06/12/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.


211-ACIDEZ

FEMININA


PAIS QUE SE INTROMETEM
   NO RELACIONAMENTO
DOS FILHOS

Respondendo Emails com Gretchen



A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.



MONSTRO...




FONTE: Short Emotion

,
.
HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Portugal subscreve declaração pelo combate à discriminação da comunidade LGBTI

Portugal subscreveu esta quinta-feira com outros 18 Estados-membros da União Europeia uma declaração conjunta a apelar à Comissão Europeia para que reforce o combate à discriminação contra a comunidade LGBTI, anunciou o ministro Vieira da Silva.

No final de um Conselho de Emprego e Política Social, o ministro do Trabalho e Solidariedade disse que, à margem da reunião, "Portugal subscreveu conjuntamente com 18 outros Estados-membros da UE uma declaração conjunta que apela à Comissão para reforçar as suas políticas e iniciativas no combate à discriminação de género, nomeadamente à discriminação do grupo chamado LGBTI" (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais).
 .

Apontando que esta matéria "constitui para muitos Estados-membros um ponto importante na sua agenda de cidadania", Vieira da Silva admitiu que "nem todos os países têm exatamente as mesmas posições", razão pela qual nove ficaram de fora da declaração conjunta.

"Aliás, o Conselho hoje não chegou a acordo num documento de conclusões sobre a promoção da igualdade do género e combate à discriminação nos jovens associada à questão da digitalização precisamente porque alguns Estados-membros não aceitaram a inclusão da referência a esse grupo (LGBTI) nas conclusões do Conselho, e por isso mesmo elas foram apenas conclusões da presidência, sem o apoio de todos os países da UE", apontou.

Vieira da Silva explicou que a declaração conjunta que 19 países, entre os quais Portugal, decidiram subscrever, constitui então acima de tudo "uma ação política de valorização deste combate contra a discriminação".

"Outros Estados-membros não consideraram que essa fosse uma prioridade a valorizar", lamentou.

* Era o que faltava, não subscrever!

.
.
LXII- O UNIVERSO
4- Universos Paralelos


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
CFO da Huawei detida no Canadá 
vai ser extraditada para os EUA

Meng Wanzhou é a diretora financeira da Huawei e foi detida no Canadá, devendo se extraditada nas próximas horas para os Estados Unidos.

É uma notícia que pode reacender as tensões entre os Estados Unidos da América (EUA) e a China. A diretora financeira (CFO na sigla em inglês) da empresa de telecomunicações Huawei, e filha do fundador da empresa, Meng Wanzhou, foi detida no Canadá e deverá ser extraditada para os Estados Unidos nas próximas horas.
 .
 De acordo com o Financial Times (FT), a detenção está relacionado com uma investigação que está a ser desenvolvida pelos EUA em torno de uma alegada violação das sanções aplicadas ao Irão. Uma notícia do New York Times, citada pela BBC, indica que os departamentos quer do Comércio e do Tesouro intimou a empresa sobre suspeitas de violação das sanções tanto em relação ao Irão como em relação à Coreia do Norte. Os EUA têm acusado a empresa de serem uma ameaça à segurança nacional nos EUA.

As autoridades canadianas detiveram Meng Wanzhou no passado sábado, dia 1. Entretanto, o ministro da Justiça do Canadá confirmou, segundo a BBC, a detenção de Wanzhou e adiantou que: “ela deverá ser extraditada para os EUA e deverá ser ouvida esta sexta-feira e estabelecido um valor para fiança”. 
Fontes diplomáticas do FT, avançaram que os Estados Unidos estão a investigar Meng Wanzhou relacionado com uma investigação criminal relacionada com tentativas da empresa para vender equipamentos produzidos nos EUA ao Irão, algo que pode constituir-se uma como uma violação das sanções aplicadas ao Irão. 
 Pequim já reagiu a esta detenção, tendo pedido que o Canadá e os EUA libertem a diretora financeira da Huawei. A embaixada chinesa em Otava disse que a China “opõe-se firmemente e protesta fortemente contra este tipo de ações que seriamente prejudicam os direitos humanos da vítima”. 
 A Huawei, por sua vez, disse que há muito pouca informação sobre as acusações e não “está ciente de qualquer irregularidade [perpetrada por] Meng Wanzhou”.

* Na semana em que o líder da mais cruel ditadura do mundo, o Xi, foi acarinhado pelas autoridades portuguesas, sensibiliza-nos saber que a embaixada chinesa em Otava apelou aos direitos humanos da detida.

.
.

XLVIII-Cidades e soluções

2- Carros elétricos,
os carros do futuro



FONTE:   FANATIC 

.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
"Estratégia dos Açores para reduzir emissões de dióxido de carbono não passa pela redução do efetivo bovino"

O secretário regional da Agricultura e Florestas afirmou que os Açores têm uma estratégia própria para reduzir as emissões de dióxido de carbono, pelo que não serão aplicadas na Região as medidas anunciadas pelo Ministro do Ambiente na área agrícola, no âmbito do Roteiro para a Neutralidade Carbónica para 2050. 
.
“Em relação às medidas já anunciadas pelo Ministro do Ambiente, e no que se refere à questão pecuária, o que posso assegurar é que estas medidas não se aplicarão na Região porque temos Governo próprio”, salientou João Ponte, citado em nota do executivo.

O governante adiantou que, nos Açores, a redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera passa por medidas no âmbito energético e não pela redução do efetivo bovino.

A estratégia açoriana consta do Plano Regional para as Alterações Climáticas, documento que já foi entregue na Assembleia Legislativa.

O secretário regional da Agricultura e Florestas frisou ainda que se pratica nos Açores uma agricultura de regime extensivo e com elevadas preocupações ambientais.

“Naturalmente que as preocupações gerais do Governo da República sobre a redução das emissões de dióxido de carbono também são partilhadas pelo Governo dos Açores, tanto assim é que a situação na Região é muito melhor do que aquela que se passa a nível do país”, disse João Ponte.

* O sr. secretário Regional fala que nem um sabichão iluminado.

.

JOSÉ PACHECO PEREIRA

.






O ultimato ao Reino Unido

A capa do Economist, considerando que uma saída sem acordo seria semelhante a um comboio a cair de uma falésia, é o exemplo da enorme pressão que o establishment britânico faz a favor de um acordo que diz ser mau, mas sempre melhor do que não haver acordo

Uma União Europeia claramente em crise e decadência resolveu empertigar-se com os ingleses e apresentar -lhes um acordo que sabe que a senhora May, primeira-ministra inglesa, tem muito poucas oportunidades de conseguir que passe no Parlamento. O Reino Unido fica assim condenado ou a aceitar muitas regras que os defensores do Brexit consideram inaceitáveis e uma violação do sentido da votação popular, ou ter uma saída dura que sabe ser muito temida principalmente pelos interesses empresariais ingleses.

A capa do Economist, considerando que uma saída sem acordo seria semelhante a um comboio a cair de uma falésia, é o exemplo da enorme pressão que o establishment britânico faz a favor de um acordo que diz ser mau, mas sempre melhor do que não haver acordo. Como quem diz, estão mal seja qual for o resultado, ninguém os mandou votar Brexit.

A "vacina"
De todos os países da União, o Reino Unido era aquele que menos obrigações tinha em relação à União, com muitas políticas próprias. E se, mesmo assim, se considera que sair é uma "catástrofe", imagine-se o que aconteceria com qualquer outro país. Como se viu com a Grécia e se vai ver com a Itália, a União Europeia tornou-se um bunker onde se pode entrar, mas de onde é muito difícil sair. Os "europeístas" acham que tem de ser assim para haver uma "vacina", mas esquecem-se que esta doença está dentro e não fora. Fora também está, mas é de outra natureza.

Take back control
Com muito escândalo dos que me ouvem, eu não acho que haja qualquer problema em os ingleses quererem manter o "controlo" sobre o seu país, e considerarem inaceitável que o seu Parlamento deixe de ter os poderes integrais de representação dos votos dos cidadãos do Reino Unido.

Pelos vistos isto agora é um crime, num meio europeu que cada vez mais desvaloriza o valor da democracia e da sua ligação com a soberania. É que o erro iluminista – para lhe dar uma classificação apesar de tudo valorativa – é pensar que se pode na Europa e com as nações europeias restringir a soberania nacional a favor de uma entidade supranacional que ninguém reconhece como tendo mais legitimidade democrática do que os parlamentos nacionais numa democracia.

Quem sabia isto muito bem eram os "fundadores" da Europa, que veriam como uma enorme imprudência este acelerar do upgrade político da Europa, sem ser acompanhado pela vontade dos povos. Por muito federalistas que alguns fossem, também sabiam muita história.

A questão não está em cumprir acordos internacionais que sempre significam limitações a determinados aspectos da soberania, está em aceitar-se que um país possa ser governado de fora em aspectos cruciais como orçamentos, economia, política interna e externa, por uma burocracia internacional, que responde aos seus "donos" que são os outros países que "mandam" nas instituições europeias, antes a França e Alemanha, hoje quase só a Alemanha. E isso acabaria sempre por dar para o torto, por boas ou más razões. E neste contexto, não acho que as razões do Brexit sejam as piores.

As estrelas Michelin
Eu acho muito bem que os restaurantes portugueses tenham cada vez mais estrelas Michelin e dou os parabéns aos seus cozinheiros. Mas não conto ir comer a nenhum dos seus restaurantes porque aquilo não é comida. Pode ser "arte" e "cultura" mas comida não é. Pode excitar-me o palato com sensações únicas e dar-me uma "experiência" rara de sabores, mas, quando eu como, não quero ser maçado com uma explicação técnica e em linguagem cifrada do que vou comer, com muitos "sucos" e "espumas", nem "braseado", nem "confitado" e muito menos "resumido", palavra muito verdadeira visto que de um modo geral basta uma garfada para acabar com o estético montinho de qualquer coisa muito boa e cara deitada "em sua cama" de um prato arranjado como um Pollock.

Os excêntricos ingleses
Ver uma manifestação inglesa é um espectáculo. O número de excêntricos que vão a todas é muito superior a qualquer outro caso europeu. De um modo geral não são gente nova, vestem roupa berrante, cartolas, largos arranjos florais à lapela e as palavras de ordem das manifestações escritas em qualquer parte do corpo. Um traz uma bicicleta cheia de folhas entrelaçadas como uma coroa de imperador, outro vem vestido de Chaplin com uma foca de cartão debaixo do braço, outro tem um balão em formato de dinossauro, por aí adiante.

Mas uma observação mais atenta mostra que há uma continuidade entre os excêntricos e os normais, e que, em bom rigor, aquelas famílias com criancinhas, aquele par homossexual, aquela senhora cristã, com a Bíblia a tiracolo e que sabe os hinos todos, aquele velho sindicalista que traz uma bandeira de um grupo de futebol contra o apartheid, fazem parte daquelas "peculiaridades" dos ingleses que nasceram de muitos anos de democracia. Talvez isso também tenha a ver com o Brexit.
IN "SÁBADO"
02/12/12

.
.


1752.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO
"DESTAK"
Leitura ininterrupta de "Todos os nomes" no 
D. Maria II em homenagem a Saramago

Vinte anos depois de José Saramago ter recebido o Prémio Nobel da Literatura em Estocolmo, 20 autores leem, de forma ininterrupta, no domingo, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, "Todos os nomes", numa homenagem ao escritor português. 
 .

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Fundação José Saramago e do gabinete do primeiro-ministro, António Costa, numa parceria com o Teatro Nacional D. Maria II e o Instituto Camões.

Ana Brandão, António Fonseca, Beatriz Batarda, Carla Maciel, Carlos Marques, Cirila Bossuet, Isabel Abreu, João Grosso, Lúcia Maria, Márcia Breia, Maria do Céu Guerra, Maria João Luís, Miguel Seabra, Mónica Garnel, Pompeu José, Rita Cabaço, Rui Mendes, Sara Carinhas, Sara de Castro e Tiago Rodrigues, também encenador e diretor artístico do TNDM, são aqueles a quem cabe ler "Todos os Nomes", de José Saramago.

* Esta homenagem a Saramago seria impossível num governo do PSD/CDS.
Desejamos casa cheia.

.
.

I-CIÊNCIA DE TUDO
Com Stephen Hawking 
3-Onde estamos?



FONTE:  Documentários incríveis!

.
.
IX-O INFILTRADO

3-NO MUNDO DA POLÍTICA 




FONTE:     O Infiltrado
.
.
HOJE NO
"i"
Poluição na Índia matou mais de 
.1,2 milhões de pessoas em 2017

O estudo publicado na Lancet Planetary Health diz que o ar tóxico foi responsável por 12,5% das mortes

A poluição mata e o ar poluído da Índia mata muito. Em 2017, 1,24 milhões de pessoas morreram no país devido a doenças causadas pela poluição. Isto é, 12,5% do total de pessoas que morreram o ano passado morreram por causa da poluição.

Os dados são de um estudo publicado na Lancet Planetary Health esta quinta-feira, financiado pela Bill & Melinda Gates Foudation, o governo indiano e o Indian Council of Medical Research.
.
Do total de óbitos, 670 mil mortes foram atribuídas a doenças ligadas à poluição atmosférica e outras 480 mil a poluição no domicílio por causa do uso de fornos de carvão. Mais de metade das vítimas da poluição atmosférica na Índia (51%) tinha menos de 70 anos.

Este novo estudo mostra que a Índia tem a maior proporção de mortos por poluição de todo o planeta, 26,2% do total, bem superior à sua parcela no total da população mundial que é de 18,1%.

Se a Índia não tivesse tantos problemas de poluição ambiental a esperança média de vida da população seria superior em 1,7 anos, afirmam os autores do estudo. Mesmo assim, diz a Reuters, não se trata da perspetiva mais sombria dos últimos estudos sobre o assunto. No mês passado, um relatório da Universidade de Chicago sublinhava que a exposição prolongada à poluição na Índia reduzia a esperança dos indianos em quatro anos.

“As conclusões deste estudo sugerem que o impacto da poluição do ar nas mortes e na esperança de vida na Índia poderá ser menor do que previamente calculada, mas mesmo assim este impacto ainda é substancial”, lê-se no estudo.

Basta olhar para o mapa mundo diário da poluição atmosférica para ver uma série de pontos vermelhos, roxos e cor de tijolo que mostram uma qualidade insalubre do ar respirado pelas populações. Na pior categoria do índice de qualidade do ar (com 300 ou mais), considerada insalubre, em que “toda a gente poderá sentir graves efeitos na saúde”, havia uma dezena de locais no momento de escrita deste texto, dois deles com mais do dobro: na Universidade PGDAV em Sriniwaspuri, Nova Deli, com 683, e em Ghusuri, perto de Calcutá, com 645.

* 90% da população indiana vive entre a pobreza e a pobre extrema, o que é isso de poluição?

.
.

Sister Nancy

Bam Bam


.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Fernando Gomes convida presidentes para «reflexão conjunta» sobre o futebol português

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, convidou, por carta, os presidentes dos clubes da Liga para uma «reflexão conjunta sobre a competitividade externa do futebol português.»
.
Pretende o líder federativo promover dois encontros no próximo dia 17 de dezembro, quando se completam sete anos sobre o início do seu mandato, um a norte e outro a sul, «para que seja mais fácil a presença dos presidentes.»

Na génese do convite de Fernando Gomes está a «construção de um plano conjunto que permita ao futebol português reforçar a posição no ranking europeu dos clubes profissionais de futebol», algo que o presidente da FPF considera «nuclear para Portugal nos próximos anos.»

* Não sabíamos que todos os presidentes dos clubes que frequentam a Liga sabiam reflectir.

.


1 - SEGREDOS DA ÁREA 51



Esta é uma megaprodução que mostra por dentro e em detalhes "segredos" nunca antes revelados sobre o resgate de UFOs acidentados e levados à base militar mais secreta do mundo, a Área 51. Este é o documentário mais completo, profundo, informativo e elogiado sobre o tema, derivado do famoso Dreamland. 
Serão vistos fatos inéditos e imagens estarrecedoras sobre o local onde os ufólogos e cientistas norte-americanos acusam seu governo de levar e esconder inclusive UFOs abatidos por aviões de caça e os "seres capturados". 
Este documentário recebeu inúmeros prémios pelo modo de mostrar, com grande convicção profissional, um tema tão conturbado.
CABE-LHE ACREDITAR OU NÃO!!!

* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.

.

Como se livrar da tensão
no ginecologista



FONTE: Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia.

.
.
E A POLÍCIA?



* Obrigado GILDA por este cruzamento.

.
.
Para cozer os miolos/85


Projeto europeu prepara casas inteligentes do futuro


FONTE: euronews

.
.


NALGAS












.
.


1814
Senso d'hoje
RENATA MOURA
REPORTER EM LONDRES
BBC BRASIL
Violência doméstica
82 mulheres serão assassinadas
 em casa nas próximas 24 horas



 FONTE: BBC News Brasil

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

COMPRE JORNAIS







.
.
Jacaré Açú



.
.

BOM DIA


.
.


73-CINEMA
FORA "D'ORAS"
XII-OS IMORTAIS




SINOPSE
Todos os anos, quatro ex-comandos da guerra colonial reúnem-se para comemorar os feitos da guerra e manter o grupo unido. São os imortais - sobreviventes de uma guerra que lhes deixou marcas e os impede de ter uma vida normal. Fartos da pasmaceira do país, decidem assaltar um banco.

ELENCO 
Joaquim de Almeida... Roberto Alua 
Emmanuelle Seigner... Madeleine Durand 
Nicolau Breyner... Joaquim Malarranha 
 Rogério Samora... Horácio Lobo 
Rui Unas... Vítor Pratas 
Filipe Duarte... Abel Cavaco 
Joaquim Nicolau... Sérgio Mano 
Paula Mora... Filó 
Ana Padrão... Sara 
Alexandra Lencastre... Maria Antónia 
Maria Rueff...Severina 
João D'Ávila...Padre

Realização António-Pedro Vasconcelos 
Produção Jani Thiltges 
Argumento António-Pedro Vasconcelos, António Tavares Teles, Claire Downs, Vicente Alves do Ó


FONTE:  LOC_ligligle

NR: Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.

.