21/10/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



..
XXXIV-OS RIOS E A VIDA
4- RIO GUADIANA
4.1- AVENTURA NO RIO
4.1.2- O GRANDE RIO DO SUL




FONTE:  mertolatvonline 
.
.
Aguaclara 4K UNCUT
Miami Swim Week 
Swimwear Bikini Fashion Show
2020





FONTE:  SHIFT
.

 .

1-"𝕹𝖆𝖘𝖈𝖎𝖉𝖔 𝖕𝖆𝖗𝖆 𝖁𝖎𝖛𝖊𝖗"


FONTE:  ffmspt

.

EUGÉNIA GALVÃO TELES

 .


  

 

 I SEE YOU

  Desde março até agora devíamos ter aprendido uma lição: respeitar o medo dos outros. Pôr uma máscara na cara quando duvidamos da sua utilidade só para lhes significar a nossa consciência de que a vida deles não está fácil e que queremos estar juntos

  Agora que o governo parece ter atirado a questão da obrigatoriedade para as calendas gregas, só nos resta discutir o princípio. E João Miguel Tavares coloca-o de forma límpida: “pode o governo obrigar os seus cidadãos a instalar uma determinada aplicação num contexto de pandemia, mesmo que ela seja um ganho extraordinário em termos de proteção da saúde pública?”

Está um bocado desconcertado em encontrar-se ao lado de António Costa e de Rui Rio e a favor da compressão de certas liberdades individuais – diz-nos que tal é inédito; não tenho tanta certeza que o seja, mas isso é outra história. Também não me sinto lá muito confortável tão colada ao Pacheco Pereira, que “nunca, jamais, em tempo algum”, usará “a dita aplicação, nem que isso signifique ter de deixar de andar de telemóvel”. Mesmo se, quando vi a proposta de lei, voltei a ter aquele pesadelo recorrente - à porta do supermercado de braço esticado para entrar, toda contente porque hoje acordei com direito à luz verde, mas nervosa porque, como sempre, já só tenho 1% de bateria.

Agora já percebo a acusação de “libertarianismo fácil”. Temos liberalismo clássico, diretamente descendente de John Stuart Mill. Nada de misturas com essa clique pouco recomendável para quem o imposto é roubo e um bocado de tecido a tapar a cara um atentado ao seu direito fundamental a respirar.

Faz bem. Nunca li Sobre a Liberdade, o que me impede liminarmente o acesso ao clube dos verdadeiros liberais, mas não vejo melhor maneira de viver em sociedade do que fazer uma reflexão constante acerca do “ajuste adequado entre a independência individual e o controlo social”.

Se esta pandemia teve uma consequência positiva, é tal não ser mais assunto exclusivo de tertúlias intelectuais pseudo-liberais. Passou a ser um tema que toca a toda a gente: do casal de intelectuais que tinha combinado um jantar no Chiado com quatro amigos onde iriam discutir a app do dia, aos miúdos que andam a cogitar se conseguem juntar dinheiro suficiente para alugar um espaço na zona ribeirinha agora que o tempo não está de feição para descampados. E até passa pela vizinha do António Costa, que não sabe se vai conseguir ir à terra no dia 1 de novembro e como vai ser o Natal. O ponto passou a estar por baixo de cada pedra do nosso caminho.

O risco está em clamarmos o nosso amor à liberdade perante cada uma dessas pedras, quando estamos na realidade a defender egoisticamente os nossos pequenos prazeres individuais. Andamos a educar os nossos filhos dizendo-lhes que o mais importante na vida é serem felizes. Provavelmente estão convencidos serem detentores de um direito inalienável a fazer tudo o que lhes dá gozo e não vai ser o Estado, nem os outros, que se vão agora interpor-se nessa senda.

Para ilustrar este risco, não consigo encontrar melhores palavras do que as que me foram ditas ontem por um “espírito livre” de Lousado, Famalicão, onde, à frente de um lar, vive em cada gesto e momento “a espessura da atmosfera pesada da linha da frente”. “Numa crise que abala a existência humana, a liberdade não pode ser o individualismo. Numa crise como esta, a liberdade são os outros. Todos os que são velhos, todos os que não todos os que não têm o privilégio de ficar em teletrabalho, não trabalham para o Estado, nem têm vencimento garantido. Todos os que trabalham na construção, que andam na hora de ponta nos transportes, todos os que estão na linha da frente, num lar ou num hospital. Esta app mesmo que não funcione bem, é uma tentativa de ajudar. Num momento em que a pandemia tem ar de estar descontrolada, não é a avaliação técnica da app que releva para a análise, mas a arrogância combativa dos urbanitas. ‘Ainda não sou eu’ parece ser o seu lema de ação. Até lá, vestem-se de ‘princípios’”. Não sei se leu Mill, mas resume-o bem quando diz “daqui vemos individualismo, onde porventura daí se fala em liberdade”.

Esta “urbanita” – como ele nos chama – declara-se guilty as charged. Daqui é fácil.

Podia ter-lhe respondido com a Constituição: por mais dura que seja a vida nos lares, esta compressão da liberdade não passa no teste constitucional. Talvez devesse ter-lhe chamado a atenção para a possibilidade de ser difícil ver tudo o resto no meio do fumo da linha da frente e como isto tem sido um problema recorrente.

Não fui capaz. Era demasiado frio e racional. Onde ele está não é em qualquer linha da frente. É no lugar onde a pandemia transformou a vida, literalmente, num inferno. Desde março até agora devíamos ter aprendido uma lição: respeitar o medo dos outros. Pôr uma máscara na cara quando duvidamos da sua utilidade só para lhes significar a nossa consciência de que a vida deles não está fácil e que queremos estar juntos.

 Como me disse alguém há pouco tempo, solidariedade também é I see you. Descarreguem a app se conseguirem. Voluntariamente. Mesmo se não serve para nada. Mesmo se estão a abrir uma porta incómoda que ninguém sabe lá muito bem como a fechar depois contra o apetite voraz do Estado nestas matérias. Só para dizerem ao vosso vizinho do lado que estão com ele. John Stuart Mill vai ficar orgulhoso de vocês.

 IN "PUBLICO" - 20/10/20

.

..


2427.UNIÃO


EUROPEIA
  
PORTUGAL
ARQUEOLOGIA EXCELENTÍSSIMA




.
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
24 - Eᥙtᥲᥒᥲ́⳽ɩᥲ ᥱຕ ຕᥙꙆᖾᥱɾ ᑯᥱ 20 ᥲᥒo⳽ ρoɾ
ρɾoᑲꙆᥱຕᥲ⳽ ρ⳽ɩᥴoꙆóɠɩᥴo⳽ ᥒᥲ HoꙆᥲᥒᑯᥲ.



FONTE:Universo da Psicologia TV


.
56-HORIZONTES DA MEMÓRIA
56.1-Terras do Demo




* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
CANÇÕES E VOZES
ETERNAS


Ella Fitzgerald

One note Samba


.
.
MATERNIDADE ADOLESCENTE
2-USA-INDIANA
LEXUS- 15 anos/5
(Eѕтoυ cαɴѕαdα de ѕer мα̃e e αvó



FONTE: Discovery Home & Health

.

 .

 𝚀𝚄𝙴𝙼 𝙴́ 𝙼𝙴𝚂𝙼𝙾 𝙱𝙾𝙼 𝙽𝙰̃𝙾 𝙳𝙴𝚂𝙰𝙿𝙾𝙽𝚃𝙰


 

 * Obrigada TÉTÉ por esta emoção

.

 .

Assassino da jornalista Kim Wall

. detido após fuga de prisão


FONTE:  euronews

.


A Ƒιℓσѕσƒια ∂σ Ƥяαzєя


FONTE:Epifania Experiência

 .

ATENÇÃO

Devido ao alto custo do papel, os médicos agora enviarão os diagnósticos pelo whatsapp. É muito Importante que comecem a aprender os símbolos dos diagnósticos:

😨 Cefaleia

😳 Insônia

😞 Depressão

😡 Alergia  

😱 Catarata

😎 Pós-cirurgia de catarata

😏 Paralisia facial

😁 Cáries

🔥Gastrite

🐖 Obesidade 

🙇 Esquizofrenia

🎭 Transtorno bipolar

🐹 Vitiligo

🐁 Albinismo

💦 Ejaculação  precoce 

😴 Enfermidades do sono

🖖 Paralisia do nervo mediano

🍻 Cirrose hepática

🍹 Diurético

🍍 Antioxidante

😫 Hemorroidas

👴 Alopecia 

💾 Perda de Memoria

😶 Laringite

⛄ Hipotermia 

💀 Desnutrição

🐉 Parasitose

😤 Coriza

💓 Taquicardia

💨 Flatulência

🙈  Fotofobia

😵  Cegueira

🐣 Neonatal

🐥 Primeira Infância

💩 Diarreia

🙌 Artrite

😇 Abstinência

🌚 Timidez

🌝 Anemia

🙉 Dor de ouvido

🐼 Conjuntivite

😪 Gripe

😷 H1N1

👿 Cianose

👳 Neurocirurgia

👥 Dupla personalidade

👋 Parkinson

💔 Enfarte 

👣 Calos

👎 Impotência

💞 Transplante cardíaco

🖕 Próstata

🙏 Estado terminal

.

.
. 2496
Senso d'hoje
DUARTE CORDEIRO
SECRETÁRIO DE ESTADO DOS 
ASSUNTOS PARALAMENTARES
REPÚBLICA PORTUGUESA
O Orçamento pode ser aprovado 
sem o Bloco de Esquerda 



FONTE:  Observador
  .
.

DANDO UMA 'PATINHA'


.
.

BOM DIA



.

26-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒳𝐼𝒱-Ɲσινσ ρσя Acαѕσ



𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸: 
 
𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 𝘔𝘰𝘳𝘦𝘪𝘳𝘢 (𝘍𝘦𝘳𝘯𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘔𝘦𝘯𝘥𝘦𝘴) 𝘦́ 𝘶𝘮 𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦𝘪𝘵𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘦́ 𝘤𝘩𝘢𝘮𝘢𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘶𝘮 𝘰𝘳𝘤̧𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘶𝘮𝘢 𝘰𝘣𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘳𝘦𝘮𝘰𝘥𝘦𝘭𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦𝘴𝘢. 𝘈𝘤𝘰𝘯𝘵𝘦𝘤𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘴𝘢 𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦𝘴𝘢 𝘯𝘢̃𝘰 𝘦́ 𝘶𝘮𝘢 𝘦𝘮𝘱𝘳𝘦𝘴𝘢 𝘲𝘶𝘢𝘭𝘲𝘶𝘦𝘳. 𝘛𝘳𝘢𝘵𝘢-𝘴𝘦 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘳𝘪𝘮𝘰𝘯𝘪𝘢𝘭, 𝘧𝘢𝘤𝘵𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 𝘔𝘰𝘳𝘦𝘪𝘳𝘢 𝘯𝘢̃𝘰 𝘴𝘢𝘣𝘪𝘢. 𝘌 𝘯𝘢̃𝘰 𝘴𝘰́ 𝘯𝘢̃𝘰 𝘴𝘢𝘣𝘪𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘳𝘢 𝘶𝘮𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘳𝘪𝘮𝘰𝘯𝘪𝘢𝘭, 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘵𝘢𝘮𝘣𝘦́𝘮 𝘯𝘢̃𝘰 𝘴𝘢𝘣𝘪𝘢 𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘳𝘢 𝘶𝘮𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘳𝘪𝘮𝘰𝘯𝘪𝘢𝘭.𝘖 𝘲𝘶𝘦 𝘴𝘶𝘱𝘰𝘴𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘴𝘦𝘳𝘪𝘢 𝘶𝘮 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘵𝘳𝘢𝘣𝘢𝘭𝘩𝘰 𝘯𝘰𝘳𝘮𝘢𝘭, 𝘳𝘢𝘱𝘪𝘥𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘴𝘦 𝘵𝘳𝘢𝘯𝘴𝘧𝘰𝘳𝘮𝘰𝘶 𝘯𝘰 𝘥𝘪𝘢 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘭𝘰𝘯𝘨𝘰 𝘥𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢 𝘥𝘦 𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 (𝘦 𝘯𝘢̃𝘰 𝘴𝘰́). 𝘐𝘴𝘵𝘰 𝘱𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘯𝘰 𝘥𝘪𝘢 𝘦 𝘯𝘢 𝘩𝘰𝘳𝘢 𝘦𝘮 𝘲𝘶𝘦 𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 𝘷𝘢𝘪 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘰 𝘰𝘳𝘤̧𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰, 𝘰 𝘥𝘰𝘯𝘰 𝘥𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘮𝘢𝘵𝘳𝘪𝘮𝘰𝘯𝘪𝘢𝘭 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘢̀ 𝘦𝘴𝘱𝘦𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘶𝘮 𝘤𝘭𝘪𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘮𝘪𝘭𝘪𝘰𝘯𝘢́𝘳𝘪𝘰 (𝘶𝘮 𝘱𝘰𝘳𝘵𝘶𝘨𝘶𝘦̂𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘦́ 𝘣𝘢𝘯𝘲𝘶𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦𝘮 𝘕𝘰𝘷𝘢 𝘐𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦), 𝘲𝘶𝘦 𝘱𝘰𝘳 𝘴𝘶𝘢 𝘷𝘦𝘻 𝘵𝘢𝘮𝘣𝘦́𝘮 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘢̀ 𝘦𝘴𝘱𝘦𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘴𝘢𝘪𝘳 𝘥𝘢𝘲𝘶𝘦𝘭𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘫𝘢́ 𝘯𝘰𝘪𝘷𝘰, 𝘯𝘦𝘴𝘴𝘦 𝘮𝘦𝘴𝘮𝘰 𝘥𝘪𝘢.𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 𝘦́ 𝘤𝘰𝘯𝘧𝘶𝘯𝘥𝘪𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘣𝘢𝘯𝘲𝘶𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦, 𝘱𝘰𝘳 𝘧𝘰𝘳𝘤̧𝘢 𝘥𝘢𝘴 𝘤𝘪𝘳𝘤𝘶𝘯𝘴𝘵𝘢̂𝘯𝘤𝘪𝘢𝘴, 𝘵𝘦𝘳𝘢́ 𝘥𝘦 𝘴𝘦 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘱𝘢𝘴𝘴𝘢𝘳 𝘱𝘰𝘳 𝘦𝘭𝘦 𝘫𝘶𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘰 𝘨𝘳𝘶𝘱𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘢𝘯𝘥𝘪𝘥𝘢𝘵𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘥𝘰𝘯𝘰 𝘥𝘢 𝘢𝘨𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘫𝘢́ 𝘴𝘦𝘭𝘦𝘤𝘪𝘰𝘯𝘰𝘶 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘣𝘢𝘯𝘲𝘶𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦𝘴𝘤𝘰𝘭𝘩𝘦𝘳 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘴𝘶𝘢 𝘧𝘶𝘵𝘶𝘳𝘢 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘦𝘳.𝘖𝘳𝘢, 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘴𝘦 𝘢𝘥𝘪𝘷𝘪𝘯𝘩𝘢, 𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘵𝘪𝘳 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘮𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰, 𝘪𝘯𝘪𝘤𝘪𝘢-𝘴𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘷𝘪𝘢𝘨𝘦𝘮 𝘴𝘦𝘮 𝘳𝘦𝘵𝘰𝘳𝘯𝘰 𝘥𝘦 𝘦𝘯𝘨𝘢𝘯𝘰𝘴 𝘦 𝘧𝘢𝘻-𝘥𝘦-𝘤𝘰𝘯𝘵𝘢, 𝘳𝘦𝘱𝘭𝘦𝘵𝘢 𝘥𝘦 𝘴𝘪𝘵𝘶𝘢𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴 𝘩𝘪𝘭𝘢𝘳𝘪𝘢𝘯𝘵𝘦𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘵𝘦𝘮 𝘵𝘶𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘯𝘢̃𝘰 𝘢𝘤𝘢𝘣𝘢𝘳 𝘣𝘦𝘮, 𝘢𝘵𝘦́ 𝘱𝘰𝘳𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘫𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘝𝘪́𝘵𝘰𝘳 𝘵𝘦𝘮 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢𝘴 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘦𝘳𝘦𝘴 𝘴𝘰́ 𝘦́ 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘢𝘳𝘢́𝘷𝘦𝘭 𝘢𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘣𝘢𝘯𝘲𝘶𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘵𝘦𝘳𝘪𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘧𝘢𝘻𝘦𝘳 𝘶𝘮𝘢 𝘰𝘣𝘳𝘢...
 
𝐸𝐿𝐸𝑁𝐶𝑂:
  
𝘍𝘌𝘙𝘕𝘈𝘕𝘋𝘖 𝘔𝘌𝘕𝘋𝘌𝘚 
𝘊𝘈𝘙𝘓𝘈 𝘈𝘕𝘋𝘙𝘐𝘕𝘖 
𝘗𝘈𝘛𝘙𝘐𝘊𝘐𝘈 𝘛𝘈𝘝𝘈𝘙𝘌𝘚 
𝘍𝘙𝘌𝘋𝘌𝘙𝘐𝘊𝘖 𝘈𝘔𝘈𝘙𝘈𝘓 


FONTE: SériesTV Portugal