09/06/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

.
10-FUTURANDO
Massas feitas à base de ervilha



01:05 Quem gosta muito de macarrão não pode perder o Futurando desta semana. Vamos mostrar que já existem inúmeras versões da massa, incluindo algumas a base de leguminosas como o grão-de-bico, lentilha vermelha ou até ervilhas. Você vai saber quais as vantagens de cada tipo. O que dá para adiantar é que são muitas e o ponto do cozimento é um fator importante.

07:52 Por falar em lentilha, as lentilhas d'água são consideradas uma praga, principalmente nos lagos. Elas se espalham rápido e tomam conta de toda a superfície. Mas são saudáveis porque contêm uma grande quantidade de proteína e aminoácidos, substâncias importantes para a nossa saúde. 

13:49 Vamos falar também sobre a produção de algas em estufas. É um negócio que está avançando e promete oferecer ao mercado um substituto da proteína da carne. Algas como a Chlorella têm mais da metade da sua composição de proteína. Seria uma forma de oferecer ao consumidor o mesmo nutriente, porém, de outra fonte, que geraria menos impacto ambiental.

19:54 O Futurando discute ainda o desperdício de alimento na África do Sul. A estimativa da ONG WWF é que o país jogue no lixo 10 milhões de toneladas de comida por ano. Uma iniciativa está tentando integrar agricultores, comunidades e até grandes varejistas para evitar que um terço da comida produzida seja desperdiçado. 


FONTE: DW Brasil

.
.
XXVII- SEGUNDOS FATAIS
3- PEARL HARBOR



FONTE:   ALFHA VIDEOS  


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

S
NATUREZA
6-Salma Hayek



.
.

XIV -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

2- Faraday e a Electricidade



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

S
NATUREZA
5-Sophie Anne


.
.
Leandro Ramos

Vamos falar sobre sexualidade


.
.

IV-ABECEDÁRIO

S
NATUREZA
4-Simona


.

ANA BÁRBARA PEDROSA

.





"Laços", Domenico Starnone:
um romance sem pontas por atar

O que comove e choca neste romance será, por isso, a perfeição cirúrgica com que o autor confronta os leitores com a honestidade, mostrando como, não raras vezes, é a ausência dela a única forma de alicerçar relações e fazê-las durar

Em 2014, Domenico Starnone lançou o romance “Laços”. Em menos de 150 páginas, o autor italiano conseguiu esventrar as relações de uma família de quatro: os pais, Vanda e Aldo, e os filhos, Sandro e Anna. O romance foi publicado em Portugal em Junho de 2018, pela Alfaguara.

Vanda e Aldo estão casados há mais de 50 anos. O casamento, aparentemente tranquilo, quase banal, esteve sujeito a tensões e traições, raivas atiradas e disfarçadas, sapos engolidos, vontades ignoradas, humilhações várias. Um dia, voltando de férias, já velhos, encontram o apartamento revirado. Para mais, falta-lhes o gato. Haverá que chamar a polícia, o raptor pedirá resgate?

Ao reorganizar os papéis, Aldo vê-se forçado a encarar o passado que parecia repousar ileso. A paz armada em que a família vive inclui segredos de todas as partes, mal-entendidos também, e por isso este é um romance sobre perspectivas. Esventrar as relações familiares como Starnone o fez só seria possível assim, mergulhando nas constituições psicológicas das personagens e encarando sem complacência o que podem esconder. Encarar a literatura também como terreno onde se espraiam perspectivas, anulando-se a verdade única ou versões oficiais e limpas, será o seu grande trunfo, já que é o que lhe permite uma literatura honesta. O que comove e choca neste romance será, por isso, a perfeição cirúrgica com que o autor confronta os leitores com a honestidade, mostrando como, não raras vezes, é a ausência dela a única forma de alicerçar relações e fazê-las durar.

Voltando atrás, Aldo encontra as cartas que Vanda lhe escreveu quando ele, apaixonado por outra mulher, saiu de casa. A partir daí, vem tudo em catadupa: a esposa traída, o abandono enquanto familiar e mulher, os filhos deixados para trás, a infidelidade, a paixão a agir como catarse e cataclismo. Na narrativa, onde cada detalhe mostra que a vida não é feita ao acaso, desde o nome do gato do casal à forma como pai e filho atam os sapatos, não parecem ficar pontas soltas.

Como o primeiro relato é o dela, é, durante uma grande parte da leitura - que tem na primeira versão de Vanda o seu pontapé de partida -, a única versão que o leitor tem, e portanto parecer-lhe-á a versão oficial. Volvem-se umas páginas e chegam as outras versões, e tudo o que parece um facto é afinal um imbróglio de mal-entendidos. A narrativa continua a ser desfiada e esventrada e, quando a sua anatomia é apresentada no seu todo, conclui-se pela construção sublime. Como se não bastasse, a armadilha que o autor aponta é aquela em que faz cair o benévolo leitor.

O que aparenta ser ileso é, afinal, um conjunto de silêncios. Manter edifícios erguidos passa por calar, e para que não caiam convém que haja mais silêncios do que a coragem da verdade.

Fica ainda latente a forma como os anos parecem vorazes, voláteis e efémeros, como a chama da paixão, sonegando tudo à volta, pode ainda sonegar uma ideia de futuro. Não apenas a família que fica, os filhos que se transformam em desconhecidos, a mulher que leva a facada na auto-estima, mas ainda o que poderá acontecer quando/se essa paixão acabar. O que fazer com os destroços? Dará para retornar ao ponto de partida? Como se limpa o que fica poluído?

Domenico Starnone mostra, em Laços, um olhar incisivo e cirúrgico sobre as aparências. Provocante, o romance atordoa e mostra a literatura em todo o seu esplendor de elemento catártico e de expansão humana.

* Doutorada em Literatura, investigadora, editora e linguista.

IN "ESQUERDA.NET"
04/06/19

.
.


1934.UNIÃO



EUROPEIA




O IMPERIALISTA CATALÃO

.
.

IV-ABECEDÁRIO

S
NATUREZA
3-Simone



.
.

4-Pirateia-me se Conseguires





FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

XXVI-VISITA GUIADA


Templários no Convento de Cristo/2

Castelo e Charola (2ªserie)

TOMAR - PORTUGAL



* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

S
NATUREZA
2-Samantha Hoopes



.
.
Ed Gardner
The Miraculous Mandarin Suite


Béla Bartók

.
.

IV-ABECEDÁRIO

S
NATUREZA
1-Satin-Stone



.
.


IV-A ERA DAS 

UTOPIAS


2. UTOPIA 

SOCIALISTA


2.1-O TERCEIRO  

MUNDO EM CENA



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.

Um futuro verde, by design



FONTE:  Observador

.
.
SÓ AGORA?
Grécia altera definição legal de violação



FONTE:  euronews 

.
.
Câmara dos EUA aprova lei que pode
 dar cidadania a milhões de imigrantes



FONTE:  EFE BRASIL

.
.

BOLO JAPONÊS



De:     Receitas de Pai 

..
.

BOA PINGA
















.
.

1999
Senso d'hoje
LILIANA COELHO
JORNALISTA
JORNAL EXPRESSO
Sabe o que Estarreja, Almada
 e Cascais têm em comum?
Não é nada bom!



.
.
ANIMAL TV

VELOCISTAS MUNDIAIS


OS CAMPEÕES DE VELOCIDADES DA NATUREZA

  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.



79-CINEMA
FORA "D'ORAS"
 XIII-Bohemian Rhapsody


SINOPSE
Bohemian Rhapsody é um filme de drama biográfico britânico-estadunidense de 2018 sobre Freddie Mercury, vocalista da banda de rock britânica Queen. Dirigido por Bryan Singer, escrito por Anthony McCarten e produzido por Graham King e Jim Beachsobre, empresário da banda, o longa-metragem concentra-se em um período de quinze anos, desde a formação original até sua apresentação no Live Aid, em 1985, seis anos antes da morte de Mercury. Brian May e Roger Taylor, membros originais da banda Queen, serviram como consultores. Produzido pela 20th Century Fox, Regency Enterprises, GK Films e pela Queen Films e distribuído pela 20th Century Fox, é interpretado por Rami Malek (como Freddie Mercury), Ben Hardy, Gwilym Lee, Joseph Mazzello, Allen Leech e Lucy Boynton.

ELENCO
Rami Malek, como Freddie Mercury, vocalista da banda Queen.
Adam Rauf como Freddie Mercury jovem.
Ben Hardy como Roger Taylor, baterista da banda.
Gwilym Lee como Brian May, guitarrista da banda.  
Joseph Mazzello como John Deacon, baixista da banda. Allen Leech como Paul Prenter, gerente pessoal de Mercury.  
Lucy Boynton como Mary Austin, companheira de Mercury ao longo da vida.  
Mike Myers como Ray Foster, executivo da EMI.
Aaron McCusker como Jim Hutton, namorado de Mercury.  
Aidan Gillen como John Reid, primeiro manager do Queen.  
Tom Hollander como Jim Beach, segundo manager do Queen.  
Dermot Murphy como Bob Geldof
Meneka Das como Jer Bulsara, mãe de Mercury.  
Ace Bhatti como Bomi Bulsara, pai de Mercury.
Dickie Beau como Kenny Everett.  
Neil Fox-Roberts como Sr. Austin, pai de Mary.
Philip Andrew como Reinhold Mack.
Matthew Houston como Larry Mullen Jr., baterista da banda de rock irlandesa U2.


BOHEMIAN RHAPSODY 2018 [ALL SONG/MUSIC Part 3 ] Full Live Aid Uncut/Epilogue - A TRIBUTE to QUEEN 22 Minutes of Full LIVE AID 

Scene to include Uncut Recreation of songs "Radio Gaga" and "Hammer To Fall" plus DVD BluRay Extra Scenes of songs "Crazy Thing Called Love" and "We Will Rock You" A Side by Side Tribute Video Part 3 for all songs of the Bohemian Rhapsody Movie 2018 with actual QUEEN Performances. A Tribute to QUEEN Band and to the Legend - FREDDIE MERCURY SONGLIST: BoRhap Tribute Video Part 3 

00:46 Bohemian Rhapsody - Live Aid 1985 

02:55 Radio Gaga - full uncut recreation 
07:40 Hammer To Fall - full uncut recreation 

17:18 We Are The Champions - Live Aid 1985 

21:02 Don't Stop Me Now - Epilogue 

22:17 The Show Must Go On - Epilogue 2/ End Credits
 
FONTE: 
Juan Dela Cruz
.