19/08/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

.
343- ACIDEZ
FEMININA


COMO É TER UM PAI AUSENTE!

MATERNA


A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.

 .

𝓜 𝓞́ 𝓥 𝓘 𝓣 𝓞


FONTE:  Libration Films

.

.
Fernando Pessoa

2.Biografia do Escritor   


Cenas e coisas

.

 

CXXVII-Cidades e soluções
VANCOUVER - cidade sustentável
CANADÁ




FONTE:  Circulo da Saúde
.

SOFIA VALE

 .





Da reKuperação

O tratamento de fundo da economia portuguesa exige transformações estruturais que promovam a sua diversificação produtiva. Cabe ao Estado ser o catalisador desta estratégia.

Há uns anos, numa aula dedicada à internacionalização dos sectores industriais portugueses, um estudante inquiriu o orador convidado porque omitira da sua análise a indústria do turismo. O episódio, caricato para quem de imediato classifica este sector como de serviços, evidencia um dos mitos recorrentes da economia portuguesa – a de que a internacionalização e, por arrasto, o turismo é a boia de salvação nacional, a panaceia para todos os problemas.

Vem isto a propósito das recentes declarações do Ministro da Economia sobre o desempenho dos sectores económicos no pós-pandemia. Siza Vieira revelou que a recuperação acontecerá em K, indicando uma retoma económica a duas velocidades, nos serviços e na indústria.

Entre os sectores mais dinâmicos estão a construção civil e a indústria transformadora, por oposição à restauração, alojamento e operadores turísticos, os mais afetados. No emprego, esta assimetria atingiu sobretudo trabalhadores precários e menos qualificados, ambos sobejamente presentes nas atividades de turismo.

Este retrato é particularmente inquietante pela dimensão que assume o conjunto de sectores de recuperação lenta. Em 2019, de acordo com o INE, só a atividade turística representou cerca de 15,3% do PIB.

As disparidades sectoriais exigirão respostas cirúrgicas de política económica, nomeadamente direcionadas aos mais debilitados, o que parece indicar que o governo se prepara para iniciar uma nova etapa de ajudas económicas ao sector.

A sensibilidade do turismo às flutuações cíclicas da economia está há muito identificada, não sendo alheia à fragilidade que os dados fazem transparecer. Nesta linha, a volatilidade do turismo e seu impacto recessivo na economia portuguesa tem sido frequentemente qualificada como conjuntural, sendo encarada, na versão atual, como um reflexo do confinamento e da limitação da circulação da população.

O problema de fundo tem, no entanto, uma expressão essencialmente estrutural, resultando de aceitar que a atividade económica portuguesa se vá centrando em sectores produtivos de baixo valor acrescentado e dirigidos a uma procura por bens secundários, facilmente descartáveis em momentos recessivos.

É a consequência de uma ausência de estratégia que consiste em esperar que a conjuntura económica retome o crescimento, escamoteando os problemas ao invés de os resolver. Gradualmente, o turismo vai sendo transformado na monocultura nacional, com todos os riscos de se deixar levar pelos ventos dominantes sem curar do destino onde se vai parar.

O turismo tem sido o ansiolítico de um país deprimido, anulando sintomas sem erradicar a doença. O tratamento de fundo da economia portuguesa exige transformações estruturais que promovam a sua diversificação produtiva. Cabe ao Estado ser o catalisador desta estratégia, fomentando o investimento em sintonia com as grandes prioridades europeias, de reforço da industrialização, de sustentabilidade energética e ambiental e da transição digital.

* Economista, professora do ISCTE

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 12/08/21

.

 .

 

2723.UNIÃO

EUROPEIA

FIASCO EUROPEU
A investida talibã no Afeganistão é um dos
grandes fiascos da política externa da UE



Título original: COMO A EUROPA ESTÁ REAGINDO À CRISE NO AFEGANISTÃO?

* Análise do jornalista brasileiro residente em Londres RENATO SENISE


FONTE:   Pânico Jovem Pan
.

.

𝒳𝒳𝐼-OH MAR SALGADO

2-Tυвαrõeѕ vѕ Golғιɴнoѕ


FONTE: Gladiador89 documentários e filmes
 .
·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
3-𝒞𝐼𝒱𝐼𝐿𝐼𝒵𝒜𝒞̧𝒜̃𝒪
3.1-𝑅𝑜𝓂𝒶𝓃𝒸𝑒 𝑒 𝑅𝑒𝒶𝓁𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒


FONTE:Jorge Hessen
.
Tony Bennett e Sheryl Crow

The Girl I Love
.

.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
11.5-ᎷᏌᏞᎻᎬᎡᎬᏚ ᏟᎡᏌᎬ́ᏆᏚ


FONTE:tbrsete

.
.

Marido assumiu o comando do canal?/1


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

 .

OMS 

Critica dose de reforço 



FONTE:   AFP Português

.

 .

Para cozer os miolos/224


TRUMP CULTURE

.

 .

𝚂𝙴𝙶𝚁𝙴𝙳𝙾𝚂 𝙳𝙴 𝙴𝚂𝚃𝙰𝙳𝙾


.

.

2797
Senso d'hoje
NATHALIA PASSARINHO
JORNALISTA BRASILEIRA
BBC NEWS BRASIL EM LONDRES
Afeganistão
O que é e o que deseja o Talibã




FONTE:   BBC News Brasil
.                                          .
.
Grande Birra


.
.
BOM DIA

.


113-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝒱𝐼- 𝑼𝒎 𝑴𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝑭𝒊𝒎

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝐼𝑉. 𝑂 𝑟𝑒𝑖 𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐼𝐼𝐼 𝑙𝑒𝑣𝑎 𝑎 𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎̀ 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝐶𝑒𝑚 𝐴𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝑃𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠, 𝑎 𝑃𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎. 𝐸́ 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑡𝘩𝑖𝑛 𝑣𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑟 𝐾𝑖𝑛𝑔𝑠𝑏𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝑒 𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑎, 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎𝑟 𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑟𝑢𝑖́𝑛𝑎.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐶𝑦𝑛𝑡𝘩𝑖𝑎 𝑁𝑖𝑥𝑜𝑛
𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑅𝑖𝑐𝘩𝑎𝑟𝑑𝑠𝑜𝑛
𝐵𝑒𝑛 𝐶𝘩𝑎𝑝𝑙𝑖𝑛
𝑃𝑒𝑡𝑒𝑟 𝐹𝑖𝑟𝑡
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝑅𝑖𝑙𝑒𝑦
𝑇𝑜𝑚 𝑊𝑒𝑠𝑡𝑜𝑛-𝐽𝑜𝑛𝑒𝑠

FONTE:Canal Entretenimento