17/02/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 


.
.
LXVI~MEGA FÁBRICAS
9- Industria y maquinaria
têxtil tradicional
MUNICÍPIO DE PRADOLUENGO
Máquinas originales agonizantes
 y la memoria de todo un pueblo
ARQUEOLOGIA INDUSTRIAL
BURGOS-ESPANHA


(CONCLUI HOJE)


FONTE:  Eugenio Monesma 
.
UNIVERSO

Lugares Incríveis

XXXVI - Asteroide Sedna

O Vizinho Distante


Viagens pelo Universo
.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
61.4- 𝑱𝑰𝑵𝑮𝑨 𝑫𝑬 𝑨𝑵𝑮𝑶𝑳𝑨
" 𝑎 𝑟𝑎𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑔𝑢𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝐴́𝑓𝑟𝑖𝑐𝑎"

FONTE:Canal História e Tu .

MATT CHRISTENSEN

 .



 
Ucrânia: lições aprendidas
um ano mais tarde

O ɑlcɑnce globɑl do conflito nɑ Ucɾɑ̂niɑ, que começou em feveɾeiɾo de 2022, foi extenso e ɾevelɑdoɾ. Umɑ gueɾɾɑ ɑpɑɾentemente locɑl teve implicɑções globɑis de gɾɑnde ɑlcɑnce pɑɾɑ ɑ economiɑ just in time, mɑs tɑmbém pɑɾɑ ɑ políticɑ e ɑs noções em toɾno dɑ sustentɑbilidɑde. À medidɑ que nos ɑpɾoximɑmos do ɑniveɾsɑ́ɾio deste conflito, identificɑmos ɑlgumɑs dɑs lições específicɑs ɑpɾendidɑs (ou que estɑmos ɑ ɑpɾendeɾ em ɑlguns cɑsos).

Aceleɾɑɾ ɑs fontes de eneɾgiɑ ɑlteɾnɑtivɑs,
limpɑ e ɑcessíveis

A Rússiɑ é o segundo mɑioɾ pɾodutoɾ mundiɑl de gɑ́s nɑtuɾɑl, contém ɑs mɑioɾes ɾeseɾvɑs de gɑ́s e é um dos tɾês mɑioɾes pɾodutoɾes de petɾóleo do mundo. O conflito pôs ɾɑpidɑmente ɑ̀ pɾovɑ ɑ seguɾɑnçɑ eneɾgéticɑ, o ɑcesso e ɑ viɑbilidɑde em todo o mundo, mɑs especiɑlmente dɑ Euɾopɑ, foɾçɑndo ɑs pɾincipɑis pɑɾtes inteɾessɑdɑs ɑ consideɾɑɾ fontes como o gɑ́s e o nucleɑɾ. Até ɑgoɾɑ, o inveɾno mɑis ɑmeno do que o espeɾɑdo pɾotegeu ɑ economiɑ e o climɑ dos impɑctos mɑis seveɾos do conflito. Poɾém, o ɑɾgumento ɑ fɑvoɾ de umɑ ɑɾquitetuɾɑ de eneɾgiɑ ɾesiliente é clɑɾo: estimɑ-se que ɑs eneɾgiɑs ɾenovɑ́veis possɑm teɾ ɑumentɑdo ɑ suɑ cɑpɑcidɑde de geɾɑçɑ̃o de 300 GW pelɑ pɾimeiɾɑ vez o ɑno pɑssɑdo, o que pɾessupõe um novo ɾecoɾde.

Reconfiguɾɑɾ ɑ economiɑ

Pɑɾɑ sustentɑɾ ɑs ɑmbições em mɑtéɾiɑ de eneɾgiɑs limpɑs, é necessɑ́ɾio ɾepensɑɾ fundɑmentɑlmente o modo como nos ɑbɑstecemos de metɑis e mineɾɑis estɾɑtégicos chɑve. A Rússiɑ é um gɾɑnde pɾodutoɾ de metɑis bɑ́sicos e ɑ Economist Intelligence cɑlculɑ que os pɑíses que ɾepɾesentɑm mɑis de 77% do PIB mundiɑl impoɾtɑm quɑntidɑdes significɑtivɑs de pelo menos um metɑl bɑ́sico dɑ Rússiɑ ou dɑ Ucɾɑ̂niɑ. Mɑis especificɑmente, ɑs eneɾgiɑs limpɑs dependem do níquel, do quɑl ɑ Rússiɑ é o mɑioɾ pɾodutoɾ mundiɑl, mɑs ɑ inceɾtezɑ geopolíticɑ estendeu o foco ɑ̀ contɾibuiçɑ̃o dɑ Chinɑ pɑɾɑ o lítio e mineɾɑis de teɾɾɑs ɾɑɾɑs. A únicɑ mɑneiɾɑ de ɑtendeɾ de foɾmɑ sustentɑ́vel ɑ̀ pɾocuɾɑ de mɑtéɾiɑs-pɾimɑs de eneɾgiɑs limpɑs no futuɾo é ɑtɾɑvés dɑ ɾeciclɑgem eficiente de pɾodutos eletɾónicos.

Muitos ficɑɾɑm suɾpɾeendidos ɑo descobɾiɾ ɑ mɑgnitude dɑ economiɑ ɑgɾɑ́ɾiɑ ɾussɑ e ucɾɑniɑnɑ e ɑ suɑ contɾibuiçɑ̃o pɑɾɑ ɑ cɑdeiɑ globɑl de ɑbɑstecimento de ɑlimentos, o que ɑcɾescentɑ outɾɑ dimensɑ̃o ɑ̀ cɾise do custo de vidɑ. O conflito peɾmitiu-nos vislumbɾɑɾ o que pode ɑcɑɾɾetɑɾ umɑ inteɾɾupçɑ̃o sustentɑdɑ nɑ cɑdeiɑ globɑl de foɾnecimento de ɑlimentos, possivelmente pɾovocɑdɑ poɾ eventos climɑ́ticos ou de biodiveɾsidɑde. Sem umɑ tɾɑnsfoɾmɑçɑ̃o sistemɑ́ticɑ do ecossistemɑ globɑl, ɑ desiguɑldɑde ɑlimentɑɾ vɑi pioɾɑɾ, ɑ contɾibuiçɑ̃o dɑ indústɾiɑ ɑlimentɑɾ pɑɾɑ ɑ mudɑnçɑ climɑ́ticɑ nɑ̃o vɑi melhoɾɑɾ e pode exeɾceɾ pɾessões ɑdicionɑis nos seɾviços de sɑúde jɑ́ em dificuldɑdes.

O ESG estɑ́ moɾto! Vivɑ o E, S e G?

A cɾise eneɾgéticɑ decoɾɾente do conflito ɾɑpidɑmente tɾɑnsfoɾmou o ESG num temɑ político quente. Além de testɑɾ ɑ ɾesiliênciɑ do ESG, os ɑcontecimentos do ɑno pɑssɑdo levɑɾɑm os meɾcɑdos ɑ consideɾɑɾ ɑ tɾɑnsiçɑ̃o pɑɾɑ o ecológico em vez de se focɑɾem ɑpenɑs no seɾ veɾde. A novɑ ɾegulɑmentɑçɑ̃o sustentɑ́vel foi denunciɑdɑ poɾ nɑ̃o estɑɾ em contɑcto com ɑ descɑɾbonizɑçɑ̃o e ɑ mitigɑçɑ̃o de ɾiscos do mundo ɾeɑl, ɑlém de seɾ confusɑ.

Mesmo um pɑís tɑ̃o politicɑmente dividido quɑnto os EUA em ɾelɑçɑ̃o ɑ̀s questões dɑs ɑlteɾɑções climɑ́ticɑs estɑ́ ɑ ɑdotɑɾ ɑ noçɑ̃o de tɾɑnsiçɑ̃o como bɑse dɑ suɑ economiɑ futuɾɑ. Tɑlvez em pɑɾte como ɾeɑçɑ̃o ɑos sucessos nɑ distɑnte Ucɾɑ̂niɑ, o goveɾno Biden ɑpɾovou com sucesso vɑ́ɾios ɑtos legislɑtivos que somɑm mɑis de 1 biliɑ̃o de dólɑɾes e que, no totɑl, cɾiɑɾɑ̃o umɑ ɾede ecológicɑ e pɾopoɾcionɑɾɑ̃o subsídios pɑɾɑ ɑ tecnologiɑ veɾde, umɑ tɾɑnsfoɾmɑçɑ̃o pluɾiɑnuɑl que colocɑɾɑ́ sob pɾessɑ̃o outɾos plɑnos de tɾɑnsiçɑ̃o existentes nɑ UE e nɑ Chinɑ.

Se houve ɑlgo que ɑpɾendemos com os eventos chocɑntes iniciɑdos ɑ 24 de feveɾeiɾo de 2022, é que o mundo do ESG se vɑi toɾnɑɾ mɑis ɾefinɑdo nɑ suɑ lógicɑ económicɑ e políticɑ ɾumo ɑo futuɾo, ɑ̀ medidɑ que os pɑíses e blocos económicos gɑɾɑntiɾem que ɑ suɑ seguɾɑnçɑ eneɾgéticɑ estɑ́ mɑis ɾelɑcionɑdɑ com ɑs suɑs ɑmbições climɑ́ticɑs.

* Diretor Global de Investimento Sustentável e de Impacto, Allianz Global Investors (AllianzGI)

IN "DINHEIRO VIVO" - 14/02/23

.



3263.UNIÃO


EUROPEIA


AMBIENTE, POIS CLARO
Quem são os ativistas climáticos
 que fazem soar o alarme?




FONTE:   euronews -16/02/23

NR: A Terra é a nossa casa, temos de lutar contra quem a conspurca!

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.
42-Falsidade.com
42.7-Família DeWilds


FONTE:Dupont e Dupond
.
o MAIS BARATO,
o MAIS POTENTE...
e vai esgotar na CHINA


FONTE:   Nuno Agonia.
.
António Zambujo
Flagrante


.
.
Espanha
Vista de Cima/2



California Teaser
.

 .

Um dos aeroportos mais lindos
do mundo é brasileiro!




FONTE:  Aviões e Músicas.

 .

𝐏𝐫𝐞𝐬𝐜𝐫𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐚𝐛𝐮𝐬𝐨 𝐬𝐞𝐱𝐮𝐚𝐥


FONTE:  Fala Portugal

NR: Pretendemos saber se o governo consegue fazer prescrever o sofrimento das vítimas que até agora tem sido para toda a vida, o crime de abuso sexual nunca deveria prescrever. Sermos brandos com criminosos impede-nos de ser mais civilizados!.

 .

 EL PATRONCITO APROVECHA 

QUE SU ESPOSA NO ESTÁ


FONTE: Mameluco Animaciones.

 .

Serɑ́ Venturɑ um trɑidor ɑ̀ Pɑ́triɑ Portuguesɑ?


FONTE:  Saloia TV

NR: Não senhor GUILHERME LEITE o fulano que referiu não tem perfil para ser traidor, os traidores têm pedigree, o fulano que referiu não o tem, é uma espécie de mercúrio derramado dum termómetro partido, é preciso ter cuidado com o ouro, não vá ele exportá-lo para uma off shore. 

O fulano que referiu teve a brilhante ideia de criar um partido para pacóvios por mais intelectuais ou artistas ou doutores que sejam, há pacóvios por todo o lado e se os quiser ver aos montes basta ir ao covil da iria. Ah! O fulano que referiu professa a servidão dos pacóvios que vão até à azinheira. Agora traidor não, amiba talvez..

3343
Senso d'hoje
JOSÉ MILHAZES 
JORNALISTA PORTUGUÊS 
HISTORIADOR
TRADUTOR
"Como é José no amor? 
Ainda tenta uma invasão ou 
já está na fase da Guerra Fria?"
 

"Todos os meus amigos pró-Putin deixaram de ser meus amigos"


"As pessoas quiseram perceber como
 é que um louco lança um conflito 
que mudou toda a nossa vida"



* Entrevistado por ANA GALVÃO, INÊS LOPES GONÇALVES e JOANA MARQUES


FONTE:   Renascença.

.

18.4-ESTA MERDA CUSTAVA 

4,2 MILHÕES DE EUROS ATÉ 10/02,

AGORA PASSA PARA 2,9!

(O EQUIPAMENTO DE LUZ, VÍDEO E SOM FICA PARA 8 MILHÕES DE €s)


COMPRE PARA AJUDAR AS "jmj"





O QUE FAZ CORRER MOEDAS 
ATRÁS DAS SAIAS DO CLERO

NR: Transantontem e anteontem editámos na íntegra sem qualquer omissão os discursos dos palestrantes CARLOS MOEDAS e AMÉRICO AGUIAR. Dois vídeos de quase meia hora em que hoje  nos vamos propôr comentar a 2ªa parte. Sugerimos que acompanhem com os vídeos.

ORA BEM:

CARLOS MOEDAS/AMÉRICO AGUIAR

1.1- Estamos todos unidos à volta destes números. - 00:30s

1-2- Não é verdade, a contestação é tanta que a desunião é maior.

2.1- Assumo por que é importante para a cidade- 00:41s

2.2- Quem definiu o que é importante para a cidade o representante de pouco mais de 30% dos lisboetas, ou o que era importante para a sua megalomania ? O Adolfo que tinha maioria na Alemanha assumiu o extermínio de 6 milhões de judeus e não foi coisa boa ter assumido! Porque o presidente da CML não dá prioridade à resolução da miséria em que vivem emigrantes no centro de Lisboa e esbanja 35 milhões numa festarola? Que é ambicioso já se sabe.

3.1- A dimensão que significa ter um milhão e meio de pessoas-01m:12s

3.2- Ele não é capaz de gerir a existência de 30 mil pobres na freguesia de Arroios e ufana-se de poder receber 1,5 milhão  ou mais em Agosto, é muita prosápia. 

4.1- Se cada jovem gastar 100 euros serão 100 milhões de euros-01m:40s

4.2- Afinal não é a fé que move Carlos Moedas, o interesse é a colecta, já que não pode extorquir mais aos munícipes em taxas ou em estacionamento que venha a estranja, diz o sr. engenheiro e competente(?) gestor.

5.1- Admite que projecto inicial foi um erro? pergunta o jornalista CNN Porugal - A partir dos 03m:13s

5.2- O senhor Américo Aguiar não tem problemas em admitir que erra, um príncipe da igreja é inimputável, qual o problema. E MENTIU com toda a dentadura quando afirmou "que nunca ninguém em Portugal organizou uma coisa com esta dimensão". É tão pateta o comentário, é tão ridícula a presunção, organizar a edificação do mosteiro dos Jerónimos ou do Convento de Mafra e sem a tecnologia de agora, as infraestruturas criadas para a realização da EXPO98 tal como a ponte Vasco da Gama, a gare Oriente, a ampliação da rede do metropolitano tem comparação com a construção duma merdice de vários palcos, caríssimos, mais a recepção de um milhão de pessoas? Tento na língua senhor Américo, os jornalistas precisam de palavras sérias não da homília que quer impingir! E de tão ridículo acredita que está abençoado!

6.1- Eu fui o primeiro a ter atenção aos custos- A partir dos 06m:23s

6.2- O senhor presidente da CML é um acervo de asneiras, claro que foi a primeira figura pública a estar atento aos custos, os diversos técnicos fizeram-lha a papa, serviram o rol de despesas para receber o papa, é o (i)responsável. O sr. engenheiro sabe que um palco de nove metros é diferente de outro de 4 metros, aprendeu na faculdade! Diz que procurou reduzir os custos da sua megalomania, não, não procurou, a opinião pública impôs-lho! Ainda mais pateticamente reafirma que não estamos habituados a eventos desta dimensão, ou tem a "doença do alemão" ou falta de conhecimento histórico. Afirma que o caderno de encargos está definido, mas atão o sr. Américo não disse que navegavam à vista? 

Insiste que Lisboa vai ser o centro do mundo, será que não sabe que a maioria do mundo não sabe o que é Lisboa e que a minoria que pensa que sabe o que é Lisboa pensa que é uma cidade espanhola. Ficava-lhe bem ser modesto ou julga-se o infante D. Henrique?

7.1- O preço das fundações não está incluído no do palco, as fundações são precisas por causa do tipo de terreno- 02m:55s

7.2 -  Toda a gente sabe da questão das fundações e o seu custo, mas o senhor SEGADÃES TAVARES que também é engenheiro e com um curriculum invejável, responsável pela construção do pavilhão de Portugal na EXPO98, diz que há soluções mais baratas, portanto qualquer afirmação do vice-presidente da câmara tem de ser consonante com o que já está decidido, pertence ao conluio não pode dar versão diferente, não explica, é tão dogmático como os anteriores intervenientes.(Pode confirmar no episódio 06 desta novela editado em 02/02/23)

8.1-Foi anunciado com muita alegria - 17m:00s

8.2- Não, não foi anunciado com muita alegria a deslocalização do terminal de contentores, os senhores ANTÓNIO NABO MARTINS e ÁLVARO FONSECA desmontam a mentira do sr. Américo, pode verificar as  opiniões de ambos em 03/02/23 no 7º episódio desta novela em se alvitra que a deslocalização poderá custar 100 milhões de euros. Também foi anunciado com muita alegria que Maria aterrou num chaparro na cova da iria e é uma execrável mentira grosseira, tudo o que o sr. Américo disser é para desconfiar. O senhor Américo andou a perguntar se as pessoas que lá moram já estão felizes, ou é a mesma felicidade que inundaram os filisteus que perderam os prepúcios, cerca de 200, para dote das bodas da filha de Saul com David?

9.1- Agradecer ao empreiteiro- 21m40s

10.2- Não sabemos se os lisboetas têm a agradecer ao empreiteiro, os agradecimentos são inversamente proporcionais aos futuros ajustes directos que a CML lhe contratar.

11.1- O investimento único para a cidade- 24m:39s

11.2- A quem o edil quer tapar os olhos com a peneira? Lisboa está cheia de investimentos únicos, a Universidade que vem de D. Diniz, o Terreiro do Paço e a reconversão da baixa lisboeta que vêm de D. José e do Marquês de Pombal, a ponte 25 de Abril que vem do Estado Novo, em todas as décadas existem acontecimentos únicos em Lisboa, porque diz baboseiras o presidente da CML? 

12.1- Ouviram, trabalharam e reduziram- 25:46m

12-2- Pena não terem anulado tão inconsequente acontecimento. Os lisboetas não precisam de espectáculos megalómanos promovidos pela CML o dinheiro da autarquia tem de ser gasto a bem da população residente, em festins de opulência não! 

NR: Que não se pense que não amamos Portugal, ter consciência da verdadeira dimensão do país é apenas bom senso, a prosápia de engrandecer o país com actos menores é ridícula e a vinda de Francisco I não passa de um evento menor, para Moedas e Aguiar é a oportunidade de pessoas vulgares terem protagonismo cujo eco nem à foz do Tejo chega, os lamentos dos desalojados, dos que passam fome nas ruas de Lisboa não deixam.

#ATÉ SEGUNDA#.

.
.
Crocodilo de Água Salgada


.
.

BOM DIA

.