24/11/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

S U B W A Y



* Obrigada JVA por esta atitude

.
.
168-ARTE ARRISCADA
SALDAR CUENTAS/1

Intérpretes:
Izealli Salazar, 
Rosa Gutiérrez
Tiffany Orzoco
Carolina Lagunes
Direcção/Coreografia
Javier Barsuto
Local:
Teatro Socorro Astol




FONTE:  culturasinaloa
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/25

25.4-A Ferrovia Mais Alta do Mundo




FONTE: L Oliveira .
.
XVII - DITADORES
3- XI JINPING
ASCENÇÃO E DOMÍNIO




FONTE:   Bernardo P Küster 
.
.
Desafio em Dose Dupla
11.2- Cemitério do Pacífico


   Documentários Br
.

PEDRO NORTON

 .




A força e 

a fragilidade da decência 

É difícil sustentar que não se criaram fissuras brutais nos fundamentos imateriais da democracia. 
.
Quando Donald Trump foi eleito, em 2016, muitos se perguntaram se o edifício demoliberal americano resistiria a quatro anos de ataques e tentativas de subversão por parte do próprio Presidente. Estive sempre do lado dos que acreditaram que assim seria. Escrevi então que “a democracia americana é adulta e institucionalizada. Edificada no século XVIII para reinventar a experiência ateniense sob forma representativa, nasceu fortemente influenciada pelo pensamento político liberal, consagrou direitos fundamentais e fez da separação de poderes a sua trincheira contra a tirania. Tem – já o provou várias vezes – instituições e cultura política suficientemente sólidas para lidar com situações extremas. Inclusivamente com a destituição de presidentes que ameacem o funcionamento do edifício demoliberal”.

Quatro anos passados, apesar do esforço de colonização do Supremo com juízes conservadores, apesar da instrumentalização do Departamento de Justiça, apesar da transformação do Senado e do Partido Republicano em caixas-de-ressonância do (ainda) Presidente, apesar dos esforços para desacreditar os média (que lamentavelmente cederam à tentação de entrar no jogo político), dir-se-ia que, no essencial, tive razão. Trump foi derrotado em eleições democráticas e livres e, com mais ou menos espernear, acabará apeado do poder.

Infelizmente, julgo que o veredito não é assim tão linear. Errei, pelo menos parcialmente, na minha análise. E errei porque pensei então sobretudo nas instituições formais e no edifício constitucional que, repito, no essencial e apesar de todos os ataques, continuam de pé. Mas a democracia liberal é muito mais do que isso. Arrisco mesmo a dizer que os seus pilares fundamentais são mesmo os seus pilares imateriais. A urbanidade, a decência, a moderação mínima, o respeito pela ideia da verdade, o respeito pelas regras não escritas (por exemplo, da transição pacífica de poderes) estão longe de ser pormenores. São o cimento cultural e social que mantém de pé o grande edifício demoliberal e são os grandes garantes da sua sustentabilidade. Ora, é difícil sustentar que não se criaram fissuras brutais nestes fundamentos imateriais da democracia. A verdade é que se normalizou o insulto, a grosseria, o desrespeito institucional, a desvalorização dos factos, do respeito pelos rituais e pelos costumes democráticos mais básicos (vale a pena ouvir o discurso de derrota de John McCain, assim como vale a pena ouvir o elogio fúnebre que lhe dirigiu Barack Obama para que se perceba a dimensão do abismo que se abriu). E a verdade é que não será fácil reconstruir este legado secular. Precisamente porque não está cristalizado em códigos, porque não depende de decretos ou de emendas constitucionais. Foi-se sedimentando ao longo de gerações, sem um guião fixo ou predeterminado.

A par da humildade e da capacidade de escutar os anseios (muitos deles legítimos) dos quase 70 milhões de americanos que ainda escolheram votar em Donald Trump, este será um dos maiores desafios de Joe Biden. Posso estar, uma vez mais, enganado. Mas estou otimista. Não descuro a enormidade da tarefa, mas julgo que o Presidente eleito será uma agradável surpresa. Mais do que carisma, mais do que excelência retórica, mais do que o ímpeto da juventude, a tarefa reclama uma liderança decente, sensata e empática. 

IN "VISÃO" - 23/11/20

.


..


2463.UNIÃO


EUROPEIA

ESPANHA



* É uma brecha pintada no hospital de Vadecilla (Santander) em recordação aos mortos pela Covid19 e, em homenagem a todos funcionários da Saúde . O artista chama-se Pejac e apelidou a arte que aplicou  de 'Banksy'.

* Bem haja JCS por esta comovente arte

.
.
306-BEBERICANDO


COMO FAZER
"LAPADA"
.
X-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

9- A PESTE NEGRA




FONTE:  Professor Henry Sales 

.
.

Luís Trigacheiro vs Tiago Silva


The Voice Portugal - Batalhas

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
14-ᙅoຕo ᥲꙆᥲɾɠᥲɾ ᥴᥲꙆᥴ̧ᥲ⳽


FONTE: UNIVERSO FEMININO

 .

Europa ensaia primeiros passos 

 para o desconfinamento


FONTE:  euronews

.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰

48)  Celebrando o Final INESQUECÍVEL
de 'O Gabinete do Dr. Caligari'


FONTE: EntrePlanos
.

 .

Hand Washing Steps 

from the 1960's

Vintage Nurses




FONTE:   glamourdaze

.

 .

PROFISSIONALISMO




.
.

2530
Senso d'hoje
JOANA MARQUES
 HUMORISTA, RADIALISTA
 ANÁLISE SOCIAL
Sete dias de Cristina




* Programa da Renascença "EXTREMAMENTE DESAGRADÁVEL"

.
.

 ADORO PICNICS


.
.

BOM DIA

.


CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱-Aᥒƙɩto ᥱ Gɾᥲᥒᑯᥱ OtᥱꙆo

FONTE: É Arquivo é Canal 8