáximo, Scientists Rebellion, os diversos núcleos de Ocupas que no outono passado ocuparam as faculdades e as escolas portuguesas para chamar a atenção dos políticos e da população em geral para a urgência climática.

No último sábado o Terminal de Gás do porto de Sines, principal entrada de gás natural em Portugal teve as suas três portas bloqueadas por estas ativistas, uma delas presa pelo pescoço com um cadeado e amarrada pelos braços a outras ativistas criando uma barreira impossível de ultrapassar. Tal como outras ações pontuais que têm tido lugar nas sedes da Galp, REN e EDP nos últimos meses, as ativistas recorrem à desobediência civil para se fazerem ouvir. A desobediência civil consiste numa ação coletiva e pacífica de protesto que pode ser considerada ilegal e em que as autoras aceitam de forma consciente as possíveis consequências.

A mensagem é simples: defendem que o próximo seja o último inverno de gás em Portugal. Referem que a maior parte do gás utilizado em Portugal é para produção de eletricidade e acusam os governos e as empresas de viciarem o mercado no consumo de gás sem que haja uma aposta séria e justa nas energias renováveis. Nesse ponto e para quem se questiona qual a viabilidade real de pararmos a torneira do gás deixo a reivindicação do coletivo Empregos para Clima e a sua proposta de um Serviço Público de Energias Renováveis (link is external): “Ora, a energia é um bem essencial, e por isso deve ser gerida democraticamente na ótica do serviço público. Isto é especialmente importante face ao papel do sistema energético nas alterações climáticas. Precisamos de uma empresa pública de energias renováveis porque os serviços essenciais e o futuro da humanidade não podem ficar à mercê das mãos invisíveis das corporações fósseis”.

A energia renovável tem um custo de produção muito mais baixo que a energia fóssil e apesar de, no país, a produção de renováveis ter aumentado, os preços não baixaram para o consumidor. Ao mesmo tempo, a Galp e a EDP e a REN vêem os seus lucros aumentar em centenas de milhões. Até quando vamos ficar reféns destas empresas?

* Licenciada em Cinema, mestre em Comunicação e Media, bolseira de doutoramento em Sociologia no ICS da Universidade de Lisboa. Nasceu em Lisboa e vive na Horta, Açores, desde 2008. Co-diretora do Festival Maravilha na Horta

IN "ESQUERDA" -21/05/23.

 .



3355.UNIÃO


EUROPEIA

POLÍTICOS NAS TINTAS PARA O CLIMA
Inundações não vão travar seca na
 Europa, alertam especialistas



FONTE:   Euronews 


putin  HUYLO

putin é um canalha..

.
Catástrofe Imprevista/2


Anderson das Dores
.

 .

27. Viagens Maravilhosas
de Comboio
27.1- BRASIL-SUL
RIO DE JANEIRO-CURITIBA
E TAMBÉM O TELEFÉRICO


 (CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)
 
 
 
 FONTE:   Voyages du bout du monde
.
.
Martim vs Violeta Cunha vs Alice Santos


The Voicekids 2023 -Batalhas

.
.

Portugal bem português

XVII - A PIDE antes da PIDE
9- Ídolos e vilões
A PVDE antes da PIDE/4


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)


* António Roquete foi a primeira grande vedeta do desporto português. O guarda-redes do Casa Pia e da Seleção Nacional, alto e poderoso, parecia um galã do cinema. Nos jogos olímpicos de Amsterdão, em 1928, Portugal chegou aos quartos-de-final e Roquete foi o herói da equipa nacional de futebol. As defesas de Roquete foram usadas num cartaz de promoção dos jogos. Mas em 1931 o guarda-redes desaparece das páginas dos jornais desportivos. Três anos depois o jornal Noticias Ilustrado descobre Roquete no Minho, com uma nova farda, a de agente da polícia política. Estava resolvido o mistério. Roquete passou de ídolo das cadernetas a agente temido da PVDE. A PVDE temível polícia política de Salazar destroçara aos poucos a oposição ao regime. Chefiada pelo capitão Agostinho Lourenço a polícia encerrou a maçonaria, desmantelou à direita os nacionais-sindicalistas de Rolão Preto e à esquerda o forte movimento anarquista. O PCP ficou isolado na luta contra Salazar. Mas no final de 35 sofreu também um duro golpe com a prisão do secretariado liderado pelo carismático Bento Gonçalves. Mas precisamente neste período crítico para a oposição, um acontecimento vem relançar a esperança. Em Fevereiro de 1936 a Frente Nacional de esquerda vence as eleições em Espanha. Salazar volta a ter do outro lado da fronteira um governo hostil. E o pior vem a seguir. Em julho começa guerra civil. Nos inícios de 37 as atenções da polícia política portuguesa estavam portanto centradas na guerra civil de Espanha. É nessa altura que um pequeno grupo de resistentes planeia o pior golpe que Salazar sofreu durante os anos da ditadura. Como é que a poderosa PVDE e as centenas de informadores não conseguiram evitar um atentado ao ditador capaz mudar a história do regime?
 

 FONTE:   Dcmstrs Pt

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.

 ´.

օร ժօռօร ժօ ժﻨռհεﻨгօ ƈօռνεгէεო εოﻨցгձռէεร εო թձռժεოﻨձ ε ռօ́ร ժεﻨ×ձოօร


 TÍTULO ORIGINAL: Tribunal discorda com Reino Unido sobre envio de migrantes para Ruanda

 

 FONTE: VOA Português.

.
Maçonaria em Portugal/1


Super Vídeos BR
.
.

FÁTIMA LOPES
JOÃO TORDO
ESCRITORES PORTUGUESES
ÚLTIMOS LANÇAMENTOS
MUNDO PORTUGUÊS
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/143

FONTE:  Camões TV - 10/04/23.
.
.
336-NO GINÁSIO

EXERCÍCIOS EM PÉ PARA QUEIMAR GORURA
DA BARRIGA: 30 MIN ABS CARDIO


* Para quem tem boa capacidade física o exercício não é difícil, pouco menos de 30 minutos é dose brava e faz suar, talvez consiga  fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum, faça-o por partes. 
Para obter resultados não chega uma vez, insista diariamente.
 
FONTE:  Roberta's Gym Brasil- 27/12/2022

 .

FUTEBOL 2002-2003

  ЕЯА ѲU Е́ Ѳ СѲЅТUМЕ?


 Bem haja JVA pelo avivar da memória..


3436
Senso d'hoje
A.N.D.A.R
 Associação Nacional dos Doentes com 
Artrite Reumatóide
AUDIÇÃO PARLAMENTAR
Sobre a entrega de medicamento 
 biotecnológico a doentes com
Artrite Reumatóide grave







FONTE:   Parlapier Político
Parlapier Político.
.

Conhecendo a Cobra Cascavel


.
.

BOM DIA


.