...e não vale a pena espantar-se
com tanta miséria humana
COMPRE JORNAIS
HONREMOS A MEMÓRIA
Morreu Vítor Alves
O corpo do coronel Vítor Alves, capitão de abril falecido durante a noite, esteve ontem em câmara ardente na Capela da Academia Militar, em Lisboa. Hoje, a missa de corpo presente realiza-se pelas 15h00, seguindo o cortejo fúnebre para o Cemitério dos Olivais, onde decorrerá a cremação de Vítor Alves. O antigo capitão de Abril morreu no Hospital Militar, em Lisboa, vítima de doença prolongada, disse Maria João Seixas, amiga e ex-colaboradora. Vítor Alves nasceu em setembro de 1935 em Mafra, onde iniciou a vida escolar, e tinha a patente de coronel desde 2001. Em 1974, juntamente com Otelo Saraiva de Carvalho e Vasco Lourenço, fez parte da comissão coordenadora e executiva do Movimento das Forças Armadas (MFA), tendo redigido o programa. Foi o responsável pelo comunicado do MFA divulgado à população no 25 de abril e substituiu Otelo Saraiva de Carvalho, a partir das 16h00, no posto de comando da Pontinha, passando a coordenar o desenvolvimento da ação. Pertenceu ao Conselho de Revolução, do qual foi porta-voz, e foi ministro dos II e III Governos provisórios. Vítor Alves recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, entre muitas outras distinções dentro e fora de Portugal.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
NÃO CONSTA QUE FOSSE CIGANO OU PRETO!!!
Renato Seabra terá usado saca-rolhas
para mutilar Carlos Castro
Renato Seabra terá confessado à polícia que mutilou sexualmente Carlos Castro com um saca-rolhas. Quereria livrar o cronista "dos demónios homossexuais".
A história vem contada no "New York Daily News" (NYDN), um tablóide norte-americano. Segundo este jornal, Renato Seabra terá admitido à polícia o homicídio de Carlos Castro, mas negou qualquer relacionamento íntimo com o cronista.
Aliás, a homossexualidade de Carlos Castro parece ter sido o motivo do crime. "Disse que o queria livrar [Castro] dos demónios homossexuais", revelam fontes policiais citadas pelo NYDN.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
E DISSE BEM
«Mourinho disse-me para ir para a Escócia se
quisesse ser melhor treinador» - Pedro Caixinha
O treinador do UD Leiria, Pedro Caixinha, revelou que foi fazer o curso de treinador da UEFA Pro após ter-se aconselhado com José Mourinho.
«Eu não sou o primeiro treinador Português a fazer este curso. O André Villas Boas fez o curso também e reparem no trabalho que ele está a fazer no FC Porto. No entanto, é por causa de Mourinho que eu o estou a tirar. Foi ele que me aconselhou», disse Pedro Caixinha em declarações à imprensa britânica, publicadas este domingo.
José Mourinho, a par de José Peseiro, escreveram cartas de recomendação à UEFA para que Pedro Caxinha pudesse tirar este curso, somente disponível a convidados da entidade europeia.
Pedro Caixinha esteve ao longo desta semana na Escócia onde tirou um dos módulos do IV nível do curso europeu de treinadores, ministrado por Davie Weir, Alan Stubbs, David Unsworth, Alexander Graham e Alex Ferguson.
"A BOLA"
É MUITA FLEXIBILIDADE.......... NA ANCA
Venda da pílula do dia seguinte sobe 21%
As vendas da pílula do dia seguinte aumentaram 21 por cento no ano passado, um crescimento que surpreende os especialistas. Ao longo de 2010, venderam-se mais de 263 mil unidades, segundo dados da consultora IMS Health.
As estimativas da empresa mostram uma inversão na tendência de estagnação de venda da pílula do dia seguinte, que vinha a sentir-se desde 2006. Entre Dezembro de 2009 e Novembro de 2010 foram vendidas 263 mil unidades, mais 46 mil do que no período homólogo anterior.
Especialistas contactados pela agência Lusa têm dificuldade em interpretar o fenómeno. "Não encontro nenhuma explicação para este aumento", disse o presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, Luís Graça. Também o presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e Obstetrícia, José Martinez Oliveira, estranha o crescimento, arriscando uma hipótese: "Existe uma nova postura social que poderá estar associada ao facto de as pessoas já não usarem os métodos de contracepção regulares".
"CORREIO DA MANHÃ"
UMA EXCELENTE NOTÍCIA
Novas encomendas na indústria
disparam 24,5%
O valor das novas encomendas recebidas na indústria aumentou, em Novembro, 24,5% em termos homólogos, "reflectindo a forte aceleração ocorrida no mercado externo".
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação homóloga das novas encomendas recebidas pelas empresas industriais foi 24,5% em Novembro (13,1% no mês anterior). Este aumento “foi determinado pela forte aceleração ocorrida no mercado externo, que passou de uma variação de 19,2% em Outubro para 43,3% em Novembro”.
Todos os grandes agrupamentos industriais “apresentaram variações homólogas positivas e superiores às observadas em Outubro”, sendo que o agrupamento de Bens Intermédios “deu o contributo mais influente” para a variação do índice total, 19,4 pontos percentuais (p.p.), resultante de um aumento de 42,0% em termos homólogos (26,8% no mês anterior), explica o INE.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
ATÉ QUE ENFIM!!!
Farmácias podem estar abertas 24 horas,
sem custos acrescidos para clientes
As farmácias vão poder estar abertas 24 horas por dia, sete dias por semana, sem que por isso os clientes tenham de pagar mais pelos medicamentos, segundo legislação hoje publicada em Diário da República.
De acordo com o Decreto-Lei nº 7/2011, o Ministério da Saúde procede, desta forma, à revisão do horário de funcionamento das farmácias de oficina.
A possibilidade de estes estabelecimentos funcionarem "24 horas por dia, sete dias por semana, em articulação com o regime de turnos" é, para o Ministério da Saúde, "uma medida que beneficia os cidadãos, que passam a poder dispor de mais farmácias a funcionar em regime de permanência, o que está em linha com o que já hoje acontece em vários países da União Europeia".
A medida "garante que os medicamentos continuam a ser comercializados com segurança e qualidade", lê-se no Decreto-Lei.
"As farmácias abertas permanentemente não vão poder cobrar qualquer acréscimo na venda dos medicamentos", segundo a legislação.
"i"
NÃO SÃO PRIMAS DONAS, OU SERÃO???
Fisco quer cobrar 35 milhões de euros
das dívidas dos clubes de futebol
Todas as dívidas fiscais dos clubes de futebol que o "totonegócio" não cobriu deveriam ter sido pagas em 2010. Não foram. O Governo promete não desistir
O Estado mantém o direito de cobrar 35 milhões de euros de dívidas fiscais dos clubes de futebol relacionadas com o acordo conhecido por ""totonegócio"". A "questão está a ser tratada pela administração fiscal", diz uma fonte oficial do Ministério das Finanças. O entendimento é o de que não houve qualquer decisão judicial ou administrativa que tenha feito prescrever essas dívidas.
Esta declaração surge em resposta ao pedido do PÚBLICO de confirmação do artigo do jornal Expresso, de 30 de Dezembro passado. Nele referia-se que "o Estado vai perder 35 milhões de euros", em consequência de ter findado em 2010 o "totonegócio"".
O acordo foi assinado a 25 de Fevereiro de 1999, entre o Governo e os dirigentes da Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como gestores dos clubes. E previu que os clubes cederiam as suas receitas do Totobola de 1999 a 2010 para pagar dívidas fiscais de 56,8 milhões de euros, geradas no tempo dos governos Cavaco Silva. Um acordo polémico, paradigmático da promiscuidade entre a política e o futebol.
No entanto, o ""totonegócio"" não previu a extinção das dívidas em 2010. Previu, sim, dois momentos de acertos de contas, caso as receitas do Totobola não fossem suficientes para pagar as dívidas fiscais. Um, a meio do período, em meados de 2004, e outro no final, em 2010. Mas nenhum dos dois ocorreu.
"PÚBLICO"
FUTEBOLZINHO
Prazo para entrega de listas às eleições
da FPF termina hoje
Horácio Antunes deve ser o único candidato
O prazo para apresentação de listas para as eleições da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), marcadas para 5 de fevereiro, termina esta segunda-feira, devendo o escrutínio contar com apenas uma candidatura, liderada por Horácio Antunes.
Tudo aponta para que durante o dia apenas dê entrada nos serviços da FPF a lista encabeçada pelo presidente da Associação de Futebol de Coimbra, que se apresenta pelas 17 horas, no auditório da sede do organismo.
O facto de os estatutos da FPF ainda não terem sido alterados e adequados ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas afastou da corrida eleitoral alguns potenciais candidatos.
Entre estes contam-se o atual presidente, Gilberto Madaíl, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, cujo apoio o Benfica tornou público.
A apresentação da lista de Horácio Antunes, apoiada e corporizada por algumas associações distritais, não significa, porém, que as eleições se realizem a 5 de fevereiro.
Isto porque a Liga de Clubes e mais alguns sócios da FPF convocaram uma Assembleia Geal (AG) para o próximo dia 29, de forma a aprovar novos estatutos, adequando-os ao Regime Jurídico, o que requer uma maioria qualificada de 75 por cento. Na sexta-feira, este movimento estava a 16 votos dos 375 necessários.
"RECORD"
A FUGIR ÀS PENALIZAÇÕES
Reformados na Função Pública aumentam 31%
Mais 4.323 funcionários públicos estarão reformados no final de Fevereiro.
Em Janeiro e Fevereiro deste ano estarão reformados mais 4.323 funcionários públicos, o que significa um aumento de 31,4% de novos pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) face ao mesmo período do ano passado, revelam as listas mensais de aposentados do Estado publicadas em Diário da República.
Segundo a contagem feita pelo Diário Económico tendo por base as listas, no primeiro mês do ano reformaram-se 2.312 funcionários públicos e, no mês seguinte, mais 1.708 trabalhadores estarão aposentados. No ano passado, o número de novos pensionistas foi mais baixo, de 1.790 em Janeiro e de 1.501, em Fevereiro. Isto significa que nos primeiros dois meses de 2011 aposentaram-se mais 1.032 funcionários públicos (mais 31,4%) do que no mesmo período do ano passado.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
POUCA VERGONHA
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"