27/09/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 

.
250-ARTE ARRISCADA
TIDES
Intérprete:
Amy Greenfield
Direcção e coreografia:
Amy Greenfield
Câmara:
Hilary Harris



𝒜 𝓂𝓊𝓁𝒽𝑒𝓇 𝒶𝑔𝑜𝓇𝒶 𝑒́ 𝓊𝓂𝒶 𝑒𝓈𝒸𝓊𝓁𝓉𝓊𝓇𝒶 𝒷𝓇𝒾𝓁𝒽𝒶𝓃𝓉𝑒 𝓂𝑜𝓋𝑒𝓃𝒹𝑜-𝓈𝑒 𝓃𝒶𝓈 𝓂𝒶𝓇𝑒́𝓈 𝒹𝑜 𝑜𝒸𝑒𝒶𝓃𝑜, 𝓇𝑜𝓁𝒶𝓃𝒹𝑜 𝓃𝑜 𝒸𝑜𝓇𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝒶𝓈 𝑜𝓃𝒹𝒶𝓈, 𝓈𝓊𝒷𝒾𝓃𝒹𝑜, 𝒶𝓋𝒶𝓃𝒸̧𝒶𝓃𝒹𝑜 𝒸𝑜𝓃𝓉𝓇𝒶 𝑒𝓁𝒶𝓈, 𝓈𝑒𝓃𝒹𝑜 𝓋𝒶𝓇𝓇𝒾𝒹𝒶 𝑒 𝒻𝒾𝓃𝒶𝓁𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝑒𝓂𝑒𝓇𝑔𝒾𝓃𝒹𝑜 𝑒𝓂 𝒻𝑜𝓇𝒸̧𝒶 𝑒 𝒶𝓁𝑒𝑔𝓇𝒾𝒶, 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓅𝓇𝑜𝒻𝓊𝓃𝒹𝒶 𝒹𝑜 𝓆𝓊𝑒 𝒶 𝒶𝑔𝑜𝓃𝒾𝒶 𝒹𝑜 𝒸𝑜𝓇𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 (𝒩𝑒𝒾𝓉𝓏𝒸𝒽𝑒). 𝒩𝒶̃𝑜 𝒻𝒾𝒸𝒶𝓂𝑜𝓈 𝓃𝒶 𝓅𝓇𝒶𝒾𝒶 𝑒 𝓅𝑒𝓇𝑔𝓊𝓃𝓉𝒶𝓂𝑜𝓈 𝒶𝑜 𝑜𝒸𝑒𝒶𝓃𝑜 𝓆𝓊𝒶𝓁 𝒻𝑜𝒾 𝓈𝑒𝓊 𝓂𝑜𝓋𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝓃𝑜 𝓅𝒶𝓈𝓈𝒶𝒹𝑜 𝑒 𝓆𝓊𝒶𝓁 𝓈𝑒𝓇𝒶́ 𝓈𝑒𝓊 𝓂𝑜𝓋𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝓃𝑜 𝒻𝓊𝓉𝓊𝓇𝑜. 𝒪 𝓂𝑜𝓋𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 . . . 𝑒́ 𝑒𝓉𝑒𝓇𝓃𝑜 𝑒𝓂 𝓈𝓊𝒶 𝓃𝒶𝓉𝓊𝓇𝑒𝓏𝒶.

𝒫𝑜𝓇 𝓂𝑒𝒾𝑜 𝒹𝑒 𝒾𝓁𝓊𝓈𝑜̃𝑒𝓈 𝒸𝓇𝒾𝒶𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓁𝒶 𝒸𝒶̂𝓂𝑒𝓇𝒶 𝑒 𝓅𝑒𝓁𝒶 𝑒𝒹𝒾𝒸̧𝒶̃𝑜, 𝑜 𝓉𝑒𝓂𝓅𝑜 𝑒 𝑜 𝑒𝓈𝓅𝒶𝒸̧𝑜 𝓈𝑒 𝓇𝑒𝓋𝒾𝓇𝒶𝓂 𝒸𝑜𝓃𝓉𝒾𝓃𝓊𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝒶̀ 𝓂𝑒𝒹𝒾𝒹𝒶 𝓆𝓊𝑒 𝑜 𝑒𝓈𝓅𝑒𝒸𝓉𝒶𝒹𝑜𝓇 𝓅𝒶𝓇𝓉𝒾𝒸𝒾𝓅𝒶 𝒹𝑒𝓈𝓈𝑒 𝓈𝑜𝓃𝒽𝑜 𝑒𝓉𝑒𝓇𝓃𝑜 𝓉𝑜𝓇𝓃𝒶𝒹𝑜 𝓇𝑒𝒶𝓁.

𝒯𝒾𝒹𝑒𝓈 𝓈𝑒 𝒾𝓃𝓈𝓅𝒾𝓇𝒶 𝓃𝒶 𝒟𝒶𝓃𝒸̧𝒶 𝒹𝑜 𝐹𝓊𝓉𝓊𝓇𝑜 𝒹𝑒 𝐼𝓈𝒶𝒹𝑜𝓇𝒶 𝒟𝓊𝓃𝒸𝒶𝓃.


FONTE:   CTSart
.


ENGENHARIA DE TOPO/38
38.7- Super Estádio Allianz Arena


FONTE: Pedro

.

 

XXX - AS ESPOSAS
DOS DITADORES
1-As Cozinheiras do Terror



FONTE:    Arthur Monteiro.

MARIA JOÃO LIMA

.




O flagelo do tabagismo
na Europa e o seu impacto
na ocorrência de AVC

Hoje, dia 26 de setembro, celebramos todos os ex-fumadores!

O tabagismo continua a ser o principal fator de risco prevenível de morbilidade e mortalidade precoce. Ainda hoje é muitas vezes com complacência que olhamos para este hábito, que continua a ser socialmente tolerado.

A Europa é a região com maior proporção de mortes pelo tabaco, com cerca de 1,5 milhões de mortes anuais atribuíveis ao tabaco. Apesar da tendência para a diminuição dos hábitos tabágicos na Europa, estima-se que pelo menos 1 em cada 4 pessoas com mais de 14 anos ainda seja fumador ativo.

Nos países desenvolvidos, o tabagismo está associado a uma diminuição da esperança média de vida em pelo menos 10 anos. Contudo, a cessação tabágica, especialmente antes dos 40 anos de idade, pode reduzir dramaticamente esse risco de morte prematura. 

O risco de desenvolver doenças associadas ao tabaco, nomeadamente o Acidente Vascular Cerebral (AVC), é tanto maior quanto maior for o número de cigarros fumados durante a vida. Estima-se que o risco de AVC nos fumadores seja 2 a 4 vezes superior ao dos não fumadores. Mesmo o fumo passivo pode aumentar o risco de AVC em cerca de 25%.

Quando o fumo do cigarro é inalado, a nicotina e monóxido de carbono entram na circulação sanguínea. A nicotina aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, enquanto que o monóxido de carbono torna o transporte de oxigénio no sangue menos eficiente. A exposição tabágica também acelera os processos ateroscleróticos, causa lesões na camada interna da parede das artérias, facilita a agregação das plaquetas e formação de "coágulos", diminui a proporção de colestrol-HDL (o "bom" colestrol) e aumenta o risco de certas arritmias cardíacas, nomeadamente a fibrilhação auricular, que aumentam o risco de AVC.

Nunca é tarde para deixar de fumar! Depois de 5 anos sem fumar, o risco de AVC parece ser semelhante ao dos não-fumadores. Mesmo após um AVC, a cessação tabágica tem benefícios na recuperação e prevenção de novos eventos.

Se é fumador, deixar de fumar é o passo mais importante que pode dar pela sua saúde. Os que o rodeiam também vão agradecer! Até o ambiente ficará a ganhar com a redução do consumo do tabaco. 

Se é já um ex-fumador, já está a usufruir de mais e melhor tempo de vida e saúde, benefício que começou no dia em que fumou o último cigarro. Desejamos que continue a celebrar essa conquista e que inspire outros a valorizar a liberdade e o bem-estar que advêm da cessação tabágica.

Para mais informações, consulte os sites:

https://www.dgs.pt/programa-nacional-para-a-prevencao-e-controlo-do-tabagismo/quer-deixar-de-fumar.aspx

https://www.sns24.gov.pt/guia/deixar-de-fumar/

* Neurologista do Hospital Pedro Hispano - Unidade Local de Saúde Matosinhos

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 26/08/22.

. .

 

3120.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE
Fernando Araújo é o novo diretor 



FONTE:  Fala Portugal  


putin  HUYLO

putin é um canalha.


402-BEBERICANDO

COMO FAZER
"JACK BEER MULE"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXIII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

1-MÚSICA EM PÓ
Os Doze Indomáveis Coleccionadores
de Vinil Portugueses


(PRÓXIMA TERÇA HÁ MAIS)


* "Doze pessoas e milhares de discos. "Música em Pó" não visa enaltecer o passado, tampouco condenar a evolução musical. Aqui são retratadas histórias de alguns dos colecionadores mais ávidos de Portugal, são desvendadas algumas das mais raras preciosidades em vinyl, e são apresentados dez passos básicos para arquitetar uma colecção de discos. Totalmente realizado, produzido e captado por Eduardo Morais, este filme abordará a música pelo seu formato, pelos reflexos das suas capas, e pelas viagens dos próprios discos até ao seu proprietário final. "Música em Pó" documenta as preferências que caracterizam estes entendedores e a própria dedicação para com a sua preciosa colecção pessoal, fortalecendo no espectador uma empatia pelo formato do vinyl, valorizando também um registo da cultura musical portuguesa. Num total de doze colecionadores, são destapados os tesouros de: o radialista cartaxense António José Portela; o Edgar Raposo da Groovie Records; o Heitor Vasconcelos considerado o maior colecionador de discos da Amália; o documentalista João Carlos Callixto; o Joaquim Paulo, autor dos livros "Jazz Covers" e "Funk & Soul Covers"; o investigador de MPP José Moças com uma coleção única de 78rpm; o Jota Cunha da Vinyl Experience; o A&R da Valentim e também DJ há trinta anos, Pedro Tenreiro; o (provavelmente) maior coleccionador português Rogério Matos; a parelha DJ Ride e Stereossauro, e o jornalista Rui Miguel Abreu.

FONTE:  Eduardo Morais


NR: Excelente série que lhe dá a oportunidade de aprender com 12 sábios melómanos, ainda por cima lusitanos.
.
Isaac Costa

Skinny Love


The Voice Portugal 2022 - Prova Cegas

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
110 -tɾᥙϙᥙᥱ⳽ ᥴoຕ ᥴoຕɩᑯᥲ/9


FONTE:IDEIAS INCRÍVEIS

 .

 Um ᥲᥣᥙᥒo ρᥣᥲᥒtoᥙ ᥙm “oᥲ́sιs” dᥱ bιodιvᥱrsιdᥲdᥱ dᥱᥒtro dᥲ ᥱsᥴoᥣᥲ Agorᥲ, ᥒᥲ̃o rᥱstᥲ qᥙᥲsᥱ ᥒᥲdᥲ!



 FONTE:   PÚBLICO-26/09/22

 NR: Quem naquela escola destruiu Amor e Saber com tanta facilidade?.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
144) Por Que O Cinema de Godard
Foi REVOLUCIONÁRIO



FONTE:  EntrePlanos
.

 .

IDADE MÉDIA

ANÕES & BOBOS DA CORTE

A TRISTE HISTÓRIA DE QUEM 

TINHA A FUNÇÃO DE FAZER RIR



FONTE:  Canal História e Tu.

 .

 QUΣ MΣЯÐA Σ́ ΣSTA?


 NR: Já nada nos espanta mas não nos lembramos na literatura infantil de ver promoção heterossexual das personagens. 

Não vimos nos escaparates livros com títulos como "Brincadeiras hetero", "Os amigos hetero", "O hetero herói ou heroína" ou ainda por exemplo o João Ratão a sodomizar a Carochinha, a Anita a trabalhar num prostíbulo, a Miss Piggy a sugar o Cocas, a Olivia Palito munida de godmiché nas traseiras do Popeye, etc., etc..

 Os heterossexuais não são culpados por serem em maior número no que concerne à orientação sexual, respeito pelas outras faz sentido, encaminhamento subliminal é uma paneleirice vígara!  

 

 * Bem Haja BRUNO por este vídeo..

. 3200
Senso d'hoje
CRISTINA VERÍSSIMO
DIOGO BURNAY
ARQUITECTOS PORTUGUESES
CURADORES DA "TERRA"
TERRA
Trienal de Arquitectura 
 de Lisboa 2022




* Convidados Extra em direto na Rádio Observador, a entrevista é de JOÃO PAULO SACADURA



FONTE:   Rádio Observador.
.
.

AFECTO, QUEM NÃO PRECISA?


.
.

BOM DIA

.

126-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝐼𝒳-Umᥲ Noιtᥱ Forᥲ do Pᥲᥣᥲ́ᥴιo


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑂 𝑑𝑖𝑎 𝟾 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝟷𝟿𝟺𝟻 𝑟𝑒𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑎 𝑑𝑒𝑟𝑟𝑜𝑡𝑎 𝑑𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑚𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑛𝑎𝑧𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑛𝑎 𝑆𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑎 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑖𝑎𝑙. 𝑁𝑎 𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑃𝑎𝑙𝑎́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝐵𝑢𝑐𝑘𝑖𝑛𝑔𝘩𝑎𝑚, 𝑒𝑚 𝐿𝑜𝑛𝑑𝑟𝑒𝑠 𝑢𝑚 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑛𝑢́𝑚𝑒𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑟𝑒𝑢́𝑛𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑒𝑙𝑒𝑏𝑟𝑎𝑟. 𝐸𝑚 𝑚𝑒𝑖𝑜 𝑎𝑜𝑠 𝑓𝑒𝑠𝑡𝑒𝑗𝑜𝑠, 𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑔𝑎𝑟𝑒𝑡 𝑒 𝑎 𝑓𝑢𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑟𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎 𝑑𝑎 𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝐸𝑙𝑖𝑧𝑎𝑏𝑒𝑡𝘩 𝐼𝐼 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑏𝑒𝑚 𝑝𝑒𝑟𝑚𝑖𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎𝑟 𝑜 𝑝𝑎𝑙𝑎́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒. 𝑁𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑚𝑜𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑎𝑠 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑢𝑟𝑎𝑚 𝑎𝑛𝑜𝑛𝑖𝑚𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜 𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑚 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒 𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑖𝑔𝑜.


ELENCO:

𝑆𝑎𝑟𝑎𝘩 𝐺𝑎𝑑𝑜𝑛𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑃𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙
𝐵𝑒𝑙 𝑃𝑜𝑤𝑙𝑒𝑦 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑃𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑔𝑎𝑟𝑖𝑑𝑎
𝐸𝑚𝑖𝑙𝑦 𝑊𝑎𝑡𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎 𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙
𝑅𝑢𝑝𝑒𝑟𝑡 𝐸𝑣𝑒𝑟𝑒𝑡𝑡 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑒𝑖 𝐽𝑜𝑟𝑔𝑒 𝑉𝐼



FONTE:Ana Paula Cavalcanti

Apple, Google e Microsoft prestam homenagens à Rainha Elizabeth II | Mundo  Conectado