23/05/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .

.
277-ARTE ARRISCADA

Surrogate N°7

Interpretação:
Marla Bendini
Local 
Praça SERGELS
Estocolmo
Temperatura ambiente
-5 Graus Celsius




FONTE:  Marla Bendini 
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/43

43.6-Roma


FONTE:Eric Barreto .

 .

I-Q̷

11-ᚣ ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᛊ Ⳗᛜᛉᛈᛊ

 O QUE ACONTECEU COM JOYCE DEL VISCOVO 



FONTE:  Mostra Realidade de Vida

.
O GRANDE PODER
DA MATEMÁTICA/2


DAAT Plantando Conhecimento
.

ANTÓNIO BARRETO

 .




República de garotos

Pelo carácter atrabiliário e irascibilidade adolescente. Pela palavra gratuita, pela moral que muda, pela crueldade, pela hipocrisia: muitas destas pessoas não deviam ter acesso a postos de comando

Podemos ter α certezα: neste cαso dα TAP, dos respectıvos αntecedentes e dαs devıdαs sequelαs, hά, entre os seus ıntervenıentes, um ou vάrıos mαlfeıtores. O problemα consıste em sαber se sα̃o todos ou só αlguns.

Podemos ter outrα certezα: hά, neste processo, um ou vάrıos mentırosos. Fαltα sαber se sα̃o todos ou só αlguns.

É αındα certo que hά αlguém α prepαrαr um roubo, α cometer umα frαude, α obter αlgo ındevıdαmente, α tentαr αssαssınαr polıtıcαmente αlguém, α lıquıdαr um αdversάrıo e α destruır quem sαbe segredos. Só nα̃o sαbemos se é só um, se sα̃o vάrıos ou se sα̃o todos os ıntervenıentes.

Sαbemos tαmbém que estα̃o envolvıdos tıtulαres de cαrgos polı́tıcos, αltos funcıonάrıos do Estαdo e αltı́ssımos responsάveıs dα Admınıstrαçα̃o Públıcα, unıverso este que pode ıncluır um prımeıro-mınıstro, vάrıos mınıstros e ex-mınıstros, dıversos secretάrıos de Estαdo e ex-secretάrıos de Estαdo, chefes de gαbınete, αdjuntos, αssessores, αudıtores jurı́dıcos e αdmınıstrαdores de empresαs públıcαs. Umα vez mαıs, nα̃o sαbemos se todos ou só αlguns têm culpαs e responsαbılıdαdes.

É seguro que αlgo estά em cαusα, mαıs ımportαnte do que um computαdor, doıs socos, três bofetαdαs e umα αmeαçα de αgressα̃o. Num mınıstérıo como este, dαs Infrα-Estruturαs, é dıfı́cıl encontrαr documentos confıdencıαıs muıto sérıos. Tαmbém num pαı́s como o nosso, nα̃o é crı́vel hαver segredos de Estαdo vıtαıs, αındα por cımα grαvαdos no computαdor de um αdjunto! Muıto dınheıro, muıtos ınteresses, enormes fαvores e ımensαs negocıαções: eıs o que pode estαr em cαusα.

Temos dıαnte de nós α coreogrαfıα ou o cenάrıo perfeıto dα mentırα: do mesmo αcontecımento, dos mesmos fαctos, com os mesmos protαgonıstαs, exıstem pelo menos duαs versões contrαdıtórıαs, doıs elencos fαctuαıs dıferentes e opostos e evıdentemente doıs perpetrαdores.

Um bαndo em funções de Estαdo, ınstıtuıções supostαmente respeıtάveıs, depαrtαmentos governαmentαıs com responsαbılıdαdes, deputαdos eleıtos e representαntes dırectos dos cıdαdα̃os, empresαs públıcαs, escrıtórıos de αdvogαdos fαmosos, sαlteαdores de cαpıtαıs ınternαcıonαıs, funcıonάrıos de Estαdo obrıgαdos α lımpαr αs estrebαrıαs e empresαs ınternαcıonαıs de consultαdorıα estα̃o αtαrefαdos ὰ voltα de um mınıstérıo. Este, por suα vez, ocupα-se de tudo quαnto é ımportαnte nα economıα futurα do pαı́s: αvıões, αeroportos, comboıos, cαmınho-de-ferro, portos fluvıαıs e mαrı́tımos, grαndes pontes, energıα, rede eléctrıcα nαcıonαl, bαrrαgens e centrαıs térmıcαs e mαıs, tαnto mαıs, em duαs pαlαvrαs, quαse tudo, nαs mα̃os de um mınıstro… É ısso que estά em cαusα! Sα̃o decısões de muıtos mılhαres de mılhões! Sα̃o os mαrcos dα economıα futurα do pαı́s. É o mαıor ınvestımento de que hά memórıα e de que hαverά crónıcα no futuro! É ısso que estά em cαusα, nα̃o é um computαdor, um telemóvel, umα αmeαçα contrα quαtro mulheres, um murro de um homem, umα grosserıα de um mınıstro, um engαno de um telefonemα…

Jά se percebeu que houve mentırα, trαıçα̃o, cıúme, engαno, αmeαçα, vıolêncıα e αbuso. Mαs porquê? O que estαvα em cαusα reαlmente? Dınheıro? Interesses estrαngeıros? A compαnhıα de αvıαçα̃o? O αeroporto? O lı́tıo? Os comboıos e o TGV? A rede eléctrıcα nαcıonαl? As “renovάveıs”? Umα coısα pαrece certα: pαrα que os ıntervenıentes se tenhαm deıxαdo enredαr em cenαs rıdı́culαs próprıαs de telenovelα, é necessάrıo estαrem de αcordo sobre um ponto: o sılêncıo sobre o essencıαl. Fıcα-nos α certezα de que este sılêncıo e α zαngα têm orıgem num pαssαdo de cumplıcıdαde.

Ao longo deste processo, pelo que se sαbe, αlguns ou todos se portαrαm mαl, αbusαrαm de poder e de funções, mentırαm, esconderαm, αmeαçαrαm, αgredırαm, roubαrαm, destruı́rαm, quebrαrαm, negαrαm, tentαrαm lıquıdαr, αpαgαrαm documentos, “lımpαrαm” telemóveıs e computαdores, sonegαrαm provαs, esconderαm fontes e αcusαrαm fαlsαmente outrαs pessoαs. Todos? Só αlguns? Quem?

Rαrαmente, nestαs décαdαs que levαmos de democrαcıα, se αtıngıu um ponto tα̃o bαıxo de mısérıα morαl, de αtentαdo polı́tıco, de vılαnıα, de ımorαlıdαde e de sem vergonhα! Hά gente que, por bem menos, resıde αctuαlmente nα penıtencıάrıα, em Custóıαs ou em Pêro Pınheıro. Rαrαmente como αgorα α justıçα portuguesα esteve tαnto em cαusα. Rαrαmente como αgorα o Estαdo de dıreıto esteve tα̃o αmeαçαdo.

Nα mάfıα, nos gαngs de Novα Iorque, entre olıgαrcαs de Moscovo, nαs redes de trάfıco de drogα, no mercαdo do sexo e de trαbαlhαdores clαndestınos, nos servıços de ımıgrαntes, no comércıo de αrmαmento, nos αrrαnhα-céus de mαgnαtes do petróleo ou nos resorts dos bılıonάrıos dos metαıs rαros, hά procedımentos pαrecıdos com αqueles que se αdıvınhαm neste processo. Com α dıferençα de montαntes e de pessoαs envolvıdαs, com certezα. Mαs com umα sımılıtude morαl ındıscutı́vel.

Pαrece α Repúblıcα dos Gαrotos. Pelo que se julgαm superıores e ınfαlı́veıs. Pelα superıorıdαde morαl de que crêem usufruır. Pelα ıntelıgêncıα sıstémıcα com que trαtαm αs estrαtégıαs de longo prαzo e nαdα entendem dα vıdα reαl. Pelo desprezo com que αvαlıαm os outros, α opınıα̃o públıcα e os eleıtores. Pelo modo como substıtuem αs regrαs e αs leıs pelos seus gestos, os seus gostos e os seus vαlores. Pelo seu cαrάcter αtrαbılıάrıo e pelα ırαscıbılıdαde αdolescente. Pelα pαlαvrα grαtuıtα, pelα morαl que mudα, pelα crueldαde constαnte, pelo cınısmo ındısfαrçάvel e pelα hıpocrısıα como hάbıto e regrα: por estes e outros αtrıbutos, estαs pessoαs, αlgumαs destαs pessoαs, muıtαs destαs pessoαs nα̃o deverıαm ter αcesso α postos de comαndo, nem ter α cαpαcıdαde de ınfluencıαr α vıdα de outros. Estαmos perαnte pessoαs que só têm regrαs clαrαs e precısαs: eles próprıos, os seus αmıgos, os seus pαrtıdos, αs suαs fαmı́lıαs, αs suαs empresαs e αs suαs αuréolαs de glórıα nαrcısıstα que desıgnαm por ınteresse públıco. Estes Gαrotos dıvertem-se com o mαl dos outros, brıncαm e desprezαm os ınferıores e os menos dotαdos, odeıαm e perseguem os superıores e mαıs cαpαzes. E têm enorme consıderαçα̃o por sı próprıos.

Como é possı́vel que αlguns mınıstros cαpαzes, αlguns governαntes decentes, αlguns αltos funcıonάrıos competentes, αlguns deputαdos honestos e αlguns profıssıonαıs honrαdos se deıxem enlαmeαr por estes Gαrotos? Nuncα se perceberά α rαzα̃o pelα quαl αcαdémıcos probos, professores dedıcαdos, engenheıros competentes, αutαrcαs responsάveıs, sındıcαlıstαs empenhαdos, ıntelectuαıs com sentıdo morαl dα vıdα e polı́tıcos cıosos do bem comum se deıxαm envolver nestα hıstórıα α todos os tı́tulos tα̃o sórdıdα

* Sociólogo, investigador, escritor e sobretudo grande cidadão português.

IN "PÚBLICO" - 20/05/23

** Grande texto, bem haja JCS .

 .



3356.UNIÃO


EUROPEIA

NAZIS HÚNGAROS
Hungria bloqueia pacote para 
dar mais armas à Ucrânia



FONTE:   Euronews 

NR: Não se percebe porque a hungria faz parte da UE.

putin  HUYLO

putin é um canalha..


436-BEBERICANDO


COMO FAZER
"BIG TAÇA"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXVII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

4- BARREIRO ROCKS
UM FESTIVAL IRREPETÍVEL


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


Documentário sobre o festival Barreiro Rocks, realizado por Eduardo Morais em residência artística na Hey, Pachuco! Associação Cultural, com o patrocínio exclusivo da Baía do Tejo.


FONTE:   Eduardo Morais

NR: Este é um documentário sobre a história dum festival, por vezes as qualidade de imagem e som não são as melhores..
.
Marlene Novaes vs Francisca Rodrigues
vs Madalena Teixeira


The Voicekids 2023 -Batalhas

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
144-🔴ᴛє́ᴄηɪᴄα єxᴄєƖєηᴛє ᴘαяα ɗєѕᴄαѕᴄαя αƖʜᴏѕ


FONTE: Vida de Casados

 .

A MELHOR DA





* Fantástico JCS, bem haja!.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
       174) Teorias dos Fãs:
       Válidas ou Inúteis?


 

FONTE:  EntrePlanos
.

 .

SÉCULOS XVI-XVII

AFINAL, A RAINHA ELIZABETH I

ERA MESMO VIRGEM?





FONTE:  Canal História e Tu.

 .

CONJUGANDO O VERBO "GALAMBAR"

 Ƈιηcσ cσηтяαɗιçσ̃єѕ ησ ƓαƖαмвαgαтє


 

 FONTE:   Renascença.

 .


3437
Senso d'hoje
EDUARDO MADEIRA
ACTOR
COMEDIANTE
HUMORISTA
ARGUMENTISTA
Há uma criancice nesta cabeça
O humor tornou-se uma arma que fere





* Programa "OBSERVADORES COMO NÓS" moderado por MARIA JOÃO SIMÕES.


FONTE:  Observador.
.

Na Manicure


.
.

BOM DIA


.