24/01/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 .

.
262-ARTE ARRISCADA
รเรм๏φяลƒเลร ¢๏яק๏яลเร/2

Interpretação:
Ana Reis, 
Candice Didonet, 
Cacá Fonseca, 
Cássia Nunes, 
Filipe Britto, 
Igor Zargov, 
Maycira Leão, 
Marila Veloso, 
Pedro Britto, 
Ricardo Alvarenga, 
Thiago Costa.


Coreografia:
Cacá Fonseca 
Produção
Pedro Brito


CONCLUI  PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

* O espetáculo Sismografias Corporais foi concebido na Residência Artística homônima realizada na Fazenda Fortaleza (Cumari-GO) em fevereiro de 2017. 
Trata-se de uma criação colaborativa entre 11 artistas, entre coreógrafos, performers, músico, arquiteto e artista visual que explora as intersecções entre geografia e dança, em experimentos coreogeográficos, onde os corpos configuram-se como acionadores sensoriais das vibrações da crosta terrestre, desde as mais sutis e ínfimas às extremas e disruptivas. 
Este projeto foi financiado pelo Edital de Dança da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Governo de Goiás (2015).


FONTE:   Zab Kov 

..


ENGENHARIA DE TOPO/41

41.3-A ponte mais alta do mundo


FONTE: resistencia40

 

XXXII - AS ESPOSAS
DOS DITADORES
6-As Grandes Gastadoras


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE:    Arthur Monteiro.
.
Mistérios do Centro da Terra/5


Bartolomeu
.

MÁRIO RAMIRES

 .


 

 

Só sei que nada sei

 Portugal está, de facto, cada vez mais na cauda da Europa, mais longe dos países desenvolvidos e instruídos e mais próximo do corno de África e do coração da América Latina.

Nesta semana, a Polícia Judiciária realizou buscas na Câmara de Lisboa no âmbito de um inquérito crime em que os «alvos, por suspeitas de corrupção, são Joaquim Morão, histórico socialista e ex-autarca de Castelo Branco e de Idanha a Nova, e o seu amigo António Realinho, empresário da mesma zona do país, que até já cumpriu pena de prisão por burla», segundo noticiou a TVI.

A informação prestada por fontes judiciais e confirmada por vários meios de comunicação social acrescenta que estão em causa «‘suspeitas de corrupção, participação económica em negócio e falsificação’, numa nomeação para ‘prestação de serviços que foi assinada em 2015’ pelo então presidente da autarquia e atual ministro das Finanças, Fernando Medina».

Mais: «O Ministério Público acredita que o objetivo do esquema visou a angariação de dinheiro em obras públicas, com subornos de empreiteiros, para o financiamento ilícito do PS, através dos chamados sacos azuis».

Perante isto, Fernando Medina veio publicamente negar  ter conhecimento de qualquer investigação e garantir que «os processos de contratação da Câmara Municipal de Lisboa eram instruídos pelos serviços competentes para contratação, no cumprimento das normas aplicáveis».

E pronto, siga a marinha como diria o outro.

Não há mais consequências para ninguém. Nem para quem é envolvido, nem para quem é investigado, nem para quem investiga, nem para quem noticia, nem para coisa nenhuma.

Será este o novo normal?

No Brasil ou na Venezuela é. Como em Angola, em Moçambique e tantos outros países africanos emergentes. 

Basta olhar para a lista de governantes nomeados pelo Presidente Lula da Silva – e a começar pelo próprio. Tal como, aliás, já acontecia com o seu antecessor, Jair Bolsonaro. São às dúzias, se não às centenas, os processos em que são investigados por corrupção, tráfico de influências ou quejandos.

Não espanta, aliás, que ninguém fique pasmo e que se ache perfeitamente normal que José Sócrates tenha sido convidado para ir assistir à posse do novo Presidente do Brasil – ele, o único primeiro-ministro português que foi preso preventivamente e que até hoje continua sem ser julgado por uma justiça que se deixa enrolar nas suas próprias teias.

Portugal está, de facto, cada vez mais na cauda da Europa, mais longe dos países desenvolvidos e instruídos e mais próximo do corno de África e do coração da América Latina.

Porque está tudo do avesso.

Então não é que o primeiro-ministro e líder socialista queria que os futuros governantes tivessem que passar pelo crivo prévio do Tribunal Constitucional e da Procuradoria-Geral da República? 
A que propósito? 

Bem estiveram os responsáveis do TC e da PGR ao afastarem liminarmente qualquer envolvimento nas escolhas que nada lhes dizem respeito e que de modo algum cabem nas competências que lhes estão constitucionalmente cometidas.

E, vai de lá, acabou o primeiro-ministro por reduzir o mecanismo de escrutínio dos membros do seu Governo a um indecoroso inquérito que só desqualifica quem aceitar sujeitar-se-lhe.

Não é irrelevante que António Costa tenha entretanto vindo dizer que o novo mecanismo (o ridículo questionário) não se aplica  a quem já está em funções governativas, alegando que já entregaram as suas declarações de interesses.

Pois sim. Como se não tivesse querido resumir todas as polémicas a ‘casos e casinhos’ e não soubesse que o novo secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, vendeu a sua empresa há menos de dois anos ao lóbi do lixo, ou que o ministro das Finanças – que nunca sabe de nada – volta a estar envolvido em situações pouco claras.

Quanto a Fernando Medina, perante as notícias que saíram, o mínimo que se exigia é que o próprio imediatamente interpelasse a Procuradoria-Geral da República para que esclarecesse a opinião pública sobre se é ou não suspeito num inquérito crime que envolve corrupção e financiamento ilegal do seu partido.

Não chega disponibilizar-se para ser ouvido e prestar esclarecimentos.

Um ministro não pode aceitar ver a sua honra ou probidade postas em causa pelo Ministério Público sem fundamento.

Se não há suspeitas fundadas por parte do Ministério Público, a PGR não pode deixar a dúvida pairar. Se deixa, o ministro não tem condições para continuar no cargo.

Ora, quando a PGR recusa esclarecer refugiando-se no segredo de justiça...

E quando o Presidente da República acha tudo isto normal...

Já agora, Joaquim Pinto Moreira demitiu-se de vice-presidente da bancada do PSD e da presidência da comissão eventual para a Revisão Constitucional por alegado envolvimento no caso Vórtex e continua deputado?

Mas ninguém se enxerga?

 * Jornalista e empresário de comunicação 

IN "SOL" - 20/01/23 ..

 



3239.UNIÃO


EUROPEIA

 

UE/ONU
ONU alerta para a ilusão da
 redução do tráfico humano
e admite agravamento dissimulado




FONTE:  euronews

NR: Quem trafica não merece viver em liberdade.Os traficantes são todos centrais ambulantes de desumanidade, degredo com eles!

putin  HUYLO

putin é um canalha.


419-BEBERICANDO

COMO FAZER
"GIN TÓNICA COM CHÁ"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXV-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

3- CASAS DAS MÁQUINAS
Estúɗiσs que Gɾɑνɑɱ Histσ́ɾiɑ
єรtย́๔เ๏ร รค́ ๔ค ๒คภ๔єเгค



* Documentário sobre estúdios de gravação nacionais, da autoria de Rui Miguel Abreu e Eduardo Morais. 
 
Neste episódio, visitamos os estúdios Sá da Bandeira. 
Este é um estúdio de gravação analógico, localizado no centro da cidade invicta, responsável pela produção de álbuns de bandas como Capitão Fausto, Balla, Sean Riley & The Slowriders, The Last Internationale (USA), Filho da Mãe, The Glockenwise, We Trust, The Grave Dolls (ES), Throes + The Shine, entre muitos outros. 
 
Neste documentário participam João Vieira (X-Wife/ White Haus), Nuno Rodrigues (Duquesa/ Glockenwise), os fundadores João Brandão e Miguel Marques, entre outros.). 

FONTE:  Antena 3.
.
Rebeca Reinaldo
All by myself


The Voice Portugal 2022 - Final

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
127-tɾᥙϙᥙᥱ⳽ ᥴoຕ ᥴoຕɩᑯᥲ/26


FONTE:IDEIAS INCRÍVEIS

 .

3̷0̷ A̷N̷O̷S̷, 3̷0̷ H̷I̷S̷T̷Ó̷R̷I̷A̷S̷

13- Uм ρяσтεѕтσ εм Oѕѕεlα мυdσυ α ƒσямα
cσмσ ѕε тяαтα σ lιχσ εм Pσятυgαl


* Que país éramos há 30 anos? E que país construímos desde então? Conheça as 30 histórias que foram notícia no primeiro ano de emissão da SIC e o que aconteceu aos seus protagonistas nas três décadas seguintes. Uma viagem no tempo com os dados da PORDATA. 

No décimo terceiro episódio desta série «30 anos, 30 histórias» recorda-se que na madrugada de 1 de janeiro de 1993, a população de Ossela, em Oliveira de Azeméis, tomou de assalto o aterro sanitário instalado na freguesia, para protestar contra a degradação da qualidade das águas. O protesto durou 100 dias e mudou a forma como se trata o lixo em Portugal.

FONTE:  ffmspt.
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
       160) O Melhor Filme Já Feito
       Sobre SÃO PAULO


FONTE:  EntrePlanos
.

 .

B R A S I L

A REPRODUÇÃO NA ÉPOCA

DA ESCRAVIDÃO

O ESCRAVO "PATA SECA

 

 
 
FONTE: Enciclopédia Geral

 .

ASSÉDIO MORAL

A̷ L̷E̷I̷ D̷O̷ M̷A̷I̷S̷ F̷O̷R̷T̷E̷


FONTE:  Fala Portugal

NR: O CRIME COMPENSA!.

.
3319
Senso d'hoje
PAULO SANDE
ADVOGADO PORTUGUÊS
  QUESTÕES EUROPEIAS*
EX-ACESSOR DO P.R. 
PROF. DA UNIV. CATÓLICA 
Temos uma crise nacional em
 cima de uma crise europeia?



* Especialista em Questões Europeias, Doutorado em Ciência Política.


**Entrevista conduzida por ANA SÁ LOPES na rubrica "INTERESSE PÚBLICO"


FONTE:   PÚBLICO-20/01/23 .
.

Treinando para Adulto


.
.

BOM DIA

.