15/11/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .




.
85-FUTURANDO

Poluição luminosa: a reação da natureza e
o que faz uma "zeladora da noite"



1:02 Poluição luminosa: luzes artificiais nos dão mais segurança de noite, mas precisamos mesmo de tanta iluminação? Veja como o excesso de luz pode afetar os seres vivos.

7:50 Pesquisadores alemães documentam queda no número de insetos no país. Em menos de três décadas, a biomassa de insetos diminuiu 76% na Alemanha. Conheça as causas e consequências.

11:49 Como a Inteligência Artificial pode ajudar a indústria? De transporte de mercadorias à montagem de componentes, a IA pode auxiliar em várias tarefas. Confira as novas tecnologias do sector.

15:31 Cientistas alemães testam sistema para prever deslizamento de terra e evitar que desastres peguem moradores de regiões montanhosas de surpresa.

22:51 Ouro Azul: água potável está cada vez mais escassa no mundo. Por que mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável? Como resolver o problema de escassez da água?


 FONTE:DW Brasil

 .

O Jogo Sujo do MPLA

Sizaltina Cutaia

Militante da UNITA - ANGOLA


FONTE:  VOGA



𝐿𝑈𝑖́𝑆𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑜̃𝑒𝑠 
𝔸𝕞𝕠𝕣 𝕖́ 𝕗𝕠𝕘𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕒𝕣𝕕𝕖 𝕤𝕖𝕞 𝕤𝕖 𝕧𝕖𝕣



.
.
As Aventuras de Tintim

O Caranguejo
das Tenazes de Ouro/2


  andré neto
.


𝐿𝑈𝑖́𝑆𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑜̃𝑒𝑠 
𝔸 𝕕𝕠𝕣 𝕔𝕠𝕤𝕥𝕦𝕞𝕒𝕕𝕒 𝕟𝕒̃𝕠 𝕤𝕖 𝕤𝕖𝕟𝕥𝕖


.
.
Braima Dabó

De Guiné a Portugal

Perseverança e esforço
para uma vida melhor


Como um ato de solidariedade deu a volta ao mundo e se tornou a imagem dos últimos mundiais de atletismo no Qatar. Nasceu a 23 de maio de 1993 em Catió, Guiné Bissau.
Estudou em Catió até ao 9º ano e concluído o ano letivo, veio em 2011 para Portugal com a ONG na Rota dos Povos.
A 26 de setembro chega ao nosso país para prosseguir os estudos e passa a viver em Mirandela onde inicia o ensino secundário na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Mirandela, onde frequenta o Curso de Técnico de Produção Agrária e tem o primeiro contacto com o atletismo participando no corta mato escolar.
Concluída esta fase vai para o Instituto Politécnico de Bragança onde frequenta o curso de especialização tecnológica na área de contabilidade de gestão que terminou em 2015.
É convidado pelo IPB a continuar os seus estudos no ensino superior na licenciatura de Gestão, curso que se encontra à data a concluir.

.


𝐿𝑈𝑖́𝑆𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑜̃𝑒𝑠 
ℚ𝕦𝕖𝕞 𝕟𝕒̃𝕠 𝕤𝕒𝕓𝕖 𝕒 𝕒𝕣𝕥𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕒 𝕖𝕤𝕥𝕚𝕞𝕒


.

CARMO AFONSO

 .




Portugal dos pequenitos 

Se a decisão do Tribunal Constitucional for a extinção do Chega justiça será feita, sobretudo a todos os que lutaram contra o fascismo e contra a ditadura, aos que estiveram presentes na Assembleia Constituinte e que por unanimidade fizeram constar uma intenção clara. O nº 4 do artº 46º da Constituição da República Portuguesa poderia chamar-se “Não passará” 

Portugal, março de 2007, RTP, programa “Os grandes Portugueses”; António de Oliveira Salazar é escolhido pelos portugueses, os que decidiram participar na votação, como “o melhor português de sempre” com 41% dos votos. A sua defesa foi feita por Jaime Nogueira Pinto. Acabei de rever o documentário que fez em sua homenagem. É ali que está a visão de alguns para Portugal, o culto da nação e o do grande líder discreto. A apresentação do homem honesto e íntegro: a negação de casos de corrupção no Estado Novo.

Termina o documentário junto à campa de Salazar no cemitério do Vimieiro com mais uma homenagem à sua singeleza: “sepultado numa campa rasa” e, por último, um vídeo do seu suave contentamento perante uma multidão que o enaltecia.

Ficou exposta a ferida.

Sim, existem portugueses que simpatizam com a figura de Salazar e ainda existem outros que o veneram.

Jaime Nogueira Pinto não terá abdicado do seu sonho para Portugal e terá passado a dar o seu apoio de forma oculta, ou pelo menos discreta, ao Chega e ao que o antecedeu. Aqui pode pensar-se: como pode o partido de André Ventura ser defendido por quem amava Salazar? Apesar do muito que os une, têm aspetos distintos: Salazar não apoiaria o tipo de criminalidade que o Chega acolheu, o populismo vaidoso de André Ventura e as suas flagrantes incoerências e incorreções.

Porque apoia então Jaime Nogueira Pinto este partido? O que o fará engolir um sapo como André Ventura, um homem que gosta de aparecer e que defende uma coisa e o seu contrário?

Talvez a mesma razão que o faz apoiar Trump; a oportunidade de normalizar e legitimar e unir ideologias extremistas de direita. O Chega não será, para parte de defensores do nacionalismo de extrema-direita, um objetivo mas sim um meio. Talvez seja essa a explicação para André Ventura ter apagado a fotografia do seu almoço com Jaime Nogueira Pinto, supostamente a pedido deste. Lutar pelo sonho de Salazar não é bem a mesma coisa que entrar nas redes sociais ao lado de André Ventura e ser exposto a tudo o que isso implica. É que as redes sociais foram um belo trampolim para a extrema-direita portuguesa mas pode acontecer que a coisa descambe e que dê demasiado nas vistas e, se o líder do Chega perdeu a vergonha, Jaime Nogueira Pinto não.

Enquanto estes planos se vão concretizando – o Chega é um partido com assento parlamentar e acabou de chegar a um entendimento com o principal partido português de direita – é importante fazer uma nova reflexão sobre as limitações constitucionais à liberdade de associação, ideologias fascistas e o papel do Tribunal Constitucional junto dos partidos políticos. É que o problema tem efetivamente expressão - e não se pode continuar a dizer que “em Portugal não temos isso”. Agora temos.

A Constituição deixou fora do direito de liberdade de associação “as organizações racistas ou que perfilhem ideologia fascista”. Diga-se que foi uma decisão unânime do legislador constituinte. Esta limitação não se reporta à liberdade de expressão, sendo os cidadãos livres de exprimirem e divulgarem livremente o respetivo pensamento e a sua adesão individual à ideologia fascista, mas impede a existência de partidos políticos dessa índole.

Aqui coloca-se a questão: o Chega é ou não um partido que perfilha a ideologia fascista?

Temos alguns indícios, como a proposta anunciada por André Ventura de confinar ciganos durante a pandemia, a insistência nos castigos físicos como penas para a prática de certos delitos (a castração química de pedófilos é bom exemplo); o discurso de conteúdo bélico do próprio André Ventura, que afirmou contar “com o apoio" dos seus "guerrilheiros e generais” no congresso do partido em Évora. Mais, na única moção por si apresentada apontou para o combate à imigração ilegal, o aprofundar os laços institucionais e políticos com os ditos parceiros do ID – o Identidade e Democracia, grupo partidário da extrema-direita no Parlamento Europeu e identificou como problemas nacionais, "a progressiva islamização das nossas grandes cidades, o marxismo cultural, a ideologia de género" e "a destruição da nossa base de valores civilizacionais".

De registar ainda a apresentação de uma proposta de nome "Moção Estratégica Global para Portugal", que defendia a remoção dos ovários das mulheres que recorram ao Serviço Nacional de Saúde para o aborto. Foi chumbada, mas foi a votação e obteve umas dezenas de votos favoráveis. Existe também a ligação do Chega a dirigentes e ex-dirigentes de grupos de extrema-direita violentos e racistas e a convocação para uma manifestação que negava a existência de racismo na sequência do homicídio de Bruno Candé; existe a xenofobia e a adesão a um líder que se apresenta como forte e capaz de restaurar a ordem (quem for capaz que diga mais três nomes de figuras de destaque ligadas ao Chega), a defesa da repressão, a desculpabilização da violência policial e a obsessão com a corrupção. Enfim. Nada de novo. Encontra-se disto em França, no Brasil e pelo mundo fora. Acabámos de assistir a algo parecido nos Estados Unidos. Fascismo.

Não se pode continuar nestas águas turvas que legitimam o primeiro-ministro a destratar (e muito bem) o deputado André Ventura na Assembleia da República ou como fez o líder do PCP (“Está-se a rir? Eu não lhe acho graça nenhuma.”) mas que admitem como normal a sua presença.

Existe uma outra estratégia, que tem sido seguida sobretudo pelo Bloco de Esquerda, mais trabalhosa, que passa por desconstruir e desmascarar cada trafulhice e cada incongruência atribuídas a André Ventura. É um processo meticuloso e que exige atenção. Deverá tê-la. Pode não resolver.

Há aqui uma certeza: o partido Chega é de extrema-direita e perfilha a ideologia fascista no que essa ideologia tem de mais característico.

E existem também várias dúvidas: a primeira é se o Tribunal Constitucional terá esse entendimento nos termos em que a ideologia fascista está definida na Lei nº64/78, de 6 de outubro, ou seja uma ideologia que defende os valores, os princípios, os expoentes, as instituições e os métodos característicos dos regimes fascistas que a História regista, nomeadamente o belicismo, a violência como forma de luta política, o colonialismo, o racismo, o corporativismo ou a exaltação das personalidades mais representativas daqueles regimes.

A única vez que o Tribunal Constitucional foi chamado a apreciar um requerimento que peticionava a extinção de uma organização por perfilhar a ideologia fascista foi a propósito do MAN (constituído em 1985), uma organização que pretendia instaurar o Estado Nacionalista, que utilizava a saudação de braço ao alto, cruzes céltica e suástica e que defendia o “racialismo”, apelando à violência e com fortes ligações ao movimento Skinhead. Foi o Procurador-Geral da República que teve a iniciativa e o TC não chegou a concluir se o MAN “perfilhava a ideologia fascista”, uma vez que a organização se dissolveu antes da prolação do acórdão 17/94 de 18 de janeiro.

A segunda dúvida é se será esta a forma de derrotar o Chega e refiro-me ao recurso ao TC quando se trata de um problema que já tem uma expressão política tão relevante.

Não será o fascismo a ser derrotado. O fascismo não se resolve com um processo judicial. Antes resolvesse. As pessoas têm a liberdade de ser fascistas e de exprimirem opiniões que apoiem essa ideologia. A questão é se o TC admite ou não um partido como o Chega. E interessa a todos que se pronuncie sobre isso.

Porquê?

Porque se a decisão do TC for a extinção do Chega, justiça será feita, sobretudo a todos os que lutaram contra o fascismo e contra a ditadura, aos que estiveram presentes na Assembleia Constituinte e que por unanimidade fizeram constar uma intenção clara. O nº 4 do artº 46º da Constituição da República Portuguesa poderia chamar-se “Não passará”.

E se o TC decidir em sentido contrário e confirmar a regularidade do Chega face à legislação portuguesa? Aí poderá acontecer um fenómeno importante: o da responsabilização política dos portugueses. Não votam? Pois, é isto que acontece. Não se manifestam, ficam no passeio? Camaradas, isso nunca correu bem. Acham que os extremos são parecidos? Não são. Foi graças ao PCP e ao Bloco, algumas vezes em sintonia com a direita, que se construiu a democracia. O PCP e a UDP estiveram presentes na Assembleia Constituinte. Não acreditam na luta antifascista? Foi ela que nos deu a liberdade e está tudo em causa outra vez. Aceitam tamanhas desigualdades sociais e um capitalismo sem regulação? É deles que nasce o fascismo.

Já agora: o Presidente da República, a Assembleia da República, o Governo, o Provedor de Justiça e o Procurador-Geral da República têm legitimidade para requerer a extinção de partidos políticos. Só que a terceira dúvida é se alguém o virá a fazer.

Se metermos uma rã numa panela de água a ferver a rã seguirá o seu instinto de sobrevivência e em segundos saltará da panela escapando em princípio com vida. Se metermos uma rã numa panela, com água fria ou morna, ao lume, a rã habituar-se-á à subida da temperatura e não detetará aquela que já é perigosa e que a matará. É uma maneira de morrer.

Não seremos muito diferentes das rãs nisto.

Estamos há demasiado tempo a conviver de forma polida com este monstro e vamo-nos habituando a ele. Por alguma razão Rui Rio achou que não seria grave, no sentido em que não perderia eleitorado, um entendimento com o Chega. Ou seja; a temperatura já queima mas Rui Rio tem fé na inércia e na apatia dos portugueses.

A escalada da extrema-direita populista e do fascismo não desacelerou com a pandemia. É mais uma chama a aquecer a panela em que cozemos. Aceitamos restrições em nome do coletivo e em especial dos grupos de risco, mas é importante que esta aceitação não seja mansa, mas uma escolha consciente. Que não a confundam com obediência cega e que não a encaremos assim.

Quando apanho um táxi não tenho o costume de perguntar ao motorista se tem carta de condução, licença para o exercício da atividade ou se ingeriu substâncias que alterem a sua capacidade de nos levar em segurança ao destino que indico. Este princípio de confiança não deve ser estendido à vida política em nenhum dos seus aspetos.

É obrigatório perguntar se um dos partidos com assento na Assembleia da República é fascista, é obrigatório verificar se nos sentimos representados por quem está no poder, é obrigatório questionar um mega sistema que afinal se condensa numa pequena oficina de milionários.

E é absolutamente obrigatório apontar para que fiquem na memória os nomes de quem trouxe à cena política este partido e o de quem lhe dá força: Jaime Nogueira Pinto - o intelectual que legitima - e Rui Rio - o dirigente partidário que abriu as portas da governação ao Chega mas que, ao mesmo tempo, se congratula com a derrota de Trump - são bons exemplos.

E não apontem o nome do cabeça de cartaz.

Peçam essa cabeça, vão para a rua gritar.

Nota: escrever várias vezes sobre o mesmo tema seca a poesia. A extrema-direita e o fascismo também. Ficam então as metáforas. Fazem-se sozinhas.

IN "EXPRESSO" - 11/11/20

.

..


2454.UNIÃO


EUROPEIA
  
ANTI-COVID19  
PLANTA BRASILEIRA QUE  
O GOVERNO PORTUGUÊS IMPORTOU



* Obrigado LULU por esta delícia

.


𝐿𝑈𝑖́𝑆𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑜̃𝑒𝑠 
𝕀𝕟𝕚𝕞𝕚𝕘𝕒 𝕟𝕒̃𝕠 𝕙𝕒́ 𝕥𝕒̃𝕠 𝕕𝕦𝕣𝕒 𝕖 𝕗𝕖𝕣𝕒, 
 𝕔𝕠𝕞𝕠 𝕒 𝕧𝕚𝕣𝕥𝕦𝕕𝕖 𝕗𝕒𝕝𝕤𝕒 𝕕𝕒 𝕤𝕚𝕟𝕔𝕖𝕣𝕒  

.
.
II-DINASTIAS
2-As famílias que mudaram o mundo



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

LIII-VISITA GUIADA

Museu Henrique e Francisco Franco/1

FUNCHAL - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


𝐿𝑈𝑖́𝑆𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑜̃𝑒𝑠 
𝔸𝕙 𝕠 𝕒𝕞𝕠𝕣... 𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕒𝕤𝕔𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕤𝕖𝕚 𝕠𝕟𝕕𝕖, 
 𝕧𝕖𝕞 𝕟𝕒̃𝕠 𝕤𝕖𝕚 𝕔𝕠𝕞𝕠 𝕖 𝕕𝕠́𝕚 𝕟𝕒̃𝕠 𝕤𝕖𝕚 𝕡𝕠𝕣𝕢𝕦𝕖̂ 



.
.
Carion Wind Quintet

Waltz No. 2


Dmitri Shostakovich

.


𝐿𝑈𝑖́𝑆𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑜̃𝑒𝑠 
𝔼́ 𝕗𝕣𝕒𝕢𝕦𝕖𝕫𝕒 𝕖𝕟𝕥𝕣𝕖 𝕠𝕧𝕖𝕝𝕙𝕒𝕤 
𝕤𝕖𝕣 𝕝𝕖𝕒̃𝕠 



.
.
18-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
18.2-𝓡𝓮𝓼𝓹𝓸𝓷𝓼𝓪𝓫𝓲𝓵𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 𝓮 𝓸 𝓞𝓾𝓽𝓻𝓸 
Ricardo Ohtake
Miguel Chaia


FONTE:Café Filosófico CPFL


𝐿𝑈𝑖́𝑆𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑜̃𝑒𝑠 
𝕄𝕦𝕕𝕒𝕞-𝕤𝕖 𝕠𝕤 𝕥𝕖𝕞𝕡𝕠𝕤, 
 𝕞𝕦𝕕𝕒𝕞-𝕤𝕖 𝕒𝕤 𝕧𝕠𝕟𝕥𝕒𝕕𝕖𝕤 



.
34-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑂 𝑚𝑒𝑢 𝑏𝑒𝑏𝑒́ 𝑣𝑖𝑟𝑎-𝑠𝑒 𝑛𝑜
𝑏𝑒𝑟𝑐̧𝑜 . 𝑂 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟?


FONTE:Dra Luciana Herrero

.

4-GONÇALO 

RIBEIRO TELLES

Ainda nós pensávamos pequeno

já ele pensava grande

(CONTINUA AMANHÃ ÀS 16 HORAS)

* Programa "Em Nome da Terra", Gonçalo Ribeiro Telles de 25 Abr 2013 RTP Play RTP


FONTE:  Carlos Correia

.


 .

Como sobrevive o país mais pobre da Europa


FONTE:  euronews
.
.

Bolinho de chuva


Rita Lobo - Cozinha Prática

Nhac GNT
.

 .

TODOS AO MARQUÊS


.

.

2521
Senso d'hoje
JOSÉ MANUEL BOAVIDA
 MÉDICO DIABETOLOGISTA
 PRESIDENTE DA APDP
As necessidades de resposta 
à  população, durante a pandemia



* Ontem foi o dia mundial da diabetes e José Manuel Boavida (médico e presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal) conversou com Marisa Matias sobre as necessidades de resposta a esta população, durante a pandemia.


FONTE:  EsquerdaNet
.
.

NOTÍCIA ANIMAL


BALEIA QUASE ENGOLE MULHERES E
UMA GARÇA CAÇA UMA ENGUIA



  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.


103-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝒳𝐼𝐼 -𝕺 𝖀́𝖑𝖙𝖎𝖒𝖔 𝕿𝖊𝖒𝖕𝖑𝖆́𝖗𝖎𝖔


𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝑀𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎 𝑐𝑎𝑣𝑎𝑙𝑜 𝑒 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠, 𝑞𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑠 𝑚𝑎𝑠𝑐𝑎𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑣𝑎𝑑𝑒𝑚 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑒𝑢 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜𝑝𝑜𝑙𝑖𝑡𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑎𝑢𝑔𝑢𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑠𝑜𝑢𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑉𝑎𝑡𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜, 𝑒 𝑟𝑜𝑢𝑏𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑠𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑒𝑣𝑎𝑙.

𝑂 𝑎𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝐹𝐵𝐼 𝑅𝑒𝑖𝑙𝑙𝑦 𝑒 𝑎 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑜́𝑙𝑜𝑔𝑎 𝑇𝑒𝑠𝑠 𝐶𝘩𝑎𝑦𝑘𝑖𝑛 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑖𝑑𝑎 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎𝑙 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑒𝑚 𝑏𝑢𝑠𝑐𝑎 𝑑𝑜 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑛𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑐𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑢𝑟𝑏𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒.


𝐸𝐿𝐸𝒩𝒞𝒪:

𝑂𝑚𝑎𝑟 𝑆𝘩𝑎𝑟𝑖𝑓
𝑀𝑖𝑟𝑎 𝑆𝑜𝑟𝑣𝑖𝑛𝑜
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝐺𝑎𝑟𝑏𝑒𝑟
𝐾𝑒𝑛𝑛𝑒𝑡𝘩 𝑊𝑒𝑙𝑠𝘩
𝑆𝑐𝑜𝑡𝑡 𝐹𝑜𝑙𝑒𝑦


FONTE: Danielle Esteves