07/07/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
Resultado de imagem para piadas de putas
.

.
14-FUTURANDO
Inteligência real e artificial


O Futurando desta semana discute por que crianças que nascem com o mesmo QI podem não ter a mesma inteligência quando crescem. 
Umas ficam mais inteligentes que as outras por causa da genética? Será? 
Preparamos uma reportagem com a explicação. 
No caso da inteligência artificial, ela logo vai estar presente até em processos para selecionar o candidato a uma vaga de emprego. Departamentos de recursos humanos, por exemplo, vão ter ferramentas high-tech de análise das pessoas que estão concorrendo. 
E o volume de informação que será analisada com a tecnologia deve ser gigantesco. 
Para quem é pai ou mãe, uma das primeiras preocupações com os filhos não é necessariamente emprego. 
Quando eles são ainda bem novinhos, saem é colocando tudo o que veem pela frente na boca. Quem assistir ao programa vai saber o porquê. 
Seria fome? Fase? A ciência, como quase sempre, tem a resposta. O Futurando também traz uma reportagem a respeito de descobertas feitas sobre as vespas. Cientistas descobriram um fóssil de 30 milhões de anos que diz muito sobre a forma como elas se desenvolvem. Os detalhes você confere nesta edição.


FONTE: DW Brasil 

.
.
XXVIII- SEGUNDOS FATAIS
3- Explosão no Porta-Aviões



FONTE:  Ultra Documentários


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

W
NATUREZA
6-Whitney Westgate



.
.

XVI -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

2- Gregor Mendel e as Ervilhas



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

W
NATUREZA
5-Wanessa Martins



.
.
Joe Santos

Amor-Vida-Autismo


Depois de se apaixonar e casar com uma mulher com uma filha autista, o Joe dedicou a sua vida a encontrar formas de compreender e ajudar a sua enteada a se tornar num ser humano independente e capaz de viver a sua vida com autonomia.
Pelo caminhou criou uma associação sem fins lucrativos para ajudar outros pais a atingir o mesmo fim e... vê a talk toda até ao fim!
.
.

IV-ABECEDÁRIO

W
NATUREZA
4-Winona West



.

SOFIA VALA ROCHA

.
 





A corrupção à portuguesa

Em 2013 a CML licenciava por ano 100 milhões de euros de obras; em 2018 foram mais de mil milhões

Na semana em que ficámos a saber que Portugal faz má figura internacional na prevenção da corrupção, sendo o país com maior percentagem de medidas ainda por implementar no Grupo de Estados contra a Corrupção do Conselho da Europa.

Na semana em que ouvimos o general Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, fazer alertas contra a corrupção, devido à atuação de partidos que «funcionam como corporações de interesses»;
Na semana em que o chefe do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, teve de ouvir de uma deputada espanhola que Portugal era um país que não combatia a corrupção e vivia afogado no nepotismo das famílias do Governo;

Numa semana assim, temos mesmo de falar de corrupção.

Falemos então da corrupção que ocorre com agentes públicos (embora ela também ocorra entre privados).

Tomemos exemplos corriqueiros de todos os dias.
Quando os serviços públicos funcionam mal, abrem-se as portas à corrupção. Se um cartão do cidadão ou um passaporte é difícil e moroso de obter, torna-se um bem precioso. Um bem pelo qual um cidadão desesperado é capaz de querer pagar mais do que o devido.

Se uma licença para fazer obras em casa é difícil de obter, o proprietário aflito fica disposto a pagar para a ter.

E se, nestes casos, encontra do outro lado um funcionário público que possa ser corrompido, então junta-se a fome com a vontade de comer.

Imagine-se ainda uma cidade com crónicos problemas de licenciamento urbanístico. Se os grandes promotores quiserem o licenciamento dos seus projetos, quanto não estarão dispostos a pagar para terem a sua licença e avançarem com as obras? E se, do outro lado, encontrarem vereadores, diretores e funcionários corruptos, que sucederá? Naturalmente, juntam-se e dançam o tango.

Vejamos o caso prático da Câmara de Lisboa: esta tem, neste mês de junho de 2019, quase 4.000 processos urbanísticos pendentes, número que se tem mantido estável ao longo dos anos.

De facto, em 31 de dezembro 2017 havia 4.056 processos pendentes. E um ano depois, de acordo com o relatório anual de licenciamento urbanístico, eram 3.979.

Manuel Salgado, o vereador do urbanismo desde 2007, dizia em abril que entravam na Câmara à volta de 2.500 processos por ano, e reconheceu que os serviços não lhes davam vazão. Por essa altura, o presidente da CML, Fernando Medina, anunciou a criação de «uma equipa de grandes dimensões» para «regularizar o passivo».

Percebe-se o problema do presidente: a Câmara vive da receita do imobiliário. Só no primeiro trimestre de 2019 arrecadou diretamente cerca de 10,8 milhões de euros em compensações urbanísticas e 6,5 milhões na cobrança da Taxa pela Realização, Manutenção e Reforço de Infra-Estruturas Urbanísticas.

Isto sem falar no IMT (o imposto cobrado de cada vez que se vende um imóvel em Lisboa), que rendeu à Câmara, em 2017, 245,5 milhões de euros. Ou seja, o IMT vale um quinto do orçamento da Câmara.

É Fernando Medina quem o diz: em 2013, quando tomou posse, a autarquia licenciava por ano 100 milhões de euros de obras, e acabou 2018 com «mais de mil milhões num só ano».

Agora, caros amigos, imaginem só o que fazem milhares de processos empilhados à espera de licenças. Até aposto que há quem olhe para eles e não veja papel -- veja antes a galinha dos ovos de ouro…

IN "SOL"
30/06/19

.
.


1962.UNIÃO



EUROPEIA



Resultado de imagem para Ursula von der Leyen CARTOONS
.

IV-ABECEDÁRIO

W
NATUREZA
3-Wang Shui Wen



.
.

4-Congela me quando morrer



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

XXVIII-VISITA GUIADA

Escravatura Africana
em Portugal Continental/1
PORTUGAL



* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

W
NATUREZA
2-Whitney Kaine



.
.
ATÉ SEMPRE

João Gilberto

Chega de Saudade


João Gilberto e Bebel Gilberto
.
.

Georges Wagner

Rhapsodie Norvégienne


Edouard Lalo

.
.

IV-ABECEDÁRIO

W
NATUREZA
1-Wendy Fiore



.
.


3- COMO INICIAR

UMA REVOLUÇÃO




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.


PARIR
A ARTE DA VIDA
Mulher dá à luz no próprio carro



FONTE:  BBC News Brasil

.
.

Futuro dos veículos elétricos passa pela Geórgia




FONTE:  euronews 

.
.

À CONVERSA COM UM ASSASSINO

Papa e Putin reúnem-se durante
 uma hora no Vaticano




FONTE:  EFE BRASIL

.
.

Baião de Dois


De: Receitas Dona Dirce
..
.

Minoria Étnica Muçulmana Rohingya
Por PAULA ALVES DA SILVA






.
.

2027
Senso d'hoje
MARIANA CABRAL
(BUMBA NA FOFINHA)
ESCRITORA 
HUMORISTA-BLOGER 
Falemos sobre esta
epidemia de enopiços



FONTE: Bumba na Fofinha

.
.
ANIMAL TV


VÍBORA-DE-MANGSHAN


  ANIMAL TV

.
.


BOM DOMINGO


.



81-CINEMA
FORA "D'ORAS"
I-CYRANO DE BERGERAC



Título Original: Cyrano de Bergerac;
Ano Lançamento: 1950
Gênero: Drama / Romance / Épico 
País de Origem: EUA Duração: 112 minutos 
Direção: Michael Gordon / Stanley Kramer 
Roteiro: Edmond Rostand 

 Elenco
  • José Ferrer... Cyrano de Bergerac
  • Mala Powers... Roxane
  • William Prince... Christian de Neuvillette
  • Morris Carnovsky ... Le Bret
  • Ralph Clanton ... Antoine, conde de Guiche
  • Lloyd Corrigan ... Ragueneau
  • Virginia Farmer ... Duenna
  • Edgar Barrier ... Cardeal Richelieu
  • Elena Verdugo ... Orange Girl
  • Albert Cavens ... Visconde de Valvert
  • Arthur Blake ... Montfleury
  • Don Beddoe ... The Meddler
  • Percy Helton ... Bellerose

A história passa-se entre 1640 e 1655. Cyrano de Bergerac é um herói romântico, que combate a cobardia, a estupidez e a mentira. Ele ama sua prima, Roxane, moça inteligente, mas um tanto pedante, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais   
Histórico
O filme Cyrano de Bergerac foi lançado em preto e branco, em 1950, na cidade de Los Angeles. Foi a primeira versão inglesa da obra de Rostand, usando a tradução que o poeta Bryan Hooker fizera em 1923, especialmente para a interpretação de Walter Hampden, usando a tradução em versos brancos, no lugar dos originais versos alexandrinos de Rostand.
O célebre nariz do personagem, com sete centímetros de comprimento, foi criado por Josef e Gustaf Norin, que levaram seis dias a fabricar os moldes, dos quais Ferrer usou 52 reproduções.


FONTE:Porto História e Cultura