28/06/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.


238-ARTE ARRISCADA
EMPTY
Interpretação:
Athanasia Kanellopoulou
Direcção/ Coreografía:
Iker Gómez
Música:
Iker Gómez




FONTE: Iker Gómez


ENGENHARIA DE TOPO/36
36.6- Diques de Veneza


FONTE:Jovem Projetista

 

XXVII - DITADORES
5- POL POT
O ASSASSINO DO CAMBOJA


 
(CONCLUI  HOJE)


FONTE:   RT 
.
Planeta Feroz

Inundação/2


Planeta dos Documentários
.

ANTÓNIO PRÔA

 .




Outra vez as trotinetas

As trotinetas são um meio de transporte dito ‘suave’, alternativo às bicicletas e constituem uma oferta com elevada adesão.

Lisboa está novamente invadida por trotinetas. Por trotinetas, mas, sobretudo, por utilizadores indisciplinados que percorrem os passeios ou as ruas, demasiadas vezes em violação da lei, mas também em oposição ao respeito pelos peões, depositando-as em qualquer lado, obstruindo passeios e colocando em risco a segurança das pessoas. Impunemente, as trotinetas invadiram o espaço público.

Estávamos em 2018 e Lisboa era invadida por trotinetas. Chegaram a ser 13 empresas que inundaram a capital com milhares destes veículos sem regras ou obrigações. Depois, após denúncias públicas e numa situação insustentável, a Câmara esboçou alguma preocupação e começou a impor regras às empresas que operam na cidade, ainda que a fiscalização tivesse ficado por executar.

Entretanto chegou a pandemia e, aparentemente, a praga das trotinetas desapareceu. Mas foi por pouco tempo. Após a pandemia, há alguns meses para cá, tudo voltou ao mesmo (ou pior). As trotinetas voltaram a circular sem qualquer atenção às regras de trânsito, demasiadas vezes nos passeios e abandonadas em qualquer local com obstrução sistemática dos passeios e colocando em risco os peões e até a circulação de automóveis. A situação está igual ou pior a 2018.

As trotinetas são um meio de transporte dito ‘suave’, alternativo às bicicletas e constituem uma oferta com elevada adesão. Mas o sucesso não pode concretizar-se com prejuízo para a segurança e conforto de quem circula a pé ou até por outros meios. As regras impostas aos operadores de modo a evitar a utilização abusiva das trotinetas e a fiscalização do cumprimento das normas legais e de segurança têm de ser praticadas. A promoção de modos suaves e ecológicos de mobilidade não pode descurar o respeito e a segurança da comunidade. A circulação de trotinetas nos passeios tem de ser impedida, bem como o estacionamento, sempre que coloque em causa a circulação de peões.

O recente anúncio da Câmara Municipal de Lisboa sobre a criação de um regulamento para as trotinetas é positivo. Importa estabelecer regras claras para os utilizadores mas também para as empresas que operam na cidade e que estas sejam claras e divulgadas adequadamente de modo a criar-se um clima de cumprimento e de exigência.

No entanto, para que o regulamento seja eficaz, importa que a fiscalização seja efetiva. Importa sensibilizar para a necessidade de promover uma partilha do espaço público que respeite todos, em primeiro lugar os peões. As empresas que operam na cidade têm também de assumir a sua responsabilidade. E as autoridades responsáveis pela fiscalização têm de estar sensibilizadas para um papel pedagógico mas também punitivo, sempre que seja necessário.

A mobilidade em Lisboa deve ser, cada vez mais diversificada, mas tem de respeitar todos: as pessoas e os demais modos de transporte. Aos operadores e aos utilizadores de trotinetas é exigível respeito.

* Deputado à A.R., PSD

IN "SOL" - 25/06/22

NR: Somos muito avessos a comentar artigos de opinião e o senhor deputado tem o nosso apoio no que escreveu mas não é preciso um regulamento camarário para as trotinetas, basta que seja cumprida a Constituição da República - Artigo 13 pontos 1 e 2, os selvagens das trotinetas e os donos da empresas que as alugam pensam  que os peões não têm direito à mesma dignidade e respeito social e a polícia colabora não actuando, antes, assobia para o lado, nunca vimos um agente da PSP em Lisboa a autuar os energúmenos..

.



3030.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
LISBOA
 Conferência dos Oceanos
Tudo a postos para salvar
 os mares e proteger o futuro



Futuro dos oceanos posto
 "nas mãos dos jovens"



"Vivemos em estado 
de emergência oceânica"



As contradições na gestão 
dos oceanos em debate 



FONTE:   euronews  

putin  HUYLO

putin é um canalha.


389-BEBERICANDO

COMO FAZER
"DRINK JAMAICA"
FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

12-O TEMPO DOS OPERÁRIOS
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
OPRESSÃO TAMBÉM(!)


 
(CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA)

Serie documental sobre os movimentos operários e as lutas da classe trabalhadora. Por meio de revoluções , guerras e progresso social, a classe trabalhadora desempenhada a mais de 300 anos um papel essencial nos países europeus. Serie documental de 4 episódios que recorda o que as nossas sociedades devem ao movimentos operários e suas lutas. A história começa no século XVIII. Mas a luta continua até hoje. As instituições e os valores das democracias em que vivemos derivam em grande parte das reivindicações mais antigas da classe trabalhadora: sendo o sufrágio universal ou a solidariedade social algum dos melhores exemplos. A nossa cultura, a maneira como nos vestimos, a música que ouvimos, o filme que assistimos e os próprios meios de comunicação social, dependem muito da cultura popular dos trabalhadores de outrora. Finalmente, em toda a Ásia, África e América Latina, milhões de mulheres e homens vivem agora experiências semelhantes às das classes trabalhadora europeia dos séculos XVIII e XIX. Através de testemunhos e fotografias contemporâneos, fluindo constantemente entre a história e situações atuais, religamos os fios da memória de ontem e de hoje.

Ao contrário da Inglaterra, a França realiza uma lenta revolução industrial, sem grandes fabricas e sem êxodo rural massivo. No entanto, é aí que se desenvolvem os movimentos socialistas e revolucionário mais radicais, e várias revoluções fazem tremer a Europa do século XIX. Todos falham. É na Alemanha, onde o primeiro partido de massa dos trabalhadores adotou o marxismo como doutrina oficial. Mas a revolução não acontece. As condições dos trabalhadores melhoram lentamente e uma nova classe trabalhadora aparece.


FONTE:  Gigantes do Capitalismo 


NR: Excelente série para quem tem complexos de direita, para quem os donos da indústria, ainda hoje, são só boas pessoas e os operários uns imbecis, está na hora de aprender!.
.
Letícia Silva VS
Joana Santos VS
Sara Portugal

Defying gravity


The Voice Kids 2022 - Batalha

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
97-Mᥲᥒᥱɩɾᥲ⳽ ƒᥲ́ᥴᥱɩ⳽ ᥱ
ᥴɾɩᥲtɩʋᥲ⳽ ᑯᥱ ᑯoᑲɾᥲɾ toᥲꙆᖾᥲ⳽/2

FONTE: Mesa Pronta

 .

 Oᥙɾo ᑯᥱ Sᥲᥒɠᥙᥱ

Pᥲɾᥲ oᥒᑯᥱ ʋᥲɩ o oᥙɾo ɩꙆᥱɠᥲꙆ

ɠᥲɾɩຕρᥲᑯo ᥒᥲ Aຕᥲⱬôᥒɩᥲ?


 

 FONTE:   BBC News Brasil.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
131) Como CLUBE DA LUTA
Tira Sarro De Você



FONTE:  EntrePlanos
.

 .

SÉCULO XX

Brinquedos mortais do século
  passado, as crianças adoravam
 


FONTE:  Diário de Biologia & História.

 .

ƬRAƝS HÁ MUIƬOS

.

 

.
3110
Senso d'hoje
DIOGO BATAGUAS
HUMORISTA, RADIALISTA
STAND UP COMEDY 
 RELATÓRIO MAIO 2022 






FONTE:   Diogo Bataguas...
.
Vencendo as escadas


.
.

BOM DIA

.

123-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒳𝐼𝒳-1492 - A Coᥒqᥙιstᥲ do Pᥲrᥲίso


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑂 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑛𝑎𝑟𝑟𝑎 𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑜 𝑛𝑎𝑣𝑒𝑔𝑎𝑑𝑜𝑟 𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑣𝑎̃𝑜 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜. 𝐴𝑙𝑒́𝑚 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑜𝑠 𝑓𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑜𝑏𝑟𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑎 𝐴𝑚𝑒́𝑟𝑖𝑐𝑎, 𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑒́𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑙𝑔𝑜 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑖𝑜𝑠𝑜, 𝑐𝑢𝑚𝑝𝑟𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑢𝑚 𝑟𝑖𝑡𝑢𝑎𝑙 𝑑𝑖𝑔𝑛𝑜 𝑑𝑒 𝘩𝑒𝑟𝑜́𝑖, 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑖𝑛𝑢𝑠𝑖𝑡𝑎𝑑𝑜. 𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑒𝑙𝑒 𝑡𝑒𝑟𝑚𝑖𝑛𝑜𝑢 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜 𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜 𝑞𝑢𝑒, 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑒𝑣𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑏𝑖𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑐𝑎 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑝𝑎𝑖 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑙𝑢𝑔𝑎𝑟 𝑛𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎.

𝑁𝑜 𝑔𝑒𝑟𝑎𝑙, 𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑏𝑒𝑢 𝑐𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠. 𝑁𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜, 𝑜 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑒𝑖𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑐𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑛𝑒𝑚𝑎 𝑅𝑜𝑔𝑒𝑟 𝐸𝑏𝑒𝑟𝑡 𝑑𝑖𝑠𝑠𝑒 𝑛𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑠𝑎𝑡𝑖𝑠𝑓𝑎𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑜, 𝑎𝑓𝑖𝑟𝑚𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 "𝐷𝑒𝑝𝑎𝑟𝑑𝑖𝑒𝑢 𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑔𝑟𝑎𝑣𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑟𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑎𝑝𝑜𝑖𝑜 𝑠𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑖𝑛𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑜𝑠 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑖𝑠 𝑠𝑎̃𝑜 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠, 𝑒 𝑠𝑜𝑚𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎 𝑟𝑒𝑓𝑙𝑒𝑡𝑖𝑟 𝑞𝑢𝑒, 𝑑𝑒 𝑓𝑎𝑐𝑡𝑜, 𝑡𝑒𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑣𝑒𝑙𝑒𝑗𝑎𝑟 𝑠𝑒𝑚 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑠𝑜́ 𝑝𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑙𝑎𝑟𝑎𝑛𝑗𝑎 𝑒𝑟𝑎 𝑟𝑒𝑑𝑜𝑛𝑑𝑎".

𝑂 𝑟𝑒𝑛𝑜𝑚𝑒𝑎𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑠𝑖𝑡𝑜𝑟 𝑔𝑟𝑒𝑔𝑜 𝑉𝑎𝑛𝑔𝑒𝑙𝑖𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜̂𝑠 𝑎 𝑡𝑟𝑖𝑙𝘩𝑎 𝑠𝑜𝑛𝑜𝑟𝑎.
𝐴𝑞𝑢𝑖 𝑓𝑖𝑐𝑎 𝑎 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑒 𝑎 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑎 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑎𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑡𝑎𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜.


ELENCO:

𝐺𝑒́𝑟𝑎𝑟𝑑 𝐷𝑒𝑝𝑎𝑟𝑑𝑖𝑒𝑢 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑣𝑎̃𝑜 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜
𝐴𝑟𝑚𝑎𝑛𝑑 𝐴𝑠𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑎𝑏𝑟𝑖𝑒𝑙 𝑆𝑎́𝑛𝑐ℎ𝑒𝑧
𝑆𝑖𝑔𝑜𝑢𝑟𝑛𝑒𝑦 𝑊𝑒𝑎𝑣𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑎𝑖𝑛ℎ𝑎 𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙
𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝐺𝑎𝑟𝑐𝑖́𝑎 𝑅𝑖𝑚𝑎𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑒𝑖 𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑉
𝐿𝑜𝑟𝑒𝑛 𝐷𝑒𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜
𝐽𝑢𝑎𝑛 𝐷𝑖𝑒𝑔𝑜 𝐵𝑜𝑡𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐷𝑖𝑜𝑔𝑜 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜
𝐴́𝑛𝑔𝑒𝑙𝑎 𝑀𝑜𝑙𝑖𝑛𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑒𝑎𝑡𝑟𝑖𝑧 𝐸𝑛𝑟𝑖́𝑞𝑢𝑒𝑧 𝑑𝑒 𝐴𝑟𝑎𝑛𝑎
𝑆𝑡𝑒𝑣𝑒𝑛 𝑊𝑎𝑑𝑑𝑖𝑛𝑔𝑡𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑎𝑟𝑡𝑜𝑙𝑜𝑚𝑒𝑢 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜
𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝐺𝑢𝑖𝑙𝑙𝑒́𝑛 𝐶𝑢𝑒𝑟𝑣𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑖𝑎𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜
𝑇𝑐ℎ𝑒́𝑘𝑦 𝐾𝑎𝑟𝑦𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖́𝑛 𝐴𝑙𝑜𝑛𝑠𝑜 𝑃𝑖𝑛𝑧𝑜́𝑛
𝐾𝑒𝑣𝑖𝑛 𝐷𝑢𝑛𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝑀𝑒́𝑛𝑑𝑒𝑧



FONTE: Muito Loko Tv !