... que os políticos
são mestres de ilusionismo
COMPRE JORNAIS
governo à deriva
PSP desafia Governo e prepara mil graduações
A PSP apresentou uma lista de quase mil excepções à ordem do Governo para reduzir as graduações e fazer cumprir o plano de austeridade. Em média, os vencimentos podem subir 300 euros.
A Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) publicou uma Ordem de Serviço a anunciar a existência de quase mil cargos que podem ser ocupados através de graduações ou recrutamento excepcional.
O DN teve acesso a um documento que está a causar polémica na PSP, assinado pelo superintendente-chefe Guedes da Silva, que prevê que vários oficiais sejam promovidos provisoriamente para ocuparem cargos definidos para postos acima dos seus.
Em média, estas promoções prevêem aumentos salariais na ordem dos 300 euros, desafiando, assim, as ordens do Ministério das Finanças e do Ministério da Administração Interna para reduzir a despesa.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
quem são os gestores deste lixo???
Empresas públicas vão
precisar de quatro mil milhões
A Standard & Poor’s cortou para “lixo” a avaliação do risco da dívida das três empresas públicas.
As empresas públicas com necessidade de se financiarem no mercado em 2011 não terão uma tarefa fácil. A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) cortou, na sexta-feira passada, para "lixo" (junk) o ‘rating' de quatro empresas públicas: Parpública, Refer, CP e Metro de Lisboa (ML). Em causa está a preocupação com as dificuldades destas empresas em garantirem financiamento nos mercados internacionais.
Refer, CP e ML precisam, ao todo, de 2,1 mil milhões de euros. Mas a descida da notação - da Parpública de BBB para BB+ e da CP, Refer e Metro de BBB para BB - dificultará o acesso ao crédito. A agência norte-americana mantém os ‘ratings' das empresas com uma tendência negativa, o que significa que podem ocorrer novos cortes na classificação.
Aliás, o exemplo recente da Refer, que teve de cancelar a operação de colocação de dívida de 500 milhões por falta de procura, como avançou o Diário Económico em primeira mão, mostra as dificuldades que as empresas sentirão este ano.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
ainda mais descalços...
Subida 'descontrolada', pode afetar encomendas
Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado
está 'preocupada', com a subida 'descontrolada',
do preço das matérias-primas.
'As matérias-primas estão a ter subidas descontroladas com uma escassez descontrolada. Isto preocupa porque já temos compromissos assumidos e se há uma subida abrupta, vamos ter problemas em satisfazer as encomendas, porque não podemos mexer nos preços', afirmou Fortunato Frederico.
No primeiro dia da MICAM, a mais importante feira de calçado do mundo, em Milão, onde estão presentes 97 marcas portuguesas, o presidente da APICCAPS reconheceu estar preocupado com o problema da subida do preço das matérias-primas, sobretudo das peles, que representam mais de 50 por cento do custo médio dos sapatos.
'Já no passado tivemos ameaças, mas desta vez é mais real devido à conjuntura mundial e aos conflitos nos países do norte de África que abastecem a indústria de peles', realçou o empresário, que é dono da Fly London, que no ano passado faturou 30 milhões de euros.
O dirigente associativo acrescenta os outros componentes utilizados no fabrico do calçado, como as solas de borracha, que são 'derivados de petróleo', também estão mais caras, refletindo a escalada do preço do petróleo.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
solidariedade!!! precisa-se
Famílias do Norte mais solidárias com os idosos
Segurança Social quer alargar a oferta a outras zonas do país e dar formação a quem acolhe
O Instituto da Segurança Social vai, este ano, dar formação às cerca de mil famílias de acolhimento de idosos, quase todas concentradas na Região Norte do país, e tentar alargar a oferta a outros distritos. Admite, porém, que esta não constitui uma alternativa ao acolhimento institucional.
Só os distritos de Braga, Bragança, Vila Real, Porto e Viana do Castelo quase esgotam a oferta existente no acolhimento de idosos e pessoas com deficiência, integrado no sistema de Segurança Social. Em 2009, por exemplo, Braga absorvia mais de metade das famílias que acolhem.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
cidadãos exemplares
Europeus: Obikwelu é campeão da Europa
Francis Obikwelu sagrou-se este domingo campeão da Europa em 60m, nos campeonatos de pista coberta de Psris, vencendo com um tempo de 6.53.
Aos 32 anos, Obikwelu fixou um novo recorde de Portugal na distância e a melhor marca mundial do ano.
Naide Gomes ganhou a medalha de prata no salto em comprimento nos campeonatos europeus de pista coberta que decorrem em Paris.
Com um salto de 6.67m ao primeiro ensaio, a sua melhor marca do ano, Naide Gomes colocou-se de imediato na liderança, posto que manteve até à terceira ronda.
"A BOLA"
campeões...
Portugal lidera fraudes na Saúde
Estima-se que todos os anos o Estado português seja lesado em 839 milhões de euros. Burlões incluem doentes, médicos e farmacêuticos.
"CORREIO DA MANHÃ"
só o dinheiro desce
Sócrates sob alta pressão
para subir idade da reforma
A OCDE recomenda a Portugal um efectivo aumento da idade legal da reforma, enquanto Bruxelas pede restrições às pensões antecipadas. Pela Europa fora, são vários os Governos que foram mais longe do que o de Sócrates.
Afinal, a tão elogiada reforma da Segurança Social feita em 2007 pode não ser suficiente. O impacto do desemprego nas contas da Segurança Social, a dependência política e financeira da Zona Euro e o exemplo seguido por vários parceiros europeus poderão empurrar Sócrates ou o seu sucessor para mais uma impopular decisão.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
país de machos impotentes
Mulheres são "as mais sacrificadas"
com a crise e poderão passar
a ficar em casa, dizem sindicatos
As mulheres "continuam a ser as mais sacrificadas" com a crise e o consequente desemprego, existindo o risco de que "fiquem em casa" em vez de irem trabalhar, alertam as duas centrais sindicais portuguesas.
Trabalhar pode não compensar, dado que o dinheiro que se ganha é inferior ao que se gasta para o fazer (em transportes, alimentação, etc.), podendo, nesta altura de crise, aumentar o número de mulheres a optarem por ficar em casa, por voltarem "outra vez ao espaço familiar", saindo do "espaço público", reconhece Ana Paula Viseu, da UGT.
"Isto está, de facto, complicado e grave para todos, mas sem dúvida que as mulheres continuam a ser as mais sacrificadas e as piores remuneradas", considera Odete Filipe, da CGTP, confirmando que o desemprego e a precariedade laboral estão a afetar muito as mulheres.
Odete Filipe refere que "40% das mulheres ganham só até 500 euros" e no caso da indústria "ainda é pior, ganham o salário mínimo". Em parte porque "a discriminação salarial" se mantém. "As mulheres são enquadradas nos níveis mais baixos. Isto tem influência no salário porque a média salarial das mulheres em relação aos homens é menos 18%, equivalente a menos 183 euros", concretiza.
A acrescentar a isto, "140 mil mulheres não têm qualquer subsídio" -- são desempregadas de longa duração. E depois há ainda "o alargamento do horário [de trabalho] para 10 horas e 200 semanais", acrescenta, sublinhando que "muitas das empresas impõem os horários que querem", não possibilitando às pessoas que possam "organizar a sua vida familiar e pessoal".
"i"
o país precisa de informação
Quem fugir aos Censos arrisca
multas de 250 a 3740 euros
Participação na maior operação estatística nacional é obrigatória por lei. Recenseadores começam
hoje a distribuir os inquéritos
A partir de hoje, os recenseadores vão começar a bater à porta dos portugueses para entregar os questionários dos Censos 2011. O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a investir três milhões de euros numa campanha de sensibilização para garantir o sucesso daquela que é a maior operação estatística nacional. Mas a resposta ao recenseamento geral da população e da habitação é obrigatória por lei e quem faltar a este dever ou prestar informações inexactas arrisca-se a uma multa até 3740 euros.
"PÚBLICO"
pint'ós de verde
Bruno de Carvalho "venceu" debate da SIC
Bruno de Carvalho é o grande vencedor do debate dos candidatos às eleições no Sporting. 24 horas depois do programa da SIC ter terminado, os números da sondagem no Record Online não deixam margem para qualquer tipo de dúvidas, uma vez que o candidato segue com 46 por cento das escolhas dos nossos votantes.
Bruno de Carvalho é seguido por Dias Ferreira, com 34,27 por cento das escolhas. A completar o pódio aparece Godinho Lopes, com 10,28 por cento dos votos.
Confira aqui os resultados:
Bruno de Carvalho - 45.97 %
Dias Ferreira - 34.27 %
Godinho Lopes - 10.28 %
Pedro Baltazar - 4.23 %
Abrantes Mendes - 3.63 %
Zeferino Boal - 1.61 %
"RECORD"