04/01/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

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181-SUBTILEZAS

Esqueça-se menos das coisas


RESUMO ANIMADO

FONTE:Minutos Psíquicos

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 I-DANCERS

1-CAROLINE PAGNANO

1.3-FOLI



 FONTE: Caroline Pagnano

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MINUTOS DE
CIÊNCIA/314
BOLSONARO vs. CORONAVÍRUS

DESAFIO VIRAL DE MATEMÁTICA 



FONTE:  Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

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LI- MEGA MÁQUINAS

6-Gruas gigantes

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:shivaka1

ANA PAULA LABORINHO

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Doze desejos para o novo ano

"Não é um mundo novo, o que a pandemia nos promete.
É o nosso mundo, o mesmo, que se pôs entre parênteses." 
José Gil, O tempo indomado (2020)

O calendário que adotámos, e é partilhado por quase toda a Humanidade, mesmo conservando os calendários próprios, traz-nos a cada ano a esperança de um novo ciclo e o desejo de que seja melhor, o que tem especial significado neste tempo que nos foi dado viver. A nossa tradição meio séria, meio folgazã recomenda doze passas a serem engolidas com as doze badaladas junto com doze desejos. Quase a finalizar 2020, que ficará marcado por uma pandemia que alterou as nossas vidas, escutamos balanços e expectativas que também aqui trago sob a forma de doze desejos.

Primeiro Desejo. Espero que não esqueçamos o que vivemos e possamos aproveitar as lições (são muitas) sobre a nossa fragilidade, a importância de ser humano e a força de trabalharmos em conjunto. Evoco neste ponto a personagem de Saramago, Blimunda Sete-Luas, possuidora de poderes extraordinários que lhe permitiam ver o que estava dentro dos corpos e, assim, juntar as vontades de homens e mulheres que fizeram voar a passarola do Padre Bartolomeu de Gusmão, o que também serve para representar a capacidade humana para construir conhecimento e transformar o mundo.

Segundo Desejo. A esperança chegou à Europa ainda antes do fim do ano com uma vacina distribuída a todos os Estados-membros de forma proporcional e que começou a ser administrada quase no mesmo dia. Foi uma grande vitória da União Europeia e ficou demonstrado o valor de uma comunidade, único meio que permitiu evitar os egoísmos dos mais ricos e mais poderosos. Mas este grande feito europeu não nos pode fazer esquecer outras comunidades que terão maior dificuldade em aceder à vacina. Ao longo dos últimos meses, várias campanhas apelaram à vacina para todos e foi criada a COVAX, um mecanismo global de aquisição conjunta e distribuição equitativa de vacinas. Este mecanismo que integra a OMS prevê doses para pelo menos 20% da população mundial e vacinas entregues assim que disponíveis, o que permitirá - esperamos - acabar rapidamente com a fase aguda da pandemia.

Terceiro Desejo. Todos os indicadores são unânimes em prever que a pandemia trará mais desigualdades e aumentará a pobreza, fazendo recuar muitas das conquistas alcançadas. A Agenda 2030 continua a ter como principal desígnio a erradicação da pobreza e, por isso, é importante que as regiões mais frágeis não sejam esquecidas, incluindo aquelas que, nas últimas décadas, conseguiram sair de limiares de pobreza para o rótulo de países de renda média, mas que rapidamente regressarão ao ponto de partida se não puderem contar com o apoio internacional. É, também, importante que essas regiões valorizem cada vez mais a cooperação entre si, e refiro particularmente África e América Latina, partilhando experiências e até dando um salto qualitativo nos seus desenvolvimentos.

Quarto Desejo. Por essa razão, é fundamental que, depois de centrarmos a nossa preocupação e ação na saúde, passemos à educação e à qualificação. Não conseguiremos reconstruir economias e tecido social sem uma educação que também ela olhe para o futuro e aprenda com ele. Não é desejável regressar aos modelos conhecidos e o desafio que se coloca é uma nova escola que não se reduz a um espaço e se estende à comunidade.

Quinto Desejo. Nos últimos meses, acompanhámos com expectativa os avanços da ciência para produzir uma vacina eficaz que nos permitisse regressar às nossas vidas. Importa não esquecer que partimos do desconhecido, sem certezas sobre a possibilidade de alcançar a vacina, com avanços e recuos, mas com uma vontade inabalável de encontrar soluções. Mobilizaram-se meios como nunca havia acontecido. Mas este não será o último vírus e importa manter o investimento na ciência, a formação de novos cientistas, a colaboração entre laboratórios e, sobretudo, produzir conhecimento para o bem coletivo.

Sexto Desejo. A cultura foi um dos setores mais afetados e é tempo de perceber o seu valor. A UNESCO acaba de publicar os indicadores temáticos para a Cultura na Agenda 2030 que vão da importância no PIB de cada país, à relevância na coesão social e nos processos participativos, à importância económica e coletiva do património ou às competências que desenvolve, e são cada vez mais valorizadas na empregabilidade. Regressemos à cultura e às artes.

Sétimo Desejo. Não esquecer o ambiente, porque a pandemia é um parêntese que ocupou as nossas mentes, mas os restantes problemas permanecem e as alterações climáticas podem obrigar-nos a maiores mudanças do que aquelas que vivemos. Importa que nos empenhemos em evitar outras catástrofes. É uma boa notícia o regresso anunciado dos EUA ao Acordo de Paris.

Oitavo Desejo. Importa também que as Nações Unidas reforcem o seu papel internacional, bem como as diversas agências que a integram, cada uma cometida a uma dimensão que nos é essencial: da OMS ao PNUD, do ACNUR à UNICEF, da OIT à UNESCO. Sabemos como é difícil encontrar consensos, mas as Nações Unidas são uma esperança de que não podemos prescindir e também aqui o novo ano pode trazer boas notícias.

Nono Desejo. A pandemia veio ensinar o valor do multilateralismo, contrariando os que o davam como desnecessário. Trabalhando em conjunto conseguimos minorar as dificuldades, encontrar caminhos e partilhar soluções. A Organização de Estados Ibero-americanos ou a Comunidade de Países de Língua Portuguesa encontraram novos meios de ação, e a opinião geral é que houve avanços significativos. Que esse movimento dentro e entre organizações prossiga!

Décimo Desejo. É ainda da maior importância que a Presidência Portuguesa da União Europeia seja um êxito. O lema escolhido «Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital» remete para o combate aos efeitos da pandemia, mas também para o pilar dos direitos sociais como marca distintiva de uma Europa solidária. Destaco, porém, a terceira prioridade enunciada: reforçar a autonomia estratégica de uma Europa aberta ao mundo. Portugal tem essa capacidade de se abrir ao mundo e dialogar com outras regiões e, por isso, há também aí uma esperança que se projeta nesta Presidência portuguesa.

Décimo Primeiro Desejo. E a espera que nos anima é aquela que nos faz celebrar a vida, "Gracias a la vida", como cantou a chilena Violeta Parra, canção popular que nos ensina a valorar todos os momentos. Cantemos e celebremos!

Décimo Segundo Desejo. Sem nunca esquecer e refletir sobre o que aprendemos neste tempo de incertezas. O mundo é o mesmo, mas a solidariedade pode ser maior.

* Diretora em Portugal da Organização de Estados Ibero-americanos - OEI

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 30/12/20

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2504.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
O PAÍS PRECISA MAIS DA
 CIÊNCIA DO QUE DA CRENDICE!




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VI Enigmas Revelados

Stonehenge na América/1


  thehistorydocumentarios
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3. Viagens Maravilhosas
de Comboio
3.2 - Atravessando o PANAMÁ 



FONTE:  DW Documental

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Íris Silva

Flor sem tempo


The Voice Portugal - Gala

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Portugal bem português

IX-A CANTIGA ERA UMA ARMA
6-A HISTÓRIA QUE NOS TOCA



* Um documentário sobre a chamada música "de intervenção" ou "de protesto" que se seguiu ao 25 de abril de 1974 Com o 25 de Abril e os meses que se seguiram, a chamada música "de intervenção" ou "de protesto" atingiu o seu apogeu. Músicos e poetas puseram-se ao serviço dos novos tempos revolucionários e meteram-se à estrada, de norte a sul do país, para levar a toda a população a mensagem libertadora anunciada pelos capitães no "dia inicial inteiro e limpo". 
Mensagem que cada um interpretava à sua maneira, dedicando-se de corpo e alma a difundi-la apesar das condições precárias em que se organizavam os espetáculos musicais. Com autoria e realização de Joaquim Vieira, A Cantiga É uma Arma reconstitui toda essa atmosfera, única e irrepetível, a partir do ponto de vista dos que a viveram, contando com os depoimentos inéditos de Carlos Alberto Moniz, Ermelinda Duarte, Fausto, Fernando Tordo, Francisco Fanhais, José Jorge Letria, José Mário Branco, Luís Cília, Manuel Freire, Maria do Amparo, Paulo de Carvalho, Samuel e Sérgio Godinho, além do registo feito na época, em som e imagem, de cerca de meia centena de canções. 
 
Ficha Técnica Título Original: A Cantiga Era Uma Arma 
Realização: Joaquim Vieira 
Produção: Nanook 
Autoria: Joaquim Vieira Ano: 2014

** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Campos PT
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ESPECIAL 2020 

A natureza sofreu mais do que nunca


FONTE:  EFE BRASIL

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MACAU

35- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
Macau e os Impérios


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

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Museu da Pedra
PEDRA DE ANÇÃ
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/21


FONTE:  Camões TV

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258-NO GINÁSIO

 Exercícios de 1 Minuto para perder 
  a gordura da barriga e tonificar a cintura



FONTE:  Roberta's Gym Brasil 
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2571
Senso d'hoje
CRISTINA GUERRA
GALERISTA PORTUGUESA
 MARCHAND DE ARTE
Hoje há muita falta de profissionalismo
nos anos 90 era pior! 







FONTE:  Screen
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O Canto do Saci


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BOM DIA


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𝟣-ᖇᥱtᥲꙆᖾo⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
XI-ℬ𝒶𝓁𝓁𝑒𝓉 ℛ𝑜𝓈𝑒
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VIDAS PROÍBIDAS



Ballet Rose - Vidas Proibidas foi uma série de televisão portuguesa produzida pela NBP em 1997 e exibida pela RTP 1 em 1998, que tinha como cabeça de cartaz a actriz Sofia Alves, que protagonizava cenas íntimas na série. Esta baseava-se no escândalo que rebentou em 1967 em Portugal, em que diversos homens ligados às mais altas cúpulas do Estado Novo participavam em orgias com crianças entre os 8 e os 12 anos e em práticas de sado-masoquismo, as quais levaram à morte de, pelo menos, uma mulher.

* Este episódio tem alguns defeitos de sonorização.

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27-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝐼𝒳-𝑆𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒, 𝑂 𝑀𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐴𝑚𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠, 𝑆𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑑𝑒 𝑂𝑙𝑖𝑣𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒́ 𝑠𝑖𝑛𝑜́𝑛𝑖𝑚𝑜 𝑑𝑒 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎, 𝑎𝑢𝑡𝑒𝑛𝑡𝑖𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝑐𝑜𝑟𝑎𝑔𝑒𝑚. 𝐴𝑟𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑙𝑒𝑡𝑎, 𝑛𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑎𝑏𝑟𝑎𝑐̧𝑜𝑢 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑡𝑒 𝑜𝑓𝑖́𝑐𝑖𝑜𝑠, 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑎𝑜𝑠 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑓𝑖𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑙𝘩𝑒 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑜𝑢. 𝑆𝑒𝑚 𝑡𝑒𝑚𝑒𝑟, 𝑜𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜, 𝑑𝑒𝑠𝑏𝑟𝑎𝑣𝑜𝑢 𝑐𝑎𝑚𝑖𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑒 𝑓𝑒𝑧-𝑠𝑒 𝑜𝑢𝑣𝑖𝑟 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑒𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑎𝑑𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎 𝑎̀𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑣𝑜𝑧.

𝐹𝑜𝑖 𝑗𝑜𝑟𝑛𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎, 𝑙𝑜𝑐𝑢𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑔𝑟𝑎𝑚𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑙𝑒𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜 𝑒 𝑟𝑎́𝑑𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑣𝑜𝑧, 𝑝𝑜𝑠𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑒́𝑟𝑔𝑖𝑐𝑎, 𝑎 𝑓𝑖𝑛𝑡𝑜𝑢. 𝐿𝑢𝑡𝑜𝑢 𝑒 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒𝑣𝑖𝑣𝑒𝑢; 𝑟𝑒𝑔𝑟𝑒𝑠𝑠𝑜𝑢 𝑎̀𝑠 𝑐𝑎𝑛𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑛𝑜𝑡𝑎𝑏𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑟𝑎𝑚, 𝑎𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑒𝑡𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑜𝑣𝑒𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑎 𝑐𝑢𝑗𝑎 𝑜𝑏𝑟𝑎 𝑐𝑒𝑑𝑒𝑢 𝑎 𝑎𝑙𝑚𝑎, 𝑎𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑙𝑐𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑎𝑚𝑎𝑣𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑐𝑎𝑛𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑒 𝑎𝑐𝑡𝑟𝑖𝑧, 𝑎𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑝𝑙𝑎𝑢𝑑𝑖𝑎 𝑎 𝐴𝑟𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑒 𝑎 𝑀𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟.

𝐴𝑜𝑠 𝟽𝟿 𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑆𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑑𝑒 𝑂𝑙𝑖𝑣𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑎𝑖𝑛𝑑𝑎 𝑡𝑒𝑚 𝑠𝑜𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑟𝑒𝑡𝑖𝑧𝑎𝑟 𝑒 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑎𝑠 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑙𝘩𝑎𝑟. 𝐴 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑟 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑖𝑐𝑜́𝑛𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 “𝐷𝑒𝑠𝑓𝑜𝑙𝘩𝑎𝑑𝑎”, “𝑆𝑜𝑙 𝑑𝑒 𝐼𝑛𝑣𝑒𝑟𝑛𝑜”, “𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑃𝑎𝑙𝑎𝑣𝑟𝑎 𝑆𝑎𝑢𝑑𝑎𝑑𝑒” 𝑒 “𝑇𝑎𝑛𝑔𝑜 𝑅𝑖𝑏𝑒𝑖𝑟𝑖𝑛𝘩𝑜”, 𝑆𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑑𝑒𝑠𝑣𝑒𝑛𝑑𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑒, 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑧, 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑔𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑢𝑏𝑙𝑖𝑐𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑐𝑟𝑒𝑑𝑖𝑡𝑎, 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑖𝑛𝑜, 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎 𝑢𝑚 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑟𝑖𝑛𝘩𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒𝑠𝑒𝑠.

𝑀𝑎𝑠, 𝑆𝐼𝑀𝑂𝑁𝐸, 𝑂 𝑀𝑈𝑆𝐼𝐶𝐴𝐿 𝑒́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑢𝑚 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑛𝑜𝑚𝑒 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑜, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎, 𝑟𝑒𝑐𝘩𝑒𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑜𝑛𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑉𝑎𝑟𝑒𝑙𝑎 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎, 𝐴𝑟𝑦 𝑑𝑜𝑠 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠, 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑚𝑜 𝑒 𝐷𝑎𝑣𝑖𝑑 𝑀𝑜𝑢𝑟𝑎̃𝑜 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑒́ 𝑝𝑎𝑢𝑡𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑚𝑢́𝑠𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝘩𝑢𝑚𝑜𝑟.

𝐸𝐿𝐸𝑁𝐶𝑂:

𝑆𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑑𝑒 𝑂𝑙𝑖𝑣𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝐹𝐹, 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑅𝑎𝑝𝑜𝑠𝑜, 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐴𝑏𝑟𝑒𝑢, 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑎 𝐴𝑛𝑑𝑟𝑖𝑛𝑜, 𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝑃𝑒𝑟𝑛𝑎𝑠, 𝑅𝑢𝑏𝑒𝑛 𝑀𝑎𝑑𝑢𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑆𝑎𝑙𝑣𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑁𝑒𝑟𝑦, 𝑆𝑖𝑠𝑠𝑖 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖𝑛𝑠, 𝑆𝑜𝑟𝑎𝑖𝑎 𝑇𝑎𝑣𝑎𝑟𝑒𝑠

𝑀𝑢́𝑠𝑖𝑐𝑜𝑠:

𝐻𝑒𝑙𝑑𝑒𝑟 𝐺𝑜𝑑𝑖𝑛𝘩𝑜 - 𝑎𝑠𝑠. 𝑑𝑖𝑟. 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙/𝑝𝑖𝑎𝑛𝑜 
𝑀𝑖𝑔𝑢𝑒𝑙 𝐴𝑚𝑎𝑑𝑜 - 𝑏𝑎𝑖𝑥𝑜/𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑖𝑥𝑜 
𝑅𝑖𝑐𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐵𝑎𝑟𝑟𝑖𝑔𝑎 - 𝑔𝑢𝑖𝑡𝑎𝑟𝑟𝑎 
𝐷𝑎𝑣𝑖𝑑 𝐽𝑒𝑟𝑜́𝑛𝑖𝑚𝑜 - 𝑏𝑎𝑡𝑒𝑟𝑖𝑎

𝐸𝑞𝑢𝑖𝑝𝑎 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎:

𝑇𝑒𝑥𝑡𝑜 𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑒𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑇𝑖𝑎𝑔𝑜 𝑇𝑜𝑟𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎 
𝐷𝑖𝑟. 𝑀𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑅𝑒𝑛𝑎𝑡𝑜 𝐽𝑢́𝑛𝑖𝑜𝑟  
𝐶𝑒𝑛𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑡𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝐴𝑚𝑎𝑟𝑜 
𝐹𝑖𝑔𝑢𝑟𝑖𝑛𝑜𝑠 𝐷𝑖𝑛𝑜 𝐴𝑙𝑣𝑒𝑠  
𝐷𝑒𝑠𝑒𝑛𝘩𝑜 𝑑𝑒 𝐿𝑢𝑧 𝑃𝑎𝑢𝑙𝑜 𝑆𝑎𝑏𝑖𝑛𝑜  
𝐶𝑜𝑟𝑒𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎 𝑃𝑎𝑢𝑙𝑜 𝐽𝑒𝑠𝑢𝑠  
𝑉𝑜𝑐𝑎𝑙 𝐶𝑜𝑎𝑐𝘩𝑖𝑛𝑔 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑖𝑛𝑐𝑎𝑠 
𝐹𝑜𝑡𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎 𝑑𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑡𝑎𝑧 𝑅𝑢𝑖 𝐹𝑖𝑔𝑢𝑒𝑖𝑟𝑒𝑑𝑜 
𝐴𝑠𝑠𝑖𝑠𝑡𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑒𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑆𝑎𝑙𝑣𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑁𝑒𝑟𝑦

FONTE: Verbos Inúmeros