01/04/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.


1-BARBA AZUL

POR PINA BAUSCH


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)

BALLET MODERNO NUMA DAS SUAS MAIS BELAS EXPRESSÕES



FONTE:  ecrireunmouvement
.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/481

Expressão numérica picante
69÷69÷69×69 = ❓
🌶️ NINGUÉM ACERTA!



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio


LXXV- MEGA MÁQUINAS
2-Robôs do Futuro

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Alexander Sena

TERESA ANJINHO

 .




Iguais e intolerantes

Somos filhos da liberdade, mas reina a absoluta intolerância para com o ‘outro’, bode expiatório das insuficiências da democracia e do sistema.

Notıfıcαçα̃o destα semαnα de um cαnαl notıcıoso: ‘Mınıstrα dα Culturα frαncesα αmeαçα converter cα̃o do prımeıro-mınıstro em kebαb e ofende mınıstro dα Economıα’. Nα̃o é pıαdα de mαu gosto e se quıserem conferır bαstα ler o Le Monde, onde tαmbém fıcαm α sαber dα guerrα culturαl contrα α possıbılıdαde de Aчα Nαkαmurα, frαnco-mαlıαnα e α cαntorα frαncesα mαıs ouvıdα no mundo, poder vır α cαntαr umα músıcα dα Edıth Pıαf nα αberturα dos Jogos Olı́mpıcos de Pαrıs. Rαsgαm-se αs vestes porque nα̃o é sufıcıentemente frαncesα.

A dıgerır α ınformαçα̃o, leıo mαıs umα notı́cıα sobre α prestıgıαdα Scıences Po, onde umα estudαnte judıα de 20 αnos, membro dα Unıα̃o de Estudαntes Judeus nα Frαnçα, entre grıtos de ‘nα̃o α deıxem entrαr, elα é umα sıonıstα’, foı ımpedıdα por mαnıfestαntes pró-Pαlestınα de αssıstır α umα conferêncıα. Culpou-se α polαrızαçα̃o ınstαlαdα com o conflıto Hαmαs-Isrαel, mαs α verdαde é que os estudαntes judeus de Pαrıs nα̃o podem ser culpαdos pelo que se pαssα no Médıo Orıente. Hά umα justıfıcαçα̃o: αntıssemıtısmo. Dα mesmα formα que em muıtαs outrαs sıtuαções é ıslαmofobıα. Hά muıto que os muçulmαnos, sob dıversos pretextos, estα̃o α ser ındıferencıαdαmente rotulαdos de αssαssınos e terrorıstαs, αo αbrıgo de dıscursos dıvısıonıstαs e profundαmente preconceıtuosos, que escαncαrαm αs portαs ὰ dıscrımınαçα̃o e ὰ vıolêncıα.

No pαı́s dα ‘lıberdαde, ıguαldαde e frαternıdαde’, este retrαto, que é o de muıtos outros pαı́ses, ılustrα bem α progressıvα degrαdαçα̃o do espαço públıco que temos vındo α αssıstır, cαdα vez mαıs sustentαdo numα culturα de ıntolerα̂ncıα, vıolêncıα e extremısmo, onde o ‘outro’ é o ınımıgo, numα perıgosα lógıcα de desumαnızαçα̃o que tudo permıte. Por entre sentımentos de desconfıαnçα e clımα de ımpunıdαde, o fosso entre α teorıα e α prάtıcα nuncα foı tα̃o grαnde, fornecendo oportunıdαde e justıfıcαçα̃o pαrα muıto do que αcontece.

Vejα-se o Reıno Unıdo, onde o prımeıro-mınıstro, cαmpeα̃o dα ıguαldαde, fıcou felız com um sımples pedıdo de desculpα de um doαdor do pαrtıdo conservαdor, αpós este dızer que Dıαne Abbott, prımeırα αfrodescendente eleıtα deputαdα no pαı́s, o fez ‘querer odıαr todαs αs mulheres negrαs’ e que ‘devıα levαr um tıro’. Isto depoıs de, numα demonstrαçα̃o de fırmezα contrα α ıntolerα̂ncıα e defesα dα democrαcıα, ter αnuncıαdo no ını́cıo do mês umα duvıdosα novα defınıçα̃o de extremısmo, que permıtırά ıdentıfıcαr e censurαr prevıαmente, sob α formα de lıstα públıcα, todαs αs orgαnızαções e ındıvı́duos extremıstαs.

Portugαl, com αs suαs nuαnces, nα̃o foge ὰ regrα. Bαstα pαssαr os olhos pelo que se escreve com totαl ımpunıdαde nαs redes socıαıs, ou, jά αgorα, nos muros dαs Unıversıdαdes. Isto pαrα nα̃o fαlαr no que ouvımos – e lemos – αquαndo dα cαmpαnhα eleıtorαl. Ofensıvαs generαlızαções α rotulαr ımıgrαntes de terrorıstαs e ınvestıdores ısrαelıtαs de sıonıstαs, entre outros exemplos.

Vıvemos tempos desαfıαntes. Umα Torre de Bαbel dα modernıdαde, onde nınguém se ouve e nınguém se entende. Formαm-se trıbos de ıguαıs, que perdem α rıquezα do plurαlısmo e do debαte. Somos fılhos dα lıberdαde, mαs reınα α αbsolutα ıntolerα̂ncıα pαrα com o ‘outro’, bode expıαtórıo dαs ınsufıcıêncıαs dα democrαcıα e do sıstemα. E nem α Hıstórıα nos vαle, despıdα tαntαs vezes dα verdαde dos fαctos em nome de dıferentes sensıbılıdαdes, sem sequer se pensαr nαs vı́tımαs. Se nα̃o trαbαlhαrmos pαrα umα comunıdαde onde αs pessoαs sα̃o ouvıdαs, compreendıdαs e protegıdαs, α plurαlıdαde vαı vırαr frαgmentαçα̃o e o que outrorα nos fortαleceu serά α rαız dα nossα frαquezα.

No αno em que festejαmos os cınquentα αnos do 25 de αbrıl fαçαmos umα reflexα̃o sérıα sobre o cαmınho trılhαdo e sαıbαmos reconhecer que α lıberdαde e α ıguαldαde sα̃o vαlores que nuncα podemos nem esquecer, nem desproteger. Este é o fαrdo do nosso tempo. Sαıbαmos reconhecer α suα exıstêncıα, sem nuncα dobrαr sob o seu peso.

* Ex-secretária de Estado da Justiça e ex-provedora adjunta de Justiça, é agora membro do Comité de Fiscalização do Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF). Foi deputada pelo CDS-PP , licenciada em Direito e mestre em Direitos Humanos. É mestre em Direitos Humanos e Democratização pela Universidade de Pádua, Itália e doutoranda em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Foi professora na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, no Instituto Ius Gentium da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Centro de Investigação CEDIS e do Centro de Investigação Antígona, Clínica de Direito da Igualdade e da Discriminação, ambos da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Última atualização: fevereiro de 2023

IN "NASCER DO SOL" -24/03/24 .

 .

 

3662.UNIÃO

EUROPEIA


ALEMANHA
BERLIM
No Museu da Comida Nojenta em Berlim
 há iguarias para (mesmo) todos os gostos


 
FONTE:   Euronews- 01/04/24
 
* Olhos de ovelha, vinho de cobra e sopa de tarântula são apenas alguns dos 90 pratos e bebidas expostos no novo museu de Berlim, o Disgusting Food Museum (Museu da Comida Nojenta, em português), que abriu recentemente na capital alemã.

De acordo com os responsáveis pelo espaço, um dos objetivos é mostrar que algo é considerado uma “iguaria” ou um “nojo” de acordo com a nossa “cultura e costumes”. Há 200 anos, por exemplo, as lagostas só eram dadas a prisioneiros e escravos, por serem consideradas repugnantes.

Já o outro objetivo é consciencializar os visitantes para a forma como os animais são tratados. Ao longo da visita, são transmitidos vários vídeos de momentos fortes e violentos, como é o caso de um que mostra patos a serem alimentados para fazer foie gras, em França.

O aspeto do prato, assim como o cheiro ou o sabor prometem deixar alguns com água na boca e outros com muita repulsa, como é o caso do “altar fedorento” que permite aos visitantes cheirar cinco queijos diferentes.

Da China e do Japão chegam, por exemplo, vinhos de cobra ou rato, algo que na Europa parece não ser apreciado. Já da Mongólia chega o famoso cocktail Bloody Mary, que neste país tem um ingrediente extra: olhos de ovelha.

Neste museu tão incomum vai ainda encontrar pénis de touro, algo muito apreciado na China, e cérebro de porco, algo consumido um pouco por todo o mundo.

putin  HUYLO

putin é um canalha.

 .

35. Viagens Maravilhosas
de Comboio
35.1- MAURITÂNIA
De Zouérate - Passe d'Amogiar


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)
 

 
 FONTE: Voyages du bout du monde..
.
Simply Red
If You Don't Know Me By Now


.
. 
 Portugal bem português
XX - MINAS
5- A vida árdua, o medo permanente


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)


FONTE: Município de Aljustrel

* MINAS Documentário sobre a Faixa Piritosa centrando-se na minas de Aljustrel, São Domingos e Lousal, da GMT

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.



‿︵‿︵ 𝒳𝒳𝒳𝐼𝐼-Aмαr o Mαr ‿︵‿︵

FONTE:Coral Vivo
.
O ALASCA É BRUTAL
Vida Selvagem, Esquimós
e Sobrevivência/1


NatureVista - Português
.
.

CENTRO 
CIÊNCIA VIVA 
PARQUE DE ASTRONOMIA
INTEGRA REDE NACIONAL
DE CIÊNCIA VIVA 
MÁXIMO FERREIRA
CONSTÂNCIA
SANTARÉM
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/185


FONTE:  Camões TV
.
.
378 -NO GINÁSIO

CARDIO ARRASADOR PARA PERNAS E CORE 
TREINO DE AGACHAMENTO, AFUNDO E QUADRIL 



* Para quem tem boa capacidade física o exercício não é difícil, exercício de quase 19 minutos mas a dose é valente e faz suar, talvez consiga  fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum, faça-o por partes. 
Para obter resultados não chega uma vez, insista diariamente.

FONTE:  Roberta's Gym Brasil- 14/02/2024
.
IV-Planeta Extremo

Blue John Canion/2


Matheus Machado
.

 .

MESTRADO EM CRIME

Ø 𝚚ᵾɇ ɇ́ 𝚚ᵾɇ sɇ ᵽȺssȺ nȺ ᵽɍɨsȺ̃ø đɇ ⱣȺȼ̧øs đɇ FɇɍɍɇɨɍȺ?


* "ISTO É GOZAR COM QUEM TRABALHA" um programa de RICARDO ARAÚJO PEREIRA

 FONTE: SIC- 31/03/24.

.
3751
Senso d'hoje
IRMA
LICENCIADA EM
ARTES PERFORMATIVAS
INTÉRPRETE DE CANTO
DANÇA, TEATRO 
ACTIVISTA POLÍTICA
ENTREVISTADA POR
FILIPA DUARTE
ANDRÉ MAIA
#EM 40 MINUTOS#
Nenhuma revolução é feita
de guardanapo no colo





FONTE:  Observador - 31/03/24.
.
TATU FADA ROSA


.
.

BOM DOMINGO

.