14/05/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
2.6-A DESPORTIVA NUDEZ

.
.
XI-PEDRAS QUE FALAM
3- DINÂMICA DA PRAIA
DO PORTO SANTO



A RTP Madeira produziu um excelente documentário, numa série de 12 programas, sobra a temática dos recursos naturais com incidência nos recursos geológicos, a que denominou "Pedras que falam", de autoria do Engº Geólogo João Baptista Pereira Silva.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores. 

.
.

2.5-A DESPORTIVA NUDEZ

.
.

XVI -ERA UMA VEZ

O ESPAÇO


1- A AMEAÇA IMPARÁVEL


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores. .

.
.
2.4-A DESPORTIVA NUDEZ

.
.


Zubaida Bai

Um kit simples
para as mães do mundo em desenvolvimento



A bolsista TED Zubaida Bai trabalha com profissionais de medicina, parteiras e mães para levar dignidade e intervenções de baixo custo aos cuidados de saúde das mulheres. 
Nesta palestra breve e inspiradora, ela apresenta o seu kit de parto numa bolsa, que contém tudo o que uma mãe precisa para um parto higiênico e saudável, em qualquer lugar do mundo onde estiver (ou o quão longe estiver de uma clínica médica).
.
2.3-A DESPORTIVA NUDEZ

.

LIA PEREIRA

.



Salvador Sobral não tinha
uma canção “eurovisiva”
- e ganhou a Eurovisão

Pela primeira vez, Portugal amealhou sucessivos 12 pontos e chegou ao final da noite em primeiro lugar. O grande responsável? Um miúdo de 27 anos que nunca tinha visto o festival

Não fumo e pouco bebo, mas não consigo deixar de ler comentários na net. Estou convencida que, a médio prazo, o efeito dos mesmos poderá ser mais nocivo que o do tabaco, mas ainda assim continuo a deslumbrar-me com a inusitada crueldade dos meus companheiros de espécie - e, ocasionalmente, com o seu brilhantismo.

Quando Salvador Sobral se apurou para a final do festival da canção, ainda em Portugal, passei (perdi?) algum tempo a ler o que da sua atuação dizia "a internet" nacional. E não era bonito - digamos que, ao vê-lo confessar, no programa Alta Definição, que não tem Facebook nem frequenta redes sociais, senti um certo alívio.

Salvador Sobral não tem uma canção "eurovisiva", bradavam os fãs e conhecedores do certame, indignados. E vai ficar em último - vergonha, humilhação, tragédia. Algumas semanas mais tarde, cá estamos, neste rescaldo de 13 de maio, festejando o primeiro "caneco" (como lhe chamou José Carlos Malato, contagiado pela emoção) na Eurovisão.

No primeiro discurso após a retumbante vitória, Salvador Sobral manteve a postura que lhe conhecemos desde o momento inicial: aparentemente calmo ou até mesmo despreocupado, mas sem nunca perder de vista os princípios que norteiam a sua conduta.

Depois de obter, possivelmente, mais pontos do que Portugal alguma vez arrecadara na história da Eurovisão, o miúdo que nunca tinha visto o festival antes de nele participar lembrou: num mundo de música descartável, a Europa escolheu uma canção com conteúdo, sem foguetório ou aparato. E isso poderá ser um bom presságio.

Nunca se esquecendo de dividir os méritos da proeza com a irmã, autora da canção, e o responsável dos arranjos, Luís Figueiredo, a voz de "Excuse Me" evitou também entrar em nacionalismos bacocos: isto não é necessariamente bom para a música portuguesa, frisou, corrigindo o interlocutor, mas para a música, ponto.

Melómano assumido disse mesmo que o apoio de Caetano Veloso vale bem mais do que o "caneco", Salvador Sobral não vê as coisas de forma estanque e aproveitou a exposição mediática para falar sobre a crise dos refugiados (desta feita,a camisola teve de ficar no quarto de hotel, por imposição da organização - "e se tivesse uma t-shirt a dizer Adidas?", questionou) e a importância de uma canção bonita num evento dominado pela pirotecnia e pelo acessório.

Ainda que recuse, sensatamente, o estatuto de herói nacional que alguém na conferência de imprensa lhe tentou atribuir ("Acho que o herói é o Ronaldo"), Salvador Sobral não pode deixar de ser visto como um sinal de um Portugal diferente - menos complexado, mais confiante e certo de que o seu valor o poderá levar longe, mesmo que (neste caso) a bordo de uma língua imensamente menos atlética que o todo-poderoso inglês.

Ainda na conferência de imprensa, o jornalista que sugeriu o estatuto de herói nacional começou por introduzir: "Your country is amazing...", ao que o nosso representante respondeu apenas "yes". Sem arrogância, mas também sem falsa modéstia, um equilíbrio que, seja no futebol (impossível não traçar paralelos com a final do Euro e o também underdog Éder), na vida ou na arte, só poderá dar bons frutos.
Parabéns, Salvador - e obrigada!

IN "BLITZ"
14/07/17

.
.


1230.UNIÃO



EUROPEIA



.

2.2-A DESPORTIVA NUDEZ

.
.
VII-DESTINO EDUCAÇÃO

1- BRASIL



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


XXIV-VISITA GUIADA


Ao Museu Nacional

de Etnologia/1

LISBOA - PORTUGAL




* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
2.1-A DESPORTIVA NUDEZ

.
.

Salvador Sobral

Amar Pelos Dois


.
.
A Ação do Álcool no Cérebro Humano



FONTE: Mariel H. O.

.
.
SALVANDO VIDAS




 .
.

Panquecas

com Molho de Morangos

.
.

S É N I O R E S


















































.
.

1245
Senso d'hoje
CRISTOPHER HITCHENS
JORNALISTA, ESCRITOR
CRÍTICO LITERÁRIO
"Hitler era ateu?"




"A igreja e o nazismo"



Os novos 10 mandamentos




FONTE: CANAL DO MAU


.
.


PORQUE SOMOS

UMA GRAÇA



.
.

BOM DOMINGO


.
.


49-CINEMA
FORA "D'ORAS"

IV-MALIZIA

Com LAURA ANTONELLI


* Um filme de 1973 com uma das sex simbols da época. Uma comédia picante em que Laura Antonelli é contratada para preceptora dos filhos dum homem recentemente viúvo.
. .
.