04/01/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.
218-ARTE ARRISCADA
NUDE

Intérpretes:
Michael Haflinger, Luis Memmota, Pedro Alves, Racheel Arebu, 
Paul Arebu, Mickey Ayers, 
Reve Terbors, Faizah Grootens, 
Ana Teixio, Sheron Kuno, 
Kjersti Haus, Catalina Zop
Direcção e Concepção:
Winke
Coreografia:
Tomaso Di Battista
 e dançarinos



FONTE:   WINKE
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/33

33.3-Ponte Akashi Kaikyo


FONTE: Eduardo MB
.

 .

II-λ βλΤλLHλ DO CHILΣ

7-O Gσlρε dε Σѕтαdσ


* SINOPSE: Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, A Batalha do Chile é o resultado de seis anos de trabalho do cineasta Patrício Guzmán. Dividido em três partes (A insurreição da burguesia, O golpe militar e O poder popular), o filme cobre um dos períodos mais turbulentos da história do Chile, a partir dos esforços do presidente Salvador Allende em implantar um regime socialista (valendo-se da estrutura democrática) até as brutais conseqüências do golpe de estado que, em 1974, instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet. Essa edição especial se completa com outros dois documentários: Patrício Guzmán: um história chilena, sobre a trajetória única do autor de A Batalha do Chile e A resistência final de Salvador Allende, uma reconstituição dos últimos momentos de Allende antes do golpe. "Salvador Allende põe em marcha um programa de profundas transformações sociais e políticas. Desde o primeiro dia a direita organiza contra ele uma série de greves enquanto a Casa Branca o asfixia economicamente. Apesar do boicote, em março de 1973 os partidos que apóiam Allende obtêm mais de 40% dos votos. A direita compreende que os mecanismos legais já não servem. De agora em diante sua estratégia será o golpe de estado. A batalha do Chile é um documento que mostra, passo a passo, esses acontecimentos que comoveram o mundo". Patricio Guzmán

** Este documentário foi retirado do site da Juventude Comunista Brasileira, a lista dos prémios que são atribuídos ao filme é de excelência, fica claro que o trabalho é datado mas sem memória não há história como diz o saudoso JOSÉ AUGUSTO FRANÇA

.

.
A Grande Catástrofe/ X

Grandes Catástrofes/2


  Origens NT

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

JOANA PETIZ

 .




Ano novo hoje, vida 

nova daqui a 30 dias

Na viragem do calendário daquele que para muitos de nós parece ter sido o 24.º mês de um ano de 2020 de má memória, é a esperança no regresso à vida que marca este primeiro dia de 2022. Esperança alimentada em muito pela aparente transformação da pandemia em endemia - com conhecimento, vacinação e medicamentos iminentes como fatores-chave. Basta ver que, se os contágios de covid batem recordes diários, os casos graves e as mortes estão numa fração da fasquia de há um ano, quando em vez dos mais de 28 mil casos diários atuais lidávamos com 6 mil, mas registávamos três vezes mais doentes internados do que hoje e cinco vezes mais mortes.

A esperança que o novo ano traz, porém, vai muito além da covid. Materializa-se na adoção de políticas que permitam finalmente ao país andar para a frente, com foco no investimento, na produtividade e no valor acrescentado que fique em Portugal. Que permitam a criação de oportunidades de trabalho reais e com mais-valia - e não à boleia de emprego público numa altura em que a digitalização deveria estar a emagrecer o Estado -, com salários que permitam segurar aqui o talento português e atrair o estrangeiro, num momento em que a concorrência com outros países europeus é maior do que nunca. Não só em nome do crescimento do país mas também pela necessidade de inverter a pirâmide, rejuvenescendo já com imigração qualificada - mas também apostando em políticas de verdadeiro incentivo à natalidade - um país que já tem duas vezes mais idosos do que jovens e que tem de saber evitar o destino que se antecipa para daqui a duas décadas de ser o mais envelhecido da União Europeia. E a um prazo não muito mais alargado, o risco de ser um país que deixará morrer, com o povo, a nossa cultura e a nossa História.

O virar de página poderá acontecer em 30 dias, com o resultado das legislativas antecipadas - e, mais até, dos acordos parlamentares que permitirem governar numa até agora mais que certa minoria, com estabilidade. Os portugueses têm de exigir com clareza que essa aposta se faça pelo lado da criação de condições de prosperidade e não contra as empresas, criadoras de riqueza e de emprego, garante de melhores condições e qualidade de vida para as famílias. Pela adoção de políticas que permitam fazer, agir, construir, removendo barreiras e pondo fim a discussões intermináveis. Pela capacidade de reformar o que há demasiado tempo identificámos como lesivo do crescimento - carga fiscal penalizadora, nomeadamente do trabalho, burocracia, legislação complexa, justiça morosa e inacessível para muitos. E sobretudo pelo já tardio emagrecimento de um Estado que é alimentado por cada um dos portugueses, que cada vez pagam mais por pior serviço público.

É isto que temos de desejar da nova vida do país, que virá depois de dia 30 de janeiro.

* Jornalista, directora

IN "DINHEIRO VIVO" - 01/01/22 

 .


2858.UNIÃO

EUROPEIA

 
LITUÂNIA  
Ilhéus artificiais alimentam-se de lagoas... 
e deixam-nas mais limpas



FONTE:   euronews
.

364-BEBERICANDO

COMO FAZER
"GREEN ISLAND"
60ml - Vodka

20 ml - Suco de Limão siciliano

150ml - Suco de Abacaxi
20ml - Licor de Menta


FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XX-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

2-VIVER NA SELVA
EL MANU - PERU



* Este documentário não reporta a uma viagem turística, é mesmo a vida na selva, conhecê-la e amá-la, é a nossa proposta para esta escolha.


FONTE:   DARIO HERREROS
.
.
Beatriz Cepeda

"All I Want"


The Voice Portugal 2021 - Gala

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
72-ᙅoຕo Ꙇɩຕρᥲɾ o ຕɩᥴɾo-oᥒᑯᥲ⳽


FONTE:Dicas de fátima

 .

Família Trump convocada a depor

(Família leia-se Mafia)


FONTE:   AFP

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
106) O Filme de TERROR
Perfeito Pra Ver No Natal



FONTE:  EntrePlanos
.

 .

ERA VITORIANA

Por que as mulheres usavam 

cabelos tão longos?



FONTE:  Diário de Biologia & História
.

 .

TERÁ ASSINADO?

.

.

2935
Senso d'hoje
THOMAS BARFIELD 
ANTROPÓLOGO AMERICANO
PROF. UNIV. DE BOSTON
AFEGANISTÃO 
Como se joga o futuro?



Nesta entrevista no [IN] Pertinente, o especialista em assuntos afegãos comenta o regresso dos talibans ao poder e a importância geopolítica do país no xadrez da Ásia Central.
A moderação é do jornalista Pedro Pinto.

FONTE:  ffmsp
.
.
Tartarugas na 'Mecha'


.
.

BOM DIA

.