28/07/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .





* Com a devida autorização apresentámos até hoje uma série do excelente cartoonista brasileiro FERNANDO MARTINS.
Brevemente apresentaremos mais trabalhos do mesmo autor.
.

 ..

XXXVIII-OS RIOS E A VIDA
6- RIO SADO
DRAGAGENS NO SADO
O QUE ESTÁ EM CAUSA



FONTE:   PAN - Pessoas-Animais-Natureza 
.

 .

Black Tape Project
Art Hearts Fashion
Miami Swim Week
MAY 2021



FONTE:   Yaers Fashion TV

.

 .

1- A CIVILIZAÇÃO DO CACAU


FONTE:   DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.

ANA SÁ LOPES

 .




Obrigada, Presidente Eanes 
(sobre Otelo)

A direita gosta muito de se insurgir contra os alegados “donos” do 25 de Abril. O problema – e agora veio ao de cima mais uma vez na morte de Otelo Saraiva de Carvalho – é que demasiadas pessoas de direita nunca se sentiram à vontade com o 25 de Abril (e passaram o sentimento aos filhos).

Já que o nosso Presidente da República em funções se sente mais à vontade a elogiar Marcelino da Mata do que a prestar homenagem a Otelo Saraiva de Carvalho, é fundamental agradecer ao antigo Presidente Ramalho Eanes ter vindo lembrar duas coisas básicas: “A ele [Otelo] a pátria deve a liberdade e a democracia. E esta é dívida que nada, nem ninguém, tem o direito de recusar.” Depois do texto confuso com que Marcelo decidiu “evocar” Otelo Saraiva de Carvalho no dia da sua morte, é um bálsamo saber que há um ex-Presidente da República, que abandonou as funções em 1986, capaz de sentido de Estado no momento da morte de um homem decisivo para a nossa liberdade. É evidente que Ramalho Eanes é um homem do 25 de Abril e Marcelo Rebelo de Sousa não é – talvez isto também ajude a explicar que o “filho do governador colonial” esteja mais à vontade para fazer a homenagem a Marcelino de Mata do que para “evocar” Otelo.

Ramalho Eanes não silencia o papel de Otelo nas FP-25 e é claro a condenar os “desvios políticos perversos, de nefastas consequências”. Por esses “desvios políticos perversos”, Otelo passou cinco anos em prisão preventiva. Sim, Mário Soares pressionou PS e PSD a aprovarem a amnistia – mas também tinha sido Mário Soares a pressionar para o regresso de António Spínola a Portugal (esteve exilado no Brasil e em Madrid), outro cabecilha de uma organização terrorista, o MDLP, só que neste caso era terrorismo de extrema-direita. Quando morreu, em 1996, o homem do MDLP teve direito a luto nacional. Otelo, parece que por vontade expressa do primeiro-ministro imediatamente aceite pelo Presidente da República, segundo diz o Expresso, não terá.

A direita gosta muito de se insurgir contra os alegados “donos” do 25 de Abril. O problema – e agora veio ao de cima mais uma vez na morte de Otelo Saraiva de Carvalho – é que demasiadas pessoas de direita nunca se sentiram à-vontade com o 25 de Abril (e passaram o sentimento aos filhos). O facto de muitos dirigentes políticos de direita, incluindo Cavaco Silva, se recusarem a utilizar o cravo na lapela – o símbolo popular do 25 de Abril – é todo um tratado de semiótica.

Quem se espanta com a violência verbal que anda no Twitter devia conhecer o meu “liceu” nos anos 80: a fractura dos defensores do 25 de Abril contra aqueles que apenas aprenderam a “viver habitualmente” com o 25 de Abril estava tão exposta naquela época como hoje. Na verdade, a única novidade é a existência de redes sociais.

Devemos agradecer profundamente a Otelo o 25 de Abril. Mas também devemos estar gratos às várias lideranças dos partidos de direita pelo facto de terem conseguido “integrar” muitos dos desolados do 25 de Abril na democracia. São dívidas históricas.

* Directora-adjunta do "PÚBLICO"

IN "PÚBLICO" - 26/07/21

.

 .

 

2704.UNIÃO

EUROPEIA

FRONTEX 
 Agência europeia na mira da justiça





FONTE:  euronews
.
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
64 -Fɾᥱᥙᑯ ᥱᥒᥴoᥒtɾᥲ o Sᥙρᥱɾᖾoຕᥱຕ ᑯᥱ
Nɩᥱtⱬ⳽ᥴᖾᥱ ᥒo ρᥲ⳽⳽ᥲᑯo ᑯᥲ ᖾᥙຕᥲᥒɩᑯᥲᑯᥱ


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
74-HORIZONTES DA MEMÓRIA
74.3-Arruda-Verdade-e-Lenda


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Xutos e Pontapés

Chico Fininho


.

 .

2-A Histσ́ɾiɑ ɗɑ Aɾte cσɳtɑɗɑ pɑɾɑ Aɾtistɑs

por RAFA SOUSA


* 𝕰𝖘𝖙𝖆 𝕳𝖎𝖘𝖙𝖔́𝖗𝖎𝖆 𝖙𝖊𝖒 𝖙𝖆𝖓𝖙𝖔 𝖉𝖊 𝖉𝖎𝖋𝖊𝖗𝖊𝖓𝖙𝖊 𝖈𝖔𝖒𝖔 𝖉𝖊 𝖈𝖆𝖙𝖎𝖛𝖆𝖓𝖙𝖊, 𝖔 𝖕𝖗𝖔𝖋𝖊𝖘𝖘𝖔𝖗 𝖊́ 𝖋𝖆𝖓𝖙𝖆́𝖘𝖙𝖎𝖈𝖔 𝖊 𝖓𝖔́𝖘 𝖈𝖔𝖓𝖘𝖎𝖉𝖊𝖗𝖆𝖒𝖔𝖘 𝖖𝖚𝖊 𝖆 𝖓𝖆𝖗𝖗𝖆𝖙𝖎𝖛𝖆 𝖊́ 𝖎𝖒𝖕𝖊𝖗𝖉𝖎́𝖛𝖊𝖑.

𝕿𝖔𝖉𝖆𝖘 𝖆𝖘 𝖖𝖚𝖆𝖗𝖙𝖆𝖘-𝖋𝖊𝖎𝖗𝖆 𝖆̀𝖘 𝟏𝟕 𝖍𝖔𝖗𝖆𝖘, 𝖉𝖚𝖗𝖆𝖓𝖙𝖊 𝖓𝖔𝖛𝖊 𝖘𝖊𝖒𝖆𝖓𝖆𝖘 𝖓𝖔 𝖇𝖑𝖔𝖌 𝖖𝖚𝖊 𝖊́ 𝖈𝖆𝖕𝖆𝖟 𝖉𝖊 𝖑𝖍𝖊 𝖊𝖓𝖘𝖎𝖓𝖆𝖗 𝖚𝖒 𝖕𝖔𝖚𝖈𝖔 𝖉𝖊 𝖙𝖚𝖉𝖔 𝖒𝖊𝖓𝖔𝖘 𝖈𝖔𝖗𝖗𝖚𝖕𝖈̧𝖆̃𝖔 𝖊 𝖘𝖆𝖇𝖚𝖏𝖎𝖈𝖊


FONTE:  Revolution

.

 .

 Construções de Lego 

Transformam as ruas da Alemanha


 

 FONTE:   DW Brasil

.

 .

 Tempestade de areia cobre cidade chinesa


 

 FONTE:   BBC News Brasil

.



Ⲥⲟⲙⲟ ⳨ⳙⲛⲥⲓⲟⲛⲇ Ⲣⲟⲅⲧⳙⳋⲇⳑ

FONTE:Plano Piloto

.

MANUEL ALEGRE

Queria luto nacional por Otelo

Socialista argumenta que “basta” o que Otelo fez no 25 de Abril para “ter um lugar na História” - e que se Soares fosse vivo e tivesse poder a homenagem ao militar seria mesmo feita.

O histórico socialista Manuel Alegre defende que o Governo deveria declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho. “Se Mário Soares fosse vivo e tivesse poder, decretaria luto nacional pela morte de Otelo. Acho que a morte dele merece luto nacional”, argumentou o poeta e antigo candidato à Presidência da República ao Diário de Notícias.

A decisão sobre a declaração de luto nacional, assim como a sua duração e âmbito, compete ao Governo e tem que ser promulgada pelo Presidente da República. Mas ambos, além das declarações de lamento sobre o desaparecimento de Otelo, neste domingo, aos 84 anos, não se pronunciaram sobre luto nacional.

Ao jornal, Manuel Alegre disse que domingo foi um “dia de luto para todos os portugueses que se reconhecem na liberdade e no 25 de Abril” e, apesar de toda a controvérsia em torno de Otelo, acusado de liderar as Forças Populares 25 de Abril (FP-25), o socialista defende que “basta o que o Otelo fez naquele dia, 25 de Abril, para ter um lugar na História”. E insiste: “Otelo é o homem do 25 de Abril”, rematando com um “Estou-te grato, pá!”, num trejeito que era um cunho vincado do militar.

Depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter salientado que “ainda é cedo para a história o apreciar com a devida distância”, Manuel Alegre contrapôs que para reconhecer o papel que Otelo desempenhou na libertação do país “não é preciso distanciamento nenhum. Quem se identifica com o 25 de Abril, quem gosta da liberdade sabe que o Otelo rima com esse dia, com o dia 25 de Abril, e rima com liberdade”, declarou o poeta à Agência Lusa

O país deve-lhe a liberdade. Esse é o bem mais precioso. O país deve-lhe, a ele e a todos os que participaram no 25 de Abril, mas a ele como coordenador operacional do movimento do 25 de Abril, e como símbolo que ele foi nesse dia do próprio 25 de Abril, deve-lhe a liberdade e deve-lhe aquilo que se seguiu que foi a democracia e a paz”, acrescentou o histórico socialista.

IN "PÚBLICO" - 26/07/21


A DEMOCRACIA TEM "PORRAS"

MARCELO REBELO DE SOUSA E ANTÓNIO COSTA

PRÓXIMOS DE CAVACO SILVA?

A questão não é iluminada, não se trata de qualquer "anunciação" angelical nem de anátema filosófico, é pergunta e é simples.

O sr. Presidente que em Fevereiro deste ano esteve presente numa homenagem ao militar Marcelino da Mata, descarta a homenagem a Otelo Saraiva de Carvalho por não ter havido homenagem a Salgueiro Maia, Melo Antunes e outros capitães de Abril, então porque homenageou o tenente-coronel Mata.

Nós compreendemos porque o anterior PR e PM fugia em marcha forçada da cultura e patriotismo, a confirmar basta recordar os benefícios concedidos a torturadores da ex-PIDE/DGS e o ataque  feroz a José Saramago ao qual na 26ª edição da Feira do Livro de Bogotá, Colômbia, após citar Camões se esqueceu de mencionar o único Prémio Nobel da literatura portuguesa. Também condecorou Sousa Lara essa espécie de amiba política que fez parte do seu governo. Nhurro hem!

Agora o actual PR justificar a ausência de homenagem a OTELO, porque SALGUEIRO MAIA também não o foi, cretinice justifica repetição?

Já agora e também o sr. Primeiro-ministro fica mal na fotografia ao dizer que há várias formas de homenagear, não, não há, quem libertou Portugal da ditadura salazarenta foram as forças militares lideradas por OTELO, ele foi o líder da libertação, a homenagem deve ser nacional.

Por  isso dizemos que os senhores Aníbal, Marcelo e António estão muito próximos politicamente em procedimentos e  justificações prosaicas.

Muito longe, mesmo muito longe deles está o cidadão ANTÓNIO RAMALHO EANES!

A REDACÇÃO

.

.

. 2775
Senso d'hoje

HANS KLUGE
DIRECTOR DA OMS-EUROPA
"A saúde mental deve ser a  
pedra angular da nossa sociedade"




FONTE:   euronews

.
.
O passeio da Estrela-do-mar


.
.
BOM DIA


.


112-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝐼𝐼-𝑾𝒂𝒕𝒖𝒔𝒊
𝑶 𝑮𝒊𝒈𝒂𝒏𝒕𝒆 𝑨𝒇𝒓𝒊𝒄𝒂𝒏𝒐

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑄𝑢𝑎𝑟𝑡𝑒𝑟𝑚𝑎𝑖𝑛 𝑒́ 𝑜 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜 𝑑𝑜 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑢 𝑛𝑎 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝘩𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑟𝑖𝑞𝑢𝑒𝑧𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑟𝑒𝑖 𝑆𝑎𝑙𝑜𝑚𝑎̃𝑜. 𝐸𝑙𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑑𝑒𝑡𝑒𝑟𝑚𝑖𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑜𝑏𝑡𝑒𝑟 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑢 𝑝𝑎𝑖 𝑓𝑟𝑎𝑐𝑎𝑠𝑠𝑜𝑢. 𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑣𝑎𝑖 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝐴́𝑓𝑟𝑖𝑐𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑜 𝑅𝑖𝑐𝑘 𝐶𝑜𝑏𝑏 𝑒, 𝑑𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑗𝑜𝑟𝑛𝑎𝑑𝑎, 𝐸𝑟𝑖𝑐𝑎 𝑁𝑒𝑢𝑙𝑒𝑟 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑎 𝑎𝑐𝑜𝑚𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎́-𝑙𝑜𝑠. 𝐸𝑙𝑎 𝑒́ 𝑎 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑚𝑖𝑠𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜, 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑡𝑟𝑖𝑏𝑜 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙. 𝑂 𝑡𝑟𝑖𝑜 𝑙𝑢𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑠𝑒𝑟𝑝𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎𝑖𝑠, 𝑐𝑟𝑜𝑐𝑜𝑑𝑖𝑙𝑜𝑠 𝑒 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑝𝑒𝑟𝑖𝑔𝑜𝑠 𝑑𝑎 𝑠𝑒𝑙𝑣𝑎, 𝑛𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜 𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑛𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑒𝑔𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑛𝑡𝑎𝑔𝑜𝑛𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑒𝑚 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎 𝐸𝑟𝑖𝑐𝑎, 𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑒𝑙𝑎 𝑒́ 𝑎𝑙𝑒𝑚𝑎̃ 𝑒 𝑎 𝑚𝑎̃𝑒 𝑑𝑒 𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑓𝑜𝑖 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎 𝑛𝑜 𝑚𝑎𝑟 𝑝𝑜𝑟 𝑎𝑙𝑒𝑚𝑎̃𝑒𝑠 𝑑𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝟷ª 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑖𝑎𝑙. 𝑆𝑜́ 𝑎 𝑑𝑒𝑡𝑒𝑟𝑚𝑖𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝘩𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑖𝑛𝑎𝑠 𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑎 𝑎𝑚𝑏𝑖𝑣𝑎𝑙𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝐸𝑟𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝑣𝑖𝑐𝑒-𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑡𝑟𝑖𝑜 𝑠𝑒 𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒𝑛𝘩𝑎 𝑢𝑛𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑠𝑒𝑢 𝑜𝑏𝑗𝑒𝑐𝑡𝑖𝑣𝑜.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐺𝑒𝑜𝑟𝑔𝑒 𝑀𝑜𝑛𝑡𝑔𝑜𝑚𝑒𝑟𝑦 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐻𝑎𝑟𝑟𝑦 𝑄𝑢𝑎𝑡𝑒𝑟𝑚𝑎𝑖𝑛
𝑇𝑎𝑖𝑛𝑎 𝐸𝑙𝑔 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐸𝑟𝑖𝑐𝑎 𝑁𝑒𝑢𝑙𝑒𝑟  
𝐷𝑎𝑣𝑖𝑑 𝐹𝑎𝑟𝑟𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑖𝑐𝑘 𝐶𝑜𝑏𝑏  
𝑅𝑒𝑥 𝐼𝑛𝑔𝑟𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑈𝑚𝑏𝑜𝑝𝑎  
𝐷𝑎𝑛 𝑆𝑒𝑦𝑚𝑜𝑢𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝑜𝘩𝑎𝑚𝑒𝑡 𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡 𝐺𝑜𝑜𝑑𝑤𝑖𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑖𝑚-𝐽𝑖𝑚  
𝐴𝑛𝑡𝘩𝑜𝑛𝑦 𝑀. 𝐷𝑎𝑣𝑖𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐴𝑚𝑡𝑎𝑔𝑎 
𝑃𝑎𝑢𝑙 𝑇𝘩𝑜𝑚𝑝𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑎𝑔𝑜𝑜𝑙 
𝐻𝑎𝑟𝑜𝑙𝑑 𝐷𝑦𝑟𝑒𝑛𝑓𝑜𝑟𝑡𝘩 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑊𝑖𝑙𝘩𝑒𝑙𝑚 𝑣𝑜𝑛 𝐾𝑒𝑛𝑡𝑛𝑒𝑟 
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑒𝑠 𝑆𝑤𝑎𝑖𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀'𝑏𝑎𝑛  
𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖𝑛 𝑊𝑖𝑙𝑘𝑖𝑛𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑊𝑜𝑢𝑛𝑑𝑒𝑑 𝑁𝑎𝑡𝑖𝑣𝑒


FONTE: Rafael Filmes Antigos